Doença em Red cheries?


Recommended Posts

Bom dia, ontem começei a notar algo estranho nos meus reds, entretanto já tive umas 5 mortes., tenho alguns que começam a ficar com a cauda esbranquiçada, e mesmo alguns que já estão completamente brancos e estranhos.

Alguem me sabe dizer o que é isto? É doença? É da água? é tratável?

Não sei se será a doença do leite ou não, pois dizem que só aparece em camarões importados, e este camarões estão comigo há mais de um ano, não houve nenhum introdução nova. Para além de ser costume noutra espécie de camarões.

 

Deixo umas fotos.

 

wefeqwf.jpg

doena2.jpg

doena1.jpg

 

Cumps

Editado por Augurium
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Também tenho mortes e alguns camaroes assim. Investi em sakuras e yellows e sobraram meia dúzia de camaroes que parecem é wild. Não tenho amonia nem nitritos, ph a 7, temperatura dentro dos limites, areao inerte, sem CO2, sem fertilizantes, tpas feitas com agua com repouso e produto.. Nao sei a dureza da agua e nao tenho pistas mas alguma coisa nao esta bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho mortes e alguns camaroes assim. Investi em sakuras e yellows e sobraram meia dúzia de camaroes que parecem é wild. Não tenho amonia nem nitritos, ph a 7, temperatura dentro dos limites, areao inerte, sem CO2, sem fertilizantes, tpas feitas com agua com repouso e produto.. Nao sei a dureza da agua e nao tenho pistas mas alguma coisa nao esta bem

 

Caro Pedro, depois de pesquisa e resposta a minha questão noutros lados, cheguei á conclusão que é a Doença Leite (Myxosporidien). Ou seja, não é conhecida cura, apesar de várias tentativas. Para já consegui controlar a situação, para isso é retirar todos os infectados, ao primeiro sinal saem fora, porque a propagação dá-se por canibalismo quando morrem, e não por contacto. Tentei também tratamento com fluvermal, e até agora tem dado resultado. Apesar de ter perdido cerca de 60% da minha colónia, foram mais de 300 camarões que perdi, mas seja como for consegui safar o resto, já que li muitos relatos, de malta que perdeu toda a colónia.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive que desmontar todo o aqua! Experimentei o furanol2 (não recomendado para invertebrados de agua salgada e não testado em agua doce, lol) diminuindo em muito as mortes mas passado algum tempo, voltou a aparecer camarões doentes até camarões madeira morreram (não pude confirmar se foi devido à doença mas, que me morreram 3 belas fêmeas adultas e aparentemente saudáveis). Experimentei também e ao mesmo tempo o clorocil em gotas (antibiótico de vasta gama, utilizado para problemas oftalmológicos) mas a única maneira de irradiar a doença do meu aqua foi reiniciar tudo depois de desinfectar TUDO bem!

Boa sorte! Eu "perdi" (serviram de comida para ciclideos de um amigo) uma colónia com bem mais de 2000 camarões (reds na maioria, bee's B e C, jelskii's, japonicas e ibericos)

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mortes estão a abrandar mas morreram muitos adultos e muitas fêmeas ovadas. Entretanto nasceram bebes, parecem bem, pode ser que se safem.

Ontem descobri duas planarias castanhas a passear no vidro, é mais um contratempo :(

Logo agora que apareceu um novo website portugues dedicado a venda de camaroes com muitos sakuras, chocolate, Brown,yellows rilis e ate mesmo azuis e eu nao vou poder investir mais nisto .Estou desanimado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais