CristalRio - 300l


Claire

Recommended Posts

Algas requerem paciência. Eu durante as mudanças desliguei o CO2 do aquário de 60L (ainda está na casa antiga). Ontem fui lá buscar mais uns restos e há uma das plantas (agora não me lembro do nome mas foi o toutas que me ofereceu, tem umas folhas pequenas muito giras) que está literalmente coberta em staghorn. Aquilo até assusta. Nem excel tinha a mão portanto assim vai ficar. O objetivo também é desmanchar o de 60L daqui a um mês ou coisa do género, nem vale a pena perder tempo a tratar algas. Só na altura quando for para mudar de aquário. Eu quase que aposto que daqui a um mes nem a staghorn estará lá.

 

Li uma vez um artigo de um casal que montou um aqua e que queria fazer criação de escalares. conseguiram uma postura e dedicaram-se tanto a postura que não ligaram pevas as algas... cada vez que colocavam fotos dos bebes escalares, via-se o aquário num estado lastimoso... tem o vidro já se via e não é que ao fim de 7 meses sem tratamento ALGUM, o aquário ficou lindo e maravilhoso? As vezes é como os fogos florestais... mais vale deixar queimar do que gastar em esforços inúteis e no fim não se salva nem um metro de área ardida. Já existe essa filosofia nos EUA e noutros países... desde que nao ameace populações, deixa arder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

devo dizer que tás a ter a opinião e ajuda de quem anda nisto à algum tempo, por isso eu como caloiro resta-me ler e aprender, e quando acontecer comigo acatar os seus conselhos, pois a experiencia é meio caminho andado :) .

Espero que tudo corra pelo melhor

 

Cumps

 

Anselmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde ...

 

Adriano sim o tronco é da ADA alias são 2 troncos... a única coisa que fizemos foi la-valo com a Karcher e coloca-lo dentro do aquário com uns pesos até ensopar completamente e não flutuar enquanto o aquário esteve a ciclar +/- 1 mês e meio ja ñ sabemos bem.

 

Anselmo temos aprendido bastante com esta malta que esta sempre disposta a ajudar e a partilhar o seu conhecimento. Estamos sempre dispostos a ouvir quem anda nisto a mais tempo e partilha a sua experiência pessoal. Cabe-nos a nós aproveitar isso da melhor maneira e quem sabe um dia não possamos dar o nosso contributo e ajudar alguém que esteja a passar pelo mesmo.

 

Obrigado pela força de todos

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito o aquário :drool3: ! Estou seguindo

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde ...

 

Adriano sim o tronco é da ADA alias são 2 troncos... a única coisa que fizemos foi la-valo com a Karcher e coloca-lo dentro do aquário com uns pesos até ensopar completamente e não flutuar enquanto o aquário esteve a ciclar +/- 1 mês e meio ja ñ sabemos bem.

 

Obrigado, em principio vou comprar para a minha nova montagem :).

Editado por Adriano Agostinho

Adriano.

 

CUBE GARDEN 45-P (36l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tony a diferença é o preço apenas ... Compramos estes troncos porque gostamos não por serem da ADA, e digo-te já se não fosse a Claire provavelmente tinham me passado ao lado, separados então nem são nada de especial.

Mas depois de os termos cá realmente fazem um conjunto de que gostamos muito e não me sinto arrependido de ter dado mais uns €'s

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actualização 13/11/2012:

depois de uma pequena limpeza e valente poda, já ta com melhor aspecto...

 

 

dsc01336pg.jpg

 

dsc01334i.jpgdsc01333p.jpg

 

 

 

 

dsc01330ek.jpg

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Paul, também não nos cansamos do ver hehe, e quando nos cansarmos tem pelo menos mais 2 posições, entre a quais central.

 

Quanto as algas, nota-se que o crescimento estagnou e começaram a deteriorar-se, por isso, limpamos a maior parte, esperando que elas não voltem pra ja.

No entanto, com a diminuição do fotoperiodo e a elevação da calha, o crescimento das plantas também estagnou.

Estou com receio por causa da cuba, mas ainda é muito cedo pra voltar a aumentar um pouco o fotoperiodo e/ou baixar a calha, por causa das malditas algas.

 

Tendo diminuído o fotoperiodo (-3h - Total actual do fp= 6h) será ainda necessário manter a calha a 70cm do substrato ou posso voltar a coloca-la a 50 cm? ou isso não tem grande importância?

 

Temos ouvido as vossas recomendações, as quais prezo, mas no entanto também já nos foi dito o contrario quanto a luz...

 

O que retiro desta situação é que para curar um mal (algas) estamos a por em causa outra serie de aspectos (cuba).

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afastar a calha tem muito mais efeito do que reduzir o fotoperíodo.

 

Acho que estás com demasiado medo em relação à cuba. Eu tenho cuba com muito pouca luz e uso sempre 7 horas de fotoperído. A cuba quer é muito CO2, como quase todas as plantas de tapete.

 

Espera mais umas 2-3 semanas e depois vês. As coisas levam o seu tempo. Como é óbvio, ao reduzires a luz, as plantas também vão crescer mais devagar. Mas isto é mau? Se crescerem saudáveis e sem algas não é melhor?

 

Tens aqui um exemplo de um plantado com a calha a 1 m do fundo.

 

Aconselho também a leitura deste e este.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos links, tens razão, e pelo o que li tou com muita luz

 

tava preocupada com a cuba pois metade apodreceu, esta preta e cheia de algas e a outra esta fraquinha, mas se dizes que em principio ela aguenta-se por mim não há problema, gosto da ver crescer com calma desde que saudável.

já que a luz não é problema ate estava aqui a pensar em acrescentar um novo temporizador em duas das lâmpadas da calha para ligarem só a meio do fotoperiodo, durante duas horas talvez... que achas?

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 18.11.2012

 

 

 

 

 

 

dsc01408y.jpg

 

dsc01407qv.jpgdsc01405ip.jpg

 

dsc01400rg.jpgdsc01399t.jpg

 

dsc01396do.jpgdsc01406qi.jpg

 

 

 

 

Cumprimentos, Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, resultados ainda são recentes, não me posso descuidar. mas as algas já estagnaram... da logo outro aspecto ao aquário.

A cuba esta mais limpa, e esta a aguentar-se bem ao novo fotoperiodo, comprei mais um vaso e plantei nas brechas, ta em pleno melting. acredito que daqui a 15 dias já tenha um tapete bacano.

A matogrossense é que se ressentiu bastante... os pés apodreceram, algumas até quase ao cimo.

Por isso é que ta tão curtinha nas fotos... la ver se se aguenta.

Entretanto para aumentar a biomassa comprei um vaso de Sagittaria Subulata a fazer remate entre tronco e staurogyne.

 

 

Claire M.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização 16.10.2012

 

 

A cuba já deu pros lados e a Myriophyllum Mattogrossense "Red" já não esta mais escondida atrás das rochas ;)

 

dsc00502tt.jpg

 

 

dsc00501cn.jpgdsc00498sb.jpg

 

Espero que gostem tanto como eu =)

 

 

Claire M.

 

Olá

 

Onde é que compraste estes escalares? São mesmo muito bonitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Compramos na Aquaplant mas já os temos desde Janeiro, já fizeram algumas posturas mas até agora não tivemos sucesso em nenhuma.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Paul, também não nos cansamos do ver hehe, e quando nos cansarmos tem pelo menos mais 2 posições, entre a quais central.

 

Quanto as algas, nota-se que o crescimento estagnou e começaram a deteriorar-se, por isso, limpamos a maior parte, esperando que elas não voltem pra ja.

No entanto, com a diminuição do fotoperiodo e a elevação da calha, o crescimento das plantas também estagnou.

Estou com receio por causa da cuba, mas ainda é muito cedo pra voltar a aumentar um pouco o fotoperiodo e/ou baixar a calha, por causa das malditas algas.

 

Tendo diminuído o fotoperiodo (-3h - Total actual do fp= 6h) será ainda necessário manter a calha a 70cm do substrato ou posso voltar a coloca-la a 50 cm? ou isso não tem grande importância?

 

Temos ouvido as vossas recomendações, as quais prezo, mas no entanto também já nos foi dito o contrario quanto a luz...

 

O que retiro desta situação é que para curar um mal (algas) estamos a por em causa outra serie de aspectos (cuba).

 

 

Claire M.

 

Olá Claire,

 

Tenho lido algumas coisas sobre a iluminação. Apesar de ser um conhecimento mais teorico, deixa-me aconselhar a seguinte leitura.

http://www.plantedtank.net/forums/showthread.php?t=184368

e esta

http://www.plantedtank.net/forums/showthread.php?t=105774

 

O meu comentario:

 

Com 4x54W T5, tens cerca de 200 micromols á superficie e 70micromols no substrato (pode variar um pouco, dependendo da qualidade dos reflectores e se é T5 HO ou normal). Sendo que se considera High light > 75 micromoles , estás com bastante potencia de luz, o que te traz algum risco. Estás a conduzir uma bomba, um Ferrari, a 250 km/h ;)

 

Cumprimentos, e continuação do excelente trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.