CristalRio - 300l


Claire

Recommended Posts

Boas Anselmo Pereira,

 

é impressão minha ou foste subornado pra me trocares a ideias?! esse tronco não sai daqui por nada hehe

 

quanto ao móvel... tenho pesadelos com isso =S

 

Bem, isso é de fácil resolução e barato. basta pedir a um serralheiro que faça os pilares em ferro e fazer tipo uma cruzeta, e soldado no local!!!

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Acham que devia mesmo reforçar a estrutura?

 

 

 

obrigada, Claire M

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Acham que devia mesmo reforçar a estrutura?

 

 

 

obrigada, Claire M

 

Isso só vendo as especificações do móvel (estrutura), e saber que carga pode suportar...mas só pelo motivo de conversa e preocupação que está a gerar, eu fazia qualquer coisa em relação a isso. Eu jogo sempre pelo seguro, e vidro é vidro, e carece sempre de uma base muito estável.

Meireles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há mais moveis do genero por aí, como o do Toutinho http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553&st=0 é uma questão de lhe perguntar qual a opinão dele, vê se ele passa por aqui e deixa a sua experiencia.

 

Cumps

 

Anselmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não sei se tinha dito isto antes mas wow! Meus parabéns aos DOIS!

 

Em relação à estrutura do Toutinho, posso dizer que temos uma igual construída pela mesma pessoa e o Aqua tem 150x50x50 e acho que suportava mais 4 ou 5 iguais :D

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só acho o lado esquerdo muito despido.

E que tal colocares também CUBA no lado esquerdo para fazeres um tapete pelo fundo do aquário todo?

De resto nada a apontar, está muito bem conseguida a montagem, e adoro esses troncos!!

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera... estas a pensar reforçar a estrutura com o aqua em cima dela?

Um pouco arriscado não!?

 

A minha é em barras de aço de 4mm soldadas no bate-chapas aqui da zona (amigo do papa e não levou nada pelo trabalho a não ser as cervejas no final durante o jogo do Glorioso, hehe!) Para testar o jovem espetou-lhe com dois motores da Mercedes em cima (olhem o meu susto quando fui buscar a estrutura, e ainda tive que os tirar de lá com a empilhadora, lol)

Missão socorro: O Fim!
Inicio de um "Eden": Entre Xistos

1012201212.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Fábio quanto a cuba já plantamos no lado esquerdo também.

 

Bruno em relação a estrutura não nos parece ser necessário o reforço da mesma; realmente para o volume de água que tem em cima parece ser frágil mas tenho quase a certeza que não ira ceder (espero ñ me enganar quanto a isso).

 

Gostava que me ajudassem noutro aspecto o aquário neste momento esta a sofrer um surto de algas que já nos esta a deixar sem saber o que fazer tenho andado a pesquisar e consigo identificar vários tipos guiando-me pelo seguinte blog http://aquariumalgae.blogspot.pt/

 

Estavamos a usar Tonych+ 25ml por dia de macros e micros alternados como recomendado pelo fabricante e destribuidor usando o EI , sendo que desde domingo após a TPA de 50% reduzimos a dose para 10ml estamos com medo de estar a deixar muita margem para as algas consumirem vs. plantas. Temos luz creio que sufiiciente num fotoperiudo das 14h as 23h (9h Total) e CO2 no dropchecker assinala um verde a puxar para o amarelo o que apresenta portanto uma boa quantidade de Co2 na agua. Usamos uma válvula selenoide que desliga com a iluminação e liga com esta. O PH está entre 6 e 6.5 e o KH entre 0 e 1 Os valores dos testes que temos de agua são Amónia = 0 Nitritos = 0 Nitratos entre 10 e 20 mg/l

De domingo para terça a situação pareceu ter agravado sendo que lá perdemos a cabeça e fizemos novamente uma TPA e limpamos o filtro e mangueiras. A situação parece continuar a piorar. Sendo que já não sabemos o que fazer. Começa a ser desanimador olhar para o aqua de dia para dia. Apesar de tudo as plantas apresentam um bom crescimento.

 

Agradeço a vossa ajuda e opiniôes.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Deixo-vos algumas fotos do aquário

 

 

Surface Scum/Film

 

dsc01281l.jpg

Green Dust Algae (GDA)

 

dsc01282p.jpg

 

Staghorn algae

 

dsc01287cy.jpg

 

Green Beard Algae

 

 

dsc01283vc.jpg

 

Brown algae

 

dsc01254pa.jpg

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só acho o lado esquerdo muito despido.

E que tal colocares também CUBA no lado esquerdo para fazeres um tapete pelo fundo do aquário todo?

De resto nada a apontar, está muito bem conseguida a montagem, e adoro esses troncos!!

 

 

Por acaso e infelizmente, já colocamos a cuba no aqua todo, contra a minha vontade, acho que visualmente e dividindo os ambientes por 3, 1 vazio e 2 cheios, fica mal,

De um modo mais natural, a cuba a nascer mais naturalmente pó lado esquerdo, gradualmente, de um modo quase que dissolvido/degradé ficava melhor... mas como não posso ser só eu olha pufa

 

ate ao dia que me passar oh gordini, chegas a casa até de passas

 

depois culpo os escalares :naughty:

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Reduziste a fertilização porquê se estava tudo a correr bem? Pelo que sei, algas crescem por carencia de nutrientes e não por excesso...

 

Como resolver tantas algas ao mesmo tempo já é areia a mais para a minha camioneta :(.

 

Abre um topico no local correto, poe as fotos que talvez seja mais facil obteres ajuda.

 

Cumprimentos

 

Anselmo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anselmo já abri um novo tópico na secção de algas. Em relação a nutrientes creio que deves ter alguma razão pois é o que tenho lido em vários tópicos mais focados no assunto. Só fico de pé atrás pois ñ sei se o EI será o melhor método de fertilização para o nosso caso . Digo isto porque temos Substrato Fértil e Aquasoil da ADA com mais alguns aditivos ADA que adicionamos ao solo que supostamente já são uma fonte muito grande de nutrientes. Pelo que tenho visto o EI é um método muito eficiente que faz com que não seja necessário andar frequentemente a fazer testes também uma das razões porque o decidimos começar a utilizar. Tenho medo de estar a meter na coluna de agua muitos nutrientes que as plantas não tenham a capacidade de consumir disponibilizando-os para as algas.

 

Mad em relação ao EXEL temos aqui em casa. Que administro normalmente no nosso quatro de 90l onde também uso pressurizado. Que dose achas que devo administrar em 300l de exel para que possa atacar as algas ? É que tenho um reactor de Co2 da TMCaquagro e já tive de reduzir o Co2 pois já tinha tantas micro bolhas agarradas ao solo que este começou a vir para a superfície da agua. O Dropcheck apresenta uma coloração verde amarelada o que indica uma concentração de Co2 supostamente por volta dos 30ppm. Achas que mesmo assim deverei adicionar EXEL ?

 

Tenho ainda a questão do Kh se encontrar entre 0 e 1 não sei se será um problema mas na escala do Teste permanente de Co2 só consigo saber o valor de concentração de Co2 partir de Kh 4

 

São tudo duvidas que por mais que tenho pesquisado ainda não consegui encontrar resposta...

 

Obrigado pela ajuda

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno!

 

Nós temos um de 370L e metemos 2 tampas por dia! Mete... 1 e meia? Penso que já seria bom, podes meter 2 tampas também, seria uma sobre dosagem pouco acima da dosagem normal, so para dizer que gastas mais... Vamos no 2.º dia de excel e apenas notei a BBA mais clara :|

 

Vamos a ver ;) Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não há algas por excesso de nutrientes excepto quando há amónia livre na água. Podes ter 200ppm de Nitratos, a mesma dose de potássio e despejar um saco de fosfatos e num aquário equilibrado não aparecem algas. Isso é completamente um mito.

 

O Aquário em questão é muito recente. Vai passar ainda por muitas fases. O que se vê, é normal e apenas é preciso calma e deixar as coisas passarem. A BBA e Staghorn essas sim são chatas como tudo quando aparecem mas como já o Mad disse, excel em cima disso (triplicando a dose durante 14 dias) e aquilo mata tudo. Claro que não resolve o problema de raíz que é a flutuação de CO2... isso pode ser devido a ajustamentos na agulha, pouco CO2 ou simplesmente oscilações de qualquer natureza. Uma vez estabilizado o CO2 e a níveis altos, a BBA não volta a aparecer mas se ela está presente, tem que ser tratada com excel para desaparecer rapidamente.

 

Reduzir a fertilização é um erro muito comum quando surgem algas porque as pessoas se assustam e tentam reduzir os nutrientes. Isso está errado e já foi comprovado N vezes. Ignorem as algas... foquem-se apenas nas plantas. Existe uma relação misteriosa (ainda não desvendada completamente) entre a saúde das plantas e as algas. Quando as plantas estão bem, as algas sofrem e desaparecem. Quando as plantas começam a sentir alguma limitação, as algas aparecem.

 

Qual o fotoperiodo? Qual a potência máxima das luzes? Eu reduziria um pouco a luz (6h max) o que irá diminuir a necessidade das plantas e eliminar qualquer limitação que possa haver de forma a que elas comecem a produzir e as algas comecem a desaparecer.

 

 

Uma última chamada de atenção. Quando andamos com muita luz, fertilização e CO2 é o mesmo que conduzir um ferrari a 300km/h numa autoestrada... anda muito bem e consegue prestações que poucos igualam mas ao mínimo descuido, vai bater no separador central. Um Fiat a andar a 50km/h na mesma autoestrada, anda mais devagar, não impressiona muito mas um descuido vai, no máximo, riscar a tinta porque simplemente, o carro está a andar devagar.

 

Lembrem-se, estamos a acelerar os metabolismos das plantas em mais de 300% do seu ritmo normal... é bonito quando tudo corre bem mas quando corre mal, é digno de aparecer nas notícias. Portanto, neste momento, eu tiraria o pé do acelerador (fotoperiodo) e observava o que acontecia a seguir.

 

Abraços

To

ny

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clap clap clap... (slow clap)

 

A sério!! Há alguém melhor com analogias? Hm? Hmmm? Ninguém! :D

 

É por isso que sou director de Marketing de TCH+! :D LOOOOOOOOL!

 

To......... ny......... Ando a dar 2 tampas, é pouco? Desculpem invadir o vosso tópico, posso ir para ali > se quiserem :x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony

 

Obrigado pelos concelhos

 

Assusta-mo-nos com tantas algas e variedades destas e realmente por ignorância achamos melhor reduzir a fertilização.

 

Em relação a calha ela tem 4x54w T5 aconselharam-me já a aumentar a distancia desta do aquário 1m do solo. Estamos com o fotoperiudo de 9h das 14h as 23h devemos reduzi-lo para 6 horas e mesmo assim elevar a calha ?

 

Ficamos reticentes devido as necessidades da Cuba estando a retirar luz.....

 

Mais uma vez obrigado pelos concelhos e pela clareza com que explicas-te é sempre bom ter um pouco mais de conhecimento sobre estes assuntos.

 

E Mad não te preocupes com o off-topic é para isto que o forum serve; aprendermos uns com os outros. =)

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Editado por Gordinni

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa... 9 horas é loucura... eu nunca tive mais do que 7 e desses 1 hora era gasta em "nascer e por do sol". Normalmente uso 6 e já está. Se ainda por cima tiveres uma calha boa é mesmo exagero.

 

Mais uma analogia...

 

As plantas são seres complexos. Imagina-as como centrais nucleares cujo objetivo é produzir oxigénio. Para tal precisam de todos os componentes senão a produção pára. A ignição (faísca) que faz com que iniciem a produção, é a luz. A estrutura base que necessitam para trabalhar (Motor) é o CO2 e os nutrientes que usam para se desenvolver é a fertilização (combustível).

 

Se cortas em algum, o resultado é sempre o mesmo... a produção pára. Agora se tiveres excesso de combustível... na boa... não se gasta e as plantas usam aquilo que precisam. Se tiveres CO2 à mais, Na boa também... só usam o que precisam MAS se tiveres luz (faísca) a mais... vai fazer com que as "centrais nucleares" trabalhem mais horas, gastem mais CO2 e mais nutrientes... se for exagerado, não há nutriente que valha e vai aparecer uma limitação (imaginemos que esgotam os fosfatos). A partir desse momento, as plantas param de produzir (falta de fosfatos) e, imediatamente, os esporos das algas começam a brotar para aproveitar essa limitação.

 

A técnica de reduzir a luz parece a primeira vista uma maneira de reduzir o crescimento mas na realidade o processo é mais complexo porque, ao reduzir a luz, estamos a fazer com que as plantas processem menos componentes e assim levantamos a limitação que possa existir.

 

Quanto à cuba, apesar de eu nunca ter tido grande sucesso com ela (corydoras, ancistrus e ramirezis) é uma planta que não precisa de muita luz ao contrário do que se fala por ai... precisa é de toneladas de CO2... ela adora CO2... mete CO2 à farta e ela cresce em 0.5W/L ou até menos.

 

Abraços

 

Tony

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das algas no vosso aquário acho que está relacionado com 3 factores.

 

Dois deles já foram falados, demasiadas horas de luz e o facto de ser uma montagem recente.

 

No entanto outro factor pode estar a ajudar a proliferar essas algas. Poucos tipos de plantas. Existe uma relação, ainda não totalmente compreendida entre o numero de algas e a presença de plantas.

 

Estas ultimas segredam aleloquimicos, substancias de batalha contra doenças, pragas, competição interespecifica e intraespecifica e, sobretudo, algas! Está mais do que provado que quanto mais plantas houver, menos algas haverá, partindo do principio claro, que há nutrientes para "toda a gente". Foi observado em vários lagos que as zonas onde cresciam mais plantas, eram as únicas onde não havia algas.

 

Esse combate aleloquimico explica o porque de muitas vezes termos tipos de plantas que se dão num aquário com determinadas condições, e morrem noutros que têm (tecnicamente) as mesmas caracteristicas (luz, nutrientes, CO2). Por exemplo, é dificil manter Valisnérias com Sagittarias por esse motivo

 

Ora esse mecanismo de defesa também existe com as algas, podendo estas acabar por "aniquilar" completamente as plantas.

 

Existem plantas mais aptas para esse combate do que outras,por exemplo (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal stratiotes é um autentico tanque de guerra para esse combate, segrega 4 ou 5 alleloquimicos diferentes, todos eles destinados à guerra anti algas. Existem tanques de crescimento completamente atafulhados de peixes na Universidade do Algarve, onde á superficie, puseram dessa planta, garanto te que não há uma única alga!

 

Dificilmente te consigo dizer que planta faz o que já que existem centenas dessas substâncias, cada uma dedicada a combater algo, e nem sei se alguma das que tens aí são grandes produtoras desses compostos. Além do mais, não quero que pensem que as concentrações de aleloquimicos que estas plantas produzem são suficientes para aniquilar instantaneamente as algas todas de um ecosistema, mas são uma ajuda preciosíssima para a competicão interespecifica.

 

Voltando ao vosso caso. Primeiro acho que devem reduzir as horas de luz, pelas razões que o Tony já deu. As plantas aquáticas, ao contrário do que toda a gente diz, não precisam de muita luz. Senão não viviam debaixo de água onde esse parâmetro é mais limitado.

 

Segundo, se não resultar e for preciso mais uma ajuda, plantar mais 2 ou 3 tipos de plantas (no fundo não interessa bem quais, escolham as que vos agradarem mais) para ajudar a combater essas algas.

 

Acredito que o vosso problema seja a idade do aquario e sobretudo a luz. Os Iwagumi não têm muitas espécies de plantas, e crescem com poucas algas, desde que esteja tudo equilibrado... Este post sobre os aleloquimicos foi mais informativo do que outra coisa, acredito que conseguem resolver esse problema da outra maneira. Ficam desde já a saber que existe ainda outra forma de combater as algas!

 

Boa sorte para isso, não desistam! É preciso alguma paciencia, mas vocês chegam lá! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das algas no vosso aquário acho que está relacionado com 3 factores.

 

Sim sr. grande post, explicito, bem feito, coerente, linguagem sucinta, etc, etc, etc

 

O mínimo que te posso dizer é parabéns. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Após os vossos concelhos e ajuda retomamos a fertilização normal amanhã segue-se a TPA de 50% e talvez uma poda.

 

Em relação a iluminação reduzimos o fotoperiodo para 6h (das 16h as 22h) e por concelho do gmmartins elevamos a distancia da calha em relação ao substrato (70cm) devemos aumentar mais esta distancia ?

 

Em relação ao Co2 aumentamos a injecção pressurizada, e começamos a adicionar Exel na dosagem recomendada pela Seachem, estamos a pensar duplicar ou até triplicar para ver se conseguimos aos poucos ir erradicando as algas. O que acham ?

 

Ontem ainda adicionamos 5 Amano Shrimps para ajudar na limpeza do aquário.

 

Obrigado a todos pela ajuda e pelo conhecimento que partilharam.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

Editado por Gordinni

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Todas as alterações levam o seu tempo. Agora que elevaram a calha e alteraram o resto, esperem duas ou três semanas para ver quais os efeitos

 

Caso não funcione, vai se pensando noutras soluções

 

Quanto ao excell, eu triplicava a dose e mantinha-a assim durante 14 dias. Nos primeiros 3 ou 4 dias, fazer aplicação directa nas zonas mais afectadas (nem sempre dá caso as algas estejam muito disseminadas, fica ao vosso critério). Desliguem os filtros e com uma seringa vão espalhando o excel por cima dessas zonas. Façam isso no fim do fotoperiodo para maximizarem o efeito do glutaldeido (acho que é esse o nome do composto que dá cabo das algas). Voltem a ligar os filtros passado 10 min.

 

Nos restantes dias apliquem a dose directamente no aquário.

 

Isso com o tempo vai lá! ;)

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não quero tar aqui a lavar roupa suja... mas o problema dele, pralem das algas no aqua, é a falta de paciência, ;) quer tudo pronto para amanha

isto agora com o tempo vai la,

 

Aproveito para agradecer a todos a ajuda e partilha

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol!!

 

Nuno, se há coisas que as algas são é pacientes... tens que ser mais do que elas senão não te safas.

 

Já agora, não penses que as vais conseguir eliminar todas para sempre. Isso é uma loucura. Há sempre algas num aquário. Fazem parte dos ecosistemas e não há como evita-las.

 

O que temos que aprender é a limita-las!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.