Destino 450 -Passo a Passo


Recommended Posts

Isso está cada ves melhor Duarte!

 

Por acaso eu não conheço essa acropora em recuperação ou conheço? :|

Essa milepora... :shock:

 

Quanto ao Mantis, li recentemente que um dinamarquês (nem sabia que lá havia aquários salgados :twisted:8) ) resolveu o problema que tinha com um mantis (matou-lhe 3 peixes) com... outro mantis :|

 

Segundo a "teoria" dele, 2 mantis no mesmo aquário não descansam enquanto não ficar só um deles e então apssam a vida preocupados em não serem mortos pelo outro que em procurar peixes.

 

Se é verdade ou não... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Nesse caso uma leitura de 5 não me parece preocupante.

Não é preocupante por alguns dias, mas a longo prazo afectará o crescimento dos corais, podendo vir a verificar-se alguma debilitação e perda de tecido.

Convém não esquecer que os 6º dKH da nossa costa não têm nada a ver com a alcalinidade de qualquer recife coralíneo do mundo que nunca é inferior a 7.

Além de que com um KH de 5 praticamente não temos capacidade tampão para manter o pH estável perante situações desencadeadoras de maior acidez da água (fotossíntese, actividade biológica, etc.).

As minhas desculpas, principalmente ao Duarte que é o promotor deste tópico, por continuar a bater nesta tecla mas faço-o porque considero um KH de 5 uma situação absurda, principalmente se mantida a longo prazo, já que é algo tão facilmente corrigível.

Se não corrigires a situação, o que vai acontecer é que ao fim de muitas, muitas TPA's com água natural e continuada utilização moderada de kalkwasser o KH tenderá para 6.

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, concordo contigo e também peço desculpa ao Duarte pelo abuso do assunto. O KH 5 no meu caso tem sido uma constante. A água do Cabo Raso entra a 6 e o aqua não passa de 5. Já o levei com adições graduais de Bicarbonato de sódio ou KH da Kent até 9 mas inevitavelmente regressa aos 5 em cerca de uma semana :)

 

Duarte: E para quando o reactor de Ca?

 

Chegaste a fazer aquela "obra" na sump?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho bastante interessante esta discussão em torno disto. Mas surgiram-me duas dúvidas:

 

- No caso do Hugo... É mais prejudicial estas variações do que não fazer nada e esperar que vá tendencialmente para 6?

 

Além de que com um KH de 5 praticamente não temos capacidade tampão para manter o pH estável perante situações desencadeadoras de maior acidez da água (fotossíntese, actividade biológica, etc.).

 

Através de que mecanismos a fotossintese diminui o ph? Aquilo que aprendi dos "doces/plantados" é que a fotossintese faz aumentar o pH, mas aqui devido aos carbonatos ou outras coisas (daquelas que não sei o nome :)) assim poderá ser diferente. Conseguem-me explicar? :D

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi por enquanto aguardar um pouco para ver se estes valores de kH se mantêm nestes níveis ou se irão subir um pouco.

 

A minha preocupação provém do facto de ter medido sempre (pelo menos umas 4-5 vezes) valores bem distantes dos 5 actuais. Normalmente desde o inicio deste sistema tinha os seguintes valores

 

pH - 8.3

kH - 8-9

Ca - 360-380

 

Depois de ter instalado a peristáltica com o repositor de kalk

 

pH - 8 - 8.2

kH - 5

Ca - 420-440 ppm

 

Anteriormente não repunha a água de forma metódica, de vez em quando lá iam uns litros de Kalkwasser para a sump...agora que pensava que com uma peristáltica ia atingir uns valores mais equilibrados e estáveis deparo-me com esta situação.

 

Também concordo com o João, em achar que este valor de kH a longo prazo, principalmente derivado ao seu efeito no pH possa ser prejudicial a algumas espécies de corais, nomeadamente Acroporideos.

 

Agora se o bicarbonato de sódio é a solução...não sei :( Falaram-me já em aditivos de 2 partes mas ainda me parecem mais distantes no que toca a ajudar na resolução deste problema porque provavelmente influenciam outros parâmetros (Ca e pH). O que eu não queria era novamente desiquilibrar o sistema e muito menos viciá-lo num qualquer aditivo químico.

 

Vejamos o que se tem passado com o aquário do Nuno (apisto)...tem a 5 corrige com um aditivo e passado uma semana regressa novamente aos valores iniciais. Era precisamente este tipos de desiquilibrios que queria evitar, porque me parecem mais prejudiciais do que manter um kH baixo.

 

João e Nuno - vocês não abusam nada, é um grande favor que me fazem discutir e expor as vossas opiniões.

 

Nuno, relativamente ao reactor de Ca, está em andamento o processo de compra que derivado aos montantes envolvidos tem de ser espaçado no tempo :lol: Lá para o Natal devo ter um a funcionar ... isto se entretanto não arranjar para aí uma alma caridosa que se queira meter num DIY e rachar custos de acrilico, porque já tenho botija CO2, conta bolhas, manómetros faltando apenas a valvula solenoide e o dito reactor.

 

A obra na sump está à espera do reactor de Ca :wink: só nessa altura é que será necessário.

 

Ricardo normalmente existe uma variação de pH entre o período diurno e nocturno, principalmente devido à alta taxa de respiração e fotossíntese . Normalmente, o valor mais alto de pH é no final do período de luz, quando há menor concentração de CO2 dissolvido na água. No período antes de se iluminar o aquário, ocorre o ponto mais baixo de pH, pois há mais CO2 disponível na água. Quando o CO2 se dissolve na água, há formação de bicarbonatos e carbonatos. Penso que isto ajuda a responder à tua questão.

 

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

KH:

 

Pois... quanto ao KH, parei de dosear porque, como o bicarbonato tem de levar um ião de sódio agarrado, às tantas a água do aquário iria ficar com um desbalancamento iónico apreciável.

 

Uma das soluções que no papel fazem sentido é dosear bicarbonato de sódio e, simultaneamente, coloreto de cálcio em proporções ajustadas às do sal comum. O resultado seria aumentar calcio e reserva alcalina e, ao mesmo tempo, o "resíduo iónico" seria NaCl - (sal) na proporção adequada.

 

Há um artigo, penso que do incontornável Randy HF, em que ele diz que só não faz isso porque não encontrou uma fonte barata e suficientemente pura de CaCl2 (Cloreto de Calcio).

 

Para mim a melhor solução para este tema é usar Kalk de noite (com recurso a reactor de Nilsen para maximizar a eficiência) e reactor de Ca de dia. Uma coisa dessas após calibração deverá possibilitar concentrações adequadas de Ca e (bi)carbonatos e pH estável, digo eu.

 

Reactor:

rachar custos de acrilico

Eu e mais um amigo vamos tentar construir 2 reactores de Nilsen por isso se as medidas forem as mesmas podemos pensar em rachar o acrílico (ou PVC).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do Cabo Raso entra a 6 e o aqua não passa de 5. Já o levei com adições graduais de Bicarbonato de sódio ou KH da Kent até 9 mas inevitavelmente regressa aos 5 em cerca de uma semana

Apisto, tens exactamente a mesma situação que eu. Se páro de utilizar o reactor de cálcio o KH desce numa semana até 5. O mais engraçado é que tenho um mínimo de seres consumidores de Ca/KH.

No caso do Hugo... É mais prejudicial estas variações do que não fazer nada e esperar que vá tendencialmente para 6?

Ricardo, o ideal é encontrar uma forma de aumentar o valor muito progressivamente e mantê-lo mais elevado, evitando-se variações.

Anteriormente não repunha a água de forma metódica, de vez em quando lá iam uns litros de Kalkwasser para a sump...agora que pensava que com uma peristáltica ia atingir uns valores mais equilibrados e estáveis deparo-me com esta situação.

Duarte, provavelmente usaste mais kalk do que antigamente. Há uns anos atrás descuidei-me e usei kalk de forma abusiva. O resultado foi uma medição de cálcio a 550 ppm e um KH de 4.

Agora se o bicarbonato de sódio é a solução...não sei  Falaram-me já em aditivos de 2 partes mas ainda me parecem mais distantes no que toca a ajudar na resolução deste problema porque provavelmente influenciam outros parâmetros (Ca e pH). O que eu não queria era novamente desiquilibrar o sistema e muito menos viciá-lo num qualquer aditivo químico.

Penso que está a haver aqui uma confusão. Uma coisa é a reposição regular de cálcio e alcalinidade num aquário devido ao consumo dos seres e outros factores. Outra coisa é corrigir um desequilíbrio entre o Ca e o KH. A tua situação é esta segunda. Como tal aconselhei-te o bicarbonato de sódio pois considero o meio mais eficaz e barato para elevar o KH e que não provoca efeitos no pH. É uma boa solução para correcções pontuais.

Quanto a elevar ou manter equilibradamente o Ca e o KH é preferível utilizar os tais produtos de 2 partes ou um reactor de cálcio, mas esta não é a tua situação.

Quanto à viciação que tanto se fala aqui no fórum ainda não consegui perceber do que se trata. Até parece que se criou uma nova teoria de química de água salgada por aqui surprised:? É verdade que determinados produtos de 2 partes (e outros para elevar o KH) por fazerem elevar o pH momentaneamente, são muito difíceis de utilizar e podem provocar constantes precipitações de CaCO3, o que nos leva a induzir que o aquário precisa cada vez mais dos produtos porque consome cada vez mais, quando na realidade estão a gerar cada vez mais precipitação de CaCO3 e a baixar os níveis de Ca e KH.

Existem aditivos de 2 partes que não têm efeitos no pH e já permitem uma adição mais segura. Um exemplo é uma receita caseira do Randy Holmes-Farley.

Vejamos o que se tem passado com o aquário do Nuno (apisto)...tem a 5 corrige com um aditivo e passado uma semana regressa novamente aos valores iniciais. Era precisamente este tipos de desiquilibrios que queria evitar, porque me parecem mais prejudiciais do que manter um kH baixo.

Se o problema do Apisto for o mesmo que o meu, o que acontece não é a queda do KH por si só. O que acontece é uma queda do Ca e do KH em simultâneo devido ao um consumo e/ou precipitação de CaCO3. O que me parece completamente diferente do teu caso. Se tenho o Ca a 450 e o KH a 9 e se desligar o reactor de cálcio, numa semana o cálcio cai para cerca de 420 e o KH para 5. Perante esta situação não vou corrigir com bicarbonato porque aumentaria apenas o KH, quando me interessa aumentar ambos.

Uma das soluções que no papel fazem sentido é dosear bicarbonato de sódio e, simultaneamente, coloreto de cálcio em proporções ajustadas às do sal comum. O resultado seria aumentar calcio e reserva alcalina e, ao mesmo tempo, o "resíduo iónico" seria NaCl - (sal) na proporção adequada.

Pois, adicionar bicarbonato de sódio e cloreto de cálcio gera secundariamente cloreto de sódio (sal), o que a longo prazo prejudica o aquário, já que estamos a aumentar concentração do cloreto de sódio e a manter a de todos os outros elementos na água. Daí terem surgido os produtos de 2 partes que aumentam todos os elementos da mistura de sal na mesma proporção.

Para mim a melhor solução para este tema é usar Kalk de noite (com recurso a reactor de Nilsen para maximizar a eficiência) e reactor de Ca de dia. Uma coisa dessas após calibração deverá possibilitar concentrações adequadas de Ca e (bi)carbonatos e pH estável, digo eu.

Actualmente utilizo apenas o reactor de cálcio 24h/dia e tenho mantido o pH entre os 8,15 e 8,25 e sem oscilações significativas.

Um abraço a todos,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho vindo a adicionar há 2 dias o bicarbonato de sódio e daqui por uma semana coloco aqui os resultados obtidos pelas medições dia a dia.

 

Estou a utilizar a calculadora referida anteriormente que me deu para o meu caso a adição de 15 colheres de chá de bicarbonato. Vou dividir esta dose por 5 dias.

 

Para já subium 1º dKH de um dia para o outro.

 

Entretanto ficam aqui mais algumas fotos...

 

1.jpg

 

2.jpg

 

3.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

8.jpg

 

Um abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme tinha referido, vou postar os resultados da adição de bicarbonato de sódio em 2 dias ...

 

Dia 1 - Antes de adicionar BS

 

kH - 5

Ca - 340 - Surprendeu-me estar tão baixo

pH - 8 - Penso que este valor registado é baixo em virtude da medição ter sido feita ainda com o aquário às escuras. Normalmente costuma rondar os 8.2

 

Dia 2 - 24 horas após 1ª adição de BS - 3 colheres de chá

 

kH - 6

Ca - 360

pH - 8,4 - Primeiro salto no pH, se bem que derivado ao que escrevi em cima o salto foi "apenas" de 0,2

 

Dia 3 - 24 horas após 2ª adição de BS - 3 colheres de chá

 

kH - 8

Ca - 400

pH - 8,6

 

Esta rápida escalada do pH é que me preocupa bastante. Não queria estar a desiquilibrar o aquário, cujo crescimento dos corais me parecia razoável com excepção de 2 frags de acropora que branquearam.

 

O João Cotter, referiu um pouco mais atrás que o BS não tinha impacto no pH ... o que será que se está a passar? Alguém me consegue elucidar?

 

Obrigado

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte...

Sempre usei bicabornato para corecao de valores de KH e confirmo o Cotter... nao altera en nada o PH. Alias a Kent marine tem buffers que alteram ou nao o PH precisamente devido a origem do buffer... :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte,

A cerca de 15 dias tambem corrigi o kh que estava a 5º e agora esta a11º com bicarbonato de sodio e nao tive nenhuma alteraçao no ph. Introduzi cerca de 90 gramas de bicarbonato adquirido na farmacia.

 

Um abraço, Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Más notícias meus amigos.

 

Estive 2 semanas e meia longe do aquário (não é que tivesse valido de muito mais) e tive valentes baixas nos corais do tipo Montipora.

 

Encontrei quando cheguei uns nudibranqueos idênticos ao da foto abaixo e a minha montipora vietnamensis verde quase totalmente branca.

 

monti_nudi6.jpg

 

e ainda

 

monti-nudi.jpg

 

Tentei sinfonar a maior parte dos nudibranqueos, mas escondem-se bastante bem e reproduzem-se ainda melhor ao avaliar pelo que me aconteceu de seguida.

 

Retirei a Montipora com muita pena minha não consegui salvar nada e passado 2 dias, todos os restantes frags que tinha e outra peça arroxeada foram imediatamente atacados por estes esfomeados *#%$#%# da *#%%$#

 

Nunca tinha visto tal coisa e deram-me um link no reefcentral para um caso(s) idêntico.

 

http://reefcentral.com/forums/showthread.p...threadid=703240

 

Há ainda um artigo sobre a erradicação deste animal

 

http://www.reeffarmers.com/tracygraynudi01.htm

 

É recomendada a utilização de um produto da Tetra chamado Oomed que não sei se é cá comercializado, porque já nem vim a tempo de o comprar.

 

Dizem também que uma "Yellow Coris Wrasse " pode resolver o problema.

 

Ao que parece estes nudibranqueos apenas atacam corais da família montipora e indiscriminadamente, porque me despareceram digitata, vietnamenis, verrucosa e capricornis.

 

Ainda tentei fazer uns frags de umas partes que não estavam "comidas" mas não estou lá muito confiante.

 

Lamentavelmente, isto poderia ter sido evitado com um aquário de quarentena para corais...

 

De resto os restantes corais estão todos impecáveis.

 

Sem alarmismos, estejam com um pouco mais de atenção às vossas "montis" porque sei de outros casos que se estão a registar por cá.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois também eu tenho desses filhos.... Até agora aparentemente apenas me atacaram uma montipora das 5 que tenho no aqua, mas como devem calcular, devido à dificuldade de os ver estou muito preocupado.

 

Tentei também fazer um frag dessa mesma montipora atacada depois de aparentemente ter retirado apenas 2 nudibranchios e alguns ovos, mas hoje já está quase toda branca.

 

Estive a investigar e parece que o produto da Tetra já não é comercializado em Portugal, pelo que se souberem onde arranjar ficarei muito agradecido.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como já sabem as minhas montiporas começaram também a ser atacadas há umas semanas atrás.

Afinal não sou o único azarado :lol:

Ok, desculpem, foi de mau gosto :)

Numa montipora que estava cheia de saúde a evolução começou a ser muito rápida e noutra travei o ataque praticamente no início.

Posso dizer que tenho as coisas mais ou menos controladas neste momento (mas não resolvidas). Pelo menos não tem evoluído o estrago nos corais.

Todos dias tenho "catado" as montiporas com uma pipeta daquelas que vêm nos testes da Hagen. Nas zonas que não consigo puxá-los e nos nudibrânquios mais pequenos mando-lhes com água com pressão através da pipeta. Eles acabam por se soltar todos do coral. E depois apanho-os à deriva. A maior parte dos que não consigo apanhar vai para a coluna seca. Coloquei várias meias de malha fina à saída das tubagens de entrada na sump. Ficam aí retidos e depois é só lavar bem as meias.

Isto é o que tenho estado a fazer todos os dias e está a resultar pois as montis não estão a piorar e cada dia que passa apanho menos nudibrânquios.

Quanto a fragmentar corais, a não ser que haja um local em que se possa isolá-los, penso que não valha a pena, pois se ficam no mesmo aquário rapidamente ficarão infectados.

 

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me que devem ter vindo numa importação recente então, pois só agora se começam a ouvir relatos desses nudibranqueos aqui por Portugal ( pelo menos que eu tenha memória ).

Diogo, se elas parecem estar todas concentradas numa não seria boa ideia retirar essa, levando uma data deles atras e passar a ver se consegues apanhar os que vagueiam pelas outras, se os houver ? Pelo menos até teres possibilidades de encontrar esse produto da Treta... ups, Tetra.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Diogo, se elas parecem estar todas concentradas numa não seria boa ideia retirar essa, levando uma data deles atras e passar a ver se consegues apanhar os que vagueiam pelas outras, se os houver ? Pelo menos até teres possibilidades de encontrar esse produto da Treta... ups, Tetra.

 

Pois foi exactamente isso que fiz! A montipora (ou o que restava dela) foi para o caixote do lixo.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... não era para ser tão radical, era para a pores num aquario de quarentena e tentares trata-la lá.

Bom, esperemos que isso não aconteca às outras que tu e o resto do ppl tem.

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem, ontem e hoje estivemos em casa do Duarte (10 da noite até ás 2 da manha! ) e aproveitei para experimentar a canonzita que ele para lá tinha (já queria uma igual, mas com lente macro ;) poor isso se nao souberem o que me oferecer agora pelo Natal, está aqui uma boa dica :D )

 

e pronto, muitos clicks depois aqui vão as fotos:

 

IMG_7469-2.jpg

 

IMG_7465-2.jpg

 

IMG_7432-2.jpg

 

IMG_7423-2.jpg

 

IMG_7421-2.jpg

 

IMG_7453-2.jpg

 

IMG_7452-2.jpg

 

IMG_7447-2.jpg

 

IMG_7433-2.jpg

 

IMG_7447-3.jpg

 

depois posto as minhas macros e mais alguns corais com fluorescencia. por hoje já chega de edição.

 

É bom ir ver um aquario para o qual ajudamos a alombar agua, especialmente quando apresenta bons resultados, não ter algas por exemplo, não é Luis? :)

 

Parabéns Duarte e obriga do pela recepção!

 

Um abraço

 

Pedro alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais