Destino 450 -Passo a Passo


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Após a montagem do nano-reef - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042 eis que me meto numa nova aventura. O espaço no nano cada vez me parecia mais pequeno e aproveitando uma mudança de casa decidi montar um aquário maior.

 

O principal objectivo com este aquário é ter corais moles, SPS e LPS e também algumas clams. Também é porreiro ter espaço para uns peixes maiores.

 

Deixo-vos aqui algumas fotos do meu novo sistema, cujo setup está no fim do post.

 

1.jpg

 

Estrutura em aço galvanizado feita pelo nosso colega Carlos Mota

 

2.jpg

 

Dei-lhe umas pinceladas com um esmalte anti-ferrugem.

 

3.jpg

 

Colocação do MDF para suportar as portas da frente do móvel.

 

4.jpg

 

Colocação das dobradiças.

 

5.jpg

 

As portas já no sítio.

 

6.jpg

 

O móvel já no sítio onde ficará o aquário. Uma vantagem desse espaço é o facto de apenas ter que "forrar a madeira" a parte da frente colocando as portas.

 

7.jpg

 

Colocação da parte de alimentação eléctrica e iluminação do móvel.

 

8.jpg

 

A sump ainda embrulhada :)

 

9.jpg

 

E o aquário acabadinho de chegar. Construído em vidro de 12mm, foi o cabo dos trabalhos para o colocar em cima do móvel. Só com 6 mãos e umas costas com um kispo deslizante é que lá fomos :D

 

10.jpg

 

A coluna seca (que será uma seca molhada) e a colocação do tubo de retorno.

 

11.jpg

 

Vista aérea do aquário.

 

12.jpg

 

A sump já colocada, juntamente com os tubos de retorno e queda de água. A torneira azul é para facilitar as trocas de água - ideia retirada do sistema do HUGO RSF. Gracias 8).

 

13.jpg

 

Aspecto geral do sistema.

 

14.jpg

 

Uma primeira aproximação ao aspecto final.

 

Falta ainda acabar o móvel, colocando um perfil para tapar o esferovite e o aglomerado e em cima para não se ver a linha de água, mas gostava de pedir uma opinião. Acham que deva construir o resto da moldura à volta de toda a frente do aquário?

 

Ainda falta também ligar a bomba de retorno e o escumador. Colocar os termostatos.

 

Depois falta juntar dinheiro para a iluminação que serão 2x250 HQI + 2 PC para actinicas que vou mandar fazer no Rui Alves.

 

Cá espero as vossas criticas, comentários e sugestões ;) e quando exisitirem novidades vou actualizando o post.

 

Abraço

Duarte

 

SETUP

 

Aquário - 150 x 50 x 60

 

Sump - 85 x 40 x 50

 

Escumador - H&S 200 - 1260

 

Circulação - 2 Tunze Stream 6000. Posteriormente vou adquirir um multicontrolador

 

Iluminação - 2x250 HQI 10000K + 2x24 PC Actinicas

 

Aquecimento - 2x300 W Visiterm AquariumSystems

 

Bomba Retorno - Eheim 1260

 

Reposição - Depósito com água de osmose com tamanho a definir.Osmolator + reactor de nilsen

 

Osmose - AquaSafe 6 estágios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 187
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas duarte isso ja me esta a fazer inveja e a lembrar que tenho de montar o meu.

vou gostar de ver é esse fundo como o vais por kero ver esse resultado

e a sump que materia vais por?

olha mete la a rocha viva para eu copiar :) :D 8)

kero ver isso tudo montadinho

e que tenhas muita sorte e dinheiro ;):lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do que fizeste com aquele nano, estamos todos agora ansiosos para ver o que saí daí :)

 

O móvel ficou muito fixe... parabéns! Como não ficou fechado não vai acumular nenhuma humidade por dentro, tiveste muito bem.

 

O aquário e a sump também estão muito bem, mas só tenho um reparo pequenino a fazer, não gosto daquela trave central ali no aquario. Um aquário de vidro de 12mm com aquelas traves a acompanhar o vidro era mais que suficiente. Eu sei que com segurança não se brinca e assim se calhar dormes mais descansado e que sinceramente aquilo nem se vê. Era uma questão de ficar mais perfeitinho :D. Mas pronto....eu também é que sou um chato! 8)

 

Boa sorte para esta tua nova aventura!

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte Parabéns,

Estamos todos ansiosos para ver o desenvolvimento disso. Com os nano foi o que foi agora imagino com este.

 

O sistema está um espetaculo e o aqua onde está fica 5*****

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb tou curioso pra ver como vai ficar...

 

O resto da moldura à volta de toda a frente do aquário penso k fica melhor do k veres 1 parte preta e outra da cor da moldura...

 

Só 1 pergunta: Qual é a altura do suporte do Aquário??

 

Força nisso...

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Obrigado pelos comentários e pelo incentivo mas ainda falta muuuuuuuuito para começar a ter alguma vida lá dentro.

 

@Quazar1 - O fundo em princípio será em Starboard - (PE500) que é um polietileno inerte para evitar a colocação das rochas contra o vidro. Estou com algumas dúvidas (para não dizer bastantes mesmo) se meto alguma areia no aquário principal ou não. DSB de certeza que não farei no aquário principal, e para meter 2 ou 3 cm de aragonite tenho medo de que com as Tunze aquilo ande para ali depois a voar, para além do facto de acumular porcaria muito facilmente. Na sump não vou meter nada para já sem ser equipamento. Futuramente poderei vir a por macro-algas ou fazer um refúgio com DSB.

 

@Ricardo Pinto - A trave central não se vai ver, uma vez que o topo do aquário vai ficar a cerca de 1.65 m de altura. Também não gosto muito mas como dizes e bem gosto de dormir descansado.

 

@Nuno Mendes - Pois também já pensei nisso ainda vou simular com alguma coisa que arranje, porque para colar é para ficar em definitivo. De qualquer forma começo também a gostar de ver o contraste do preto com o branco. A altura do móvel é de 1mt.

 

Hoje tive a construir um suporte em eggcrate para apoiar o escumador e bomba na sump, uma vez que o tubo de saída da água do escumador tem que ficar acima do nível da água da sump, o que não acontecia ... um gajo pensa sempre que planeou tudo e depois acontecem destas...

 

Também começo a ficar preocupado com a bomba de retorno, uma vez que é de 2400 l/h e apenas eleva a 1,7 m tenho medo de que com aquela curva a 90º e ainda a ligação no fim do tubo à bomba de retorno o caudal não seja suficiente. Algumas ideias ou opiniões nesta situação?

 

Abraço

Duarte

 

PS : Editei o tópico principal na parte da circulação. Afinal parece que é normal o label das 6000 ser o das 6100 (já 2 pessoas me referiram isto) a diferença está no transformador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheheh força ai duarte!!! Estou ansioso para ver o que vai sair daí. Sabes estou ja a tentar convencer os cotas a passar para um maior. :) Mas com calma vamos lá. Força ai nisso. Ja sabes qq ajuda e so pedires.

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No transformador??? se é isso...muda-se o transformador... ou este é interno á bomba e está mesmo junto ao veio?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Pelos vistos começas-te antes de mim! Eu bem dizia...

 

Penso que esse tubo de retorno não é muito eficaz - tive um igual no meu antigo aqua e tive que o trocar. O ideal, na minha opinião, era colocares um SQWD dentro da coluna seca (molhada) e teres duas saídas do lado contrário da coluna.

 

A bomba de retorno é francamente fraca para o tamanho do sistema - se não vais ter refúgio na sump devias fazer circular mais água. talvez uma OR 3500! No meu sistema vou colocar duas OR 3500 ligadas a 2 SQWD por forma a ter 4 saídas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia.

 

@pack - obrigado pela ajuda ... vou precisar com certeza para acartar os bidons com água do cabo raso :(

 

@Just me - As bombas tem um driver (que é uma caixa com um integrado e uma série de componentes) e depois o driver é ligado a um transformador externo.

 

@Diogo Lopes - É verdade já tá no sítio ;) Mas ainda falta bastante até lá meter água...ainda por cima com estas questões todas acerca do retorno. Tenho melgado alguma malta (Alexandre, Cotter, Rui Ferreira de Almeida , tu tens andado desparecido do msn por isso ainda não tinha tido oportunidade de falar contigo...) e tem-me dito que a bomba é capaz de ser suficiente...mas continuo com dúvidas :( agora o SQWD dentro da coluna é que penso que não tenho espaço para o colocar. Acerca do tubo o que é que achas que não é eficaz? O tipo de PVC? A forma como está montado? Ainda não me decidi acerca do refúgio mas em principio a ter algo será apenas rocha com macroalgas. Cá aguardo os teus bitaites também.

 

Obrigado

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Diogo Lopes - É verdade já tá no sítio :( Mas ainda falta bastante até lá meter água...

 

Pois... penso que o meu assim que estiver no sítio vai ser mais rápido - não sóm porque já tenho tudo para montar como até já tenho água! As obras correm a bom ritmo e em breve vou actualizar o post com os suportes que mandei fazer para conseguir que o aquário fique no meu andar!

 

ainda por cima com estas questões todas acerca do retorno. Tenho melgado alguma malta (Alexandre, Cotter, Rui Ferreira de Almeida , tu tens andado desparecido do msn por isso ainda não tinha tido oportunidade de falar contigo...)
Como não estou em casa, à noite não tenho estado no MSN

 

e tem-me dito que a bomba é capaz de ser suficiente...mas continuo com dúvidas   :( Acerca do tubo o que é que achas que não é eficaz? O tipo de PVC? A forma como está montado?

 

Na minha opinião é insuficiente, mas teorias há muitas! o meio corte do tubo está virado para baixo e mesmo que o vires para cima, ficará sempre ao longo da superfície da água - não só faz muitas bolhas como não é muito eficaz na distribuição de água.

 

ainda não me decidi acerca do refúgio mas em principio a ter algo será apenas rocha com macroalgas.

 

Mas vais fazê-lo na sump ou noutro local? É que se fizeres na sump não deves colocar mais circulação. Não consegues pensar em fazer algo por cima do aquário - tipo um móvel lá em cima onde colocavas o refúgio - com isto poderias fazer a queda da água para o aqua por extravazão o que só por si é bastante bom por causa da bicharada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom o dito cujo já tem o teste da água doce (para fugas no vidro e no PVC) em andamento.

 

Aqui ficam algumas fotos

 

15.jpg

 

Um amigo meu que ajudou no processo de ligação do chuveiro ao aquário :wink:

 

16.jpg

 

A sump já com o material instalado e a meio do teste da água doce

 

17.jpg

 

Por fim o sistema em testes de falha de corrente, o nível na sump sobe para um valor seguro.

 

Detectei que tinha falhas no PVC porque cairam algumas gotas perto do passa muros e em uma união no tubo de retorno. Reforcei com cola PVC o tubo, mas não fiz nada no passa muros. Ideias precisam-se :S

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Parabéns pelo projecto e pela forma de o partilhares conosco, a mim pessoalmente dá-me sempre gozo ver a evolução de um aquário.

 

Agora alguns aspectos práticos: a bomba de retorno parece-me pefeitamente suficiente. O PVC que liga a bomba ao aquário é que não a favorece. Como tu próprio já o disseste tem joelhos a 90º a mais e o PVC parece-me também ter um diâmetro exagerado. Esses joelhos deveriam ter sido substituídos por curvas a 90º ou então joelhos a 45º. O diâmetro do tubo de PVC deveria ser de 20mm. No entanto contínuo a não perceber a insistência neste tipo de ligação ao aquário, com o tempo algas e sedimentos acumulam-se no interior do PVC diminuindo o caudal da bomba. Como sabes prefiro a ligação por uma simples mangueira (Eheim 16/22mm neste caso) com um pescoço de cavalo da Eheim de diâmetro adequado. Ao fim de 6 meses de operação substitui-se a mangueira por uma nova, limpa-se a bomba (principalmente a zona da turbina) e o pescoço de cavalo e acredita que se nota uma grande diferença no caudal.

 

Quando às fugas de água no PVC deves montar de novo o passa-cascos e colocar teflon e vaselina para estas não existirem. As fugas nos acessórios não deviam existir. Podes aplicar uma camada de cola exteriormente mas se fizeres torções nessa zona a cola pode estalar e a fuga voltar.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

 

Discordo contigo na questão do PVC, sorry.

Se usar mangueira ao fim de pouco tempo temos os tubos cheios de algas e sedimentos e a razão para isso acontecer é porque a mangueira deixa passar luz para o seu interior ao contrario do PVC, e assim sendo não é necessário limpar nem substituir, basta uma limpeza a bomba e quanto muito à saída do tubo de PVC.

Embora acredite que existe sempre algumas algas ou sedimentos que se vão alojar dentro do PVC, mas de fácil manutenção.

 

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte

Na minha opinião só a sump foi mal pensada.

Tem um compartimento muito grande só para a bomba de retorno o que prejudica em 2 factores.

1º - Rouba-te espaço ao compartimento central que podes aproveitar para refugio ou para somente macroalgas.

2º - Sendo esse o melhor sitio para o control de nivel e como estás a pensar fazer a reposição quanto mais pequeno for menor será a quantidade de água a repor de cada vez.

As divisórias são muito altas e se pensares em aumentar a potencia da bomba de retorno o nivel da água no aquário subirá e maior será a quantidade a descer em caso de falta de energia.

De resto tudo ok. Bom skimmer boa iluminação bom conjunto.

 

Um abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de um longo dia, aqui vão mais umas fotos do sistema. Mas antes algumas respostas a questões colocadas

 

@Ricardo Rodrigues - Falaste demais e pumba cravei-te para efectuares a mudança que sugeriste...conforme poderão ver nas fotos abaixo, retirámos o tubo de retorno, fizémos um durso para a coluna seca (fica consideravelmente mais silenciosa) e colocámos uma mangueira na bomba de retorno. Obrigado pela precisosa ajuda Ricardo!

 

@Pedro Pacheco - Optei por seguir a sugestão do Ricardo, especialmente depois de a ver em funcionamento no sistema dele. Quanto a iluminação e a passagem para a mangueira, como de momento não penso em ter refúgio a iluminação é reduzida, por isso espero que futuramente isto seja uma falsa questão :lol:

 

@Zé - Concordo que como tenho o sistema montado a sump está mal dimensionada, mas vou tentar explicar porque a fiz com aquele tamanho. Como tinha uma torneira para as mudas de água no tubo de retorno tentei fazer um compartimento com 10% do volume do aquário, pelo que teve de ficar com aquele tamanho para quando realizasse as mudas conseguir tirar uma quantidade de água considerável através da bomba de retorno..agora que mudei os tubos na sump já não faz grande sentido...mas terá que ficar assim :?

 

@oblivion - Desaparecido em combate...obrigado! O próximo é o teu :D Quando cá quiseres vir ver é só apitares!

 

Agora vamos às fotos

 

18.jpg

 

Esta é uma das grandes vantagens do fórum! O espirito de camaradagem e a amizade ... houve quem fizesse mais de 100 km para me vir ajudar a apanhar 500 lt de água! O meu sincero obrigado a todos os que vieram! Da esquerda para a direita - Gonçalo, Luís Rodrigues, Alexandre, Daniel e Pedro Just me. Mesmo com muito sono à mistura despachámo-nos num instantinho.

 

19.jpg

 

O mar não estava muito famoso, bastante agitado e sujo (conforme poderão ver abaixo). Aqui está o momento de enchimento do último jerrican.

 

20.jpg

 

A carga pronta e metida nos contentores...

 

21.jpg

 

Copo do escumador....trinta minutos apenas depois da água entrar no sistema

:shock::shock:

 

Depois de ter tirado um copo cheio acalmou e está a retirar nhanha muito lentamente...Penso que a água estava realmente muito suja...ou então fiquei bem servido com o escumador ehehhe

 

22.jpg

 

Para finalizar o novo setup da sump.

 

Obrigado mais uma vez a todos o que têm ajudado!

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Estás a ir realmente muito bem!

 

Onde desencantás-te tanto jerrican? Do pessoal que te ajudou n?

É sempre bom poder contar com os Camaradas do Forum!

 

Gostaria de saber em quanto te ficou essa estrutura metálica só a estrutura, se quiseres manda por mp!

 

Ficabem

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EH lá....... :D :?::(

 

Uma gajo ausenta-se por uns tempos do forum e quanto chega este pessoal acrescentou um 0 à litragem do aquário?!...

 

 

Muito bom Duarte!

 

Realmente a sump parece-me um pouco pequena, mas antes assim que como a minha. Sabes os problemas que tenho com a minha... :lol:

 

 

Parabéns e boa sorte nisso que na água salgada é muito precisa!

 

 

P.S.: Esse espaço onde está o aquário parece que foi feito de propósito para ele :P

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte Duarte !!... podias ter dito qualquer coisa que também ajudava na apanha da água...

De qualquer maneira parabens e vamos ver se isso começa a bombar ??

Já decidiste o que fazer do substracto ?? :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@AquaDesigner - A maioria dos jerricans são meus :D No entanto não conseguiria fazer apenas uma viagem sem a preciosa ajuda dos do Ivo e do Luis Rodrigues.

 

@ZANITO - Sim a água estava dirty ... mas o gajo também é muito boooooooom ;)

 

@HUGO RSF e Marco Madeira

 

Quem é vivo sempre aparece!!! É com grande satisfação que vejo ambos de volta ao activo :D

 

Quanto à SUMP, de facto Hugo pode parecer pequena, mas foi a única maneira de rentabilizar da melhor forma o espaço dentro do móvel do aquário. Ainda tenho que meter ali a reposição de água e o reactor de kalk...e quiçá mais tarde um de cálcio. Como não planeava fazer refúgio achei que as dimensões estavam porreiras (excepção feita ao espaço da bomba de retorno).

 

O espaço na sala ... é quase perfeito ... mas eu queria mesmo é que tivesse 2 metros :D :lol:

 

Marco, quanto à água meti aqui um post no fórum (sei bem que não tens tempo para aqui vir tanto quanto desejavas) e apareceu pessoal suficiente...pelo que achei que não valia a pena mas oportunidades não faltarão :) ando a tentar convencer o João Cotter a ir buscar 1000 litros para fazer uma troca completa no aquário dele :wink:

 

O substracto decidi para esta primeira fase ... bare bottom. Muito heavy skimming e circulação. Evitar a acumulação de detritos no fundo e retirá-los antes que sejam "partidos" em nitratos :) Quando tiver o layout da rocha finalizado, se calhar (se calhar mesmo :D ) meto um pouco de aragonite na parte frontal.

 

A bombar já está ... já lá tem perto de 50Kg de Rocha ... a ver se no fim de semana compro mais e consigo fazer o layout que quero.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui ficam duas fotos do meu sistema.

 

A primeira é o layout que penso vir a adoptar (estilo banca de fruta como diz o amigo Alexandre). As minhas preocupações foram arranjar zonas que permitam o crescimento dos SPS e também algumas zonas com menos iluminação e corrente para a colocação de alguns corais moles. Queria também deixar algum espaço livre para os peixes nadarem à vontade e também arranjar esconderijos. Dentro do aquário estão 30 kilos de rocha morta, perto de 20 Kg de viva que o Diogo Lopes teve a amabilidade de me guardar e mais 10 Kg que comprei recentemente. A iluminação é uma calha emprestada pelo Domingos de 2x60w T8 enquanto não chegam as HQI.

 

25.jpg

 

A segunda foto retrata já o início de vida no aquário. Este Euplica (penso que seja) colocou uma postura no vidro da frente. São fantásticos no combate às algas e não sei se veio na RV do meu anterior sistema ou se já vinha nesta nova que comprei.

 

 

24.jpg

 

Comentários...Críticas...Sugestões são sempre bem vindas!

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais