Lago 10.000L (projecto e desenvolvimento)


Recommended Posts

Olá a todos,

Há uns meses tomei a iniciativa de construir um lago nas traseiras da minha vivenda (em Leiria para se situarem), foi um trabalho longo de fins de semana e dias de férias que começa agora a dar os seus frutos.

 

Aqui temos uma foto do local da construção, é um terreno agricula nas traseiras da minha vivenda:

 

97336637.jpg

 

as fotos da escavação

73206993.jpg

 

A colocação da pedra: O lago levou duas lonas por protecção, e deseguida foi forrado com pedra:

62614442.jpg

 

Aqui da para ver o buraco no meio do lago, onde levará uma especie de pre-filtro e onde estara o tubo que leva a agua ao motor:

84592008.jpg

 

Aqui está um pormenor do aro de tijolo burro a volta do lago

11373128.jpg

 

Aqui uma vista panoramica, a ensaiar a colocação da roda do moinho

99204767.jpg

 

Aqui a roda em pormenor, o tubo que se vê na terra é o fio onde passará a electricidade, neste local sera contruido uma "casa de moinho" á escala, nessa casa ficara o motor, o filtro e a lampada UV de 35W:

48550208.jpg

 

Aqui temos uma foto do lago já desactualizada mas a ultima que agora tenho disponível

49777722.jpg

 

Após esta foto, a roda já foi fixada sendo alimentada por um motor de 3.000 L/h, os acabamentos foram feitos, foi construída ao lado da roda uma "casinha" para colocar o motor, quadro eléctrico e restante maquinaria, plantei também escalracho em toda área circundante e fiz mais um biscate ou outro

 

 

p1010015me.jpg

 

p1010018ls.jpg

 

p1010021cp.jpg

 

p1010013qq.jpg

 

 

 

façam o favor de fazer sugestões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a propósito, eu não sou fã de pontes, acho que retiram a estética num lago que se queira "natural", de qualquer dos modos vou deixar aqui umas fotos de uma ponte que o meu pai construiu para um cliente e que eu dei uma mãozinha:

 

421560_111102825697747_1094773043_n.jpg

 

551089_111102939031069_1608144504_n.jpg

 

as fotos não mostram bem o que é devido ao local e de nesta fase estar ainda em construção, mas garanto-vos que é uma ponte bem imponente, quando tiver fotos de ela no local final posto,

 

cumprimentos

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

Sim o teu lago está a ficar espetacular.

Estou a ver é que a água está a ficar com algas! Faltam as plantas

Tens filtro biologico?

Vai mandando fotos.

 

 

O meu lago de carpas 2000 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei muito do teu lago já a algum tempo que ando a pensar fazer um lago

só não sei é onde comprar as lonas e ja agora quanto é que custaram as tuas

 

 

Lona, eu comprei na Agriloja 17euros 1mx6m

Editado por Fernando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Que especies de peixes pensas pôr???se pôseres.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei muito do teu lago já a algum tempo que ando a pensar fazer um lago

só não sei é onde comprar as lonas e ja agora quanto é que custaram as tuas

 

bem, eu não comprei a lona, foi um colega do meu pai que arranjou, depois como esteticamente a lona de lago fica, na minha opinião, feia (porque é preta e dificil de disfarçar) arranjei uma lona tipo "toldo de cafe" branca (de um café que tinha trocado a lona a pouco tempo) e meti por cima. até ver, e o lago tem 2 anos, nunca tive problema nenhum com fuga de agua. por exemplo num mês é capaz de baixar qualquer coisa como 10cm, o que nem é mau de todo pq volto a encher e serve de TPA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que especies de peixes pensas pôr???se pôseres.....

o lago já está habitado, uma vez que durante a construção uns amigos da familia foram metendo peixes não tenho a exacta noção do que lá mora:

 

Inseridos por outrém:

 

uns peixes (vários) de porte pequeno (são do tamanho dos guppies, devem de ser pimpões)

um peixe com uns 12 cm muito escuro (destaca-se bastante dentro dos restantes) é um peixe bastante interessante, ver se o consigo pescar para que os users mais identificados com especies nativas o possam identificar.

 

Inseridos por mim:

 

4 carpas selvagens

1 carpa koi laranja-tigrada

X lagostins do louisiana, não sei quantos são ao todo, raramente os vejo

1 tartaruga corcunda do mississipi

2 peixes daqueles que se vendem para aquarios caseiros, um vermelho e um malhado

2 piranhas red belly

 

bem, antes que perguntem o que me deu na cabeça para meter duas piranhas num comunitário, as piranhas estão lá só a passar o verão como é obvio, a minha ideia inicial era que controlassem os peixes tipo guppies, uma vez que eles se reproduzem bastante e a sobrelotação não é benefica para os restantes. contudo as piranhas não me parecem lá muito interessadas neles (até cheguei a pensar que seriam pacus, por ainda serem pequenitas, mas pela agressividade e comportamento, e depois de o lojista me dar a garantia de serem mesmo piranhas acho que estou convencido), estão quase sempre escondidas na zona mais pantanal do lago, só as vejo na hora de lhes dar comida, comem aquelas bolinhas para ciclidios carnivoros e não parecem muito interessadas nos restantes peixes (quando elas tiverem um tamanho aceitavel talvez mudem de comportamento)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Bonito, no entanto, não lhe vejo grande potencial... Percebamos porquê... Usas-te pedra calcaria para revestir TODO o tanque, ora o que vai suceder á água é que esta ser irá igualmente tornar uma "pedra", durezas sempre ao maximo, pH's nos pincaros, muito alguedo, e todos os peixes, invertebrados, e plantas mortos, E já disse que vais ter algas? Alguedo até perder de vista? Dadas as caracteristicas de construcção do teu tanque vais andar a lutar com os parametros da água e vais acabar por desistir porque não vai valer a pena tentar controlar o incontrolavel.=(

 

Outra coisa que te irá lixar todo o trabalho e dinheiro que investiste, é o facto de teres revestido TODO o tanque de pedras....Onde irás plantar plantas aquáticas para te consumir os complexos azotados, e fosfatados? De onde provirá o oxigénio para evitar a formação de areas anoxicas? Sem areas para plantas, vais ter dificuldade em plantar seja o que for, e tanta pedra é apenas mais sitio para crescer as tão inestéticas e por vezes toxicas algas, nomeadamente cianobacterias.

 

 

Todo este projecto revela uma enorme falta de planeamento, uma ainda maior falta de conhecimentos necessários para manter algumas das especies que referiste, e uma ainda maior obstinação na construcção do mesmo. Quando nós "teoricos" dizemos para se fazer as coisas com calma, planeadas, pensadas e feitas como deve ser, talvez seja baseado em alguma coisa. E isso é algo que tu vais acabar por perceber com o passar dos meses, quando começares a desesperar com as algas, parametros completamente loucos, e peixes a desaparecer/morrer.

 

Como tens o tanque actualmente vais ter enormes dificuldades em manter aí seja o que for a não ser ciclideos africanos, que diga-se de passagem não vais conseguir dadas as amplitudes termicas anuais da zona de Leiria.

Podes é tentar tirar toda a água, todo o calcario, e trocar por seixos rolados/seixos que são bem mais estáveis quimicamente, e por isso mais apropriados a lagos e aquarios, irá ser bem mais simples para tu trabalhares o lago. Isso e adicionar zonas para poderes plantar plantas como a ceratophillum, egeria/elodeas, Valisnerias, até nenufares(plantas essas que eu duvido sequer que consigas manter vivas na água alterada por tanto calcario...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas,

 

antes de mais deixa que te agradeça o contributo.

 

Passando a responder á tua analise apocaliptica, o meu lago não foi feito este ano mas sim em 2010, tem 2 anos, está repleto de peixes, diria que começa a ficar lotado porque se reproduziram, tem vários inverterbrados, e está plantado, tem um pinheirinho de agua e outras plantas que retirei do rio aqui da zona, 2 nenufares, um dos quais bastante grande, tenho q o pudar regularmente. tive até a pouco tempo 2 piranhas (que agr retirei por causa das temperaturas puderem baixar).

 

a algacidade não é um problema, depende, nos dias de verão em que o sol bate de frente durante muitas horas as algas desenvolvem, contudo, não houve um único dia em que não conseguisse ver o fundo, e o tanque tem 1.20 de fundo na parte mais profunda.

 

tenho duas hipóteses: a pedra não é a que pensas, ou andas a ler os livros errados, porque só me consegui rir do teu post, dado que os peixes vivem, desenvolvem.se, meti umas espécies mais exóticas que se deram bem.... ali tudo parece funcionar, pelo menos eu nunca vi peixes a boiar no meu lago...e eu penso que caso o teu post tivesse certo, em 2 anos o Apocalipse já tinha começado

Editado por HParreiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na na . os maias dizem que em 2012 é que acaba o mundo, deve estar para breve o Apocalipse do lago. :roflroll2:

 

Agora PIRANHAS?das que mordem?

 

As pedras calcarias podem ser um problema efectivamente, especialmente em aquários onde a agua alter facilmente os valores.eu só não colocaria essa pedras por terem faces muito afiadas voltadas para dentro do lago, ainda furas um olho a algum peixe...

 

já agora mais um pergunta. onde se arranja madeira já curvada para fazer aquelas pontes?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na na . os maias dizem que em 2012 é que acaba o mundo, deve estar para breve o Apocalipse do lago. :roflroll2:

 

Agora PIRANHAS?das que mordem?

 

As pedras calcarias podem ser um problema efectivamente, especialmente em aquários onde a agua alter facilmente os valores.eu só não colocaria essa pedras por terem faces muito afiadas voltadas para dentro do lago, ainda furas um olho a algum peixe...

 

já agora mais um pergunta. onde se arranja madeira já curvada para fazer aquelas pontes?

 

aquela madeira não é já curvada, é cortada de modo a dar aquele efeito, eu só irei a casa no fim do mês, mas se tiveres interesse posso arranjar-te umas fotos em detalhe caso queiras fazer um projecto do tipo!.

 

quanto as piranhas são das que mordem, mas como são adolescentes a maioria dos peixes são maiores que elas e não tenho notado baixas, costumo dar-lhes disto que foi o que me recomendaram na loja (embora as vezes lhe prepare ração):

 

tropical-cichlid-carnivore-small-pellet90G-500x500.jpg

quanto às pedras, o que eu acho é que o pessoal que está mais habituado a lidar com a sensibilidade de aquários que a maioria das vezes tem 200L, perde um pouco a noção do que é um ambiente exterior de 10.000L, onde os erros nos parâmetros são muito mais aceitáveis só faltou escrever que com a acidez da agua da chuva ou punha uma cobertura no lago ou os peixes iam morrer pelo PH da agua.

 

Por exemplo,o user MiguelMonteiro que tem um conhecimento monstruoso acerca de manter peixes do exterior, tem um monte de post onde faz experiencias que teoricamente seriam absurdas, mas que afinal resultam em excelentes projectos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando conseguir fazer o meu lago maior que tenho em mente(esta demorado) queria fazer uma pontedessas de uns 2m.

 

Em relação a piranhas.. nãa era mau pensado arranjar umas dessas. quando os gatos dos vizinhos me forem ás carpas ,saltam as piranhas lool

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boas,

Esse lago está um espétaculo! Parabéns pelo projeto. Gostei imenso

Cumps

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este fim de semana tive uma noticia triste. No inicio do verão trouxe 3 plecos (limpa-vidros) pequeninos (custaram-me para ai 1€ cada no Bricomarche) e deixei-os no lago, nunca mais os vi, pelo que não os retirei no Inverno. Uma vez que o projecto da Estufa está atrasado, a agua anda com temperaturas baixas, encontrei um desses plecos, gigantesco morto, estava grande e colorido, pelo que penso que a morte se deveu ás temperaturas baixas. De qualquer dos modos fiquei impressionado pelo tamanho que atingiu em poucos meses (media por volta de 15 cm). Guardei-o numa solução de Formol para mais tarde recordar, quando a estufa estiver concluída volto a pensar em recolocar plecos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este fim de semana tive uma noticia triste. No inicio do verão trouxe 3 plecos (limpa-vidros) pequeninos (custaram-me para ai 1€ cada no Bricomarche) e deixei-os no lago, nunca mais os vi, pelo que não os retirei no Inverno. Uma vez que o projecto da Estufa está atrasado, a agua anda com temperaturas baixas, encontrei um desses plecos, gigantesco morto, estava grande e colorido, pelo que penso que a morte se deveu ás temperaturas baixas. De qualquer dos modos fiquei impressionado pelo tamanho que atingiu em poucos meses (media por volta de 15 cm). Guardei-o numa solução de Formol para mais tarde recordar, quando a estufa estiver concluída volto a pensar em recolocar plecos.

 

Olá,

 

Eu também tenho plecos no meu lago, mas devem ser retirados durante o mês de Outubro, pois não aguentam baixas temperaturas... Quanto ao tamanho, é normal que em lagos cresçam mais rápido. O melhor que tens a fazer, é retirar os restantes e colocá-los num aquário com água a 20C (não deve ser muito mais do que isto, porque depois ficam habituados e podem morrer quando voltam para o lago na primavera)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais