Aquário estilo Holandês


diogoreis

Recommended Posts

Aqui vao poder seguir a montagem do meu aquário e onde vou postar algumas duvidas.

 

Aquário:

119cm x 41cm x 43,5cm

 

Iluminação:

led 10000k

0.7W/L

 

Filtração:

Filtro externo

 

Fertilização:

Estimative Index

 

Substrato:

Inerte -

Fértil - 5L de tropica plant substrate

 

Plantas:

 

plantas de trás, medias e medias/frontais:

Pogostemon erectus ou Pogostemon stellatus

Didiplis diandra

Echinodorus ‘Vesuvius’

Hygrophila corymbosa

LIMNOPHILA SP. 'GIGANTEA'

Ludwigia glandulosa 'perennis'

Ludwigia repens 'Rubin'

LYSIMACHIA NUMMULARIA 'AUREA'

Pogostemon helferi

Rotala rotundifolia

Rotala sp. “green”

Staurogyne repens

Hemianthus micranthemoides

Micranthemum umbrosum

 

pensar nestas:

Myriophyllum matogrossense Green

Alternanthera reineckii pink 'roseafolia'

 

uma destas:

Cryptocoryne wendii green

 

este é de estolhos e acho que vai dar muito trabalho para a controlar:

Hydrocotyle leucocephala

 

não sei qual destes vou usar:

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Glossostigma elatinoides

 

Peixes:

 

 

Aquecimento:

Termostato externo

 

Co2:

Pressurizado

 

 

4e89c45a-b237-7029.jpg

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 159
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

 

exactamente,se estas a pensar colocar essas plantas todas é melhor começares a pesquisar um substrato fertil.

quanto ao co2,sou mais um que nao te sabe responder.

:)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas! Isso relacionado com o substrato fertil nao é relacionado com a quantidade pois nao? Porque para as plantas todas eu tenho os macros e os micros...meto a quantidade sufifiente para todas... Talvez sim porque a planta nao absorve tanto pelas folhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez sim porque a planta nao absorve tanto pelas folhas?

 

Respondeste à tua própria pergunta. ;)

 

Essa flora não se vai safar absorvendo unicamente nutrientes pelas folhas. As raizes é que fazem a maior parte do trabalho. Sem bom solo, vais ter pouco ou nenhum crescimento

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ver Substratos:

akadama - ao fim de um tempo desfaz-se em 80% das pessoas que vi na net.

JBL manado - ja usei nos meus aquarios mas é um substrato muito leve...

ELOS - é carissimo!!

ADA aquasoil amazon - o preço ja é mais acessivel e o substrato é muito giro! vejo na net é que ha muita gente que diz que fesfaz-se como a akadama ao fim de um tempo.... =\

TMC NUTRASOIL - nao conheço nem vejo na net informação.

 

alguma opinião?

para um super plantado, o aquario vai tapar o substrato prai 90%...por isso penso que nao devo importar muito com o facto de o substrato ser giro ou nao, estou certo?

 

 

 

Co2:

http://www.ebay.com/...#ht_1477wt_1270

http://www.ebay.co.u...#ht_5827wt_1152

tenho andado a ver esses dois...penso que dão para o que quero..

 

 

Sump vs filtro externo:

Ja pesquisei muito, mas continuo sem saber o que usar....

filtro externo nao ia ter qualquer problema em furar ou por um overflow, apenas ponho os tubos e pronto;

com a sump as tpa's(que é um facto importante porque tenho que fazer todas as semanas) iam ser muito mais organizadas e simples tirando agua da sump e metendo para la com a velocidade que eu quizer porque nao cosso o risco de estragar nada;

com a sump posso tirar o termostato do aquario. nao queria mesmo ter-lo la dentro;

a questao do barulho penso que ia ser muito melhor porque nao quero comprar uma bomba de retorno carissima;

com o filtro externo nao tenho que estar a controlar velocidades de agua;

a sump iria-me dar mais litros.

 

como é que fazem as vossas tpa's com filtro externo?

como é que eu poderia tirar o termostato do aquario com filtro externo?

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos ver se te consigo ajudar. As duvidas podes coloca.las aqui ou enviar.me mp para te ajudar. Tens duas coisas essenciais em que pensar aquando pensas num aquário deste género, substracto fértil e CO2. Tens diversas opções para o efeito, eu costumo mandar vir material de diversos sítios, para uma solução mais económica sempre tens os baldes da sera. Eu tenho.me dado bem com o Elos terra zero e Elos Bottom mineral. Se nao quiseres adquirir os dois sempre podes comprar só o Bottom e colocar o inerte por cima. Relativamente ao CO2 tens que pensar nisso, tens a opção do CO2 caseiro ou o em botija. Espero que te tenha ilucidado de algumas duvidas que tinhas. Alguma coisa e só chatear.me.lol...abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vamos ver se te consigo ajudar. As duvidas podes coloca.las aqui ou enviar.me mp para te ajudar. Tens duas coisas essenciais em que pensar aquando pensas num aquário deste género, substracto fértil e CO2. Tens diversas opções para o efeito, eu costumo mandar vir material de diversos sítios, para uma solução mais económica sempre tens os baldes da sera. Eu tenho.me dado bem com o Elos terra zero e Elos Bottom mineral. Se nao quiseres adquirir os dois sempre podes comprar só o Bottom e colocar o inerte por cima. Relativamente ao CO2 tens que pensar nisso, tens a opção do CO2 caseiro ou o em botija. Espero que te tenha ilucidado de algumas duvidas que tinhas. Alguma coisa e só chatear.me.lol...abraço

 

Ola Bruno! Obrigado pela ajuda! Entao pronto, vou-te chatear =P

O co2 eu quero mesmo pressurizado!

 

Quanto ao substrato fertil, tenho varias perguntas:

1ro- qual a diferença se eu usar esse da tetra ou entao mesmo o da jbl(que penso ser rasoavelmente bom) e o elos bottom? Qual a vantagem que o elos tras-me?

2do- ja fiz um pequeno aquario com substrato.fertil e inerte e tenho sempre o medo de ao retirar uma planta, o fertil vir ao de cima e misturar.se. Ora, isso vai fazer com que esse fertil dure menos tempo no aquario e nesse momento origina muitas algas... Ou seja, gostava que me dissesses se existe alguma tectnica, se devo preocuparme com isso ou nao...

 

Na parte das sumps:

 

Uma sump seria mais importante para um aquario estilo holandes de 200L ou para um aquario low-tech de 375L? Seria muito importante aumentar essa litragem?

 

 

vou so organizar melhor as coisas:

 

Sump aumenta a litragem

Sump facilita as tpa's

Sump esconde o material

Sump é possivel que faça muito ruido

Sump é possivel que tenha problemas/trabalho com a manutençao e overflows

 

Filtro externo é muito simples

As tpa's vao ser mais dificeis

Posso tentar fazer um termostato externo ou ate mesmo comprar

Menos ruido

Nao aumenta litragem

 

 

 

De resto ainda tenho duvidas quanto ao substrato inerte:

Tive a ver Substratos:

akadama - ao fim de um tempo desfaz-se em 80% das pessoas que vi na net.

JBL manado - ja usei nos meus aquarios mas é um substrato muito leve...

ELOS - é carissimo!!

ADA aquasoil amazon - o preço ja é mais acessivel e o substrato é muito giro! vejo na net é que ha muita gente que diz que fesfaz-se como a akadama ao fim de um tempo.... =\

TMC NUTRASOIL - nao conheço nem vejo na net informação.

 

alguma opinião?

para um super plantado, o aquario vai tapar o substrato prai 90%...por isso penso que nao devo importar muito com o facto de o substrato ser giro ou nao, estou certo?

 

Obrigado!

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quanto ao substrato depende muito daquilo que queres gastar. Se quiseres alargar os cordões à bolsa compra Elos, é muito bom.

 

Mas também tens outras opções boas e mais económicas,como é o caso da JBL e do substrato da Tropica.

 

Também já me aconteceu estar a desplantar e vir agarrado substrato fertil às raizes. Para isso tem-se duas soluções, uma é aquando da montagem colocar uma rede entre os dois substratos, a outra é...não usares substrato fértil e usares pastilhas para enterrar no substrato. Eu nunca o fiz e desconheço os resultados mas é uma hipótese.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

quanto ao substrato depende muito daquilo que queres gastar. Se quiseres alargar os cordões à bolsa compra Elos, é muito bom.

 

Mas também tens outras opções boas e mais económicas,como é o caso da JBL e do substrato da Tropica.

 

Também já me aconteceu estar a desplantar e vir agarrado substrato fertil às raizes. Para isso tem-se duas soluções, uma é aquando da montagem colocar uma rede entre os dois substratos, a outra é...não usares substrato fértil e usares pastilhas para enterrar no substrato. Eu nunca o fiz e desconheço os resultados mas é uma hipótese.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

 

Obrigado hugo,

Tudo bem, mas todos os aquarios que vejo têm substrato fertil e eles fazem tudo normal... Basicamente para o manter bem tenho que evitar o maximo retirar plantas do substrato né? Diminui assim tanto o tempo de vida do substrato ao fazer isso? Porgunto isso porque se isso acontecer, chega a uma altura que as plantas começam a morrer porque o substrato fertil fica gasto...

Essa ideia da rede parece-me bem. Usas essa tecnica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato, como deves de calcular, não dura para sempre, com o tempo começa a perder as suas qualidades. Não é por desplantares uma planta ou outra que isso vai acontecer de uma forma mais rápida.

 

Tens as pastilhas para colocar no substrato para remediar a carência que possa surgir do substrato fértil.

 

Quanto à rede, nunca o fiz mas arrependo-me sempre. Para a próxima montagem, caso use substrato fértil, com certeza que a colocarei.

 

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas "ajudas"

 

- A vida tá cara :) qt a substratos e já que práticamente vai ficar tudo tapado eu optava por substrato fertil da trópica (relativamente barato) com camada de areão (existem atualmente com cores diversificadas e o preço fica bem mais em conta). Na minha próxima montagem não vou gastar mais 200 e tal euros em substratos. Devia andar maluquinho!!!

 

- Sump tem um pequeno defeito vs filtro externo...a questão do CO2. O que se lê por esses foreuns é que dificulta injeção de CO2 no aquário. Eu já vi casos em que pessoal com sump conseguiam ter bons plantados. Acredito é que vás "gastar" mais CO2 para conseguir o mesmo resultado. Obviamente tens a grande vantagem da filtração e do material ficar todo "na cave".

 

- As plantas não se devem arrancar. Existe uma maneira bem mais facil que se aplica a uma grande parte das plantas e evita a bagunça completa. Cortam-se um pouco abaixo do nível do areão deixando a raiz no sitio. Se a coisa for minimamente bem feita a raiz não volta a rebentar e acaba por apodrecer. Qt à rede é como o Hugo diz, dá muito jeito quando queres fazer remodelações maiores.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu na minha recente montagem, tem cerca de 4 meses, usei o seguinte:

 

Substrato fertil: Terra de Bonsai (podes usar deste: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4031714&CategoryPath=4&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1 eu usei doutra marca mas é semelhante)

Substrato inerte: Akadama (garanto-te que não se desfaz, uso a mesma akadama à cerca de 4 anos).

 

Até agora os resultados são satisfatórios, tenho por exemplo Parvula e tem muitos runners a espalharem-se (ainda não fechou o tapete todo).

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas "ajudas"

 

- A vida tá cara :) qt a substratos e já que práticamente vai ficar tudo tapado eu optava por substrato fertil da trópica (relativamente barato) com camada de areão (existem atualmente com cores diversificadas e o preço fica bem mais em conta). Na minha próxima montagem não vou gastar mais 200 e tal euros em substratos. Devia andar maluquinho!!!

 

- Sump tem um pequeno defeito vs filtro externo...a questão do CO2. O que se lê por esses foreuns é que dificulta injeção de CO2 no aquário. Eu já vi casos em que pessoal com sump conseguiam ter bons plantados. Acredito é que vás "gastar" mais CO2 para conseguir o mesmo resultado. Obviamente tens a grande vantagem da filtração e do material ficar todo "na cave".

 

- As plantas não se devem arrancar. Existe uma maneira bem mais facil que se aplica a uma grande parte das plantas e evita a bagunça completa. Cortam-se um pouco abaixo do nível do areão deixando a raiz no sitio. Se a coisa for minimamente bem feita a raiz não volta a rebentar e acaba por apodrecer. Qt à rede é como o Hugo diz, dá muito jeito quando queres fazer remodelações maiores.

 

 

Abraço

Ola Ptuga! Obrigado!

Vou ver melhor esse substrato fertil da tropica. Eu tinha pensado no bottom mineral da elos, iriame dar prai 60euros por dois sacos da bottom mineral por exemplo. Ou entao um misturado com outro. Mas eu vou pesquizar melhor esse da tropica.

Quanto ao sibstrato inerte, esse areao é bom? Que tipo de areao falas? Mesmo areia? Porque a areia os granulos sao muito pequenos....eu por mim usava manado da jbl mas é um substrato muito leve!

 

Quanto a sump. Eu vou usar um filtro....ja esta decidido...as vantagens da sump proncipais era mais volume, e o material(algo que quero muito) mas ja tenho umas soluçoes diy até, que são, um filtro uv, um reactor co2(posso fazer diy) e para o termostato ja tenho uma ideia bem simples para fazer diy!, isso tudo fica na tubagem e tudo bem organizadinho, fica um luxe! E tenho um aproveitamento de co2 maluco! Tambem a sump iria-me aumentar a litragem, ou seja, mais fertilizantes e mais quantidade de tpa, e como vou ter que fazer essas coisas frequentemente(fertilizar todos os dias e tpas todas as semanas), so me daria mais trabalho, para alem tambem de ter que ter a preocupaçao com furar/overflow e velocidades de agua e contas. Deixo uma pergunta entao:

Que filtro externo me recomendam??

 

Pronto, entao vou fazer assim! Cortar a planta! =) e provavelmente ponho uma rede tambem!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu na minha recente montagem, tem cerca de 4 meses, usei o seguinte:

 

Substrato fertil: Terra de Bonsai (podes usar deste: http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4031714&CategoryPath=4&CategoryName=&SubCategoryName=&PageIndex=1 eu usei doutra marca mas é semelhante)

Substrato inerte: Akadama (garanto-te que não se desfaz, uso a mesma akadama à cerca de 4 anos).

 

Até agora os resultados são satisfatórios, tenho por exemplo Parvula e tem muitos runners a espalharem-se (ainda não fechou o tapete todo).

 

Abraços.

Ola godnelson! Obrigado!

Eu quanto a substrato ferto acho aue vou mais pelas marcas de aquariofilia, tipo elos, tropica, etc.

Quanto a parte do substrato inerte, eu gostava muito de usar akadama. É um substrato muito giro(por acaso nao preciso muito dessa parte porque as minhas plantas vao tapar tudo) e é bom para a fixaçao das plantas MAS, eu ja vi tanto comentario a dizer que se desfazia....mas tanto na net....fiquei 'cheio de medo' dele se desfazer... A verdade é que dizes que o usas já a 4 anos...e eu gostava muito!....=/ uso, nao uso, eis a questão..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão que falo é de granulometria de 0,3 - 0,5 cm. Existe em preto e dp num "degradê" de cinzento com várias tonalidade. Era o que se utilizada antes de aparecerem estes novos $ub$trato$ xptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O areão que falo é de granulometria de 0,3 - 0,5 cm. Existe em preto e dp num "degradê" de cinzento com várias tonalidade. Era o que se utilizada antes de aparecerem estes novos $ub$trato$ xptos

Ok ptuga, ja percebi.

Eu prefiro usar substratos dos xptos lol

 

Eu estive a ver o substrato fertil da tropica. Custa 15€ o de 5L e da para o aquario! Baratissimo e acho que é bom! So fosse preciso até comprava dois desses! Mas penso nao ser necessario lol diz la que um co de 5L da para aproximadamente 250L.

Falta é o substrato inerte....akadama, jbl manado ou ada...penso que sao os melhores em termos de qualidade/preço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estive a pesquisar bastante e nao vou comprar nenhum UV..se aparecer um bom negocio talvez comore depois.

Sendo assim temos estas hipoteses:

1) ate 200€ +/-

Apenas 1 Filtro externo com termostato(acho que fica muito mais caro e nao vale a pena)

 

2 filtros Externos e um deles com termostato

 

2 filtros externos + termostato externo

 

1 filtro externo com termostato + bomba de circulaçao

 

1 filtro externo + termostato externo + bomba de circulaçao

 

Quanto a filtraçao penso que nao preciso de assim taaanto....Ou seja... Teria um filtro externo para dar circulaçao as ceramicas e para filtraçao mecanica, tambem penso que nao preciso de uma filtraçao mecanica de outro mundo... Ate porque por exemplo o filtro externo eheim 2217 tem 5x a minha litragem...E entao depois compraria uma bomba de circulaçao, penso que uma de 1500l/h ja seria o suficiente...ou 2 filtros externos iria ser melhor? Claro que se for 2 externos, nunca vao chegar a quantidades de l/h de uma bomba de circulaçao.

 

Estava a pensar no filtro eheim 2217 mas ele tem um consumo de 20w enquanto que o jbl 901 tem mais litragem, menos 100l/h só e consome apenas 11w....

Fico a espera de opiniões!

Obrigado!

Editado por diogoreis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podiam-me dar uma opiniao no meu comentario aqui em cima sfv? Era um pouco urgente porque tinha um negocio a fazer...

Desculpem a situaçao e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Precisava de uma opinião amigos,

Para o meu aquario de 200L:

Filtro externo eheim 2217 por 70€ de 2da mão

Filtro JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE por 153€ novo

 

Qual comprariam? Como fariam?o jbl tem muitas mais vantagens ao ponto de comprar por mais que o dobro do eheim?

 

Precisava de uma resposta rapida sfv

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu continuo a preferir o eheim, pois o preço é uma grande condicionante, tenho o eheim 2215 e serve perfeitamente para 130 litros uteis.

não tenho maneira de te convencer pelo jbl, apesar de saber que tambem são bons pelo que dizem.

o preço pode ser mais baixo...vê aqui:http://fish.aquaristic.net/JBL-CristalProfi-e1501-greenline-aq.html

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu continuo a preferir o eheim, pois o preço é uma grande condicionante, tenho o eheim 2215 e serve perfeitamente para 130 litros uteis.

não tenho maneira de te convencer pelo jbl, apesar de saber que tambem são bons pelo que dizem.

o preço pode ser mais baixo...vê aqui:http://fish.aquaristic.net/JBL-CristalProfi-e1501-greenline-aq.html

Obrigado robintiago!

Pois eu oiço falar muito bem dis eheim...mas pelas caracteristicas...os jbl parecem ser magnificos!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.