Projeto Oscar - "Bocas"


Recommended Posts

Muito obrigado, mas sou como todos os outros, ando aqui para aprender e ajudar ao maximo.

 

Eu tambem gosto de lhes dar espaco, dai estar ja a programar um maior, embora ache que o teu e adequado para o que pretendes. Quanto ao termostato acho mais do que ideal, pois no meu grande tambem so tenho um de 300W e aquilo por vezes eate esta quente de mais.

 

Tenho o artigo daquilo da sump em casa, quando chegar e se o encontar posto aqui para o leres.

 

Vou acompanhar o projecto.

 

Abraco

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gabriel... algo que me tem levado a pensar muito no caso de um futuro aqua é mesmo a litragem, realmente 200lts para um Oscar não é regra nenhuma e sei bem que menos que isso a médio prazo torna-se insustentável para o animal e para nós em termos de manutenção... afinal nós tb podemos viver todos num T0 ou num T1 certo? mas para mim não há nada como ter pelo menos uns bons 200m2. Em espaços pequenos a vida é sempre mais complicada e parece que nos falta o ar, pelo menos a mim falta LOL

 

Algo que pondero muito é a litragem real, pois a espessura de vidro, altura roubada pelas tampas, e a decoração roubam muito dessa litragem, chegando a tirar mais de 100lts ao que pensamos quando multiplicamos as dimensões exteriores para basicamente calcular a litragem em bruto.

 

No teu aqua tens uma vantagem com a sump vais ter sempre mais uns lts para compensar a perca de volume de água com o decor etc. se tiveres mesmo 400lts reais vai ser muito bom para o bocas, desde que não te entusiasmes com os SD ou outros...

 

Para teres uma ideia num aqua com 600lts reais (o que pretendo no futuro) eu no máximo terei além do Astro mais 3 a 5 ciclideos e todos menores que um Oscar... pois não quero fazer TPAS mais que 1x semana nem ter os peixes stressados com comida e falta de espaço por ter fauna a mais no aqua, para além de que quantos menos forem mais atenção terão e mais fácil e divertido para mim vai ser acompanhar o seu crescimento, tal como qualquer pai faz com os filhos :) afinal uma dúzia de filhos não pode nunca ter a atenção de 3 ou 4 ou pode? LOL

 

Como vai a boca do bocas?

 

Força nesse projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Bocas esta a crescer rapido e tem agora cerca de 13cm.

O nodulo na boca esta la mas nao cresceu e esta menos branco, ou seja agora nota-se pouco. Inclino-me mais para um defeito de crescimento.

 

A sump tem 100L brutos mas so deve conter cerca de 50L de agua. O que de qq modo e significativo.

O plano e manter o Oscar, um par de ancistrus com 4anos que estao com ele e 5 a 7 SDs.

 

Neste momento so tenho 3 SD e ja da para ver que sao totalmente compativeis com o Oscar. E sao mto uteis; quando o glutao desfaz a comida e saiem bocados pela boca e pelas guelras, os Methynnis encarregam-se de limpar tudo.

 

Eu nao estou preocipado com as TPA ou nitratos ou seja o que for. Como se ve pelo crescimento do animal as condicoes sao suficientemente boas: um dos Methynnis tambem esta enorme para o pouco tempo que esta connosco.

A minha tecnica e durante as TPA aspirar totalmente o areao, retirando carga organica. Desta forma pode-se manter um equilibrio ecologico mudando muito menos agua e durante mto mais tempo.

Com esta tecnica nunca tive um crash quimico a longo prazo e nao quero saber de quimicos de analise de parametros. Os meus parametros da agua sao: a longevidade dos peixes, seu comportamento e seu desenvolvimento.

 

A voracidade do Bocas e inacreditavel. Eu gosto de manter os peixes sempre com alguma fome, tento nunca sobrealimentar, o que neste caso e mto facil!

 

Hoje quando limpava uma parte do vidro atacou-me a mao, mostrando grande raca, porque achou que eu estava no seu territorio e porque queria comida. E o primeiro peixe que tenho que nao tem medo das pessoas.

 

Cada vez gosto mais deste animal, e diferente de tudo, fascinante quase como uma Arrowana.

A nova casa esta mais adiantada mas ainda nao tenho data de instalacao. Deve ser este mes, em breve, mal posso esperar.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força, só aconselho alimentar cada 2 dias, para teres o peixe a crescer devagar e desfrutares dele durante mais tempo.

Quanto á Arowana vou postar mais umas fotografias.

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força, só aconselho alimentar cada 2 dias, para teres o peixe a crescer devagar e desfrutares dele durante mais tempo.

Quanto á Arowana vou postar mais umas fotografias.

 

Nao compreendo, eu nao me importo que ele cresca.

Se nao o alimentar da cabo do aqua todo. Arranca as valisnerias para lhes comer as raizes, se for preciso.

 

Quanto a Arow ja vi, esta mto bem. Ha coisas comuns entre elas e o Oscar: porte majestoso e aspeto de dinossauro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus peixes só são alimentados cada 3 dias, senão atingiam os seus tamanhos adultos mais cedo e teria de arranjar solução para eles. Com Oscares pode não ser assim, mas eles ficam muito agressivos com comida.

 

Podes manter Arowanas com Oscares embora não o aconselhe num aquário do tamanho do teu.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus peixes só são alimentados cada 3 dias, senão atingiam os seus tamanhos adultos mais cedo e teria de arranjar solução para eles. Com Oscares pode não ser assim, mas eles ficam muito agressivos com comida.

Podes manter Arowanas com Oscares embora não o aconselhe num aquário do tamanho do teu.

 

Estou a ver, se bem alimentados tambem teem mais energia.

No caso dos 'monsters' estou inteiramente a ver a logica da questao!!!!!

Quanto a Arows vou-me ficar por contemplar as dos outros, por isso estou sempre atento a este tipo de topicos; adoro Arows mas nao tenciono meter-me nisso. A nao ser um dia...

 

Para ja um Oscar de 30cm e suficientemente grande para mim. E estou a aprender, sumps, litragens altas, a aquariofila dos cresciditos a serio!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel esse novo aqua com o Bocas e 5 SD's mais os 2 Ancistrus vai ficar muito bem sim sr., com uma TPA semanal nessa litragem e com esses peixes deves manter a casa em excelentes condições sem qualquer problema ou sem o stress de testes de água etc...

 

Vê-se que já sabes o que queres, só umas observações:

 

- Os Ancistrus que tens crescem até que tamanho? A maioria desses peixes é pequena demais para um Óscar adulto, pois pode tentar come-los o que é perigoso para o próprio Oscar pois os Ancistrus tem espinhas no dorso que se podem prender na garganta do Óscar e este acaba por sufocar.

 

- Essas valisnérias resistem com os SD'S? O Óscar arranca tudo ou quase (por enquanto tb tenho Valisnérias e uma espada mais algumas anubias no meu aqua) mas os Silver Dollars não arrancam... DEVORAM plantas! é a única razão para no futuro em termos de companheiros do astro eu optar por outros ciclideos e não por SD'S pois quero ao máximo tentar manter algumas plantas naturais no aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabriel esse novo aqua com o Bocas e 5 SD's mais os 2 Ancistrus vai ficar muito bem sim sr., com uma TPA semanal nessa litragem e com esses peixes deves manter a casa em excelentes condições sem qualquer problema ou sem o stress de testes de água etc...

 

Vê-se que já sabes o que queres, só umas observações:

 

- Os Ancistrus que tens crescem até que tamanho? A maioria desses peixes é pequena demais para um Óscar adulto, pois pode tentar come-los o que é perigoso para o próprio Oscar pois os Ancistrus tem espinhas no dorso que se podem prender na garganta do Óscar e este acaba por sufocar.

 

- Essas valisnérias resistem com os SD'S? O Óscar arranca tudo ou quase (por enquanto tb tenho Valisnérias e uma espada mais algumas anubias no meu aqua) mas os Silver Dollars não arrancam... DEVORAM plantas! é a única razão para no futuro em termos de companheiros do astro eu optar por outros ciclideos e não por SD'S pois quero ao máximo tentar manter algumas plantas naturais no aqua...

 

No primeiro ponto tenho a dizer que quase ninguém costuma comer plecos, e ancistrus ficam pelos 15cm se não me engano..

 

Quanto ao segundo ponto tens toda a razão eu fiquei sem anubias!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Ancistrus que tenho foram comprados como L180, supostamente so chegam aos 12cm. Mas o macho tem 13,5cm.

A classificacao foi revista e parece que os antigos L180 sao agora L255, que crescem ate 20cm. Isto faria mais sentido porque nao se espera que em aquario crescam alem do maximo registado.

Atencao que a maioria dos Ancistrus sao mais pequenos que isto. Estes sao dos maiores que eu conheco.

Os grandes plecos sao L ou LDA mas nao peretencem ao genero Ancistrus.

 

Sei que os Ancistrus teem uma defesa anti-predadores, que sao espigoes laterais, que se cravam na garganta de quem os tentar engolir. Logo ha um risco real do qual eu estou consciente. Ja me piquei nos do macho e aquilo doi.

Mas estao sempre escondidos de dia e ja comprei um tronco enorme para eles se abrigarem.

O macho consegue afastar o Bocas se este se torna curioso de mais, por enquanto. A femea foge.

 

Mantenho vigilancia, se vir sinais de excesso de atencao do Oscar os Ancistrus saem. Mas vou tentar mante-los a todo o custo pois manteem troncos e pedras limpos. Alem de que me custaram quase 30 euros cada ha 4 anos!

 

Quanto as plantas sao as que ja tinha e nao se venderam. Fetos de Java em madeira resistem bem e as Vals gigantea teem sido atacadas com moderacao. Nao comprei nem tenciono comprar mais verdes!

 

Os SDs comem todos os restos do Bocas, incluindo camarao, mexilhao, berbigao, bolas Hikary Cic. Gold, etc. E ainda os mentenho entretidos com pastilhas vegetais. Logo nao fica assim muita fome.

Ja agora todos comem avidamente larvas de mosquito vivas e artemia congelada.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o novo aqua quando vai para casa?

 

Parece que dentro de 2 semanas (?).

 

Entretanto o o Bocas esta com cerca de 14cm. A empregada foi 2 semanas de ferias e achou que tinhamos comprado um peixe novo. Quase que duplicou de tamanho em 2 meses!

Todos os danos das barbatanas estao inteiramente curados, apenas ficou uma pequena irregularidade na anal.

O nodulo da boca mal se ve. Ou cedeu ao tratamento misto de antibiotico + antiparasitario, ou foi um defeito de crescimento da cartilagem mandibular, dado o desenvolvimento vertiginoso que o animal apresenta.

Mas era uma lesao chata, muito branca e evidente, ate porque o corpo e escuro; infelizmente nunca vou saber o que era.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folgo em saber que ele está bem e anseio ver fotos desse novo aqua. FORÇA!

 

Vai haver novidades e nao so a breve prazo.

Neste momento faltam os suportes inox da calha porque nao quero/nao devo fazer suspensao do teto.

As placas LED serao controladas eletronicamente por um controlador feito pela GAD e nao pela marca das placas. A GAD quer iniciar as suas proprias calhas e sistema eletronico, eu serei a 'cobaia'.

Ha tres placas de LED cada uma com duas ligacoes separadas, poe ex no meio ha uma placa de luzes branco/azul que sao alimentadas em separado. Isto significa que as 3 placas LED teem 6 entradas independentes!

 

O controlador GAD tera 3 canais de programacao indepentes, ao contrario do da marca que teria 2.

Pode imaginar-se as possibilidades:

- canal 1 controlara 3 sectores de brancas, 1 em cada placa.

- canal 2 controla as segundas ligacoes nas extremidades.

- canal 3 controla a luz azul.

 

Soma-se a isto rampas progressivas de ligar e desligar de ate varias horas programaveis para cada canal!

E so puxar pela imaginacao.

 

Se isto resultar, a GAD estara muito perto do topo de gama Mundial, a precos locais.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

aquacalhafr.jpg

 

 

aquacalha34.jpg

 

O aqua com a luminaria de vidro e LEDs suspensa.

A iluminacao ate tem potencial para mais do que planeio, mas nunca se sabe e a luz destas placas e magnifica, so falta a H2O.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa "calha" está deveras um espectáculo, só mesmo ao vivo para poder apreciar correctamente.

 

Boa sorte com isso

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa "calha" está deveras um espectáculo, só mesmo ao vivo para poder apreciar correctamente.

 

E so passar pela loja que esta em exposicao, mas so ate Domingo!

 

Fantástico! Quando está operacional?

 

Em principio 2a feira proxima, vamos ver.

 

Depois dou noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aqua nova casa do Bocas, no local definitivo:

 

1461n.jpg

 

1462u.jpg

 

Potencia de iluminacao LED de 34W, apenas 1/3 do total ligado. Claro que 100% era melhor para a foto, fica para mais tarde.

 

1463c.jpg

 

1464w.jpg

 

 

E o Bocas, com uma semana de ciclagem do aqua, ainda a adaptar-se.

 

bocas30set1.jpg

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está fixe mas flatam lhe mais uns troquitos, e devias ter esperado mais pelo ciclo.

Vai dando noviades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está fixe mas flatam lhe mais uns troquitos, e devias ter esperado mais pelo ciclo.

 

Devia ciclar mas como? Nao posso meter o Oscar de 15cm e 5 Methynis num aqua de 25L!

Na verdade o plano original dava para ciclar o aqua mais de um mes, mas tudo se alterou ate o aqua (o que motivou uma mini-hecatombe financeira dado que nao consegui vender o outro). A questao e que tive de tirar o outro de casa para meter este, logo nao havia alternativas.

Mas ja estou habituado a isto, sem problemas.

Mantive no aqua antigo 2 pequenos filtros que coloquei na sump para colonizar.

No dia 4 apos montagem os peixes comecaram a ficar muito parados: pico da amonia!

Tirei de um aquaclear 20 de mochila as poucas ceramicas que la estavam e coloquei na sump, resultado os peixes a nadar em poucos minutos.

Voltei a colocar um dos pequenos filtros interiores no aqua de 25L para recolonizar e hoje mesmo voltou para a sump.

Ou seja, trocando materias filtrantes e observando atentamente os peixes vou gerindo a situacao, no pior que sao as 2 primeiras semanas. Faco TPA quando posso, mas nao tenho tido tempo para mudar mais de 30L de 2 em 2 dias.

Neste momento esta tudo ok: monitorizo com muito cuidado o comportamento e apetite dos peixes, dado que a seguir vou ter o pico dos nitritos, se as bacterias ja introduzidas por este metodo nao proliferarem a tempo.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando digo que o Bocas esta em fase de adaptacao nao e so pela ciclagem.

Durante a mudanca de aquarios ele fingia-se morto na caixa onde o coloquei sozinho, nao se mexeu durante todo o dia.

Ainda agora estranha a casa nova, se mexo no aqua finge-se morto ou esconde-se, em vez de me ignorar ou atacar a mao como era habitual. Portanto esta longe de estar ambientado. Mas eu ja sabia, os Oscares sao assim.

Ja os Metynnis, demoram para ai 10-15 minutos para se ambientarem num aqua novo! Eles querem e espaco.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse grupinho de silver dollar vai ficar lindo eu tenho aqui um grupo de 3 no meu aqua e ficao lindos, ja agora alguem sabe identificar silver dollars??

Continua assim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse grupinho de silver dollar vai ficar lindo eu tenho aqui um grupo de 3 no meu aqua e ficao lindos, ja agora alguem sabe identificar silver dollars??

 

Quanto aos Metynnis, a verdadeira maravilha comeca com um grupo de 5, melhor ainda 7.

Os meus 5 ja dao um bom ar de cardume e devem crescer a perto de 15cm, por isso nao meto mais.

 

A melhor classificacao que vi foi em:

http://www.seriously...search/metynnis

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais