aqua de 55l novo layout.


gustavog.oaz

Recommended Posts

Olhem, só... Nao sei se ja experimentaram.... Com uma seringa cheia de seachem excel, injectei nas raízes de cada molhe de parvulas.... No dia seguinte cada molhe estava com mais de 5 novos rebentos á sua volta...coisa que ainda não tinha acontecido....altamente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, amanha vou fazer tpa e vou começar com nova fertilizaçao....macros e micros by tonych, amigo aqui do fórum...um muito obrigado a ele que tem sido muito prestável....

 

O substracto do meu aqua ta a ficar um pouco sujo, já tenho a fauna la dentro, neons e 2 limpa vidros que não conheço o nome técnico....

Vou tirar foto agora para se ver a evoluçao do tapete daqui a duas semanas.....vamos la ver! Tenho um problema com o co2 , ja renovei a mistura mas acho que continua a injectar demasiado co2 na agua....puxei o difusor mais para cima, para minimizar a dissoluçao na agua! Nao consegui puxar o difusor para o lado contrario da entrada de agua do filtro, nao tenho mangueira suficiente!

Mais tarde vou comprar mais mangueira e aplicar uma daquelas torneiras de plastico para diminuir o caudal de co2 para o aqua....

De qualquer modo, espero terboa evolucao...encomendei 7 red cherys na crystalred, evem vir segunda ou terca feira...

As parvulas estao mesmo o a crescer em altura, se calhar amanha vou dar uma podadela nos filamentos mais altos para ajudar ao crescimento de novos pes....o meu objectivo principal é fechar o tapete...

Para a semana ja recebo o material para a luminária...vou ter de usar pll de 36 watt, a de 55 , não iria caber na calha que é demasiado pequena, espero conseguir adaptar a lampada facilmente, omaior problema é mesmo o balastro que é comprido e terá de ficar atras do reflector que a calha tem...provavelmente será seguro com apenas silicone...vamos a ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

 

Vais ver que vai correr tudo bem.

 

Em relação ao CO2... é demasiado quando a fauna estiver na linha de água com respiração ofegante... se não estiverem, o Co2 está ok para as plantas :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

em relação a iluminação acho que fazias bem em colocar a PL de 55w so tens de te certificar da temperatura da cor da lampada sendo 8500K o ideal, quanto ao co2 caseiro e perfeitamente normal que leve umas horas a começar a mandar as bolhas para fora tudo depende da quantidade de fermento que usaste para iniciar a mistura.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relacao ao co2 dois dias e ja acabou...ja meti tudo dentro da banheira e nada de fugas....n percebo! Para garrafa de 1,5 l qual a vossa receita??!

Ja a luminaria, tenho mesmo de utilizar a de 36 watt, a calha e demasiado curta para a de 55 watt, essa lampada é mais comprida que a de 36! Com a de 36, fico com 0,75 watt/ l.....considerando a litragem liquida do aqua neste momento.

Cumprimentos, a todos.

 

Ps- ja agora, porque dizes 80000k? 65000k nao sao as ideais?

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, boa tarde a todos....

Ontem resolvi fazer uma poda as minhas parvulas, ficaram com 1 cm....dia seguinte ja esta cheia de runners a volta de cada molhe...

A parvula necessita mes,o de uma luz mais forte...ja estava com uns 6 cm, a procura de luz.

Vou ter de ter paciencia, aquele tapete vai demorar mais um mes ou dois para se formar.....os neons estao impecaveis e os camarões chegam amanha.....para me ajudarem a limpar os restos de comida e raízes que existem no fundo do aqua!

Cada vez gosto mais deste hobby....ja convenci um amigo a começar com um nano...que, sabe se ele ,ais tarde nao começa a vir aqui para o fórum mandar umas postas!

 

Cumprimentos a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao queria nada ter de comprar kit de co2 de botija, é muito caro

 

Não é nada. Consegues fazer uma coisa porreira com pouco dinheiro se não quiseres um sistema novinho em folha todo xpto a reluzir por todos os lados. :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da um exemplo....é que os kts que existem sao caros pa caramba....e depois, os kits de botija que existem, dao para carregar ou temos de comprar botija nova sempre que se acaba o gas?

 

O meu ph esta a 7.6 depois 2 dias da tpa de 50%....

Isto e um bocado qlto, nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essencial para um sistema CO2 sem mariquices e sem luxos:

 

Botija CO2

Regulador com 1 ou 2 manómetros

válvula de agulha

válvula antiretorno

difusor cerâmica (vidro)

 

 

Botija CO2: Há muita malta que tem um extintor "esquecido" na garagem. Ainda há dias isso aconteceu aqui com um membro. Também há casas de extintores que se livram dos velhos que precisam de pintura por meia dúzia de tostões. Em alternativa, vai ao OLX. Há lá pessoal a vender extintores de Co2 por 10€... também há lá uma pessoa que vende conjuntos de 10 por 50€... todos cheios. Se tiveres faro para o negócio, até podes comprar esses 10 por 50€, ficares com 1 e depois venderes os restantes 9 por 6€ cada. Ficas com o teu de borla e ainda ganhas 4€. Não há desculpas para não arranjar uma garrafa de uma maneira ou outra.

 

Regulador: É o mais complicado de todos os componentes mas arranjas nas oficinas que trabalham com vinhos à pressão ou com cerveja. Se arranjares um "amigo", pode ser que te desenrasque um velho que já não usem. Também podes ir ao ferro velho procurar máquinas de imperial velhas que já vi umas quantas e estão lá atirados os reguladores... podem estar ferrugentos e velhos mas nada como umas horitas a puxar o lustro e ficam como novos. Na pior das hipóteses vais comprar um novo... 35-45€... tendo em conta que já poupaste 70€ ou mais na garrafa, não é por aí que a casa vai abaixo. No entanto tenho 99,99% que se procurares bem, vais encontrar reguladores... é que não têm que ser de aquário... os de soldadura, cerveja, vinho, qualquer um serve. Ainda há dois dias vi um regulador espetacular na alemanha (num site de venda de material para cerveja à pressão) por 38€ feito na alemanha e com qualidade aparente bem melhor do que a maioria dos reguladores que vendem nas lojas "da especialidade".

 

Válvula de agulha: muitas vezes os reguladores trazem logo mas, no caso dos utilizados para cerveja ou soldadura, muitas vezes não trazem. Podes comprar uma válvula de agulha nova por 7 a 15€. Não há de ser o último grito em válvulas de agulha (algumas chegam a 500€ se formos para qualidade medicinal) mas para o que queremos, serve e sobra.

 

Válvula antiretorno: compras duas de plástico (melhores que as com esfera de metal) por 2 euros.

 

Difusor vidro: compras em qualquer loja das que anunciam aqui no fórum... 7€ já tens qualquer coisa de jeito. Podes também comprar em 2ª mão.

 

Conta-bolhas: Já é um preciosismo e por isso não o coloquei na lista inicial mas podes pegar numa seringa de 5ml (farmácia, 15 centimos ou isso), cortar a base onde metes os dedos, retirar o émbolo e enfiar a válvula antiretorno que sobrou, lá para dentro e colar com cola quente à volta... enches com água e já está... custo: 1,15€...

 

 

Pronto... é assim tão caro? Dependendo do regulador, o investimento é de 19€ a 60€... achas muito? Tendo em conta que tempo é dinheiro, faz lá as contas ao teu valor hora de trabalho a preparar, todas as semanas uma garrafa de CO2 caseiro mais as frustrações, mais o CO2 inconstante, etc, etc. Não há desculpa para não ter CO2 pressurizado.

 

Quanto aos outros preciosismos... uma válvula solenoide para desligar o sistema automaticamente à noite... não é essencial mas é cómodo... podes comprar uma nova das boas por 34€ ou então procuras na net por válvula solenoide e vais encontrar umas à venda cá em portugal por 19€... não são tão XPTO como aquelas que vês nas lojas mas funcionam.

 

Abraços e boa sorte.

 

Tony

 

pS: Os extintores ou garrafas de CO2 carregam-se... tens procurar bem porque há lojas que levam o dobro de outras. Aqui no Algarve encontrei uma que me carrega 2Kg a 11€ mas aí no norte já vi mais barato. Há um link aqui no fórum para o google maps com todas as lojas que o pessoal usa e quais os preços praticados. Uma garrafa de 2Kg pode durar de 4 a 8 meses dependendo do tamanho do aquário, a quantidade de CO2 injetada, o número de horas por dia que está ligado, etc, etc

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta....

Meti hoje 7 red cherrys no aqua e neste momento so consigo ver 3, os neon comem-nos???

É que estão todos perto do substrato como que a procura de algo.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim disseram-me que sim... "desde que caiba na boca... marcha" mas não te posso confirmar porque tenho ramirezis e esses de certeza que os comiam... por isso não ponho camarões no meu aqua.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, afinal ainda tenho 6 camarões....estavam bem escondidos. Alterei hoje a calha....ficou altamente....

Com a ajuda de um amigo, ficou trabalho de profissional! E a luz, melhorou mesmo muito.

Agora as parvulas nao têm desculpa!

 

Os red cherrys foram muito mal servidos pela crystalred, vieram todos recem nascidos, nem um adulto! Nunca mais compro la vivos.

Os melhores cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui estão umas fotos meio ranhosas...As parvulas foram podadas esta semana, portanto a evolução não se verifica como devia....

 

 

Um dos meus camarões bebés....

img0082xc.jpg

 

img0081ms.jpg

Alguem sabe qual é a espécie deste, que se está a demonstrar um grande comedor de algas (daquelas pintas verdes que existe no vidro)????

Também devem conseguir ver o peixe em questão no video seguinte.....

[media=]http://youtu.be/JbWF13Dz7Ek[/media]

 

 

Já agora, parti o difusor, já mandei vir outro...Neste momento só há bolhas grandes a sair do tubo.....e seachem excel....e já tenho algas verdes em alguns pontos do substracto...como os camarões são bebés (graças à crystalred que mos vendeu por uma pipa de massa) ainda não conseguem cobrir todo o substracto....Fabuloso! De qualquer modo, estou a pensar em adquirir para o futuro, co2 pressurizado (com ideias transmitidas acime, pelo Tonych (mais uma vez obrigado) e com o co2 a bombar e umas tpas a coisa deve ir ao sítio!

 

Os melhores cumprimentos!

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol esperemos que sim, sei que para as parvulas é preciso ter paciência....para quem as tem no inicio, como eu, sabe que elas agarram todo o tipo de lixo e algas ....para melhorar isto ......um tubinho co2 e puxar em vacuo com a boca para um balde ( como nas tpas) e aspirar com o tubinho no meio das folhas com persistencia, consegue- se limpar bem.

Quando elas ja estiverem bem enraizadas, arranjem um pente com dentes afastados e penteiem-nas da base para cima...vao ver que ficam limpinhas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperemos é que tenhas paciência para fazer isso todas as semanas. Eu com a minha tenellus já me começa a irritar aspirar o lixo e mesmo assim ficar montes depois de cada TPA.... ah os tempos em que tinha duas anubias... que saudades lol.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, acredita!

É o único mal dos plantados!

Vou ver se ganho o euromilhoes para contratar um empregado só para serviço de limpeza do aqua! Era fixe,dava menos trabalho, mas não era a mesma coisa!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

Já tenho o difusor novo....e também tenho um problema....ja fiz de tudo, mudar mangueira, trocar sentido da valvula anti-retorno, "encurtei" a mangueira, mudei a mistura 3 vezes e nada....simplesmente parece que não tem pressão suficiente para conseguir fazer bolhas...se apertar a garrafa com força, funciona durante 1 minuto e depois acaba....Não há fuga na garrafa, já reforcei com cola quente a vedação.....muita cola quente.....

Já me estou a passar....Amanha vou ver extintores...parece-me que o sitio ideal para comprar o redutor de pressão é num daqueles sites alemães......não???

Cumps.

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

eu comprei por 67 euros um redutor de pressão de 2 manómetros mais valvula solenoide mais conta bolhas com 2 válvulas anti retorno no ebay. Alta qualidade mesmo. E ainda havia um a 62 mas como o feedback do outro era melhor decidi-me por ele. depois só precisas do tubo e do difusor que também podes mandar vir por lá e fica barato.

 

Pelo que eu tenho visto é o mais barato que se pode encontrar.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

Estou há algum tempo sem escrever....obrigaçoes profissionais e férias metidas aí pelo meio....

Ora bem, fiz hoje uma poda nas minhas párvulas, que estavam cheias de algas pretas nos topos...Aproveitei para fazer manutenção a todo aqua, já que este estava meio desmazelado.

 

Entretanto adquiri 2 corydoras (1 albina e outra maior que não sei o nome) e um ancistrus....que se estão a portar muito be.

Tenho 4 fêmeas red gravidas...Vamos lá ver se consigo um pequeno cardume? de reds.....Eles aproveitam a eleocharis parvula para se esconderem no meio dela...assim, quando os novos nascerem podem aproveitar para se esconderem lá também! :)

 

Em relação ao layout, retirei a pedra que se situava a direita e retirei também as anubias nanas que lá estavam, já que estavam com mau aspecto....Nunca se recuperaram do layout anterior!

Nos cantos anteriores do aqua (onde estão o termostato e a entrada e saida de àgua para o filtro) vou colocar nos próximos tempos dois pés de uma planta que me agrade , ainda não sei qual.....De preferência que sejam bem altas para taparem o equipamento.

 

Agora, vou falar daquelas que me têm deixado mais babado....as eleocharis parvula. O aqua tem apenas uns 2-3 meses após o ciclo, e elas estão a crescer muito bem.....a princípio desmoraliza ver que só crescem em altura mas após o 2 mês, começam a nascer rebentos por todo o lado! :drool3: Neste momento estão podadas, como disse anteriormente, mas antes da poda estavam enormes!!!!

A lúz (36 watt-pll) é mais do que suficiente para um crescimento rápido e saudável...isto com co2 caseiro (não dá assim tanto trabalho - não nos podemos esquecer que um dos aquas portugueses mais premiados de sempre (do ilustre Filipe) foi desenvolvido com recurso ao co2 caseiro..... e com recurso a fertilização caseira (made by Tonych) o qual muito estimo, e tenho como bom companheiro aqui no fórum.

 

Aqui vão as fotos...Comentem por favor!

dscn3300l.jpg

 

dscn3294f.jpg

dscn3302yl.jpg

dscn3290k.jpg

dscn3288q.jpg

dscn3296q.jpg

dscn3293q.jpg

dscn3295m.jpg

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.