aqua de 55l novo layout.


gustavog.oaz

Recommended Posts

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

[media=]http://www.youtube.com/watch?v=bgwC3SW4KpQ&feature=player_detailpage[/media]

 

 

 

Vejam lá um pequeno video do meu aqua...........o co2 la comecou a deitar bolhas....ate deita demais, se calhar.... Mas como ainda nao estao la, os peixes.....aproveito para dar algum power as plantas....agora so falta mesmo melhorar a calha de luz.....volto a perguntar.....36 watt chegaram( pll) ou tem mesmo de ser 55?

Ate amanha, abracos.

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, obrigadao, aos que têm respondido as duvidas, ajudam bastante......quero com isto dizer, que, a todos os que me têm desfeito as dúvidas, um muito bem haja.....principalmente ao tonych, que é um dos mais dedicados aqui do fórum, pelo que vejo.

 

Cumps.....e grande abraço

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto do layout está muito bonito, só punhas o difusor do lado oposto da corrente, assim com a pressão da agua as bolhinhas de co2 vão para baixo e permanecem mais tempo no aquário e tens uma melhor evolução no crescimento das plantas.

Gonçalo Afonso

 

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ia dizer isso também... mete mesmo à frente da saída do filtro de maneira a que as bolhas se espalhem por todo o aqua.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, amanha vou fazer isso... Estou a pensar em fazer uma ligeira operacao as minhas parvulas....é que ao plantar, algumas ficaram com os filamentos muito juntos e estao a comecar a crescer para cima..outras espalmei-as com o dedo e ja estao a separar-se entre elas, o que lhes permite reçeberem mais luz.... Vou espalmar as outras com o dedo por cima que assim obrigo as a ficarem afastadas....vou encomendar o material para a lumi aria amanha e penso alterar a calha para uma pll 55 watt no maximo em 15 dias, para que nao haja desculpa para as plantas na crescerem....

Em relacao a fertilizacao, estou ainda a usar o resto do ferropol da jbl que aqui tenho, mas estou a estudar comprar os varios tipos de macros e micros da seachem, ou entao adquirir o fase 1 e 2 da elos juntamente com o k....mas fica muito mais caro, o que acham?

 

Muito obrigado pelos coments mais umavez.

Abraço

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho nada....

 

acho que devias ir para a fertilização DIY em vez de perder tempo com esses fertilizantes super diluidos :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm...tens razao com certeza, mas eu alem de ainda nao ter estofo para fazer misturas, nem saberia como comecar a planear uma fertilizacao desse tipo....nem sei se tenho cabeca para isso.....nem sei onde dveria comprar os componentes para uma fertilizacao diy....muito menos mistura-los.....lol

Isso nao é super complexo?

De qualquer modo, se calhar seria mais barato, nao? Mas so de pensar ....ate fico sem vontade de investigar..eu tenho pouco tempo para o aqua, adorava ter a possibilidade de dedicar tanto tempo como tu, tonych, mas é complicado.....

 

Nao percebo nada de fertilizacao, quanto mais leio, menos sei e mais confuso fico.....:P

 

De qualquer modo,se alguem me puder ajudar agradecia mesmo muito....ou mesmo dizendo qual o plano de fertilizacao que praticam...

 

Obrigado e muito boa noite.

Ps....entrei oficialmente de ferias....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização é como tudo... primeiro partes a cabeça a ler e a perceber a filosofia por detrás, depois partes em busca daquilo que achas que será o melhor para o teu caso, depois caças os componentes e depois misturas....

 

A fertilização DIY, é, de longe, muito mais barata do que qualquer fertilizante comercial... aliás, se os fertilizantes comerciais fossem tão concentrados e tão equilibrados como a fertilização DIY, muitos até estariam dispostos a pagar o preço para não ter que fazer as mistelas eles próprios. Infelizmente, o que andamos a comprar é água com um pózinho de qualquer coisa... se fertilizássemos como deve ser, tínhamos que deitar meio frasco de cada vez... ora isso sai mais caro do que ouro.

 

Sejamos realistas, encomendar os pós todos, fazer as contas e misturar, apesar de não se precisar de tirar uma licenciatura, requer algum tempo e algum investimento. Pessoalmente fiz esse investimento e agora tenho químicos para os próximos 100 anos (alguns até para os próximos 384 anos)... porquê? Porque gosto da ciência por detrás... é como misturar combustível para as plantas... uma pitada disto, uma pitada daquilo... tudo científico claro :)

 

Se queres uma "lição" de fertilização, vai a este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191681&st=250 que tivémos, há uns messes, uma diarreia mental sobre esse tema. Depois de leres isso, se tiveres vontade, encomenda os pós e faz a tua mistela. Se não, posso fazer-te eu uns frascos disso se quiseres. Se não acreditares no conceito, então também estás à vontade para ir comprar os fertilizantes comerciais mas hás de voltar... prometo :P;)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho interessante...os valores teriam de ser trocados porque a fauna vai ser pouca......mas por agora( proximos meses) acho que me vou ficar por comprar em vez de misturar....se perco mais tempo com o aqua a mulher ainda pensa que ando a ter um caso com ele....é complicado, pq nao posso ir roubar o tempo ao trabalho,portanto rouba se à vida familiar.....

De qualquer modo, ainda ne, sei medir quantos nutrientes as plantas etap a precisar mais ou a precisar menos...

Por agora acho que vou comprar....ainda que mais tarde poderei vir a optar por essa opcao....mais uma vez obrigado!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vê lá o que queres fazer. Se fores comprar, não te esqueças que precisas de NPK como macro nutrientes e ferro, zinco, manganês, boro, etc como micronutrientes.

 

O menos mal comercial que conheço seria o TPN+ mas as doses que recomendam são muito baixas... podes usar o dobro à vontade e mesmo assim...

 

Boa sorte :)

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony podias começar a vender uns frascos no forum de certeza que iam ter saída.Eu farto-me de usar os comercias mas nem se nota diferença nas plantas as velisnérias acabam sempre por ficar amarelas.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho a opinião ....a mistura feita por ti. Para durar aí meio ano num aqua de 60 ficaria por quanto? $ cumps....

Se tiver que ser manda pm

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja forneco fertilizante a muita gente. Vender directamente no fórum não me parece... Quando tentei vender sorbato que tenho para 384 anos, apagaram-me logo o tópico. Há muita mafia e negócio por aqui.

 

Para 50-60L um frasco de macros e um de micros da para 4 meses (250ml) fertilizando diariamente com descanso ao sábado e TPA de 50% no domingo. O frasco das macros sai a 3.95 e o das micros 2.15. Os portes são sempre 2.55 por correio verde. O preço do fertilizante cobre o material gasto e um café e uma água das pedras para mim (para que não haja duvidas sobre a minha margem de lucros).

 

Se tiverem interesse, mandem MP :)

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a observar uns filamentos estranhos na base das minhas parvulas, entre os pes de cada molhe...tem cor cinza e nao tem alastrado....serão algas?

Aquilo da ideia que ja veio com as plantas......estranho....podem ver numa das fotos que postei antes.....se repararem bem, no meio de cada molhe existem elementos castanhos ou meio acizentados que nao me parecem bem....so existe em alguns pes e é dificil de remover manualmene ou c a pinça porque as plantas einda nao se fixaram bem ao substracto....

Ajuda,please....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que tirar uma foto muito mas pormenorizada para chegar a uma conclusão... tenta olhar com uma lupa... faz tipo filamentos que se dividem como cornos de um veado?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aquilo dá ideia que são restos das raízes da planta...Estive agora a tirar algum com o dedo e realmente parece-me isso....Será que estou errado?

O estranho é que aquilo desenvolve-se para fora do substracto......

Que cena estranha.....

Vou fazer uma operação com calma às plantas...tirar tudo o que eu puder sem as puxar do substracto.

Já tentei aproximar o mais possivel com foto, mas como disse atrás, o IPAD não presta mesmo nada para tirar fotos.tudo o que for pormenor, fica desfocado......

De qualquer modo, comecei com uma pequena adição de seachem excel para ver se dá em alguma coisa....mal não deve fazer, já que não tem peixes, ainda.

Incrivel a evolução das parvulas após a adição do co2, estão mais verdinhas e têm montes de novos rebentos a crescer...Esperemos que cresçam para os lados, já que não quero que cresçam em altura, de qualquer modo, se isso acontecer, dou uma cortadela a 1cm do substracto para as ensinar como se faz o tapete.... :naughty: Amanha vou ver se posto fotos das meninas.

 

Já agora, há alguma planta que me aconselhem a colocar na fila de trás do aqua (fundo) queria cobrir o fundo de uma ou mais plantas mais altas um pouco, para que não fique tão nu (o aqua).

 

Os meus parâmetros são:

 

ph: 7.1

no3: +/- 10 mg/l

no2: 0

Não tenho teste de amónia

kh: 6ºd

GH: >10ºd

 

Sabem interpretar-me isto? :fart004:

Testes feitos com fitas da sera, ainda não comprei testes de reagentes líquidos, fica para mais tarde.

 

Cumps

Editado por gustavog.oaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas nana que agora só tenho uma ou duas (ao contrário das minhas valisnérias novas não ficaram amarelas) elas espalharam se muito mas foi só para os lados.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No final somos sempre os enrabados... devíamos fazer publicidade a vaselina líquida em vez de outras tretas... era mais adequado à nossa (pouca) sorte.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas,

 

A mistura de co2 caseira já está a terminar....5 dias, pelos meus cálculos....Vou experimentar meter mais açúcar e bicarbonato de sódio para ver se consigo que fique mais duradouro......

 

As parvulas estão a dar um salto brutal, pena que seja em altura....Espero que comecem a nascer do substracto novos pés....para melhor formar o tapete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a parvula é mesmo assim.. aquilo não se espalha para o lado como por exemplo a glosso ou cuba... a parvula cria novos rebentos que nascem ao lado mas é uma folha de cada vez... leva o seu tempo... deixa-as crescer à vontade que cortá-las podes sempre.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.