Aquário de ciclideos americanos 300Lts


Recommended Posts

P.S.- não te esqueças das fotos.....para breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

A pedido de várias familias seguem algumas fotos dos novos habitantes.

 

aquario1w.jpg

By gavel1983 at 2012-06-26

 

Esta e uma panoramica do aquário. Como podem ver tenho algum grão. Isto é facilmente explicado pelo facto de ter o meu filtro com uma maior filtragem quimica e biologica que fisica. Brevemente irei retirar grande parte das resinas e substituir por lã filtrante ou esponja e este problema irá desaparecer.

 

meeki4.jpg

By gavel1983 at 2012-06-26

 

meeki3.jpg

By gavel1983 at 2012-06-26

 

meeki2.jpg

By gavel1983 at 2012-06-26

 

meeki1.jpg

By gavel1983 at 2012-06-26

 

 

Como já devem ter reparado não sou propriamente fenomenal a tirar fotos, digamos que o equipamento não ajuda e os modelos não são propriamente estáticos. No entanto penso que dá para ter uma ideia dos meeskis.

Neste momento tenho 6 e vou ficar por aqui. 3 são juvenis, comprei em algumas lojas da região de Lisboa e os outros 3 já são adultos e comprei a um membro do forum.

 

A adpatação ao aquário ocorreu sem problemas. Como podem ver na terceira foto no canto direito ainda tenho no aquário os apistogramas bolivianos. Apenas os mantive porque não houve até agora qualquer problema, são totalmente ignorados pelos meekis, mesmo os adultos. As unicas disputas mais acessas que se registam é entre os proprio meekis, nomeadamente entre os adultos, mas nada de alarmante - umas perseguições rápidas e curtas.

 

Por enquanto vou apenas manter esta especie, deixar os juvenis crescer e ponderar se o aquário nao irá ficar hiper-populado. Depois logo verei se me meto na aventura dos Jack Dempsey.

Editado por grove
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço parte das familias :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas acho que falata alguma coisa no aqua.....fora de brincadeiras.........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras troncos, mais grossos mas menos quantidade e umas plantas diferentes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estavas de olho naquela clareira ;) certo? O objectivo é um tronco que eu tenho noutro aquário que penso que ficava bem ali. Mas ainda tou indeciso sobre o que fazer, por isso deixei assim. Quanto ás plantas, não me posso aventurar muito pois nao tenho iluminação muito forte. São leds, mas nao sao daqueles que custam os olhos da cara + alguns orgãos. E alem disso agora com estes escavadores nao sei se é boa ideia adicionar plantas com raiz curta. De qualquer das formas, tenho a crescer (muito devagar) noutro aquario uma Lotus, que gostava de por neste. Mas tab ainda esta em standbye. De qualçquer das formas todas as sugestões são benvindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E umas pedrinhas alegravam os habitantes....

 

 

 

P.S.- eu tb vou ter bocas e ponho plantas normalmente para já tenho nigros, mas vou mudar e tens e de ao pôr umas plantas travalas com umas pedras e sempre embeleza mais o aqua (as plantas e as pedras) ...Tirando alguns troncos mais pequenos e pondo tipo dois maiores....pensa nisso

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de pedras ? eu em casa tenho alguns xistos que ate estao nessa foto ao pe da raiz de uma das plantas (na clareira) Ja tinha pensado em proteger as raizes com pedras. Mas os gajos gostam de escavar nas pedras, ate agora nao fizeram nenhum tunel :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho graniticas pois sou do norte ,mas tu podes arranjar mais uns xistos e compôr, eu tenho um casal de nigros e um carpinti num aqua com valisneras e mais uma planta e estão protegidas e eles nunca lhes pegam aposta nisso e faz uma mudança no layout...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso eu agora vou e se tiveres mais alguma ideia diz que amanha falamos....Muda o layout popis ta confuso....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidades???Estou em pulgas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podes andar sempre a pressionar as pessoas para postarem João Cunha. Ando cá há relativamente poucos meses e quase todos os dias te vejo a fazer algo do genero. Este espaço é um fórum onde se partilham informações e ideias, logo quanto mais se falar só por falar, mais dificil será encontrar algo de que andemos à procura, alguma informação útil. Falar fala-se no MSN.

 

Aceita isto como uma crítica, pois é como te disse, quanto mais "palha" se meter para aqui mais dificil será encontrar algo útil e acredita que o número de mensagens que tens cá no fórum ao aumentar não faz de ti mais sábio.

 

Quanto ao tópico em si, na minha opinião talvez mudaria um pouco o layout, principalmente o lado esquerdo, mas gostos são gostos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb não viste acrecentar muito.... :discuss_gathering:...Mas ainda bem que postas pois tambem penso o mesmo a nivel do aqua....

Editado por João Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá a todos, há muito tempo que não vinha fazer um update do estado do aquário. Já muitas coisas mudaram desde as ultimas fotos que tirei como poderão ver na foto.

 

imageqlen.jpg

Basicamente reformulei todo o layout do aquario. Mudei o areão retirando a gravilha e o substrato fértil substituindo por uma gravilha muito fina escura. Optei por tirar o substrato fertil, pois já não estava lá a fazer nada a não ser prejudicar. Os nossos amigos ciclideos gostam muito de fazer escavações (talvez imaginem um novo mundo debaixo do areao) e como devem calcular quando se lembravam de ir mais fundo, dava asneira.

Em termos de fauna pouco mudou. Após muita pesquisa e conversa com vários especialista optei pela a adição de um habitante controverso - Aequidens rivulatus, vulgarmente apelidado de Green Terror.

Porque digo que é controverso? Bem sao se fizerem uma pesquisa vão encontrar em foruns e sites todo o tipo de informação contraditória. Uns aconselham em aquarios de 250 e mais de 300 litros, outros em aquários mais pequenos. Uns dizem para mante-los sozinhos pois sao incompativeis com tudo o que se mexa e que lhe caiba na boca e outros mantem com peixes mais pequenos e pacificos. No fundo, como sempre, depende da personalidade do peixe. Sim eles têm personalidade e isso é um factor aleatorio mas que pode ser bastante importante. Assim resolvi arriscar e penso que não me estou a dar mal.


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente resolvi mudar o substrato por duas razões:

 

1) Ja o tinha ha alguns anos e as suas caracteristicas já se perderam, por isso basicamente estava ali a fazer numero e como não tenciono continuar com grandes plantados que exigam uma camada fertil, resolvi tirar.

 

2) Para alem do ponto 1), tenho alguns peixes de fundo que gostam de fazer as suas escavações e por vezes atingiam a camada fertil. Quando isso acontece levanta-se uma lama e lodo que suja e turva a água do aquário. Ou seja, sabia sempre quando eles exageravam nas suas prospeções. Alem disso, queria adicionar ao aquario cilclideos como o Jack Dempsey ou o Green Terror que são tambem conhecidos por gostar de escavar. E como estes peixes podem atingir comprimentos de 25 cm as suas escavações irao se tornar mais notorias. Logo resolvi tirar o sustrato e cortar o mal pela raiz

 

Quanto aos bocas de fogo, como alguns ciclideos americanos eles também gostam de escavar, especialmente se tiveres areia. Tenho tido sorte com os meus que não são dos mais escavadores. Mas ja vi alguns aquarios com uma belas valetas que chegavam ao vidro. Como disse no post anterior, é uma questão de personalidade (os parametros da agua tambem podem ter alguma influencia no comportamento dos peixes, mas isso ja nao e novidade).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais