Aquário de ciclideos americanos 300Lts


Recommended Posts

Boas

 

Estou a planear introduzir alguns ciclideos americanos de porte médio no meu aquário.

Estava a pensar em bocas de fogo e A.pulcher. Como já tenho o aquário com algumas plantas (nada muito sensivel- vlanisterias, anubias), gostaria de ciclideos que não as destruissem.

Neste momento em termos de fauna tenho ancistrus (3) , um faca fantasma, L129, algumas corydoras (4 ou 5) e 2 rams bolivianos.

Gostaria de saber o que pensam, e se tem mais alguma sugestao de cilclideos que nao sejam extremamente agressivos nem que me comam as plantas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro para teres ciclideos não poderás ter os rams bolivianos, nem o faca fantasma e se a.pulcher que falas forem os krinbensis não deverás polos com os bocas-de-fogo, pois são de diferentes continentes(ph`s diferentes etc..)

Para essa aqua (se não posesses os a.pulcher) ainda poderias ter pelo menos mais um casal de ciclideos como os nigrofasciatus ou green terrors, eu apostava nos nigrofasciatus pois são dos mesmo tamanho que os bocas-de-fogo, a mesma agressividadee podes ter bastantes posturas, os green terror são um bocadito maiores mas nesta parte é melhor pesquisares um pouco mais......Espero ter ajudado.Alguma duvida é só perguntar....

 

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, obrigado pelo post.

Já agora, porque razão não posso manter o faca nem os bolivianos com os boca de fogo? Pensei que fossem compativeis. O faca anda sempre na vida dele e so sai do seu esconderijo para comer. Quantos aos bolivianos, não se metem com ninguem apenas um com o outro. Os green terror não fazem juz ao nome? Tinha ideia que a sua agressividade era a tipica de um ciclideo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,em primeiro lugar gostava de te dar os parabensd pela escolha dos ciclideos americanos.

quanto as plantas esquece pois com americanos nao dá mesmo..

o teu aquario tem 300 lts e nao podes por mt coisa,quanto mais green terrors(macho pode chegar aos 30cm)..opta por especies mais pequenas,e mesmo assim nao poderas por mais de 2 casais,isto se gostares de casais.

por exemplo poderas por um casal de nicaraguenses,jack dempseys,bocas fogo,nigrofasciatus(prefiro os honduran red point que sao mt parecidos mas bem mais bonitos)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

quanto as plantas esquece pois com americanos nao dá mesmo..

 

 

Dizes que não dá porque eles comem as plantas ou devido aos hábitos de escavar? Eu li que os boca de fogo gostam de escavar no areão, escavando por vezes até ao vidro.

Os jack dempseys não são muito agressivos? Tinha ideia que sim.

 

O facto de ter selecionado os boca de fogo (para alem de os achar bastante interessantes tendo em conta a descrição do seu comprtamento que ja li em alguns sitios) foi baseado na sua agressividade não muito elevada, penso que são mais agressivos se houver posturas, mas isso são todos os ciclideos e pela sua tolerancia com plantas, embora as suas escavações tendem a soltar algumas. No entanto no meu aquario, tenho anubias e fetos que estão em troncos e tenho setas da amazonia e vlanisterias que já estão muito bem enraizadas. A minha ideia seria proteger a essas plantas pondo algumas pedras e troncos a volta dos seus caules para minimizar possiveis escavações nessas zonas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as vezes o problema nao e eles as comerem,mas arrancarem-as.se as tens bem presas experiment.

quanto aos jack dempseys é relativo penso que teem fama a mais para o que sao na verdade.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres nigrofascitus eu vendo basta ir a leilões e lá vês..... não poderás ter um rams e o faca pois são bastante "brandos" em relação a ciclideos e os rams são muito pequenos......Eu tenho uma planta a amazonica e vaslineras para já com nigrofascitus e carpintis e tu está bem nada de pegar com elas....Acho que para esse aqua é melhor os bocas e os nigros pois têm o mesmo tipo de características, os jacks são maiores e mais agressivos, a meu ver....

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lojas é quase em qualquer lado....

 

 

 

 

 

Cumprimentos

João Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lojas é quase em qualquer lado....

 

 

 

 

 

 

 

Só se for para os lados de Braga. Nas lojas que eu custumo ir aqui na zona de Lisboa não é muito usual encontrar cilideos americanos, agora africanos é o que se queira...

 

Os Rams ja precebi que serão incompativeis devido ao seu tamanho e natureza. As facas por não se meterem com ninguem tb se podem tornar vitimas? Pensei que o seu tamanho intimida-se.

Obrigado pelas dicas vou pensar então na melhor maneira de criar um ambiente que não se torne hostil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A loja onde vou é só peixes e pesca, que tamanho tem o faca fantasma???será que podias pôr uma imagem. Já pensaste no outro casal sem ser os bocas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João estas te a esquecer que os bocas de fogo podem cruzar com os nigrofasciatus :)

Cumps

Ma s há muitos peixes em que é possivel e eles juntos muitas vezes não se cruzam

Não sabia que tal era possivel, como são os hibridos? Calculo que sejam esterieis

Não são hibridos e tb estava a pensar já á uns meses em pôr um csal ou um trio num aqua de 54 litros.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já dicidiste mais alguma coisa

, poem umas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já dicidiste mais alguma coisa

 

Sim, já decidi. Vou ter meekis e Jack Dempsey.

No entanto por enquanto vou ficar apenas com meekis, através de membros do forum e algumas lojas já consegui arranjar 6 individuos. Neste momento 3 deles são juvenis, por isso vou aguardar que façam as suas escolhas em termos de casal, que se ambientem ao aquário e depois mais tarde irei decidir quando devo juntar o casal de Dempseys, ou então fico apenas com os meekis.

 

Fotos ainda não tirei mas tenciona adicionar nos proximos dias, para se poder seguir a evolução da comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devias pôr os Jack Dempseys....é melhor informares te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens o faca fantasma???Pois acho que o podes manter....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ainda tenho o faca, anda cada um na sua vida. Quanto aos Jacks não encontro grande consenso. Em alguns livros indicam-nos como compativeis com meekis, nos foruns há quem diga que os tem e não ha chatices mas também existe quem tenha duvidas, regra geral penso que vai sempre depender do feitio do peixe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aqua com o teu são duas especies de cerca de 15 cm...se não for assim for assim vai ser um pouco dificil de os manter....Podias ter Nigros....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais