Filtração e manutenção da agua


joaorui24

Recommended Posts

Boa tarde

 

Sou novo nestas andanças da aquariofilia, logo não sei muita coisa ainda. Gostaria de saber o que fazer para conseguir manter a água do meu aquario sempre cristalina e limpida.

 

Aquário de 60L

Filtro SunSun HBL 601 Modelo 2

Sem plantas nem CO2

Apenas cascalho branco

 

Peixes

 

Guppys

Trichogasteres

Corrydora

Tubarão azul muito amigavel

Camarões

 

E se alguem puder explicar algo sobre o meu filtro, agradecia imenso. Interessa-me saber que tipo de recargas posso usar pa maximizar a filtração.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, para já tenho uma pergunta: o teu "amigável tubarão azul" é este http://www.peixefauna.com/t4389-tubarao-azul-boa-amizade?

É que se for, então quando crescer não será assim tão amigável...

Respondendo às tuas questões, ou pelo menos tentando, o teu filtro é de cascata e debita 500lt/h, pelo menos se é o que estou a pensar. Se assim for, está bom para o teu aquário, pois cumpre a regra dos 5x litragem. Deves usar lã de vidro e cerâmica.

Para manter a água límpida, depende da frequência das tuas TPA's... Qual é? Depende também se tens turfa ou troncos no aquário...

 

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu tubarão não se parece com esse. Quando o comprei dizia no aquario que é um tubarão martelo azul. Não incomoda os outros peixes e adora andar com os guppys. Assim que puder meto foto. Quanto à TPA costumo substituir 1\3 da agua por semana. Não tenho nada no aquario a não ser cascalho e uma pequena cântara de cerâmica, mesmo daquelas para decoração de aquario. Reparei que a água começa a amarelar ao fim de 5 a 7 dias depois de mudar por completo a agua. Reparei tambem que assenta comida no fundo, e a sucção do filtro não é suficiente para puxar aquilo... Creio que o amarelecimento da agua se deve mesmo a isso, à comida. Pensei reforçar a filtração com outro material, talvez carvão activo mas resta-me uma dúvida: devo colocar uma bomba de agua interna para criar circulação para os restos de comida serem eliminados pelo filtro ou devo apostar num filtro de fundo?

 

comprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, vamos por partes, há algumas coisas a corrigir:

- O tubarão amigável cresce até 100cm, ou seja, é muito para esse aquário, é considerado um monster fish. Assim sendo, deves procurar oferece-lo a quem tiver condições para o ter, porque não me parece que seja o teu caso. Lamento, vejo que tens muito gosto por esse animal, mas o teu gosto deve assumir que ele precisa de condições que tu neste momento não podes providenciar.

- Pelo que percebo a corydora está sozinha, o que não deve, porque as corydoras são peixes de cardume. Desta forma, deverás ter pelo menos 4 corydoras da mesma espécie.

- O Tricogaster é igualmente um peixe muito grande para esse aquário, precisa de aquários de cerca de 200lts. é igual a este http://www.aquahobby.com/gallery/b_tricho.php?

Não referes se tens um ou mais, mas não deves ter nenhum no teu aquário, por isso também terás de procurar novos lares para eles.

- Essa cântara de cerâmica está muito provavelmente a subir-te o PH (digo eu!), e até poderá estar a amarelecer a água. Eu, como gosto de aquários mais naturais, retirava-a, mas isto é só a minha opinião.

- Não deves colocar carvão no filtro, e ter uma bomba de ar é irrelevante. Deves sim colocar mais corydoras (só quando os outros peixes saírem!) e dar menos comida aos peixes. Não compres filtro de fundo, coloca uma foto do teu, para te ajudarmos melhor, e se possível, a descrição completa ou um link da net com informações concretas sobre o modelo em questão.

- As tpa's fazes como? Com água à mesma temperatura?

 

Bem, para já parecem-me os pontos mais importantes, espero ter ajudado!

cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :)

 

Ja resolvi a questão do tubarão, vou adquirir um aquário de um amigo que tem 1,20m de comprimento e 0,45cm de largura. Quanto aos trychogaster sempre soube de inicio que o aqua é muito pequeno para eles, mas tenho pena de os mudar, pois adoro a maneira como "brincam" com os guppies e são extremamente sociáveis, até vêm comer na minha mão! Mas hei-de arranjar solução para eles rápido.

 

Quanto à água, faço a tpa com água a temperatura mais baixa, cerca de 20 graus. A temperatura do meu aqua é de 28.

 

A corydora está sozinha sim, a outra que tinha morreu, durante uma limpeza de fundo ela lançou-se pa dentro da bomba e ficou presa, acabou por ficar com uma barbatana lateral partida e poucos dias depois morreu, foi uma tristeza, era uma corydora albina e gostava imenso dela... Mas depois compro outra. Ah esqueci de dizer que tenho também um bótia palhaço que comprei numa altura em que tinha muitos caracóis no aqua, disseram na loja que se alimentava de caracóis mas não fez sequer diferença... Acabei por comprar caracóis assassinos, devo dizer que foram bastante eficazes.eheheh Já sei que se vão perguntar como apanhei com caracóis sem ter plantas.lol mas é simples, quando o senhor da loja me deu uns camarões, tambem me deu uma casca de côco que tava no aqua da loja... Passados 2 ou 3 dias a praga começou... Mas ja foi erradicada.

 

Assim que puder publico a foto :)

 

Tira teimas, pelo que tenho conhecido do meu tubarão, se o quer ver com mais frequência tem de retirar mais decorações para ele não se esconder. Para o tornar amigável basta passar um bom tempo diariamente frente ao aqua, sem assustar o peixe, assim ele habitua-se. Foi assim que fiz com o meu. São peixes fantásticos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.