Problema com ancistru gold femea


jofranp

Recommended Posts

Bom dia, gostava que me me dessem uma ajuda. Estou com um problema com a femea de ancistrus gold, apareceu-lhe aqui à uns dias um corte, tenho reparado que o macho tem andado devolta dela e esta semana já os vi os dois dentro de um tubo que arranjei para esconderijo mas já estive a ver e ovos nada devem andar a treinar, hoje reparei ela aparenta começar a estar ferida no corpo será normal devido ao macho andar de volta dela. já pensei trata-la com betadine nas feridas e coloca-la num aquario pequeno onde tenho uns escalares com uma semana, mas estou com receio que ela os coma. Acham que posso coloca-la nesse aquario e digam-me que tratamento poderei fazer para a curar, será que o betadine serve.

Cumprimentos.

dsc01021a.jpg

dsc01020qy.jpg

 

dsc01022qe.jpg

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o betadine mal nunca fará, pelo que podes passar com um cotonete para evitar males maiores.

Em relaçao a os separares.. tambem pode ser uma ideia, agora se ela consegue apanhar os peixinhos pequenos...acho estranho..os meus nunca perseguiram peixes pequenos, mas é melhor veres com alguem mais experiente.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha o casal num cubo, e mudei-os para o aquario de 80 cm, ela já andava com aquela marca debaixo do olho antes de os mudar, mas agora parece que agravou, quanto a ela comer as crias de escalar. Acho que eles não tem essa tendencia mas perguntei para ter a certeza.

O tubo esta impecavel, no cubo tinha uns vasos pode ter sido ai que ela se feriu e com o macho a andar de volta dela parece ter agravado. Vou trata-la com betadine e coloco-a novamente no aquario, amanha vou ver se estiver pior coloco-a separada no aquario das crias de escalar.

Vou tentar colocar as fotos novamente que não dão para ver.

E um golpe fundo

 

dsc01020ve.jpg

 

dsc01021jc.jpg

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tratei hoje com betadine e voltei a pola no aquario mas se calhar vou coloca-la noutro aquario e por exa2000 por causa de não infectar. ok amigos obrigado pela ajuda depois digo como esta a correr.

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal desculpem não ter respondido infelizmente morreu, não consegui fazer com que ela escapa-se. Agora fiquei com o macho sozinho não se se ele faz criação com ancistruz dos escuros pode ser que eles cruzem enquanto tento arranjar femeas adultas, está a ser dificil arranja-las.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As garras, apesar de parecerem unhas enormes, são relativamente moles. Servem mais para assustar do que matar. Pelo formato da ferida (à volta da garra retraída) dá impressão que ela estendeu as garras e nessa altura ficou presa com uma e ao puxar, rasgou a carne à volta. Seja como for, a ferida tinha um aspeto feio e a probabilidade de recuperação não era alta. Os casais ancistrus, apesar de estarem sempre à luta (pelo menos os meus estão), raramente chegam a ter contacto físico violento. São mais perseguições, pequenos toques com a cauda mas nada que chegue a provocar mazelas ou ferimentos dessa envergadura. Eu investigaria mais o meio ambiente onde ela se feriu porque podem ferir-se outros peixes no futuro.

 

Lamento a perda.

 

Boa Sorte

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais