Urgente - ajudem pf!


Recommended Posts

Boa noite,

 

tenho um aquário onde tento simular um ambiente meio amazonico. Volta e meia quando troco a água apanho umas folhas de carvalho que fervo e uso essa água na TPA mas desta vez parece ter corrido mal... Hoje de manha fiz uma TPA com água escurecida e os peixes como é costume pareciam-me todos contentes. No entanto ao final do dia quando cheguei a casa tinha alguns peixes já na superfície e enfraquecidos e 2 ramirezis e uma cory habrosus mortos. Tratei logo de tirar as corys pra um aqua pequeno com filtro e termoestato que costuma alojar um betta, mas aquilo tem uns 7L por isso não pude pôr o resto dos peixes (nessa altura reduzidos a 5 tetra cobre, 7 neons, 2 ottos negros). Então tratei de fazer uma TPA de 60% com água "fresca" e os peixes pareceram estabilizar e até comeram naturalmente. Agora á noite quando cheguei a casa voltei a ver que estavam mais 3 neons mortos e os restantes muito fracos e na superficie. Tratei logo de encher um balde de água fresca, por la o termoestato e o filtro e retirar os peixes pra lá. Presumo que tenha sido um problema qualquer presente nas folhas que mesmo depois de uma boa fervidela passou pra água pois os testes da praxe estavam todos nos niveís do costume. Agora o meu problema é retirar tudo do aquário, limpar tudo, voltar a monta-lo e encher. Mas aqui é que está a parte complicada, pois não tenho tempo pra criar um novo ciclo, tenho medo de por os peixes enfraquecidos num aqua mal ciclado e a água que tenho do balde (fresca, não ciclada, apenas leva o filtro já maturado com 6 meses) e do aqua pequeno em conjunto não chegam aos 25L (o aqua é de 54). qual o melhor método pra devolver as melhores condições aos peixes de forma rápida? Seria tentar com a água que tenho mais água nova ou tentar arranjar alguém que me oriente água dum aqua já ciclada e maturada?

 

desculpem o testamento e obrigado desde já.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Qual o setup que tens?

E os valores dos testes?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago, o seu relato deixou-me muito curioso, para que serve, porque ferve e usa essas folhas de carvalho? É que as folhas de amendoeira da India são usadas para baixar o PH, serve de medicamento mas não são fervidas, são postas assim e deve-se ter cuidado não por em demasia para não baixar demasiado o PH e não alterar as durezas da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqua 60x30x30 54L

filtro juwel bioflow mini 280 l/h com esponja e cerâmica

termoestato 100W

Calha com 2x15W T8

 

areão de rio, sem substrato fértil

Tronco

Folhas amendoeira e carvalho

 

flora:

egéria densa

cabomba caroliniana

HZ

 

Fauna:

5 Tetra cobre

7 neon

2 otto negro

10 cory habrosus

2 ramirezi

 

 

 

Uso as folhas de carvalho para decoração e baixar Ph uma vez que também são usadas na aquariofilia. e para fazer uma espécie de chá para escurecer a água. Não teem as propriedades medicinais das de amendoeira mas não há problemas em usá-las.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, não percebo bem o teu método, mas um método aconselhável é deixar numa bacia, no dia anterior à TPA, os litros que vais alterar, com um termostato para aquecer a água, assim o cloro desaparece e não tens de usar químicos.

Podes também utilizar água aquecida com termostato directa da torneira no mesmo dia, mas há quem não defenda este método, visto que terás de colocar produtos anti cloro.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para trocar costumo ferver a agua e deixar de um dia para o outro num balde para evaporar o cloro. No entanto nao coloco termoestato porque a agua nunca vai muito fria. Desta vez deixei no balde durante a noite e ainda pus anticloro...

Para voltar a encher o aquario de novo de modo mais rapido e seguro possivel como faço? É que tenho os peixes num balde e estou stressado como medo que não aguentem mt tempo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes estão num balde?

Coloca alguma água que estava anteriormente, e junta água nova à temperatura a que costuma estar o aquário. junta também anti cloro, já que não vais ter tempo de deixar a água de um dia para o outro.

faz isso e dá novidades.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não te posso ajudar muito pois desconheço o que aconteceu em particular com essa TPA e também não sou propriamente um aquariofilista veterano mas deixa-me comentar algumas coisas que talvez te ajudem agora ou no futuro:

 

Eu para trocar costumo ferver a agua e deixar de um dia para o outro num balde para evaporar o cloro.

 

Depois da água fervida, não há cloro nenhum na água. O ponto de ebulição do cloro é por si muito baixo (-34C) o que quer dizer que não se consegue manter estável durante muito tempo na água, quanto mais quando ela é fervida.

NO ENTANTO. Água fervida pode ser má política. É bom porque mata bactérias, microrganismos, fungos e outros seres "vivos" mas se for fervida ao ponto de evaporar parte dela, os metais pesados e outros inertes ficam mais concentrados na água que sobra o que poderá prejudicar a fauna e flora.

 

Desta vez deixei no balde durante a noite e ainda pus anticloro

 

Não havendo cloro para reagir com o anticloro, o mesmo pode ter ficado em estado "não decomposto" na água. No entanto, não costuma causar mal nenhum à fauna a não ser que exageremos na dose... seguiste as instruções?

 

Mas eu gostava era de opiniões quanto ao método para encher o aqua por favor

 

Graças a Deus que 90% ou mais das bactérias nitrificantes ficam alojadas no fitro. Ie, se colocares toda a tua fauna que resta num blade, fizeres uma limpeza ao aquário, o voltes a encher com água tratada com anticloro (nas devidas proporções) e depois voltes a colocar o teu filtro já ciclado, não deverás ter problema algum com o ciclo. na pior das hipóteses, talvez um pico de nitritos (pois as nitrobacter levam muito mais tempo a reproduzir-se que as nitrosomas) mas nada de significativo.

 

Eu próprio montei um aquário de 20L, coloquei água tratada e matérias filtrantes de um aquário ciclado e coloquei logo 20 ancistrus bebés (muito sensíveis a amónia e nitritos) e não aconteceu nada. houve um ligeiro pico de nitritos no dia imediatamente a seguir mas passados dois dias já tinha desaparecido.

 

Abraços e Boa Sorte

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.