Finalmente 1º aquario plantado


Toxtax

Recommended Posts

Boas tardes pessoal...

 

Depois de muito pesquisar, ler, reler, tornar a ler, criar um tópico para tentar tirar as minha duvidas ( que diga-se de passagem pouca gente ajudou... agradeço desde já a quem o fez) acabei o meu 1º aquário plantado!!! :)

:drool3:

 

Deixo aqui umas fotos para vocês me dizerem o que acham

 

Pic_20727_1.jpg

 

 

 

acabadinho de encher

 

 

ideias e criticas sempre bem vindas

 

o aquario fez 5 dias hoje

aqui esta uma foto de como esta:

Pic_20727_2.jpg

 

 

acho que esta a evoluir bem

 

 

setup:

aqua 150x45x55

filtro : jbl cristalprofi e1501 greenline

termostato: EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 250w

a iluminaria mandei fazer em inox, tem 150 cm e leva 2 lâmpadas T5 L8 54W AQUASTAR 10000k e 2 T5 L8 54W GROLUX 6500k, e 2 tiras de led de 150cm

o que acham???

sistema co2 garrafa de 2kg com redutor de pressao e valvula de agulha a deitar 2 bolhas por segundo ( acham que e muito ou pouco?)

substrato fertil da tropica 8kg

e substrato inerte da ADA amazonica 36kg

digao o que acham...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante só tapava esses fios que passam por trás do aquário com um fundo preto. Em relação às bolhas por segundo tudo depende da litragem do aquário terás de controlar isso, só testando

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal, sim esquecime de por o fundo preto agora ja se torna dificil porque para arrastar o movel com aquele peso todo... nao quero arriscar...

Mas tambem as plantas estao a crescer a olhos vistos... entao no fim de semana estou a pensar fazer uma poda e replantar e penso que daqui a um mes o fundo fique tapado por plantas

aqui vai uma fota de como esta

 

Pic_20727_3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres saber como é que eu coloquei o fundo preto no meu aquário de 540L depois de já estar todo montado? Não foi preciso arrastar nada

 

Passei o fundo preto para trás do aquário e em cada ponta colei com fica cola...e ficou, tcharããã!!! Feito!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa nao impede a outra

 

Cuba só é incomodada por corys e ancistrus, peixes de fundo. Camarões só são incomodados por peixes que comam camarões, geralmente ciclideos e tetras

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para já quero-te dar os meus sinceros parabéns pela forma como encaraste essa montagem, principalmente pelo tempo que perdeste a recolher informação util para o efeito.

Para primeiro plantado está excelente e tens o equipamento certo para ter uma aquario saudavel.

 

Que manutenção fazes ao aquario? Não sei o que leste, mas nestas primeiras tres semanas faz duas TPA's de 25% por semana e no máximo 6 horas de luz (fotoperiodo) é aconselhavel. Depois aumenta 1 hora por semana até teres 8 a 10 horas diarias.

Em relaçãoao CO2 aconselho-te a comprar um teste de CO2 permanente. Pelo menos ficas com uma ideia do que estas a meter e se tens Cuba convem dar-lhe 20 a 25 mg/L de CO2.

 

Agora que esquema de fertilização pensas seguir. Deves de ter lido alguma coisa sobre o assunto certamente. Esse substrato da Ada, igual ao meu, liberta muito amónio no incio o que até é bastante benéfico para as plantas no inicio da montagem. Enquanto ele existir não iras ter carências de Nitrogênio.

Algum problema podes contar comigo. Vou seguir o teu projecto.

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AiresJusto

 

Na manutenção tenho feito como dizes 2 TPA por semana de 20 a 25 %, ja na luz comecei logo a dar 10 horas seguidas, visto ate agora ainda não ter nenhum boom de algas penso que posso continuar...

Também queria ver se comprava um teste de co2 permanente... Sem o teste conseguirei saber se estou a dar 20 mg/l ???

A fertilizacão ia fazer a da Tropica que ja trás tudo... mas aconselharam-me a não por no primeiro mês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens peixes podes ir regulando o CO2 até começares a ver as plantas a fazer pearling o que indica de grosso modo que estão contentes...

Sim se calhar no primeiro mês não haverá grandes necessidades de fertilizante.

 

Esse pH está a quanto? É que eu tenho uma água muito mole, quase sem calcio, nem magnésio, quase sem bicarbonato e tenho-o a 5,5 lol.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças nada de especial por agora. O meu com injecção de CO2 já o medi a 5!!! Até ver os meus peixes estão bem, pelo menos aparentam. As minhas Rasboras Espei não param o dia todo e nem me podem ver ficam logo de "orelha fita" a ver se dou comida lol

 

Agora o que eu fiz foi ver o que é que a minha água contem e fui a pagina das Águas de Portugal. Podes ver num tópica que criei Como obter a Composição Química da água da rede!

Eu descobri tal como suspeitava a pobreza da minha água em termos de Calcio ( < de 0,3 mg/L), Magnésio ( < de 0,1 mg/L) , Sulfatos ( < 0.3 mg/L) e se estes forem baixos tambem o é o Potássio que não me aparece na análise. Resultado, faço fertilização com Sulfato de Magnésio que me adiciona Sufatos e Magnésio e Cloreto de Cálcio para o Cálcio e tambem me adiciona Cloretos mas estes vem da rede a 3,5 mg/L. Agora tu até podes nem precisar disto porque a rua agua é mole mas podes ter por exemplo 10 mg/L que não chega a um grau na escala germanica mas é suficiente para as plantas por exemplo.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus valores podes ver aqui: http://www.indaqua.p...o1t2012_vqu.pdf e podes comparar tambem com esta para veres as osciliações: http://www.indaqua.pt/ficheiros/qualidadestirso_omp.3t2011.pdf

 

 

As últimas análises deram de Cálcio 34 mg/L não iras ter problemas de cálcio e de Magnésio 1 mg/L que em principio não te vai trazer problemas até porque o substrato fértil tambem o deve fornecer de certeza. Em comparação comigo estás bem melhor.

 

Em termos de Nitratos acho que não vais precisar de fertilizar. Na primeira deu como resultado a módica quantia de 31,3 mg/L!!! e na de 2011 16,3 mg/L.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal...

precisava de uma ajuda:

a minha hc cuba esta a aparecer com umas folhas amarelas, alguém me pode dizer do que e???

Estou a fertilizar uma vez por semana com 30ml de fertilizante da tropica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gosto muito do layout e estas plantas :slbsmile: quando formarem as moitas vai ficar 5*

 

Continua a actualizar o teu topico com a evolução do aquario para seguirmos

 

 

Abraço

 

BP

Editado por BrunoPereira_44091
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nas minhas leituras no forum encontrei isto espero que ajude:

 

"Glosso é facil de cresçer, apenas tens que ter as condições adequadas para isso, muita luz, CO2 e nutrientes, e junto com isso tens que ter movimento da agua para o glosso para levar o CO2 e nutrientes para o glosso. Depois é apenas manter o glosso bem podado e nao o deixar ficar muito grosso/alto, ultimamente o tenho podado todas as semanas"

 

Este aquario é um espectaculo não sei se já conhecias e da para tirar varios ensinamentos, vê com calma e depois diz o que achas-te.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=60618&st=0

 

Abraço

 

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha hc cuba esta a aparecer com umas folhas amarelas, alguém me pode dizer do que e???

Estou a fertilizar uma vez por semana com 30ml de fertilizante da tropica

 

Qual é o fertilizante da tropica que estás a usar? Se não for o Plus não estas a introduzir ne Nitratos nem fosfatos. Neste caso a tua "Cuba" pode estar com carência de Fosfatos já que a tua rede tem Nitratos com fartura, pelo menos é o que vem nas ultimas analises.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.