Recommended Posts

Olá a todos,

 

Como Vou ter de comprar uma calha de iluminação e encontrei uma possível solução que creio ainda não ter sido aqui discutida.

 

Alguém já ouvir falar dos kits da Aquastyle?

 

Após leitura de vários forums não encontrei grandes críticas negativas (pelo contrário). Os LEDs não são CREE e para mim ia ser a primeira aventura no DIY.

 

Surgem várias questões tais como:

 

1- Que tipo de dissipador usar (heat sink)?

2- Que quantidade de LEDs comprar (creio que 360 W para o meu 140cm devem dar, ou seja o kit com 120 leds de 3W cada)?

3- Comprar cá o alumínio e fazer à medida?

4- Como tornar a calha DIY à prova de água (as minhas actuais LEDs têm silicone por todo o lado)?

 

Para ajudar um pouco deixo um exemplo de montagem e uma aplicação a algo que me parece um RedSeaMax como o meu.

 

Será que alguém tem paciência para ir descobrir algumas respostas? E ver o kit...

 

Abraço,

 

RB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.reefcentr...31#post17783831

 

Encontrei esta thread com um resumo muito útil sobre DIY leds. :)

 

Em relação aos leds, parecem-me mais interessante os XT-E.. a ronda os $3.40 cada sem lente, ou $4.50 com lente: http://www.rapidled.com/royal-blue-and-blue-leds/

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigado pela vossa partilhe de informação, é muito útil, por coincidencia estou a acabar de montar uma calha com Leds iguais ao que o Raul se refere.

calha com 140x35x9 cm contém 127 Leds de 3W = 381W, vou colocá-la no meio da próxima semana , estou de certa forma ansioso, depois abrirei um tópico com a descrição.

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur boa noite, depois da visita que fiz a tua casa fiquei mais entusiasmado, pois a tua calha está espectacular, muito boa luz, em qualidade e quantidade.

A vantagem dos "DIY" além do gozo da montagem é também o factor económico já que fica bem mais barato.

abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos,

 

Afonso, o tamanho que refere é muito próximo ao que eu necessito (tenho 1,40m por isso pensei numa calha de 130m). Vieram do site que eu referi? Aquastyle? Ou comprou avulso? Não sei podemos partilhar estas informações por aqui mas seria uma grande ajuda para mim.

 

Como ainda não comprei, provavelmente aguardo um pouco mais e tento ver alguma ao vivo primeiro.

 

Qual a combinação de cores escolhida Afonso?

 

Referente à resposta do Marco, este kit custa cerca de 300 euros com 120 LEDs de 3W... Creio ser um preço muito bom, só não sei se depois terei que pagar muito de alfandega..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Referente à resposta do Marco, este kit custa cerca de 300 euros com 120 LEDs de 3W... Creio ser um preço muito bom, só não sei se depois terei que pagar muito de alfandega..

 

Raul,

 

Com esse valor muito provavelmente irás pagar as taxas de alfandega, que em relação a taxa dos LEDS nem é nada por ai alem, acho que são 3%, mas o problema é ter que pagar 23% de IVA sobre o total da compra inclusive sobre o custo de transporte. Se vier por uma transportadora (DHL,MRW,etc.) é certo que irá parar na alfandega.

 

Se um dia estiveres por Palmela e quiseres ver uma calha de LEDS a funcionar, envia-me uma mensagem, terei todo o gosto em mostrar-te.

 

Cumprimentos,

 

Artur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Supondo que estaremos a falar em mais 100€, mesmo assim é muito tentadora a compra? 120 LEDs de 3W por menos de 500€.. Ou é o preço de compra de uma calha semelhante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Artur, nesse kit ainda é necessáro acrescentar o heatsink, certo? O preço realmente é interessante, gostava era de encontrar sites dentro da UE que vendessem kits destes ou mesmo o material em separado. Umas das hipóteses é construir um kit para o meu aqua actual e depois expandir para os 90 cm..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando estive a faze o projecto da minha calha, tinha encontrado uma calha feita com leds 3w que me pareceu muito interessante, no entanto não consigo encontrar a calha, apenas consigo encontrar os mesmos LEDS.

 

Aqui fica o link do site para quem tiver curiosidade.

 

http://www.led1.de/shop/lng/en/highpower-leds/winger-power-leds/3-watt/

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos boa noite, só agora cheguei ao computador.

Para responder ao Raul

Os 127 Leds de 3W estão distribuidos da seguinte forma: 87 leds brancos entre os 6700K e os 20000K (180 LM)

30 leds Royal Blue (50 LM)

6 leds Red (90 LM)

4 leds Green (90)

A calha em aluminio a chapa foi-me oferecida foi só dobrar (não foi fácil mas já está)

Todos estes Leds e os repectivos transformadores foram comprados através do Ebay cujo link coloco a seguir.

Devo salientar que para evitar portes alfândegários ( a partir dos 40 euros já se paga ) comprei em separado por várias vezes até ter todo o material, que espero esta semana o resto para poder montar a calha.

 

eis o local onde comprei

http://www.ebay.es/i...984.m1497.l2649

um abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

boa noite

vou tentar responder o melhor possível, nesta minha calha fiz algumas borradas que só agora dou conta, pois também só há dias é que algumas calhas de leds á minha frente, nomeadamente a do Artur Jorge Alves que está muito boa.

Hoje naturalmente faria de modo diferente.

Em relação ao preço Raul sim em Leds foi mais ou menos isso, mas falta acrescentar os preço dos Drivers (transformadores AC/DC) e respondendo ao Marco, esse foi um dos meus erros nenhum dos drivres é dimmable (mas hei-de fazer alterações)

Os transformadores também comprei ao mesmo vendedor e foram os seguintes:

1 drive - 220 / 24V a 4A (100W) para alimentar os 6 leds vermelhos e 4 leds verdes que trabalham entre os 2,2 e os 2,8V = 21 euros

3 drivers - 220 / 36V a 4A ( 150W) cada driver liga vários grupos de 10 leds em série , estes leds tanto os brancos como os azuis trabalham entre os 3,2 e os 3,7V = 32 euros

o problema é o tempo de espera (cerca de 4 semanas)

hoje recebi uma carta dos correios para enviar o comprovativo de compra do útimo transfromador (que estou á espera desde o dia 7 de Maio) espero que, como de costume me enviem sem ter de pagar nada na alfândega.

Espero que o Raul me autorize a colocar neste tópico uma ou duas fotos do que fiz

DSCF3363.jpg

DSCF3361.jpg

DSCF3409.jpg

DSCF3391.jpg

DSCF3392.jpg

 

peço desculpa por estar a abusar em fotos, um dia gostaria de abrir um tópico para esta minha chalha.

um abraço

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é questão de autorizar, é mais de agradecer! Gostei de ver e creio que vou arrancar numa coisa assim...

 

Tenho que ir ver a calha ao vivo caso possível...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Raul

bom dia

Claro que é possível tenho muito gosto na sua visita, ainda por cima são só 45 Kms (+-)

aos dias de semana estou práticamente todos os dias em casa, aos fins de semana basta avisar um dia antes, fica o contacto 960383168

nesta semana era a melhor para ver pois a calha esta desmontada á espera do ultimo transformador, entretanto em relação á foto onde se vê os Leds acesos, já retirei 10 leds vermelhos ficando só 6 vermelhos e 4 verdes (tinha vermelho a mais).

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Antes de mais , quero agradecer ao Raul a visita que me fez e a conversa que tivemos que foi muito agradável e produtiva.

tal como prometido já montei a calha e estou bastante satisfeito com o resultado em termos de quantidade de luz, quanto á qualidade esperemos algum tempo para os poucos corais que tenho dizerem alguma coisa, até lá há que esperar.

deixo aqui algumas fotos tiradas hoje um pouco á pressa e sem tratamento.

 

1ª só com as moon ligth ligadas (4 leds 1W)

MoonLigth.jpg

 

2ª só com a azuis ligadas (30 leds 3W)

Azuis.jpg

3ª com as azuis e com as vermelhas ligadas (6 leds vermelhos + 4 leds verdes + 7 leds brancos ) valeu a pena ter retirado 10 leds vermelhos

Azuisevermelhos.jpg

 

4ª com os leds todos ligado (80 leds brancos 3W) + 30+17 = 127 leds = 381W potencia total

todosodLeds.jpg

 

pequeno vídeo

th_DSCF3611.jpg

espero que gostem

eu gosto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Afonso,

 

Foi um final de tarde muito agradável!

 

Gostei muito das fotografias! A sensação é que a luz está muito bem espalhada. Lá terei que ir ver ao vivo!

 

Estou agora à procura dos dimmable... E creio que o meu irmão ficou entusiasmado com o Arduíno!

 

MAis uma vez obrigado e sempre que tiver paciência coloque mais fotos que eu farei o mesmo.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde,

 

Estava tentado em mandar vir um kit de 8 LED diy dessa loja, 4 White 10000k e 4 Blue 452-455nm, juntando-lhe 1 Actinic violet de 420nm. Será que seria iluminação suficiente para um aquário de mais ou menos 90Litros?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

dando seguimento a este tópico, quero dizer que tive necessidade de fazer um upgrade á minha calha, assim comprei mais 20 Leds de 3W / 30.000K

pois não tinha ainda luz suficiente, agora tenho um PAR de 200 no substrato (á custa de 441W de Leds) .

Tenho muito mais luz do que com os 700W de HQI´s e T5 na anterior calha.

bom como ajuda quero dizer que tenham atenção á temperatura pois isto aquece um bocado, eu tenho 4 fans de computador 8cm de lado, por cima da calha a fazer extração,vê-se numa das fotos anteriores, agora vou colocar mais duas mas, lateralmente a empurrar o ar para o interior da calha.

Atenção a chapa de aluminio onde estão ligados os Leds devia ter o triplo da espessura, assim a dissipação era bem maior, mas fica o aviso para quem quiser.

deixo-vos duas fotos, uma com os 381W de Leds e a outra já com os 441W , nota-se a diferença na iluminação, penso que a partir de agora começar a colocar SPS.

 

380W.jpg

 

440W.jpg

 

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Para começar, sou um grande nabo em coisas de electrónica, só sou bom a apanhar choques, mas mesmo assim para o meu reef de 1,50m, comprei um kit à Aquastyle em Junho de 2011 e estou bem satisfeito. Apesar de na altura nem saber como se soldava um fio, devo dizer que ficou com ar profissional e deixou-me mesmo peneiroso, está super fixe. Já tive HQI com T5 e por último só T5 e prefiro mesmo os leds. Comprei também um arduino + relógio + LCD e está tudo a funcionar na perfeição.

 

Tenham atenção à alfandega, porque no passado tudo o encomendei de Hong Kong, ao contrário de tudo o que vinha dos US, nunca paguei nada (incluindo este kit que me custou à volta de 300 euros), já este ano depois de ter devolvido um driver (ao abrigo da garantia) que eu muito habilmente queimei com um valente curto-circuito e posterior choque num dedo quando estava a refazer as ligações, os tipos da loja voltaram a enviar o driver, com a indicação que era ao abrigo da garantia e de oferta ainda me enviaram um potenciómetro e 6 lentes de 80º (as minhas são todas de 60º), a encomenda demorou 2 dias a chegar cá e os anormais da alfandega apresentaram-me uma factura de 80,00€.

 

Reclamei dizendo que o aparelho custava novo 17 euros e que além de valor insignificante, tinha sido uma transação não comercial, porque não gerou lucros a ninguém, mas depois de trocas sem fim de e-mails, os tipos enrolaram durante quase um mês, até que me informaram que a origem (ou seja a loja) assumiu os custos do despacho e entregaram-me ontem a encomenda. Nem tive ainda vontade de perguntar à Aquastyle se isto é verdade…

 

De volta à questão dos kits, comprei na altura em Portugal a calha dissipadora na Bisalarmes e até hoje foi o sítio onde encontrei mais barato e acho-as muitíssimo boas:

 

http://www.bisalarmes.com/por/index.html

 

A referência da calha é esta - BIS-95 16,00€ + IVA. Esta calha dissipadora tem de largura 9,5cm, pelo que pedi 2m cortados em 4 secções de 50cm e vieram com um corte impecável. Como eram um pouco estreitas para o que eu queria colei-as lado a lado com Araldite para terem a largura de 19cm e darem para 4 fileiras de leds. Enviei um mail para a loja a dizer que pertencia ao fórum (por acaso é o Reefforum) e deram-me um desconto de 35%, o que é muito simpático. Atenção que, mesmo colando os leds com pasta térmica na calha dissipadora, precisam de ter ventoinhas porque os leds aquecem bastante, no meu caso bastarou 2 ventoinhas de 12cm – das silenciosas.

 

Para não serem apanhados na ladroagem das taxas de alfandega, estão aqui dois links de nuestros hermanos, onde têm tudo e mais alguma coisa para leds, incluindo kits.

 

http://www.faciled.es/shop/

 

http://www.shoptronica.com/

 

Espero ter ajudado.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Olá

ao fim deste tempo quero divulgar que a minha calha se encontra ainda em funcionamento, com excelentes resultados, até hoje apenas substituí 4 led's que fundiram, o rendimento parece muito bom, estou satisfeito com a aposta.

a foto abaixo é do meu sistema actualmente, o aquário já é outro pois o anterior rebentou mas todo o resto é do anterior com algumas peças novas.

abraço

afonso

 

VazReef_zpsdfb0576e.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

Antes de mais, obrigado pela informação detalhada que consegui encontrar aqui.

 

Com a vossa experiencia, o que faziam hoje diferente ?

usar leds de 3w ? ou maiores?

Lentes com qual angulo ?

Estou a preparar para montar uma diy e prometo por aqui todos os passos tambem.

 

Obrigado

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais