Remover calcario (manchas brancas) de um aquario antigo


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

tenho um aquario guardado ha tempos na garagem e ele esta cheio de manchas brancas no interior de agua escorrida.

 

Suponho que sejam de calcario.

 

Ouvi falar que se deve encher o aquario com agua meter o filtro a funcionar e adicionar à agua vinagre para que este remova as manchas.

 

Alguem ja tentou isto? Que quantidade de vinagre se mete na agua?

 

Abraços

Cumprimentos,

André Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Eu a uns tempos tive um "problema" idêntico (calcário e limos), como se tratava de uma aquário de pequeno porte (60L) meti-o na banheira e enchi-o com +/- 15L, mandei sal (grosso) e vinagre lá para dentro e esfreguei-o todo com um daquelas esponjas/esfregão verdes de cozinha (nova e sem detergentes obviamente) e resultou.

 

Cheguei inclusivamente a cortar uns limões ao meio e esfrega-los directamente no vidro onde se encontrava maior concentração de calcário (embora com o vinagre resulta-se muito bem). Quando fiquei satisfeito com resultado dei umas enxaguadelas com chuveiro e deitei a água fora.

 

Posteriormente dei mais umas passagens com água limpa e uma esponja nova, mas mais macia e ficou “impecável”

¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ha ano e meio, desenterrei um aquario que estava parado há 10 anos no sotao.

Estava cheio de manchas de calcario, e tentei muita coisa, incluindo o vinagre, até ter conseguido finalmente retirar as manchas por completo.

A solução passou pela aplicação por um detergente que se vende no supermercado, especifico para as manchas de calcario. De momento nao me lembro o nome, mas se tiveres interesse avisa, que procuro.

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

obrigado a todos pelas respostas, tat se me puderes ajudar com o produto agradeço.

 

O produto chama-se Viakal. Fez milagres.

Na altura ponderei tambem aplicar Siril, mas se bem me lembro, acabou por não ser preciso.

Nota que eu tinha o calcario mesmo muito impregnado. Se a coisa for leve, provavelmente safaste só com o vinagre quente.

 

Dá uma olhada neste topico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.