Recommended Posts

Boas,

 

 

tenho um cubo, 150L, com um DELTEC 600 que adquiri ha uns meses e que se tem portado bem.

 

Hoje tive um problema :huh:

 

Quando cheguei a casa tinha o copo de recolha cheio e a derramar muita espuma, inclusive para o chao :shock4:

O escumador, por alguma razao aumentou a espuma de escumacao, como se estivesse a escumar a agua.

Para quem conhece o modelo, a bomba nao é regulacao, nem a entrada de ar. O que é regulavel é a altura do copo de recolha de modo a escumar mais liquido ou mais "espesso".

 

Fiz uma TPA de 10L no sabado com agua do mar e de resto tem sido os aditivos normais, uns ml de magnesio, coral growth. Kalwaser durante a noite cerca de 0,5L

 

O copo de recolha tambem foi limpo no sabado

 

 

Alguem tem alguma sugestao para que de repende isto comece a escumar agua como um louco??

 

Obrigado

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira coisa que deves ver é se não foi por falha de corrente eléctrica... isso acontece com facilidade porque as sumps sobem muito o nível após a bomba de retorno desligar. Quando a luz volta, os escumadores interiores passam a ter um nível bem maior de água para trabalhar e se forem eficientes recomeçam a trabalhar em toda a força e transbordam em alguns segundos. O meu BK transborda antes de a bomba de retorno conseguir retomar o nível original da sump... que é apenas alguns segundos. A minha solução foi ligar o escumador ao profilux e coloca-lo em delay sempre que é desligado.

 

Não sendo essa situação poderia ser alguma coisa dentro da bomba do escumador que se tenha soltado, alguma substância que tenha entrado no aqua que cause muita tensão na água (mas neste caso terias visto o resultado após alguns minutos.)... mas eu aponto para a primeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg Sergio,

 

O escumador é hangon, por isso a primeira hipótese esta fora de questão.

No entanto de facto desliguei o escumador no fds e pode ter havido alguma questão com a bomba, só é estranho ter reflectido apenas 3 dias depois.

E nAo é que o nível de agua dentro do escumador tenha subido, aquilo começou foi a escumar agua... Muita espuma branca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi sabado muda de agua 10L

2ª feira adicionei umas gotas de magnesio e coral growth

2ª para 3ª 0.5L Kalkwasser

 

Mas isto é algo que costumo fazer num plano de aditivos

 

Verifiquei a densidade da agua, 1024 antes da muda, 2h depois da muda e ontem tb estava nos 1024

 

O escumador tem 4 anos acho eu...

Editado por PedroSoares_15791
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não reparei que era hang-on...

 

E ele continua a escumar assim? Normalmente a subida do nível está relacionada com 3 coisas: aumento da força da bomba, aumento na litragem de ar, aumento da tensão de superfície da água (normalmente com a adição de alguns produtos isto pode suceder)

 

Se tinhas desligado recentemente o escumador pode ter sido disso... por vezes o tubo de entrada de ar em alguns escumadores hang-on pode ficar obstruída, pelo menos no meu antigo ficava ao fim de muito tempo sem limpeza. Ao desligares e voltar a ligar podes ter soltado alguma coisa que pudesse estar a obstruir... ou então pode-se ter soltado alguma coisa no seu interior. Eu na tua situação desmontava tudo, limpava e voltava a colocar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já voltou ao normal, deve de ter estado 1 dia assim. A fazer muita espuma de agua...

 

Por isso estou a tentar perceber o q se passou.

Nao adicionei nada que já nao andasse a adicionar há muito tempo e o escumador esta relativamente limpo. Tem 2 meses que foi todo desmontado e limpo.

 

Enfim, se houver mais sugestões sobre este comportamento, agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais