Ajuda- 1º Aquário já com habitantes..


Nizia

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Há bastante tempo desejava ter um aquário e á cerca de 2 meses ofereceram-me um com as seguintes caracteristicas:

 

Medidas: 60 x 30 x 30

Filtro: Filpo 450, 4,8W

Termostato: não tem nada escrito

Uma "coisa" que faz bolhinhas

Substrato: Umas pedrinhas que não sei explicar, mas é comum ver-se na praia

Decoração: uma pequena ponte, 4 plantas artificiais e um jarrinho.

 

Após a montagem, e com tudo a funcionar na perfeição, juntou-se água e ficou perto de 1 mês sem habitantes.

 

Coloquei os primeiros habitantes à 1 mês, 5 rasboras. 1 delas era muito pequenina e acabou por morrer presa debaixo do filtro :(

 

À 3 dias coloquei 2 corydoras albinas pequenas.

Entretanto o aquário ainda estava muito calminho e hoje fui à loja dos peixes e após colocar a malta nova no aquário, acho que me excedi. Preciso de ajuda quanto á compatibilidade dos peixes. Cá vai a lista completa

 

4 rasboras

2 corydoras albinas pequenas

2 escalares zebra pequenos

4 mollys

1 ancistrus (limpa fundos)

2 Colisas

 

Antes de escrever o tópico, estive por aqui a pesquisar e percebi que fiz asneira. Não tenho qualquer teste nem de pH, nem de rigorosamente nada.

 

Desculpem a extensão do tópico, mas sou mesmo novata na matéria. Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora vivas ::D: Bem vindo ao forum e ao mundo da peixada...

 

Antes de mais peço-te que não desanimes com os conselhos que te vou/vamos dar. São mesmo isso, conselhos, para te ajudar a evoluir ::D:

 

É fundamental que completes o setup do teu aqua (para ver como há um tópico nos inamoviveis nos primeiros passos) com tudo o que o aqua tem e com fotos.

 

Desconfio que essas pedras que tens da praia, caso o sejam, não devam estar aí, mas até ter fotos é impossível saber.

 

Tambem recomendo que leias muito aqui no forum e também que vás à secção de fotos e vídeo de aquas já montados e vejas os tópicos da malta mais experiente. Aprendes imenso e tens montes de ideias para te ajudar.

 

Não vou falar da iluminação e da decoração artificial, nao me parece o ponto chave para já. Vamos à fauna:

 

Tens um aqua relativamente pequeno, (menos de 50 litros brutos) o que implica que já tens aí peixes a mais. vamos por partes:

 

Em primeiro pesquisa no google as espécies que tens e vê as caracteristicas da água que precisam e vais reparar que tens aí espécies incompativeis. Depois vê qual a litragem minima que cada espécie precisa e quais as que devem ser mantidas em cardume de pelo menos 4-5 unidades. Depois disso mede os parametros à tua água e vais descobrir quais as espécies que se adaptam a ela e quais as que podes manter para a tua litragem.

 

Fico a aguardar as fotos, a malta aqui gosta é disso.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, tal como pediste, aqui vão algumas fotos. Obrigada pela resposta tão rápida. Vou tentar consertar o que estiver mal. :s

 

img00067b.jpg

img00068a.jpg

 

 

 

img00069g.jpg

 

 

img00070d.jpg

 

 

img00071t.jpg

 

 

Fiquei triste por saber que os meus peixitos não são compatíveis.. Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou surpreendido pelo aqua... apesar da decoração artificial ficou agradável... já fizeste a pesquisa das espécies? o que descobriste?

 

abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, depois de pesquisar um pouco, acho que fiquei na mesma.

descobri que os escalares crescem mais do que imaginei, e que os mollys ao contrário do que pensei, são uns pequenos terroristas.

Algumas variações de pH entre espécies, mas a maioria deles é resistente ás mudanças de pH.

Temperatura, li num sitio que as colisas pedem uma temperatura de 26ºC e não gostam de água movimentada, e os restantes a temperatura é para 28ºC.

Mas fui lendo vários outros sites, e fiquei baralhada, porque nem todos dizem o mesmo.

 

Quanto à compatibilidade no geral, até não me parece mal. Só o tamanho do aquário para a população existente é que é duvidosa.

 

Para já está tudo pacifico, se houver algo a acrescentar. Agradeço-vos. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, os escalares crescem bastante. posso dizer-te que tenho um que já deve ter passado os 25cm! Nunca tinha tido um tão grande, mas também não ficam muito mais pequenos. Acho que não deves manter os escalares nesse aquário. é demasiado pequeno. As colisas devem estar aos casais, tens um macho e uma femea? As coridoras são de cardume, devias ter mais, e o ancistru no teu caso julgo que é dispensavel.

 

As mollys gostam de pH muito basicos, precisamente o oposto dos escalares, por exemplo. Uma coisa que vais aprender aqui é que, apesar de muitas vezes os peixes resistirem a variações da qualidade da água, não se deve sujeitá-los a isso. Eu costumo dizer que também aguento todo nu na serra da estrela 5 dias, mas não ia gostar nada disso ::D:

 

Resumindo, acho que deves pensar numas alterações na fauna em primeiro lugar, depois logo se vê se queres dar um ar mais natural aos aquas.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada. Já vi que se vamos pela opinião do Sr da loja... enfim!

 

Os escalares ainda estão pequenissimos.. vou tentar troca-los na loja, mas tenho sérias duvidas!!

A ideia é partir para um aquário maior.. meti todos os peixes e continuo insatisfeita.. Vou procurar um aquario maior porque a minha paixão são mesmo os escalares. e são os unicos que estão mal aqui,certo?

 

Os que aparentemente são "mal comportados" são os mollys, não deixam os outros peixitos em paz.. As coridoras têm de estar em cardume??? Por ver sempre apenas 1 nos aquarios comuns, até levei 2 pra não se sentirem sós..

Quanto ás colisas, há alguma forma de identificar os sexos?? Não faço ideia se são casal..parece-me que o metodo foi "meter no saco" sem olhar a nada disso!! :(

 

Eu perguntei só 1000 vezes se os peixes eram compativeis entre si..enfim.. agora tenho uma caldeirada de peixe no aquario.. lol

 

Obrigada pela tua atenção..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal, um conselho para a vida: Não compres nada em lojas de superficies comerciais. 99% das pessoas nao sabem o que estão lá a fazer :/ Em lisboa tens boas lojas de aquariofilia, procura nos patrocinadores do forum ;)

 

As mollys não fazem mal nenhum, o único problema de as teres aí é que têm exigencias das caracteristicas de agua diferentes dos restantes, além de que procriam imenso... em breve vais estar ainda mais sobrepovoada :P

 

O ideal era mesmo devolveres tambem as colisas e trocares por comida (isso podes comprar nessas lojas) e depois ires a uma loja especializada comprares os peixes.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.