Ramirezi: NÃO é sobre saber o sexo deles mas dúvidas comportamentais.


TonyCh

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho este casal há meia dúzia de dias:

 

Fêmea (há uns dias)

 

fauna-03-22-05-2012.jpg

 

Fêmea (há dois dias)

 

fauna-27-05-2012-02.jpg

 

Macho (há alguns dias):

 

fauna-05-23-05-2012.jpg

 

Macho (há dois dias):

 

 

fauna-02-29-05-2012.jpg

 

Os dois juntos (há alguns dias):

 

fauna-27-05-2012-06.jpg

 

 

Sei que ainda é muito cedo para eles se habituarem convenientemente e as cores provavelmente ainda vão sobressair mais mas nos primeiros dias, o macho era o espécimen dominante. Não chateava a fêmea e até nadavam juntos mas notava-se que ele é que mandava. Desde ontem, os papéis inverteram-se e a lingrinhas da fêmea passou a mandar no macho. Aliás, não se vê pelas fotos mas ela é mais pequena do que ele mas hoje durante o dia, tem chateado cada vez mais o macho... eu já andei a ler por todo o lado e sei que não importa quem é o macho ou fêmea que nos arrufos ganha o mais forte mas aquela meia porção está a aterrorizar o macho que é bem maior do que ela?! Esta noite então andava o macho num canto do aquário e a fêmea feita rainha e senhora no topo da maior rocha do aquário a observar a "plebe"... Já não acho normal a fêmea perseguir o macho assim de repente quando era ele a mandar há uns dias mas agora ainda por cima aterriza-o muito mais do que ele alguma vez a chateou... o que se passa aqui?

 

Obrigado pelo feedback

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Já agora... quando ele mandava, era mais ou menos assim (ela a baixar a crista e ele armar-se em heroi):

 

fauna-07-22-05-2012.jpg

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons exemplares...

 

em relacao as mudancas de humor sao mais que naturais isso faz parte de.um processo que depois leva a postura e possivel criacao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres!

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pois eu disse-te que pareciam de cal mas não os tinhas visto na loja?... isso é quase tipo albino... um ramirezi normal (os meus pelo menos) tem este aspeto:

 

estado-03-08-2012-03.jpg

 

Não me parece que sejam iguais... ?

 

E já viste bem a relação do tamanho dos olhos com a cabeça? Não é igual não...

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... fui ver como eram esses da bolívia...

 

BolivianRamWFCiam_Ap8AF.jpg

 

Muito mais parecido... sobretudo relação tamanho olho/cabeça e aquela sobrancelha no topo e repara no resalto na cabeça por cima do focinho é mesmo capaz de ser da bolívia... não deixam de ser engraçados mas não é ramirezi normal

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que não sei... pelas imagens que vejo, eles tem os olhos geralmente maiores que os ramirezi mas também... e se ficarem? Com essa piscina não tens grandes problemas...

 

Mikrogeophagus_altispinosus_2003set01_biggia_01.jpg

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São da mesma familia e mesmo que não fossem... ciclídeos, mesmo anões guerreiam com tudo e todos. No entanto, se tiveres plantas e locais de esconderijo que impeçam em determinadas zonas, contacto visual directo, podes ter vários casais no teu aquário.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas olha que nunca vi bolivianos por aqui... ter coisas estranhas e menos vulgares também é giro...

 

 

Não metas é electric blue que eu acho-os feios... e os golden também... mete ramirezis vulgares (german) que são os mais giros.... mete 1 ou 2 casais.

 

 

Só tenho pena não existirem ramirezi de cardume... isso é que era... 20 ou 30 belezas daquelas a nada juntos...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei mas como são esquisitos com a própria espécie, deve ser ainda mais complicado com outros não sei... mas sendo da mesma familia, não te posso garantir.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres!

 

O que provavelmente aconteceu é que introduziste um macho que estava habituado a um aquário com outros ramirezis e onde tinha que marcar a sua posição para receber a sua porção na hora da alimentação; num aquário onde só tinhas uma femea ramirezi que não precisava de competir com ninguem para comer.

 

Num primeiro momento ambos vão manter a sua atitude: o macho continua a exibir a sua postura competitiva e a femea a sua atitude serena, o que leva a que o macho encoste a femea a um canto.

 

Num segundo momento a femea vai reagir, afinal está a jogar em casa, e vai responder também com agressividade (e as femeas ramirezi são agressivas, apesar do seu menor tamanho) e vai encostar o macho a um canto.

 

Num terceiro momento as forças vão-se equilibar e cada um vai escolher um território.

 

Se tudo correr bem, passado algum tempo vão formar casal e acabam por andar (quase) sempre juntos.

 

Boa sorte,

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Micro-chip: Foi o que aconteceu. Quando mudei de plantas, também houve um reset e as coisas equilibraram-se. O macho agora faz uma corrida atrás da fêmea de vez em quando mas já não são aquelas lutas constantes e fêmea perdeu a dominância.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...