VMF Reef


vmf

Recommended Posts

  • Replies 103
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 1 mês depois...

Medo!!!

Hoje, quando cheguei a casa, vi que a minha Euphilia estava um bocado retraida!! Quando fui ver, verifiquei que estava "algo" estranho no centro das Cabeças!

 

Vi uma "cama" gelatinosa com "algo" lá dentro!

 

Verifiquei que era alguma coisa tipo "lesma" dividida em em dois!

 

Retirei do local e coloquei na Rocha para tirar fotos! Confesso que não sei se devo retirar ou manter!

 

Os dois "pedaços" cinzentos com manchas brancas, e o lado inverso branco, mexem-se, contorcendo-se.

 

Algumas Fotos:

IMG_7969.JPG

 

IMG_7970.JPG

 

O Ninho.... mesmo no meio da Euphiliae:

IMG_7971.JPG

 

O que acham!? Devo retirar do Aquario?

 

A "nhenha" vou tirar.

 

VMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se estava a "matar" o coral!... Ontem estive a retirar algumas Algas de bola deste coral a não tinha nada, e hoje deparei-me com os polipos mais recolhidos do que é normal, e com uma "gelatina" branca no centro das cabeças da Euphilia! quando tentei retirar vi que "algo" estava a mexer! Depois tirei dois pedaços do que pareciaser uma "lesma do mar". Cinzento com manchas brancas na parte de cima e branco na parte de baixo!

 

Não tinha nada disto no Aquario e não coloquei nada (que pudesse trazer alguma coisa assim) nos últimos mese.

 

Já retirei os dois pedaços e amanhão faço uma TPA para "limpar".

 

VMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Meus Caros... Nova atualização!

 

Neste momento estou com novidades e problemas!

 

Novidades:

Tenho mais 4 inquilinos no Reef! 3 Invertebrados (Uma Estrela do mar "Marble"; mais um Camarão "Peppermint" (para fazer companhia ao que ainda tinha) e um Camarão "Debilus" ou Fire Shrimp) e um Ciganus...

Ciganus.JPG

 

Comprei o Ciganus para ver se dava conta das algas, nomeadamente as Valarias e umas em forma de bolas Bordeaux, mas o que é certo é que não lhes pega!!

Em relação aos problemas... Vamos lá ver se consigo resumir!:

As algas filamentosas estão instaladas... controladas mas não me consigo ver livre de elas!!

Tenho dois LPS a morrer (as Caulastrea... que tão belas estavam agora estão todas murchas...quase mortas);

Não consigo aumentar o KH acima de 6!!! (Teste JBL);

Perdi a confiança no densimetro de peso que utilizava!! Tenho utilizado este densimetro para fazer a água salgada artificial, mantendo as medições entre 1,021/1.023 (medições aconselhadas no mesmo!!) e hoje, quando Comparei com as leituras de outros dois densimetros que coloquei de lado, fiquei surpreendido pelas leituras (dos dois!) de 1.026!!!



Amanhã vou tentar efetuar alguns testes à água (numa loja perto de casa) e testar o densimetro de peso com um outro de referencia (isento!). Vamos ver o que dá.

Aqui fica uma outra foto de um novo inquilino!

Estrela.JPG

Ciganus.JPG

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos herbívoros é que tens no aquário? Normalmente eles são uma grande ajuda nesse tipo de algas.

 

Se estás a ter muitos problemas com algas deves pensar se o teu sistema está montado para aguentar com a carga orgânica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio

Relativamente à questão da carga orgânica! O que aconcelhas? Neste momento tenho 6 peixes (2 Ocelaris, 2 Chromis, uma Salária e um Ciganus)! Tenho o Tinze 9002) e 13 Kg de rocha viva já bem madura no aquario!

Tenho introduzido os vivos com intervalos de 1 a 2 meses para evitar grandes alterações.

A alimentação é à base de granulado (pequena porção diaria) e congelados (1 vez por semana).

 

Achas que tenho peixes "a mais"!?

 

 

Gonçalo.

O "bicho" era mesmo um desses!!! (Pericelis) depois de identificar os dois que referi no forum, já identifiquei mais um!

Vou estar atento para tentar erradicar a "bicharada".


Obrigado a ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Sérgio


Os testes de hoje:

temp. 26º

Densidade 1.024

Nitritos e Nitratos 0

PH 7,74

PO4 <0,02 mg/l (teste JBL)

KH 6 (teste JBL)

MG 1280 mg/l (teste JBL)

CA 420 mg/l (teste JBL)

 

hoje vou fazer um TPA (tenho feito 10 litros por semana com água de RO e Sal TMC)

 

Aproveito para responder à questão dos herbivoros!! Tenho dois: Um Ciganus (júnior) e uma Salária. O problema é qua não tocam nas algas filamentosas. Comem a comida em flocos.

 

VMF

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro tem um ano e qualquercoisa! Pelo que li, tendo em conta a quantidade e volume dos tpa's que fiz, o filtro ainda deve estar bom. As últimas medições estavam baos... Não sei se será disso !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor é testares essa água numa loja ou arranjares um medidor de TDS.

 

Se compraste essa osmose em 2ª mão e se o filtro esteve muito tempo sem utilização, o mais provável é ter secado a membrana... e se assim for está a deixar passar grande parte das impurezas.

 

Tendo em conta a quantidade de algas e os valores dos testes poderá muito bem ser da água de osmose. Verifica se não tens nada a enferrujar dentro do aqua também

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmada a origem do problema... Tenho que trocar a membrana do filtro!! A leiturana Aquaplanet deu medições acima de 100!!! Quando devia andar pelos zero!!

Hoje mesmo vou ao Leroy Merlim comprar uma membrana. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio

Alguma sugestão de onde devo comprar a membrana (para além de lojas de aquariofilia onde, deverão ser mais caras!)?

Sei que havia no Leroy mas já não comercializam (já confirmei...).

VMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros Amigos. Ha uns tempos que não posto nada... Aqui vai uma atualização.


Continuo com problemas de algas... apesar da fonte do desiquilibrio ter sido resolvida (espero eu!!), Comprei novos filtros para o Filtro de osmose. Estou a tentar resolver com TPA's frequentes (2xsemana 15 litros). Apesar de não ter piorado, não tem havido muitas melhoras neste aspeto. Continuo com "focos" de algas filamentosas verdes...

Não queria avançar para a solução "quimica" mas não sei se vou conseguir resolver o assunto das filamentosas sem recorrer a esse recurso!

 

Em relação aos "inquilinos", não houve aquisições, pelo contrário! Um dos Chromis faleceu hoje! Há uns dias que aparentava estar doente, magro, com respiração ofegante, e a escamar. Nunca deixou de comer ou de estar ativo, mas acabou por morrer...

 

Perguntas para a comunidade:

- sei que é uma pergunta recorrente mas não posso deixar de a fazer! Como me posso ver livre das algas filamentosas verdes? Tenho um Ciganus e uma Salaria que não lhe tocam, e vários invertebrados que não dão conta do recado.

Tenho retirado algumas maiores "à mão" mas, não só não é recomendado (porque pode provocar dispersão), como não é eficiente.

 

- A morte do Peixe implica algum cuidado especial? esteve morto muito pouco tempo no aquario (alguns minutos). A restante população não aparenta problemas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia vmf,


Tive o mesmo problema com as algas filamentosas durante o ciclo, também tenho um siganos que não dava conta do recado.


Resolvi o meu problema da seguinte forma:


Todas as semanas tpas, com aspiração do areão e limpeza total dos vidros, filtros, e copo do escumador, retirei a rocha toda do aquário e escovei-a de forma a retirar as algas das mesmas, (atenção escoveia fora do aquário), comecei a adicionar um produto Suplemento Red Sea redutor de nitrato e fosfatos, e passado algum tempo estas deixaram de aparecer.


Esta foi a maneira que resultou comigo, é a minha opinião (vale o que vale).


Quanto a morte do peixe não vejo nenhum problema para a restante fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também fiz algo idêntico...continuo a adicionar suplemento Red Sea...tenho alguns vestígios de algas mas nada de anormal. O que noto é que a coralina teima em surgir nas rochas..talvez seja do produto.

 

Oliveira19, quando ml adicionas por dia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caros Companheiros de Forum.
Desta vez, mais do que um ponto de situação, venho pedir ajuda para a seguinte situação!

Recentemente (há mais ou menos 4 semanas) comprei alguns corais a um membro deste forum. Um deles foi uma Euphilia, cujo nome nem o vendedor nem eu próprio sabemos (acho que é uma Ephillia Cristata!).
O Coral estava (e esteve durante uns dias) retraído aparentemente a sofrer de stress pelas alterações recentes quer no aquário de origem (o proprietário estava a desmontar o aquário e teve algumas alterações de parâmetros), quer pela adaptação ao meu aquário.

Apesar de nunca ter mostrado todo o seu potencial (os pólipos totalmente inchados), chegou a mostrar sinais de que estava a recuperar. No entanto, ontem vi que tinha algum "muco" a sair de uma das partes do seu esqueleto. Hoje, deparei com a seguinte situação:

IMG_8123.JPG

 

Na parte direita da imagem vemos a parte mais "danificada" com "bastante" muco rosa a sair do centro do esqueleto, e verifico que também começa a aparecer uma parte danificada no centro em cima!

 

As questões que coloco à audiência são:

- Temo que a libertação de muco signifique que o coral está a morrer! Esta é a vossa opinião!?

- Se o coral estiver mesmo a morrer este muco é prejudicial ao resto dos vivos!? Acham que devo retirar o coral do aquario?


Agradeço as vossas opiniões.


VMF

Editado por vmf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já alterei a localização . Neste momento está no substrato... mesmo assim parece-me que a vou perder! cada vez há menos tecido visivel! A dúvida agora é se a libertação de "Muco" é prejudicial aos restantes inquilinos ou não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais