Recommended Posts

Olá sempre que fizer uma tpa terei sempre que adicionar por exemplo: aquatan . bio nitrivec , toxivec e etc ou não?

Imaginei que mudo 60l de agua! sendo assim terei sempre de adicionar os produtos que falei acima na quantidade dos litros de agua nova que adicionei ao aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que fizeres uma TPA tens de adicionar um acondicionador que retire o Cloro e metais pesados à água, como por exemplo Seachem Prime, não será necessário adicionares activadores biológicos com bactérias nitrificantes pois essas já estão no filtro, areão, decoração etc.

 

Tens duas formas de adicionar o acondicionar, directamente no aquário ou na água que vais colocar para fazer a TPA, se colocares no aquário o acondicionar deverá ser referente ao volume do aquário, se adicionares apenas à água que vaus usar para TPA será só referente ao volume dessa água, usas menos acondicionador nesta última opção

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que fizeres uma TPA tens de adicionar um acondicionador que retire o Cloro e metais pesados à água, como por exemplo Seachem Prime, não será necessário adicionares activadores biológicos com bactérias nitrificantes pois essas já estão no filtro, areão, decoração etc.

 

Tens duas formas de adicionar o acondicionar, directamente no aquário ou na água que vais colocar para fazer a TPA, se colocares no aquário o acondicionar deverá ser referente ao volume do aquário, se adicionares apenas à água que vaus usar para TPA será só referente ao volume dessa água, usas menos acondicionador nesta última opção

hummmmm então mesmo que mude só 60L por exemplo se adicionar dentro do aquario tenho que colocar produto neste caso para 200L?

e o porque de ser assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então opta pelo Seachem Prime ou colocas o aquatan nos 60L e ele reage nesse volume, gastas menos

Torna-se complicado fazer isso em 60l não tenho nada preparado nem nenhum recipiente de forma a conseguir faze-lo assim dessa forma.

e como tu me disseste já a algum tempo atrás noutro topico nem braços :naughty::sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seachem Prime cada 5ml é para 200L eu no meu de 500L meto 2 tampas e uma mangueira lá para dentro

pois tenho de arranjar esse produto!

e achas mesmo usando esse poderia manter o bio nitrivec e os outros produtos que tenho da sera?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então, n deites nada.... :ph34r: :ph34r: :ph34r:

Talvez poupes uns trocos..digo eu!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então, n deites nada.... :ph34r: :ph34r: :ph34r:...

Pois...

 

Eu também não deito nada.

 

2 dias antes da TPA garrafões cheios destapados na varanda e já está.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Deixar um garrafão de água destapado em 24 horas dissipa o Cloro mas não a Cloramina se existir.

 

Podem ler aqui este artigo que está na internet: http://www.skeptical...rine-chloramine

 

Só para terem ideia das implicações um pequeno extracto:

 

"Chloramine toxicity. Chlorine is an oxidizer, which burns a fishes' gills. Chloramines, on the other hand, pass across the gills of a fish and into its blood, where the molecule attaches to the hemoglobin, acting like nitrite to induce methemoglobinemia. The toxicity of chloramines is affected by pH, I'm reading at FishDoc, with Chloramine-T more toxic at lower pH. Fish stricken by chloramine poisoning are sluggish and respire heavily."

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#AiresJusto#

 

Não percebi o que pretendes...

 

Segundo a tradução do google:

 

Toxicidade cloramina. O cloro é um oxidante, que queima guelras um dos peixes.Cloraminas, por outro lado, passe através das brânquias de um peixe e no seu sangue, onde a molécula atribui à hemoglobina, agindo como nitrito de induzirmetemoglobinemia. A toxicidade das cloraminas é afetada pelo pH, que estou lendo noFishDoc, com cloramina-T mais tóxica em pH mais baixo. Peixe acometido porintoxicação cloramina são lentos e respiram pesadamente

 

Não domino o inglês, talvez me esteja a escapar por isso alguma coisa, sempre fiz as TPA's usando água da rede, depois de 2/3 dias a repousarem em garrafões abertos, nunca detectei qualquer anomalia, nunca tive perdas...

 

Não percebo o que queres/pretendes provar :doofywave:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois,eu faço e sempre fiz exatamente o mesmo.

agua 2 dias no minimo em repouso destapada e depois é só meter nos aquarios.

a cloramina nao se dissipa em 24h,mas em 48h sim.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo o que queres/pretendes provar :doofywave:

 

O que aquele pequeno extracto diz é que se a água da tua rede conter cloramina ao introduzi-la no aquario estas a intoxicar lentamente os peixes. O cloro queima as guelras dos peixes levando a uma morte mais rápida enquanto a cloramina passa pelas guelras e vai directamente para o sangue, liga-se a hemoglobina originando meta-hemoglobinemia. A hemoglobina é a responsável pelo transporte de oxigênio às células por intermedio dos glóbulus vermelhos. A meta-hemoglobina é uma forma de hemoglobina que não permite que o oxigênio se ligue e não é transportado até as celulas. Uma intoxicação por nitritos é semelhante. A intoxicação é lenta e um dos sinais é uma respiração mais rápida e profunda na tentativa de compensar a falta de oxigenio nos tecidos.

 

 

a cloramina nao se dissipa em 24h,mas em 48h sim.

 

Não te vou contrariar mas neste artigo diz o seguinte:

 

"(...)Unlike chlorine, chloramine won't dissipate. In fact that's why water companies use it: chloramine remains more stable in the water mains than chlorine. (...)Because the chloramines are much more stable than chlorine, they maintain better residual disinfectant levels in the water mains. The stability of chloramine creates problems for fishkeepers, since these chemicals will not simply outgas in a holding can, the way chlorine does."

 

Se calhar em 48 ainda deves ter alguma cloramina. Se calhar pode não ser o suficiente para a longo prazo matar, mas podem estar a ter uma vida pouco saudável.

Pode-se dar o caso da tua água nem ter cloramina porque não é adicionada pela companhia das águas.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aires, tens uma indicação que seja utilizado chloramine no tratamento das aguas em Portugal?

 

Em principio acho que não.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Uma duvida relativa à utilização destes acondicionadores... Se utilizados no aqua e nao na agua do tpa usam antes ou depois da tpa feita?

 

Eu nao consigo ter garrafoes suficientes para a tpa o que me da efectivamente jeito é directamente del cano...

 

cumps e obrigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um caldeiro de 15L e meto no caldeiro antes de fazer a TPA. No teu caso se calhar podes meter o acondicionador no aquario primeiro e fazer a TPA pelo cano ao pé da saida do filtro para espalhar. Eu uso Seachem Prime e aquilo não diz para esperar x tempo, deduzo que a reacção seja imediata. O meu ponto de visto...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Uma duvida relativa à utilização destes acondicionadores... Se utilizados no aqua e nao na agua do tpa usam antes ou depois da tpa feita?

 

Eu nao consigo ter garrafoes suficientes para a tpa o que me da efectivamente jeito é directamente del cano...

 

cumps e obrigado

Pedro

 

Acaba por ser uma diluição na mesma...funciona igual....

Mas experimenta tlv n deitar nada.

EU não quero generalizar para todo o Portugal pq existem sitios em que provavelmente a água n é de boa qualidade, mas na zona de Lisboa isso não é verdade, a água do cano é de boa qualidade para os bichos e poupa-se uns trocos mensais!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.