Projecto para o ano de 2012 movel + aquario


Recommended Posts

Viva a todos, sei que é mais um projecto que aqui aparece, mas pode ser que também ajude alguém, assim como aquele que aqui estão me ajudaram.

 

Este projecto visa substituir este aquario, que foi o meu primeiro, isto há cerca de 7 meses atrás.

aquario8ocm.jpg

 

 

Em que consiste o projecto:

-Aquisição de um aquário, com um 120 de cumprimento, 40 de profundidade e 60 de altura, ou medidas aproximadas.

-Construção de um móvel para o aquário

 

Neste momento já adquiri o aquario

 

aquariocompra.jpg

O aquario foi comprado a um user aqui do forum.

 

Modificações ja efectuadas ao aquario:

-Colocação de tampas de correr em vidro.

Colocação de uma tira de vidro na lateral com 2cm de largura 5mm espessura, para posteriormente suportar uma calha de plástico.

portascorrer.jpg

Colocação de outro vidro, colado por debaixo da travessa central ficando cerca de 2cm para fora da mesma, para suportar uma calha de plástico

portacorrer.jpg

Vista final já com as tampas de vidro colocadas.

portaspostas.jpg

 

-Selagem dos orifícios traseiros utilizados anteriormente para uma Sump

buracoso.jpg

 

 

-Colocação de uma tira preta a volta, na parte superior do aquario, fita cola com 5 cm de largura.

fitapreta.jpg

 

 

O movel:

-A estrutura em tubo de ferro 30mmx30mm com 2m de espessura, posteriormente será revestido com madeira, e pintado de preto.

 

Neste momento já estou a construir o móvel, a estrutura ja esta praticamente projectada.

depois coloco fotos.

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Fotos de como Vai a construção do movel

 

Algum ferro ja cortado.

ferro1.jpg

 

Cortes para o encaixe dos ferro

ferro2t.jpg

 

ferro3.jpg

 

Pormenor do encaixe dos ferros

ferro4.jpg

 

Rectificação dos ângulos com um esquadro.

ferro5e.jpg

 

O movel ja meio alinhavado, os ferros estão apenas com uma pinga de solda.

ferro6.jpg

 

ferro7.jpg

 

Bem por hoje é tudo, amanhã se houver novidades coloco.

E claro se alguem com criticas, ideias, opiniões, agradeço pois falha sempre alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto interessante.

Só um reparo, se em vez de andares a cortar o tubo dessa maneira tivesses corto a esquadria tinha-se tornado mais fácil.

 

 

Fico a aguardar o desenrolar da coisa

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom trabalho, agora é soldar isso como deve ser e depois dar uma pintura para proteger o ferro da ferrugem.

Questiono-me da assimetria da tua estrutura, por alguma razão em particular?

Não te sobraram tubos para fechar a estrutura em baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos.

Em relação a meia esquadria, não me ajeito muito bem a cortar o ferro a meia esquadria só com a rebarbadora, em tempos já experimentei, mas como saiu mal optei por esta técnica, só tenho de fazer mais duas soldas, pois eu comprei duas barras de 6 metros que me vieram trazer a casa e depois fui cortando conforme ia precisando.

 

Em relação á assimetria, o móvel vai levar uma pedra em cima para o aquario, logo por baixo lado esquerdo vai levar dois aquários de 35 cm de largura, á direita uma porta em toda a altura, e por debaixo dos dois aquários mais pequenos ainda estou indeciso entre duas portas de correr em vidro vidro, ou de abrir em madeira. Em baixo ainda não tinha fechado porque o dia chegou ao fim e deixei para hoje. logo se tiver tempo ja ponho mais umas fotos.

 

Espero ter conseguido explicar

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cá estão mais umas fotos de como vai a coisa.

 

Todos os ferros ja soldados, podemos ver os tais que faltavam

completoo.jpg

 

Cortei uns pedaços quadrados de ferro com 3mm para tapar os pé

pesv.jpg

 

Depois a preparação para a pintura, passar palha de aço para tirar a sujidade e alguma ferrugem que do dia para a noite surgiu. e posteriormente um pano com diluente para tirar o oleo que o ferro trás a proteger.

diluente.jpg

limparferro.jpg

 

Depois de estar tudo limpinho a aplicação da tinta. Usei esta da BONDEX CORROSTOP, de cor preta. Gosto desta tinta pois não é necessário aplicar nenhum primario e é bastante resistente.

tintat.jpg

 

Aplicada com uma pistola, com o bico n.º3.

pistolab.jpg

 

E por fim o resultado de como ficou após a aplicação de duas demãos.

pintadot.jpg

 

Por hoje é tudo.

Amanhá se tiver tempo faço mais alguma coisa, o tempo é uma coisa escaça.

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, a todos.

Cá estão as ultimas novidade do movel.

Corte das tábuas e ensaio de como vão ficar, actualmente ja estão pintadas (a secar) de preto sem brilho, escolhi a cor preta pois os moveis que tenho na sala são wengue, então para ficar mais ou menos parecido.

movelfalapintar.jpg

Ao lado do movel podemos ver a minha ajudante, que estava estafada de tanto trabalho.

Só falta colocar uma tábuas no fundo, mas ainda não sei bem o que quero fazer na parte inferior.

Em resposta ao user Black Dragon, e a todos aqueles que queiram ter uma ideia do valor que se gasta para uma brincadeira deste género, deixo aqui uma lista de todos os materiais que ja usei, e posteriormente vou actualizando a mesma.

 

Lista de material usado (08.07.2012)

 

Aquario:

- Aquario ----------------------------------------------------------------------------------> 70.00€

- Tarpas em vidro ----------------------------------------------------------------------->10,00€

- Calha em plástico para o vidro correr 1,60m ---------------------------------->01,60€

- Silicone já tinha que sobrou de uma reparação a um aquario ------------>00,00€

 

 

Movel:

- 13 m Ferro 30mm x 30mm x 2mm + 80cm ferro 50mm x 30mm x 2mm -> 26,80€

- Electrodes não faço ideia pois usei uns que tinha cá em casa, cerca -> 01,50€

- 1 disco de corte ferro 115mm-------------------------------------------------------> 00,90€

- 1 disco de lixa multicamada 115mm-----------------------------------------------> 02,30€

- 1 lata tinta CORROSTOP 0,25 cl para a estrutura em ferro----------------> 05,35€

- 1 lata de 0,75 cl tinta mate para a madeira--------------------------------------> 11,60€

- Diluente não sei pois ja tinha em casa -------------------------------------------> 00,00€

- As madeira ficaram a Zero pois aproveitei umas tábuas em aglumerado de um roupeiro que ia para a lareira

- Tampo em Pedra de granito amaciado cor cinzenta -------------------------->27,00€

- Dobradiça de piano ------------------------------------------------------------------->04,99€

TOTAL---------->80.44€

 

Calha de iluminação:

- Estrutura feita em madeira do referido roupeiro.

- 2 lâmpadas PL-L 55W DAYLIGHT 6500K Philips -------------------------------->14,7€

- 2 CLIP 2G11 4 PINOS ---------------------------------------------------------------------->01.22€

- UPORTE 2G11 4 PINOS ------------------------------------------------------------------->02.62€

- Portes deste material ------------------------------------------------------------------------>04,89€

- Fita de LED's (5metros) -------------------------------------------------------------------->12,00€

- Fita de aluminio (utilizei um resto de um rolo que tinha em casa)----------->00,00€

- Cabo de aço 4mm (4 metros) ------------------------------------------------------------->00,75€

- Serra cabos -------------------------------------------------------------------------------------->01,30€

- Peça de suporte -------------------------------------------------------------------------------->01,00€

- Balastro electronico Philips 2x pll55W-------------------------------------------------->10,00€

TOTAL ------->48,48€

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos.

Cá estou para mais algumas novidades.

Neste momento já tenho o movel mais ou menos completo, pois sem estar a contar, vendi o meu aquario de 80cm e tive de apressar a montagem do outro, tendo de colocar o movel no seu destina mesmo incompleto.

Deixo mais algumas fotos de como vai o projecto.

Eis como ficou depois das madeiras pintadas e colocadas, faltam as portas que ainda estão em estudo.

armariomoontado.jpg

 

Como ficou na sala, ja com o aquario em cima. Para o tampo utilizei uma pedra amaciada de granito cinzento com 3cm de espessura.

armarioaquario.jpg

 

Com uma broca craniana abri 3 orifícios para passar fios e afins.

armariofuros.jpg

 

Preparação para a construção da porta lateral direita, a mesma vai ser fixada com uma dobradiça de piano em inox, aqui ainda falta ser pintada de preto.

portaj.jpg

 

Ja comecei a construção da calha de iluminação.

Estrutura em madeira

calha1.jpg

calha2.jpg

 

Ensaio de como vão ficar colocadas as lâmpadas, falta colocar ainda os leds pois ainda não chegaram.

calha3.jpg

 

Ainda não sei é onde vou colocar o balastro, não sei se o coloque dentro se fora. Mas com o avançar da coisa logo vejo.

Por hoje é tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma actualização.

Abertura de um orifício para embutir 2 interruptores, um para os leds outro para as PLL

calha4.jpg

 

Revestimento do interior da calha com fita de aluminio para fazer de espelho.

calha5.jpg

 

E por fim vista do interior da calha já com as PLL e com duas fitas de leds (66 cada fita), acabei por colocar o balastro no exterior da calha, como fica para a parte de trás não se vê, assim não é sujeite ao calor das lâmpadas.

calha6.jpg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo trabalho, jeito e paixão não te faltam.

 

Só queria fazer um reparo em relação à calha, deverias te-la feito em metal e feito uns suportes em L presos à estrutura para suspender a calha.

 

Já agora porque é que optaste por um tampo em granito? Além do custo não é propriamente o melhor isolante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Brancaman, tambem tive essa hipótese em aberto dos suportes em L, mas como optei pô-la suspensa por fixa-la ao tecto com através de pois cabos de aço, mais tarde penso em refazer a calha e fazê-la em inox, mas de momento a troica não permite, so para um pedaço de folha de inox com 116cm X 28cm X 0,8mm e depois vincar fica em +-27€, a de madeira ficou por 2€ se tanto, LOL.

A escolha do granito para tampo deveu-se ao factor da robustez, e de não sofrer deformação com a agua e não foi caro, ainda estive a ver o preço do contraplacado maritimo mas era mais caro. em relação a ser isolante, o aquario não assenta directamente na pedra, tem um fundo em plastico com uma espécie de bicos onde apoia, com uma altura de +-3cm. Não sei que nome se dá a este tipo de fundo mas consegue-se ver como é nas primeiras fotos.

E obrigado pelos reparos são sempre bem vindos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estou mais uma.

Neste momento o movel e aquario estão assim. Já com a porta lateral colocada.

aquarioactualmente.jpg

Ainda falta colocar uma tábua por cima dos aquários de baixo e uma porta em baixo, onde esta a caixa branca.

Para o fundo como queria que fosse preto, em vez de estar a colocar um plastico preto, utilizei um pedaço de isolante roofmate daquele azul, depois pintei de preto e coloquei na trazeira, assim alem de ficar preto também fica isolado das perdas de calor por a parte de traz do aquario poupando assim uns trocos na electicidade...LOL

 

A porta ja colocada com a maravilhosa dobradiça piano

portalateral.jpg

 

 

Para iluminação dos aquários de baixo, construí uma calha em Inox, onde colei quatro tiras de leds (126 leds)

Um pedaço de folha de inox quinado de um dos lado, que eu tinha guardado na garagem para uma engenhoca qualquer, serviu para isto.

calhaaquapeq.jpg

 

Após colar as tiras de Led's e colocar um botão On/Off. Tive o cuidado de em cada extremidade em que fiz soldas, colocar um pedaço de manga retratil, para evitar que as soldas pudessem vir a tocar no inox.

calhaaquapeq1.jpg

 

Para fixar a calha ao movel utilizei para um lado um pedaço de calha plástica e no outro assenta na madeira.

Assim permite deslizar a calha para a frente ou para traz facilitando a manutenção dos aquas pequenos.

calhaaquapeq3.jpg

calhaaquapeq2.jpg

 

Ficando com esta vista de frente

calhaaquapeq4.jpg.

 

Também já esta aplicada a parte eléctrica, coisa simples mas acho que é suficiente.

Vista trazeira.

Utilizei uma tábua extra que encaixa no armario, coloquei duas tomadas simples, uma dupla e uma extensão com seis entradas. não tirei o fio da extensão pois ela é rebitada, e para estar a cortar o fio estaria a inutiliza-la, e posteriormente poderei troca-la por outra modalidade.

eletrico.jpg

 

Aqui podemos ver a parte electrica já no seu destino

eletrico1.jpg.

 

Hoje fico por aqui.

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom dia a todos que por aqui passam, deixo a ultima alteração que fiz.

 

Coloquei a calha de iluminação suspensa no tecto ficando a cerca de 5cm do aquario,

suspencao2.jpg

Para a suspender utilizei cabo de aço de 4mm, serra cabos nas extremidades e para fixar o cabo do tecto com a calha usei umas peças que se usavam a uns anos nos travões das bicicletas que não sei o nome, mas que há a venda nas casas da especialidade, assim permite-me tirar a calha para a manutenção do aquario e ajustar a inclinação da mesma.

suspencao3.jpg

 

Pormenor da peça em questão.

suspencao1.jpg

 

E assim lá gastei mais 3,05€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sistema é engenhoso mas não é prático, quando precisares de mexer no aquário tens que retirar a iluminação que tanta falta te vai fazer. Existem uns sistemas que permitem subir/descer a calha suspensa em cabos de aço. Assim quando precisasses de andar com as mãos de molho a calha subia dando espaço para ti mas mantendo a luz necessária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem é uma grande verdade, tenho de ver esse pormenor. Sabes onde posso ver esses sistemas para ter uma ideia?

 

Há este sistema, não sei se é isso que o "bracaman" está a falar...

 

1_8039.jpg

 

Isto é usado nos estendais da roupa de tecto para subir e descer o estendal, pode ser que te sirva!!!

 

 

Cmpts,

Tiago Gomes

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos que passam por aqui. O tempo não tem sido muito, deixo a ultima alteração no movel, colocação de uma tabua por cima dos aquarios dos camarões, tapando assim a luminaria, deeixando apena a vista os aquarios

 

p7280235.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já arranjei umas roldanas, não são bem o que procurava, mas acho que ate vão ficar melhor, assim que tiver tempo ja as vou montar. são tipo as que se usam nos barcos a vela nas em ponto pequeno, ficaram por 1,20€ as duas.

p7300240.jpg

Editado por samuel_fragoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais