Seres não identificados


Recommended Posts

Boas noites,

 

Actualmente ainda existem 3 espécies de criaturas marinhas por identificar no meu aquário (de recife). Tenho curiosidade em saber do que se trata pois sempre achei de um enorme interesse estes seres que vão surgindo quase que espontâneamente no ecossistema. E também porque não sei até que ponto poderão tornar-se pragas.

São então as seguintes criaturas (que ainda não fotografei - vou tentar, pois, descrevê-las o mais detalhadamente possível):

 

Ser não identificado 1

Começou por desenvolver-se em colónia agarrada à parte inferior do vidro do termómetro. Cor: branco/branco creme. Textura: mole tipo borracha. Forma: pequenos balões cada qual com um pólipo supostamente por onde absorve o microplancton. Ultimamente começou também a desenvolver-se nos vidros do aquário mas neste caso isoladamente e não em colónia. A forma nestes espécimes isolados não é de balão mas sim de cone com o mesmo pólipo na extremidade. Agarram-se ao vidro por meio de filamentos ou estrias (forma estrelada).

 

Ser não identificado 2

Na verdade foi identificado como um verme. Por certo um verme. Só não sei de que espécie. Parece uma linha de espessura muito fina (da primeira vez que o avistei pensei que se tratava de um pedaço linha têxtil que tinha sido utilizado há umas semanas atrás para fixar um coral-cogumelo (coral-cogumelo esse que na verdade mais parecia uma reencarnação do Houdini já que teve a capacidade de se libertar de um buraco escuro na rocha para onde tinha caído uns meses atrás tendo posteriormente tido também a habilidade de se libertar da linha que o segurava temporariamente a um pedaço de rocha até supostamente o fixar. Ficou conhecido pelo coral-Houdini).

Porém, numa observação mais detalhada e atenta não restou dúvida de que se tratava de um verme branco acinzentado em forma de linha têxtil com um comprimento aproximado de 8 a 9 centímetros. Rasteja pelas rochas. Outras vezes prende-se à rocha com a parte posterior do corpo entrelaçada numa espécie de nó enquanto a parte anterior serpenteia ao sabor da corrente. Neste momento já são dois exemplares.

 

Ser não identificado 3

Pequenos espigões acastanhados que se agarram isoladamente à rocha (calcária). Fazem lembrar cravinhos-da-India (especiaria) mas mais pequenos. Do espigão (parecido com o pé do cravinho- da-India) sai, por vezes, um longo filamento semelhante a um fio de teia de aranha (com uma espessura nanométrica).

 

Agradeço, pois, se alguns aquariófilos mais experientes e conhecedores na/da matéria puderem identificar-me estes seres que proliferam no meu nano-recife.

Editado por DrrrSpinnister

Drrr. Spinnister

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...