Natural Island Reef


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Após ter começado num Nano Salgado, o bicho foi ficando e resolvi na minha nova casa montar um aquário maior, de nome Thee Island Reef com 1200x600x600...

 

Ora como vão existir algumas obras/mudanças cá em casa, resolvi vender este aquário (já vendido) e começar com um novo projecto (em definitivo, espero eu :D ) de nome Three Island Reef v2 com o seguinte setup:

 

Estrutura:

Medidas: 1500x700x1000 ( Comp*Larg*Alt ) fabricada pela GAD, com revestimento a Madeira Hidrofogo Lacado a branco de alto brilho

Aquário:

Medidas: 1500x700x600 ( Comp*Larg*Alt ) fabricado pela GAD, com travamento único, vidro de 12mm, coluna seca e vidro traseiro a preto

Sump:

Medidas: 800x500x500 ( Comp*Larg*Alt ) - 3 Divisões (Queda, Equipamentos, Retorno)

Reservatório Osmose:

Medidas: 200x500x500 (Reposição via Osmoregulador da Tunze, mais tarde GHL)

Reservatório Água Salinada:

Medidas: 200x500x500 (Reposição via Bomba de reposição da Tunze com On/Off)

Iluminação:

3 x AquaIllumination Super Blue 75W ou 2 x EcoTech Radion XR30w

Circulação:

1 x Vortec MP40W (Proveniente do aquário antigo)

Retorno:

Opções

- AquaBee Up 3000

- Eheim Compact+ 5000

- Eheim Universal 1262

Escumador:

Deltec SC 2060 Interno (Proveniente do aquário antigo)

Reactor de Cálcio:

Opções

Deltec FP501

Bubble Magus C120-1AT

Reactor de Kalk:

Deltec KM 500-S

Aquecimento:

1 x 300W Eheim Jager

1 x 200W Eheim Jager

Substracto:

Opções

Natures Ocean Bio Active 9KG Preta (3 Sacos)

Natures Ocean Bio Active 9KG Branca (3 Sacos)

Rocha Viva:

30kg Rocha Morta Fiji Premium

10kg Rocha Viva Fiji Premium

 

Criticas e sugestões são bem vindas, estamos aqui todos para ajudar uns aos outros =)

 

Cumprimentos,

Armando Fernandes

Editado por Armando Fernandes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 100
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Caro Armando!

Parabens pelo novo projecto!

Tem umas medidas muito boas e já vai dar para fazer umas brincadeiras interessantes!

 

Para mim as medidas estão no ponto certo! 150x70(ou60)x60 para mim o ideal para uma sala.

Em termos de equipamento parece-me tudo muito bem!

 

O que é capaz de notar é que a MP40W para chegar ao outro lado do aquário vai ter que trabalhar quase sempre na potencia máxima (o que gera vibrações entre a parte seca e a parte molhada.

O que lhe posso recomendar é se puder, comprar outra MP40W e meter em lados opostos a trabalhar em conjunto, assim consegue a máxima eficiencia com muito menos ruido e rotação.

 

Ou então coloca num dos lados opostos uma Sun-Sun 5000L/h que lhe vai dar bom fluxo por uma fracção do preço.

Bomba de retorno 3000L/h é bastante aceitável, Poderia até ser um pouco mais tipo 4000L, mas não é por ai...

Reactores, não posso comentar pois não os conheço e não uso (apenas reactor de biopellets).

 

Para aquecimento 2x 150w chega, a não ser que a casa seja muito fria. Ai recomendo passar para 2x 200w ou 1x 150 + 1x 200, sendo que o mais potente deverá ficar a menos temperatura que o de 150watts.

Areia, é excelente tb tenho essa e rocha viva da indonésia é boa, gosto tb muito da fiji! :)

 

De resto ficaremos a aguardar por fotos do projecto e o que vai ser colocado lá dentro!

Boa sorte e tudo a correr bem!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lord Paulus Cobris,

 

Já a muito tempo que não falamos pessoalmente ( Lan's Partys, LPGA, Clan dos LOL ), meu nick era LoRdOfMaGiC =)

 

O que é capaz de notar é que a MP40W para chegar ao outro lado do aquário vai ter que trabalhar quase sempre na potencia máxima (o que gera vibrações entre a parte seca e a parte molhada.

O que lhe posso recomendar é se puder, comprar outra MP40W e meter em lados opostos a trabalhar em conjunto, assim consegue a máxima eficiencia com muito menos ruido e rotação.

 

A ideia será no futuro comprar mais uma MP40W para colocar do lado do retorno.

 

Reactores, não posso comentar pois não os conheço e não uso (apenas reactor de biopellets).

 

A partida irei apenas começar com reactor de Kalk em vez de Balling, tinha que colocar 3 garrafoes ou reservatorios extras e isso iria ocupar muito espaço na area tecnica, e eu gosto de simplificar e não complicar.

 

 

Para aquecimento 2x 150w chega, a não ser que a casa seja muito fria. Ai recomendo passar para 2x 200w ou 1x 150 + 1x 200, sendo que o mais potente deverá ficar a menos temperatura que o de 150watts.

 

A casa nao é muito fria nem muito quente, ja passei aqui um verão com temperaturas razoáveis dentro de casa e o inverno também nao foi muito frio, por isso vou optar por 2x150w (novas) que estas estão com problemas.

 

Seguem em anexo algumas fotos do trabalho já efectuado onde irá ficar o aquário:

 

Parede a ser "destruida" para passagem de tubos de electricidade, rede e esgoto

img6023m.jpg

 

Parede já com a tubagem passada e rebocada

img6025m.jpg

 

Caixa onde irão ser ligadas as tomadas eléctricas

img6030c.jpg

 

Tomada eléctrica exterior de apoio ao aquário + ligação de rede (RJ45 Dupla)

img6032tq.jpg

 

Esgoto do aquário para vazar a sump com bomba auxiliar de retorno

img6036f.jpg

 

Cumprimentos,

Armando Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando boas, parece que isso vai .

é um bom projecto parabéns, ficamos á espera da evolução

abraço

 

Viva Sr. Afonso,

 

Claro que vai, com tempo e dedicação é o que interessa e claro o gosto que se tem pela aquariofilia =)

 

Abraço

 

Olá...

 

está aí um projecto bem pensado... vamos lá ver isso com água dentro :D

 

Olá Sergio,

 

O projecto já estava a algum tempo na cabeça, mesmo com o antigo aquário que morava cá, mas agora chegou a altura de passar da cabeça para o real =)

 

Em anexo seguem mais umas fotos do trabalho efectuado:

 

Aqui aproveitei para ampliar o Quadro Electrico + iTed 2 + CATI, visto que era para fazer no futuro, assim fica já o espaço pronto para levar os equipamentos

img6037a.jpg

 

Colocação de azulejo "Xisto Preto da Revigres"

img6038l.jpg

 

img6039g.jpg

 

Passagem de cabos eléctricos + coaxial

img6042b.jpg

 

img6041r.jpg

 

Parede já terminada

img6043qa.jpg

 

img6050ak.jpg

 

img6051t.jpg

 

img6053h.jpg

 

1 Abraço.

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lord Paulus Cobris,

 

Já a muito tempo que não falamos pessoalmente ( Lan's Partys, LPGA, Clan dos LOL ), meu nick era LoRdOfMaGiC =)

 

 

 

A ideia será no futuro comprar mais uma MP40W para colocar do lado do retorno.

 

 

 

A partida irei apenas começar com reactor de Kalk em vez de Balling, tinha que colocar 3 garrafoes ou reservatorios extras e isso iria ocupar muito espaço na area tecnica, e eu gosto de simplificar e não complicar.

 

 

 

 

A casa nao é muito fria nem muito quente, ja passei aqui um verão com temperaturas razoáveis dentro de casa e o inverno também nao foi muito frio, por isso vou optar por 2x150w (novas) que estas estão com problemas.

 

Seguem em anexo algumas fotos do trabalho já efectuado onde irá ficar o aquário:

 

Parede a ser "destruida" para passagem de tubos de electricidade, rede e esgoto

img6023m.jpg

 

Parede já com a tubagem passada e rebocada

img6025m.jpg

 

Caixa onde irão ser ligadas as tomadas eléctricas

img6030c.jpg

 

Tomada eléctrica exterior de apoio ao aquário + ligação de rede (RJ45 Dupla)

img6032tq.jpg

 

Esgoto do aquário para vazar a sump com bomba auxiliar de retorno

img6036f.jpg

 

Cumprimentos,

Armando Fernandes

 

Boas Armando!

É verdade já lá vão alguns anitos!!!

 

Mas ainda andas nesse mundo ou já era?

Eu entretanto afastei-me um pouco dessa área, já que tenho uma empresa de hosting.

 

Em relação ao teu projecto isso tem pernas para andar!

Penso que vai ficar muito bem nessa parede (Se bem que eu sou fan dos aquários na sala com uma das "frentes" para dentro do quarto).

 

Vai-nos dando conta da evolução do projecto, pois isso vai ficar de certeza muito bom!

Parabéns!

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Já era... era bons tempos, boas diversões mas a vida nao é só isso =) Também há que trabalhar, eheheh!

Vou dando noticias sim, falta ainda o móvel ser feito e o aquário.. a ver vamos se mais 1 mes já tenho isto tudo montado pronto para levar água =)

 

1 Abraço.

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

Após alguma paragem nas obras cá em casa para receber o aquário, estou a ponderar fazer algumas alterações ao setup, nomeadamente em:

 

Bomba de Retorno

 

- Eheim 1260

- AquaBee 3000

 

Qual a mais silenciosa? Fiabilidade?

 

Rocha Viva e Morta

 

- Rocha Fiji ou Indonesia?

- Divisão entre rocha viva e morta? (50/50)?

 

Termostatos

 

- Eheim ou AquaMedic versão Titanium?

 

Reactor de Cálcio

 

- Deltec ou Bubble Magus?

 

Rector de Kalk

 

- Tunze ou Deltec?

 

1 Abraço.

 

Armando Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na rocha eu optava por fiji primium e 100 % rocha morta... actualmente com o que existe ja nao se justifica fazer com rocha viva. existem metodos para começar o ciclo do aquario, alem de que com rocha morta podes fazer o lyout mais controladamente e sem pressas por causa da rocha ter de ser molhada, depois consgues controlar melhor o teu aquario a nivel de pragas, na rocha viva nunca se sabe o que vem por la.... e a melhor sai mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não concordo...

 

Penso que deverás fazer ou 50/50 ou 75/25 (25 sendo a rocha viva).

Em relação aos restantes materiais, vou-te responder de acordo com o que eu conheço:

 

Bomba de Retorno

 

- Eheim 1260

- AquaBee 3000

 

Qual a mais silenciosa? Fiabilidade?

 

R: Ambas são boas, mas optaria pela Eheim, pela sua qualidade e fiabilidade.

 

Rocha Viva e Morta

 

- Rocha Fiji ou Indonesia?

- Divisão entre rocha viva e morta? (50/50)?

 

R: Sem dúvida fiji premium, mais leve e porosa! (75/25)

 

Termostatos

 

- Eheim ou AquaMedic versão Titanium?

 

R: JAGER se puderes, são sem dúvida os melhores (pode ser titanium ou filamentos)

 

 

Reactor de Cálcio

 

- Deltec ou Bubble Magus?

 

R: Não te sei ajudar não uso...

 

Rector de Kalk

 

- Tunze ou Deltec?

 

R: Não te sei ajudar, pois não uso...

 

Espero ter-te ajudado no que eu sabia....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Obrigado pelas sugestões das quais tive a pesquisar e está tudo em opções neste momento, a rocha que tenho já está a venda e o layout vai ser todo com rocha nova, 75% de morta, 25% (Obrigado Paulo).

 

Actualizei também o setup inicial, criticas e sugestões são bem vindas (de novo).

 

A estrutura também já está feita, a madeira está a ser cortada, estou a espera que as fotos estejam disponíveis para colocar aqui. Agora so falta tratar do resto da parede e revestir a cablagem com isolamento e pladur para ficar uniforme.

 

1 Abraço.

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Armando,

 

Grande projeto que para aqui vai!!!! Estou bastante curioso de ver o resultado, mas certamente será algo muito bom!

 

Fotos, fotos!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha uma aparição =)

 

O Sr. Jorge está bom? Já está de mudanças ou nem por isso? ehehehe!

 

Fotos, só quando vier o móvel e o aquário, está quase... ainda falta comprar algum equipamento. Mas temos de ter cuidado com a Troika bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora boas,

 

Após algum tempo parado devido a troika, as novidades é que o móvel já está pronto:

 

img0063hl.jpg

 

img0064ez.jpg

 

img0052pn.jpg

 

img0065mrd.jpg

 

img0068btp.jpg

 

Quero agradecer ao Ricardo da GAD pelo excelente/qualidade em relação aos acabamentos do móvel.

 

Mais fotos para breve.

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva Sérgio,

 

Obrigado pelo teu comentário.

 

 

Aproveito também para dar continuidade as alterações no projecto cá em casa:

 

Revestimento do Pladur e barramento efectuado (1ª demão)

img3421o.jpg

 

img3428f.jpg

 

img3423jo.jpg

 

img3424ut.jpg

 

img3425g.jpg

 

1 Abraço.

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando,

 

Parabéns pelo futuro aquário que mais parece um projeto de engenharia.

 

Já me apercebi que vais por calhas LED. Parabéns mais uma vez que eu sou adepto dos mesmos e também os uso no meu aquário com resultados excelentes.

 

Abraço e coloca mais fotos para vermos as evoluções.

 

Filipe Valente

 

Cumps

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando,

 

Parabéns pelo futuro aquário que mais parece um projeto de engenharia.

 

Já me apercebi que vais por calhas LED. Parabéns mais uma vez que eu sou adepto dos mesmos e também os uso no meu aquário com resultados excelentes.

 

Abraço e coloca mais fotos para vermos as evoluções.

 

Filipe Valente

 

Cumps

 

Viva Filipe,

 

Obrigado pelo teu comentário, mas acho que vou optar mesmo é ainda pelas belas T5, acho que ainda não encontrei uma calha de Led's que justifique o investimento do custo em relação ao preço da eletricidade, irei ainda fazer algumas alterações no setup, nomeadamente irei optar pelo método de Balling, bem como retirar um dos reservatórios de reposição.

 

Ainda anda muita coisa em estudo, mas o principal já está feito.

 

Cumprimentos,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho-te vivamente a optares por uma tomada de água direta da osmose para reposição da evaporada. controlada por um sistema osmoregulador.

Nunca mais tens trabalho em repor água no depósito e não ficas condicionado ao volume do mesmo.

 

Em relação aos LEDs existem mais opções com mais Lumens/watt e mais baratas.

 

Vê o meu tópico FF's Reef, que eu tenho um sistema de reposição automática sem reservatório e LEDs.

 

Abraço e boas montagens.

 

Cumps

 

Filipe Valente

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aconselho-te vivamente a optares por uma tomada de água direta da osmose para reposição da evaporada. controlada por um sistema osmoregulador.

Nunca mais tens trabalho em repor água no depósito e não ficas condicionado ao volume do mesmo.

 

Em relação aos LEDs existem mais opções com mais Lumens/watt e mais baratas.

 

Vê o meu tópico FF's Reef, que eu tenho um sistema de reposição automática sem reservatório e LEDs.

 

Abraço e boas montagens.

 

Cumps

 

Filipe Valente

 

Viva Filipe,

 

Se reparares bem no topico principal, tens la uma questão no setup que é esta:

 

Reservatório Osmose:

Medidas: 200x500x500 (Reposição via Osmoregulador da Tunze, mais tarde GHL)

 

Reposição será automática através de um reservatório que será enchido via Sistema de Osmose que se encontra no WC social. Em relação aos Leds, eu prefiro não investir já e optar por uma calha que realmente me dá confiança (ATI).

 

Cumprimentos,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.