Natural Island Reef


Recommended Posts

  • Replies 100
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Viva Cedric,

 

As novidades vão aparecendo, a medida em que vou fazendo mais qualquer coisa... este fim de semana como estive na Pet Festival nao deu para avançar muito no aquário, vamos ver se ha novidades durante esta semana.

 

Em relação as dobradiças, as mesmas são de inox.

 

1 Abraço,

 

Armando Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Cedric,

 

Não, ainda vou colocar mais. No total são 16 tomadas, todas ligadas ao arduino com a diferença de 6 serem suportadas via UPS e as outras 10 serem suportadas pela rede eléctrica.

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Ora boas,


No fim de semana foram entregues as caixas em acrilico para começar a arrumar os cabos, obrigado ao Pedro Ferrer pela paciencia e pelas ideias em relação as caixas, mas só hoje tive tempo de começar a fazer algum trabalho e o resultado está a vista... o sistema eléctrico está quase pronto.


Algumas imagens da arrumação da área técnica:


Foto geral da caixa em acrilico feita a medida para ligação de todos os fios:

img0315lz.jpg


Aqui uma foto com mais zoom:

img0317db.jpg


Aqui fica a ultima calha de tomadas montada:

img0316gh.jpg


Aqui será o espaço onde irá levar a caixa em acrilico com tampa transparente:

img0318mq.jpg


Revestimento dos cabos de coluna para ligações do Arduino (5v + GND e 12v + GND):

img0319t.jpg


Agora é dar gás a isto para começar a programar o arduino, e as previsões de encher o tanque é para meados de abril (espero eu...)


1 Abraço, e aceita-se criticas ou sugestões.

Armando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sr. Afonso,

 

Obrigado pelo comentário.

 

 

A bomba já se encontra colocada e até agora firme...
img0320sr.jpg
img0321bh.jpg
E aqui já me encontro a preparar a caixa onde vai levar os reles, placas de 12v e 5v, bem como as sondas de ph, temperatura, por ai fora.
img0322ea.jpg
Para segurar as placas irei colocar estes acessórios para levantar as mesmas e os fios passam por baixo e assim a arrumação fica melhor:
096-1019.jpg
Aceito outras ideias / sugestões.
1 Abraço,
Armando
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Cá vai as ligações completas, finalmente tive tempo para terminar a instalação dos reles e da energia, agora falta comprar as fichas para ligar os pin's do arduino.

 

img0327lp.jpg

 

img0328ly.jpg

 

img0330oe.jpg

 

img0329lw.jpg

 

Fica a faltar as ligações de 5v e 12v que vão ser alimentadas pelos cabos de coluna anteriormente passados, tenho de comprar o Kit de soldar... a paciencia para ir a procura não é muita nestes últimos dias... o que está a atrasar bastante o projecto, mas mais vale fazer devagar e bem do que à pressa e ficar tudo um cócó...

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas,


Após algum tempo de ausência por motivos profissionais, aproveitando as mini férias, este dia foi dedicado a dar um andamento ao projecto, a sump já está no lugar e as tubagens principais estão terminadas... faltando apenas o tubo de descarga que desce para a sump e a ligação as torneiras onde vão ficar os futuros reactores:


img0373nu.jpg


img0374qv.jpg


img0375tw.jpg


img0376vj.jpg


img0377jp.jpg


A ver vamos se em Maio isto leva água ;)


1 Abraço,

Armado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando,

 

Isso é que está aí um projecto todo bem planeado.

 

Gosto da atenção dada aos pormenores. Vê-se que estás a levar o teu tempo para que tudo fique como deve ser.

 

Importas-te de explicar o sistema de tubagem das últimas fotos e que bombas ( se existirem) vão alimentar o sistema?

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

O Armando tem reposição de água e saída para o esgoto na casa de banho atrás da parede traseira do aqua. Assim faz as trocas através desses tubos directamente e aproveita parte do circuito p o fazer.

 

Acho que é isso, também fiquei um pouco confuso com a tubagem mas lembro-me vagamente de termos falado nisso.

 

Abraços

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Armando,

 

Isso é que está aí um projecto todo bem planeado.

 

Gosto da atenção dada aos pormenores. Vê-se que estás a levar o teu tempo para que tudo fique como deve ser.

 

Importas-te de explicar o sistema de tubagem das últimas fotos e que bombas ( se existirem) vão alimentar o sistema?

 

 

Abraço,

André

Olá André,

 

Antes de mais obrigado pelos teus comentários, e vou tentar explicar-me da melhor maneira.

 

A ponteira que está do lado direito é onde vai ligar a bomba de retorno (Eco-Power de 5000L/H) que vai servir para:

 

- Retorno

- Alimentar os reactores (tubo que esta por cima do de descarga do aquário)

- TPA (para isso basta fechar a torneira de baixo e abrir a de cima que tem ligação directa ao esgoto que está na parede, onde também recebe o tubo ladrão caso exista algum problema no aquário principal)

 

Ao lado desse tubo de esgoto, embora não seja visível nas fotos tem 3 furos de 10mm onde vai entrar os cabos de alimentação e sair os tubos pequenos que vão estar ligados as bombas de reposição de agua salinada e osmose que estão no WC. Essa operação é controlada com o Arduino, do qual ainda estou a programar o respectivo código e vai ser testado antes de estar a funcionar no aquário.

 

A paciencia de facto tem sido uma coisa que tenho tido ultimamente, e prefiro nao cometer os erros que cometi nos 2 aquários anteriores, fazer as coisas com calma, pensar bem naquilo que pretendo com este sistema... do qual será para manter durante muitossss anos =)

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

O Armando tem reposição de água e saída para o esgoto na casa de banho atrás da parede traseira do aqua. Assim faz as trocas através desses tubos directamente e aproveita parte do circuito p o fazer.

 

Acho que é isso, também fiquei um pouco confuso com a tubagem mas lembro-me vagamente de termos falado nisso.

 

Abraços

 

 

RF

 

Viva Ricardo,

 

É basicamente isso, mas já dei uma explicação ao André acima ;)

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Boas a todos,


O tempo tem sido curto para vir aqui, a familia e o trabalho também merecem um pouco de atenção e como tal venho colocar aqui uma actualização no projecto:


- Arduino esta em fase de programação, estou a construir o design principal para ficar bonito no TFT, bem como alguns menus "Relays, Iluminação, Bombas, por ai fora"


- Também já tenho uma das placas que vai alimentar os relays quase pronta, faltando apenas uma resistencia de 4k7 para o 2º sensor de temperatura, o resto ta pronto e fica a faltar soldar a placa de 12v para alimentar as bombas de reposição e futura iluminação de led via Arduino.


- Tubagens, preciso de um T de 20mm, alguem tem? :D A preguiça tem sido tanta que ainda não me dei ao trabalho de ir comprar isso... enfim...


Mais logo coloco fotos dos menus e da placa.


Agora preciso da vossa opinião... ando a ler, reler, fazer contas... tudo e mais alguma coisa e acho que vou colocar uma calha de 8x54w sem ou com DIMM, logo me decido, isto porque sinceramente nesta altura do campeonato não vejo a necessidade de fazer um investimento de quase 1500€ numa calha, quando irei demorar quase 4 anos e picos para ter retorno do investimento efectuado, para além de que.. daqui a 4 anos as coisas já estão bem melhores a nível de Led's (penso eu...).


Estive a analisar as seguintes marcas:


- ATI (preferêncial)

- Giesemann (qualidade alemã, mas tenho algumas duvidas nos reflectores se serão tão bons como os da ATI).


Ideias? Sugestões? =)


Abraços,


Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Armando,

 

Já tinha saudades deste tópico.

Se fosse a ti optava pelos Leds, nesses "4 anos e picos" vais poupando na electricidade.

Os resultados são semelhantes (melhores nos Leds), dependendo da marca consegues arranjar por menos de 1500 euros.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Vais poupando, mas a poupança que se faz não é significativa... para além de que ainda não há aqueles led's que se diga... Ok, perfeito, são iguais as T5.

 

Ainda está para nascer uma calha correcta de led's (tirando Kessil e Vertex) que já estão quase quase tão boas como as T5. Mas para isso gasta-se... uma pipa de massa, e é isso que quero evitar.

 

Isto é a minha opinião, e cada vez mais me inclino para comprar T5, para além de que não tenho muita paciência para DIY de led's... acaba-se se calhar por gastar tanto ou mais que uma calha de led's.

 

1 Abraço,

Armando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Armando,

Já tive LEDS e agora tenho T5. Estive quase quase a comprar dois Kessil A350, mas surgiu a hipótese de trocar os meus LEDS por T5 e não hesitei desistindo assim dos Kessil (questões financeiras). Com T5 tens 100% certeza de sucesso!

Mas... :naughty: comprando tudo novo, a diferença de preço entre 8x54W e dois Kessil é assim tanta?

SunPower 460€

PowerModule - 750€

2x Kessil - 840€

 

Conforme a opção... mas pelo menos tens a certeza que os dois Kessil chegam na boa para o teu aqua ;)

 

Abraço!

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.