Duvidas sobre Fertilização de Macros e Micros DIY


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Como quero ter as minhas plantas saudáveis e para tal a que ter uma fertilização equilibrada e os fertilizantes que compramos habitualmente são bastante caros, resolvi avançar para a fertilização de macros e micros Diy, como tal encomendei os seguintes produtos:

 

-250gr Nitrato de Potássio -NO3

-250gr Hidrogenofosfato de Potássio Monobásico -KH2P04

-250gr Mistura de Micros (Fe 8.2%,Mn 1.82%,Zn 1.16%,B 1.05%,Cu 0.23%,Mo 0.15%)

 

Resolvi não encomendar sulfato de cálcio ou Magnésio, pois a minha agua da rede é bastante dura (máximo 9,3 mg/l Mg, máximo 55 mg/l Ca)

 

actualmente tenho no máximo 5ppm de no3 ( quer dizer, ja não vejo esse valor a muito tempo deve andar na casa de 1 a 2 ppm)

e 0.25ppm de PO4

aconselham a fazer

 

Macro Solution

33g Potassium Nitrate

7.2g Monopotassium Phosphate

250ml Water

Trace Mix Solution

10g Chelated Trace Element Mix (TNC Trace, CSM+B)

250 ml Water

0.5 ml Normal Hydrochloric Acid

 

 

Daily Schedule

 

Sunday 50% water change. Add Macros (KNO3, KH2PO4)

Monda Add TNC Trace (CSM+B)

Tuesday Add Macros (KNO3, KH2PO4)

Wednesday Add TNC Trace (CSM+B)

Thursday Add Macros (KNO3, KH2PO4)

Friday Add TNC Trace (CSM+B)

Saturday Rest day

 

Tenho co2 caseiro será suficiente para equilibrar com os nutrientes que vou colocar na agua ? Deverei deixar 24h ligado ?

Referente a esse quadro do que fazer todos os dias, será que existirá problemas se fizer 2 tpa's em vez de 1 só de 50% ?

Os resultados serão visiveis passado quanto tempo ?

 

Gastei 28€ já com portes nesta encomenda( UK).

 

cumpz

Editado por Ricardo Pedro

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que vais usar o EI

So passado 3 semanas é que podes começar a ver resultados.

Porque queres fazer duas mudanças de agua ? Uma é mais facil.

 

Os resultados dependem da luz que tens principalmente, agora pode acontecer duas coisas, ou tens um ataque de algas ou as plantas crescem, depende do co2 e da luz que tenhas, o co2 e um nutriente como os macros ou micros e o consumo dos macros micros ou co2 depende da luz, como vais usar o EI os macros e micros não esgotam mas o CO2 pode esgotar, se esgotar vais ter alguedo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que vais usar o EI

So passado 3 semanas é que podes começar a ver resultados.

Porque queres fazer duas mudanças de agua ? Uma é mais facil.

 

Os resultados dependem da luz que tens principalmente, agora pode acontecer duas coisas, ou tens um ataque de algas ou as plantas crescem, depende do co2 e da luz que tenhas, o co2 e um nutriente como os macros ou micros e o consumo dos macros micros ou co2 depende da luz, como vais usar o EI os macros e micros não esgotam mas o CO2 pode esgotar, se esgotar vais ter alguedo.

 

actualmente faço 8h 2x39w 6500k e 4000k

e co2 a quando da luz

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas a pensar fazer tudo junto? Esqueceste-te de comprar Acido Ascorbico e um conservante Sorbato de Potassio. Para saberes porque vai a este site http://www.theplantedtank.co.uk/allinone.htm .

 

Se calhar é melhor fazeres isso em separado até porque dizes ter 5 ppm de NO3 e 0,25ppm de PO4. Acho que não percisas de fertilizar com Fosfatos.

Para fazeres as soluções de macros podes ir a uma calculadora online, por exemplo: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

Em relação a quantidades tens que ter em atenção a solubilidade de cada composto na água.

 

Por exemplo KNO3:

 

133gr/L a 0ºC -----> 13.3 gr para 100 ml de água a 0ºC

383gr/L a 25ºC -----> Não aconselho porque quando arrefecer vai-te ficar KNO3 no fundo.

 

POdes por exemplo misturar 20 gr por cada 100ml de água fria (Temp. ambiente de casa). 20 grs são soluveis a 8º ou 9º e para mim é o ideal já que em casa normalmente não desce abaixo dos 10º.

 

Os fosfatos - KH2P04:

 

18.3gr em cada 100ml a 10ºC. Vai ter que meter um bocado abaixo disto.

Se meter 15 grs em cada 100ml na calculadora vais ver que isto é muito. Por exemplo 36grs em 500ml , 1ml da solução adiciona 0.5ppm de Fosfatos.

 

Em relação aos Micros:

 

Eu misturei 10 grs em 180ml de água fria. Fiz as contas só ao ferro e com este regulas automaticamente os outros.

 

Em termo de solubilidade podes ver na wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Solubility_table

 

Micro nutrientes:

 

No teu caso tens 120ltrs brutos, mas reais deves ter aí uns 110 ltrs.

O ferro é de 8,2% então se meteres 10 grs de Micros em 200 ml dá-te 0.037 ppm em 110L. Mas eu estou com dúvidas nas minhas contas. Porque quando é Fe EDTA a 13% sabes que tens ferro a 13% faz-se as contas e bate certo certo. Na mistura dos micros não tenho a certeza. Alguem com mais conhecimentos talvez te responda melhor.

 

Cumprimetos

Aires

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou fazer pelo método EI, logo irei separar as micros das macros.

 

Não comprei o acido ascórbico porque na altura estava sem stock.

 

pelas minhas contas:

 

-33gr kno3 em 250ml , add 10ml - fico com 8.1 ppm de no3 (juntando com a carga orgânica existente deve depois rondar os 10)

 

 

 

-

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a ver

 

33grs x 0,6132 = 20.24grs de NO3

 

Passando para mg sao 20240mg de NO3

 

20240/250ml = 80,96mg/ml

 

86,96/100L = 0,8096 mg ou ppm

 

Certissimo... mais um que ficou encantado pelos fertilizantes DiY lol

Daqui a bocado vale a pena comercializar ca em Portugal este material. Eu ate tenho um fornecedor mas acho que deve ser complicado vender isto. Tenho que me informar. Um conhecido meu que trabalha para uma farmaceutica diz que preciso tecnico e companhia. Tenho que falar tambem com um amigo que trabalha no Ministério da Agricultura. Ainda vou pensar bem no assunto, mas cheira-me que nao deve valer a pena.

 

Ja agora onde compraste o naterial e qto custou.

 

Cumps.

Aired

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

as tuas contas estão todas certas (o site de onde tiraste é o que uso de referência) mas até agora nunca nos disseste quantos litros tem o teu aquário. Como vais usar 10ml de macros deduzo que tenhas perto de 100L. Sem este pormenor é praticamente impossível dizer se estás certo ou errado.

Não te esqueças que são 10ml 3x por semana.

 

TPAs: De início deves fazer TPAs diárias na primeira semana, a cada 2 dias, na segunda semana, a cada 3 dias na terceira semana.... até chegares à tpa semanal.

Isto no caso de um high-tech (com co2). E não te esqueças de fertilizar após as tpa.

 

CO2 caseiro não é o mais famoso porque é inconstante mas há muito boa gente que consegue. Ainda assim, eu reduziria a luz que tens pois quanto mais luz tens mais CO2 necessitas (os nutrientes também mas estes já estão cobertos pelo método EI). Se realmente tens por volta de 100L, 1 lâmpada deverá ser mais que suficiente e ao reduzires o metabolismo das plantas também não terás tanta necessidade de CO2. A única consequência é que as plantas vão crescer mais devagar. Não há qualquer outro senão.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a ver

 

33grs x 0,6132 = 20.24grs de NO3

 

Passando para mg sao 20240mg de NO3

 

20240/250ml = 80,96mg/ml

 

86,96/100L = 0,8096 mg ou ppm

 

Certissimo... mais um que ficou encantado pelos fertilizantes DiY lol

Daqui a bocado vale a pena comercializar ca em Portugal este material. Eu ate tenho um fornecedor mas acho que deve ser complicado vender isto. Tenho que me informar. Um conhecido meu que trabalha para uma farmaceutica diz que preciso tecnico e companhia. Tenho que falar tambem com um amigo que trabalha no Ministério da Agricultura. Ainda vou pensar bem no assunto, mas cheira-me que nao deve valer a pena.

 

Ja agora onde compraste o naterial e qto custou.

 

Cumps.

Aired

 

boas

 

Agora só tenho dúvidas em relação a fertilização de potássio e fosfatos, pois com o uso de kno3 fertilizo também com potássio e ao usar fosfato mono potássico, estou também a introduzir potássio, até sem problemas, a questão é que se utilizar bastante para aumentar o potássio vou aumentar e muito o fosfato.

 

O meu aqua é de 120 lts brutos, tirando o substrato fértil e o manado e tudo o resto......diria que deve andar perto dos 100 lts talvez.

 

gastei 28€ já com os portes em correio prioritário registado senão ficava em 23€

 

 

estou a seguir o tutorial deste site http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

Muito mais barato do que se comprar em Portugal ----- com 6euros comprei 250gr de KNO3 e 250gr de KH2PO4, se comprasse cá era 5€ 100gr de cada 1 deles e não vendiam a mistura de micros.

 

existem diversos sites

 

http://www.aquariumfertilizer.com/

https://www.aquariumplantfood.co.uk comprei neste

http://www.fluidsensoronline.com acho que este momentaneamente só vende dentro UK

http://www.plantedtanks.co.uk

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria, com KNO3 e KH2PO4 não precisas de mais nenhuma fonte adicional de K.

 

Abraço

 

GM

 

Sim eu sei, não é essa a minha dúvida, mas sim ao utilizar KNO3 E KH2PO4, neste ultimo basta uma pequena quantidade para colocar os valores entre 1 e 2, dai achar que é melhor fazer as misturas desses 2 em separado, porque se por exemplo colocar 10ml dessa mistura o fosfato vai pros 5 ou 6 ppm, se adicionar separadamente KNO3 de KH2PO4 e neste ultimo apenas colocar 1 a 2ml é suficiente para fertilizar de fosfatos.....acho eu..

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O 1º acho que é americano, se calhar não vale a pena mandar vir.

O 2º tambem mandei vir micros e Ferro 13%. Paguei pouco mais de 5€ de portes por 250gr + 50gr. É o mais barato.

O 3º É o mais caro e só enviam para o próprio país. Não sei se vale a pena. So valia a pena se soubessemos que a qualidade era superior.

O 4º É um bocado mais caro que o 2º. E os produtos parecem semelhantes, desconfio por causa dos micros que parecem identicos.

 

 

Sim eu sei, não é essa a minha dúvida, mas sim ao utilizar KNO3 E KH2PO4, neste ultimo basta uma pequena quantidade para colocar os valores entre 1 e 2, dai achar que é melhor fazer as misturas desses 2 em separado, porque se por exemplo colocar 10ml dessa mistura o fosfato vai pros 5 ou 6 ppm, se adicionar separadamente KNO3 de KH2PO4 e neste ultimo apenas colocar 1 a 2ml é suficiente para fertilizar de fosfatos.....acho eu..

 

Acho que deves fazer em separado. Eu penso assim, dá mais trabalho a fertilizar, mas acho que é melhor. Imagina que por alguma razão tens os fosfatos a num valor ideal, se calhar não vale a pena meter mais. Digo eu. Por exemplo, o meu nano, tem sempre os fosfatos ali na zona dos 0,5ppm. Nem uma gota de fosfatos meto.

Quanto a quantidade de Fosfatos, acho que a EI aconselha 3ppm de Fosfatos semanalmente. No site http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator esta lá mencionado que valores entre 0,5 e 2ppm que são bons. Se estas a pensar seguir o metodo EI, segue a risca... aí o GMMartins tem mais experiencia pode te aconselhar melhor.

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, não é essa a minha dúvida, mas sim ao utilizar KNO3 E KH2PO4, neste ultimo basta uma pequena quantidade para colocar os valores entre 1 e 2, dai achar que é melhor fazer as misturas desses 2 em separado, porque se por exemplo colocar 10ml dessa mistura o fosfato vai pros 5 ou 6 ppm, se adicionar separadamente KNO3 de KH2PO4 e neste ultimo apenas colocar 1 a 2ml é suficiente para fertilizar de fosfatos.....acho eu..

 

1. Se meteres 10 ml num aqua de 120 de acordo com a receita que meteste no primeiro post o fosfato fica a 1.68 ppm. Não tem nada a ver com os valores que indicaste.

2. De acordo com o EI vais ter SEMPRE tudo por excesso. Por isso não percebo qual é o teu problema.

 

Descomplica. Faz a receita e doseia conforme indicado e nunca mais pensas em nutrientes. Qualquer problema que tenhas no aquário sabes que nunca é por causa dos nutrientes. É menos um factor na equação. Não tens que fazer testes, não tens que fazer rigorosamente mais nada senão fertilizar e garantir a TPA semanal. É esta a essência do método.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fixe ! obrigado pela explicação!

 

agora o problema são as tpa's pois 50% todas as semanas vai ser complicado.

A agua da zona tem ph de 7.4/7.6 e é muito dura, como tal tenho que a deixar alguns dias num recipiente mas este só tem 10 lts.......

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois meter 50L da algum trabalho, ate mesmo 40L. Acho que o facto de ter agua dura nao deve haver muitos problemas. O maior problema poderá ser o Fe EDTA que com uma agua dura tende a percipitar e deixa de estar disponivel. Mas se tiveres um bom substrato as plantas acabam por obte-lo mais cedo ou mais tarde pela raiz.

 

Por que não compras um condicionador para a agua? Eu tenho o Seachem Prime e estou satisfeito. A água vai para um caldeiro, meto-lhe a quantidade necessaria de condicionador e dps meto no aquario. O meu tem 100ml e da para 4000L de água para TPA. Para ti se mudares 50L todas as semanas dava-te para 80 semanas, ou seja 1 ano e meio.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e em relação ao ph da agua ?

 

Não te preocupes muito com isso. Já vi que tens o pH no teu aquario a 6.4 não vai haver grandes problemas. Se mais tarde, o que duvido com o metodo EI, notares carencia de ferro aumentas um bocado a dose. Se quiseres saber mais sobre esta questão do Ferro, no teu caso FeEDTA e tambem no meu, vai a estes dois sites:

 

http://www.smart-fer...m/articles/iron

 

http://www.theplante...o.uk/traces.htm

 

Um abraço

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

recebi hoje os fertilizantes, sendo assim vou fazer a seguinte mistura

 

33gr de Kno3 em 250 ml ( posso juntar esta mistura com a de kh2po4? )

7.2gr de KH2PO4 em 250 ml

 

0.25gr de Acido ascorbico + 10gr de Micros em 250 ml

 

está correcto ?

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto a juntares as soluções de NO3 e PO4, não é bem isso que deves fazer... O que é suposto fazer, é dissolveres os 33 g de KNO3 mais os 7,2 g de KH2PO4 em 250 mL de água. Ou seja, no final apenas ficas com um volume de 250 mL, e não com 500 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto a juntares as soluções de NO3 e PO4, não é bem isso que deves fazer... O que é suposto fazer, é dissolveres os 33 g de KNO3 mais os 7,2 g de KH2PO4 em 250 mL de água. Ou seja, no final apenas ficas com um volume de 250 mL, e não com 500 mL.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

tens razão, 250ml contendo 33g de KNO3 e 7,2g de KH2PO4 onde irei apenas adicionar 10ml da solução no meu aquário a cada utilização

no dia seguinte 250ml contendo a mistura de 10g de micros +0,25g de E300, onde irei adicionar apenas 5ml da solução no meu aquario a cada utilização

 

espero conseguir com isto eliminar as algas pretas que tenho em algumas folhas de anúbia

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelas minhas contas devo ficar com

 

nitratos +/- 8ppm

potássio 6ppm ( penso que seja um valor baixo, mas se adicionar mais através do kno3,o no3 também sobe, se for pelo KH2PO4 os fosfatos disparam)

fosfatos 2ppm

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAs: De início deves fazer TPAs diárias na primeira semana, a cada 2 dias, na segunda semana, a cada 3 dias na terceira semana.... até chegares à tpa semanal.

Isto no caso de um high-tech (com co2). E não te esqueças de fertilizar após as tpa.

 

GM

 

Desculpem meter a colher :) mas, como a teoria do EI tb sempre me meteu uma certa impressão, pq aconselham TPAs diárias, de dois em dois dias, etc, quando todos os dias metem macros ou micros? Parece-me deitar dinheiro para a sanita (ou se aproveitarem a agua para as flores, desperdiçar para os vasos).

A TPA semanal do EI serve para fazer um reset aos excessos que possam haver no aquário no final de uma semana em que se andou a despejar montes de macros e micros lá para dentro... Ora fazendo com essa frequência isso é meio antagónico.

 

Nao estou a falar de fazer TPAs por causa de ter sido colocado um substrato fértil novo. Aí é compreensível haver muitas TPAs inicialmente.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

 

 

Desculpem meter a colher :) mas, como a teoria do EI tb sempre me meteu uma certa impressão, pq aconselham TPAs diárias, de dois em dois dias, etc, quando todos os dias metem macros ou micros? Parece-me deitar dinheiro para a sanita (ou se aproveitarem a agua para as flores, desperdiçar para os vasos).

A TPA semanal do EI serve para fazer um reset aos excessos que possam haver no aquário no final de uma semana em que se andou a despejar montes de macros e micros lá para dentro... Ora fazendo com essa frequência isso é meio antagónico.

 

Nao estou a falar de fazer TPAs por causa de termos substratos férteis novos, aí é compreensível haver muitas TPAs inicialmente.

 

Pedro.

Mas o EI é um método para pessoas preguiçosas... entenda-se, com pouco tempo para dedicar aos aquários.

É óbvio que com a preguiça vem o desperdício de algum fertilizante.

A única maneira para não se desperdiçar fertilizante, é fazendo testes e ir adicionando o que está em falta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem meter a colher :) mas, como a teoria do EI tb sempre me meteu uma certa impressão, pq aconselham TPAs diárias, de dois em dois dias, etc, quando todos os dias metem macros ou micros? Parece-me deitar dinheiro para a sanita (ou se aproveitarem a agua para as flores, desperdiçar para os vasos).

A TPA semanal do EI serve para fazer um reset aos excessos que possam haver no aquário no final de uma semana em que se andou a despejar montes de macros e micros lá para dentro... Ora fazendo com essa frequência isso é meio antagónico.

 

Nao estou a falar de fazer TPAs por causa de termos substratos férteis novos, aí é compreensível haver muitas TPAs inicialmente.

 

Pedro.

 

Boas,

 

A teoria do método estimativo (ou EI) não aconselha TPA diárias!

 

Esta teoria tem por base TPA semanais!

 

O adicionares macros e micros todos os dias é apenas para impedir um aumento de concentrações mais repentinas, se bem que o podes fazer, fertilizando também apenas 1 vez por semana.

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais