Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)


Toutinho

Recommended Posts

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Continuando a conversa:

Publicado 46 minutos atrás

Não me quis referir ao material em si. Porque mais coisa menos coisa deve andar lá perto. Estava me a referir a manteres o mesmo aquário, com a mesma luz e as mesmas rotinas durante 14 anos.

 

É o ciclo da vida.

 

PS: O Toutinho é filósofo, só pode

 

Também na minha loja substitui grande parte da iluminação por LEDs e num ano paguei o investimento.

Na parte de expositores passei de 318w para 42w. Notou-se de forma abismal no consumo de luz.

A minha questão é que tenho uma boa calha, não quero desfazer-me dela, mas queria ser + ecologico e poupar.

Os LEDs são extremamente viaveis e bons, mas o custos é que doiem muito..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nem tem muito relacionado com a calha (é tampa aplico o que quizer)...mas com o investimento inicial...eu para o meu aqua iria presizar de que 100 mocas?...eu com menos de 30 devo conseguir colocar masi 2 t5 de 25w

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que eu sei disso tudo, mesmo sendo aproveitados. Acho que 15 anos é uma vida.

 

E eu também considero que vale a pena, a foto do aquário está fantástica. Só não troco por Led's porque realmente são caros a curto prazo.

 

O que quero dizer é que daqui a 6 anos, vão aparecer os TLED's ( Toutinho LED's) e tu vais mudar. Nem te vais lembrar que trocaste para esse devido a rentabilizar energia. Não sei se me estou a fazer entender.

 

Resumindo, nós arranjamos todas e mais algumas justificações para comprar uma coisa que seja económica a curto prazo, mas ao fim de alguns anos vamos trocar por uma coisa que já arranjámos justificações de ser melhor. Sem nos preocuparmo-nos com a ideia inicial de poupança.

 

É como comprar um Smart para poupar, e depois passado 2 anos, manténs um Smart e compras um familiar, porque não consegues ter espaço no Smart.

 

Compraste 2 carros. Gastastes mais e o carro fica parado.

 

Agora se me disseres comprei os LED´s porque são um espetáculo. Eu digo logo: fogo, pois são, quem me dera, e fico ruido de inveja. lol

 

Que grande discurso, forget. temos que arranjar um cantinho para a "conversa de treta". EDIT - Já se arranjou

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os leds sao caros para o que podemos recuperar. Por exemplo, para minha casa gastei uns 100€ e meti leds em todo o lado. No aquário iria gastar 85€ só em cada lampada. É uma questão de tecnologias. Quando aparecer outra, os leds ficam ao preço da chuva.

Eliezer, 100€ em leds para o aquário, dá para comprares só uns 3leds :) O teu aquário é de tamanho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que temos é disto > P1010931.jpg

 

Isto é um Aqua de 300L ou que é com 2 destas :D

 

Hein? :lol:

Eu considero que o mal é que todo o material + "focado" em algum tipo de hobbie torna-se caro tipo "queres, pagas". Nem sempre se justifica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso como funciona? Basta comprar as Lâmpadas e ligar? Ou é necessário algum tipo de material tipo balastros etc...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproximadamente 75*40*35...(as medidas não são bem bem estas foi feito por mim...)

 

Para um aqua desse tamanho, excluindo material "Chinatown", gastas entre 100€ a 150€ sem te esticares muito.

Se fores para TMC e cenas assim, gastas uns 200€. Os meus LEDs da TMC comprei em 2ª mão, é uma questão de teres atenção ao que aparece. Há muita gente que compra, arrepende-se e vende mais barato... Eu comprei e não me arrependi :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso como funciona? Basta comprar as Lâmpadas e ligar? Ou é necessário algum tipo de material tipo balastros etc...

 

Isso? Qual dos "issos"? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O isso dos Led's da Arcadia, da orniex outlet que o MAD tem...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh faz favor... mais uma mini para o Tony que acabou de chegar...

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As calhas já vêm preparadas para chegar e ligar. Alguns sistemas trabalham com transformador. Normalmente tens que comprar os apoios para por no aquário. E isso é outra coisa que eles se estiiiicam... :confused4:

As lampadas T5 led, são na realidade fitas de leds, dentro de um tubo de vidro e com encaixe T5. Para funcionarem na calha, anula-se o balastro e coloca-se um transformador de corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo um sistema de leds DIY, permitam-me que meta a minha colherada (depois podemos discutir a vida sexual de algum membro do fórum para aliviar a tensão)

 

Há leds e leds. É muito bonito ver um aquário iluminado por eles e ver os reflexos da água mas o que interessa às plantas é o numero de PAR que chega ao fundo. Hoje em dia, leds de qualidade são caros e se não sao devidamente instalados, estragam-se rapidamente. A vantagem é realmente o consumo mas representa uma diferença de talvez 300% e não 1000% como alguns querem fazer parecer.

 

Eu tenho uma calha com apenas 10 leds Cree XP-G de 1.5A com 417 lumens cada num total de 4000 lumens. Isso é 4 x mais do que um vídeo-projetor de gama média. O consumo é de 3w por led num total de 30W. Poupei 18W em relação ao que tinha (2x24w) mas tripliquei a potencia. A desvantagem é o preço. Cada led custa quase 5€ mas isso não é o pior. O pior é o controlador. Claro que um simples custa so uns 30€ mas um que tenha as funcões básicas de nascer e por de sol ou modo tempestade vai logo para 100€. Junta-lhe os dissipadores, o tempo e o trabalho e tens 250€ gastos.

 

Voltaria a fazer? Claro. Só. Pelo gosto tecnológico e por poupar em arrefecimento no verão (os leds de alta potencia aquecem para cima, longe da água).

 

Fica aqui (mais uma vez) o aquário com leds:

 

fauna-02-23-05-2012.jpg

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queres vender essa calha por 50 euritos?? LOL.

 

O efeito da pedra no vinil fica fantástico.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo um sistema de leds DIY, permitam-me que meta a minha colherada (depois podemos discutir a vida sexual de algum membro do fórum para aliviar a tensão)

 

Há leds e leds. É muito bonito ver um aquário iluminado por eles e ver os reflexos da água mas o que interessa às plantas é o numero de PAR que chega ao fundo. Hoje em dia, leds de qualidade são caros e se não sao devidamente instalados, estragam-se rapidamente. A vantagem é realmente o consumo mas representa uma diferença de talvez 300% e não 1000% como alguns querem fazer parecer.

 

Eu tenho uma calha com apenas 10 leds Cree XP-G de 1.5A com 417 lumens cada num total de 4000 lumens. Isso é 4 x mais do que um vídeo-projetor de gama média. O consumo é de 3w por led num total de 30W. Poupei 18W em relação ao que tinha (2x24w) mas tripliquei a potencia. A desvantagem é o preço. Cada led custa quase 5€ mas isso não é o pior. O pior é o controlador. Claro que um simples custa so uns 30€ mas um que tenha as funcões básicas de nascer e por de sol ou modo tempestade vai logo para 100€. Junta-lhe os dissipadores, o tempo e o trabalho e tens 250€ gastos.

 

Voltaria a fazer? Claro. Só. Pelo gosto tecnológico e por poupar em arrefecimento no verão (os leds de alta potencia aquecem para cima, longe da água).

 

Fica aqui (mais uma vez) o aquário com leds:

 

fauna-02-23-05-2012.jpg

 

Espetacular, esse DIY :)

Eu sou um 0 em DIYs, por isso nem me meto nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Esqueci-me de mencionar que para esta versão também comprei lentes de 45 graus para isolar mais os leds da humidade e delimitar o efeito dos leds para fora do aqua

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.