Energias renováveis na aquariofilia


Bruno Marques

Recommended Posts

Boas amigos aquarófilos

 

Já alguém pensou em usar (ou usa) algum tipo de energia renovável na aquariofilia?

Em Janeiro, com o aumento brutal do IVA na factura da EDP, tornou-se mais dificil, certamente, a manutenção dos nossos aquários.

Falando por mim, que tenho 2 (um de 200L e outro de 450L), o valor da minha factura disparou significativamente. Provavelmente deve ter acontecido o mesmo a muitos de vós.

Ontem veio-me à ideia manter os aquários através de paineis solares. A minha ideia seria investir em paineis de forma a manter apenas os aquários e não a casa toda, visto que são estes os "electrodomésticos" que mais me consomem energia. Comprei um medidor de energia no LIDL, e, quando está tudo ligado (filtros, luz e termostatos), o somatório do consumo dos meus dois aquários é de 500 W +/-.

Apesar de poder ser um investimento um bocado puxado, penso que a médio/longo prazo seria rentabilizado.

Que acham da ideia? Seria possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia para ser sincero também já me tinha ocorrido essa ideia poupando assim na factura e para o caso de algum dia faltar a luz a maquinaria continuar toda a funcionar.

Quanto a possibilidade acho que é possível pois há quem alimente a casa toda com os ditos, penso que para os aquários não era um grande problema.

Sabemos que painéis solares são um investimento mesmo puxado, mas é como disseste fazendo as contas é capaz de render a longo prazo.

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei dizer quanto custa apenas tenho uma ideia que é caro, o melhor mesmo é esperar que os entendidos na matéria se prenunciem ou então alguma pesquisa pela net pode ser que tenhas sorte

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, do pouco q sei e ja pesquisei sobre o assunto e o seguinte, paindeis solares q captam energia mm com pouca luz sao mais caros do q aqueles q so captam quando esta mm sol, sendo os nossos "electrodomesticos" todos de 220v tenham em mente q o sistema de paineis e de 12v, existe sim conversores q permitem ligar sistemas de 220v mas isto tem um senao, pois estes aparelhos (bastaria 1 pois ligava-se la a tomada aonde estaria os aparelhos todos ligados) causam o dobro do consumo dos aparelhos, ou seja, usando o exemplo do membro atras os aparelhos dele consomem quando tudo ligado 500w, logo voçes teriam q montar um sistema q produzi-se/acumula-se pelo menos 1000W.

 

o investimento ainda e carote sem duvida basta passarem na LEROY MERLIN q têm la esquemas e mm um sistema montado, o bom disto e q n e assim tao complicado para cada um montar em casa por si mm...fica aqui um esquema de algo muito simples para ver como e basico...e mm creditem o problema e o dinheiro a investir, n so em paines q chega a ser 500€ o painel de produçao de 400w(em perfeitas condiçoes atmosfericas) e as baterias q tb n sao baratas e quanto maior a capacidade de carga melhor, quem viver em predios este projecto torna-se muito improvavel

 

esquema-sistema-solar-fotovoltaico.jpg

Editado por redeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

"causam o dobro do consumo dos aparelhos, ou seja, usando o exemplo do membro atras os aparelhos dele consomem quando tudo ligado 500w, logo voçes teriam q montar um sistema q produzi-se/acumula-se pelo menos 1000W"

 

Esta informação está incorrecta, dependendo do diâmetro dos cabos utilizados e dos aparelhos (inversor, controlador de carga) o sistema teria no maximo uns 20% de perdas, mais que isso seria bastante improvavel.

 

Bruno Marques - Esses 500Wh +- parecem-me muito, talvez tenhas visto o medidor de energia na altura em que tinhas um aquecedor a funcionar.

O melhor seria obteres o consumo total de 24h que possivelmente também é mostrado nesse medidor de energia e depois por esse valor então fazias as contas ao que precisas, de preferencia com preços mais acessiveis do que os mostrados até agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o meu objectivo sempre foi usar o aquário com energias renováveis!

 

o objectivo era usar paineis para carregar as bateria q atravez de um inversor iam alimentar o aquário (e depois vem a parte complicada) e qd se esgotassem as baterias o aquario passava a ser alimentado pela rede eléctrica normal da casa!

 

o problema é q nao sei como fazer um switch q alterne a corrente dos paineis e da linha da EDP!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tens duas hipóteses, ou tens um género de disjuntor com duas entradas onde tu manualmente alternas entre a ligação da EDP e do inversor ou um relé que alterna automaticamente, quando ligas o inversor o relé desliga da EDP e liga pelo inversor e quando o inversor é desligado ou chega ao limite mínimo seguro de carga nas baterias alterna para a EDP.

 

A segunda opção parece-me ser a melhor e é o que estou a começar a montar cá em casa com 320w em painéis, uma bateria de 110a, um inversor de 1000w e um controlador de 30a. Nesta altura do ano, como não há muito sol, este sistema não produz o suficiente com os painéis, preciso de mais painéis e mais baterias mas é algo que vou completar com um aerogerador porque quando não ha sol é sinal de mau tempo e mau tempo trás ventos ;)

 

Se quiseres posso-te saber o nome concreto dos "switch's".

Editado por Visitante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais