Termómetro partido dentro do aquário - HELP


PedroM

Recommended Posts

Boas...

 

Hoje comecei a sentir um cheiro tipo petróleo, andei às voltas por uma divisão e outra da casa e não conseguia perceber de onde vinha; fui à janela e da rua nada. Quando ia para a cama, uma última ida ao pé do aquário e vejo o termómetro a apontar para os 40 e não sei quantos, ponho a mão no vidro e não me parecia de todo isso.. olho para o termómetro... estava partido.

O termómetro é um termómetro do qual não sei a marca mas do tipo do Sera Precision (daqueles fininhos e cumpridos para aquário, sem as esferas metálicas, só o liquido vermelho). Alguém me sabe dizer se será de mercúrio ou de álcool com corante? se for de mercúrio, e tendo em atenção que andei com as mãos na água posso correr riscos?

Quanto ao aquário e aos peixes, aquilo que fiz foi retirar cerca de 50% da água, adicionar cerca de 25% nova, colocar carvão activado no filtro, e medir a amónia que não tinha problemas.

Olhando para os peixes... e passado cerca de 90 minutos de ter dado pelo sucedido, aparentemente estão calmos. O cheiro a petróleo está bem mais controlado mas ainda se nota qualquer coisa.

help

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... pois parece mesmo que não é mercúrio... Fui hoje de manhã à loja onde o comprei há aproximadamente 1 ano, a sra ligou ao fornecedor que lhe garantiu que o mercúrio está proibido há cerca de 5 anos! ufa!

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu o mesmo, mas o meu tinha aquelas esferas pequenas.

se já fizeste as tpa's e colocaste o carvão activo, agora é so vigiares os peixes e ver se há algo de anormal

 

em relação ao cheiro a petróleo.......muito estranho

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tive uma situacao identica a uns tempos num dos aquarios de apistos. o mercurio volatiliza facilmente e boa parte dele sai do sistema quando o termometro se parte. no meu caso ate tinha alevins no aqua e nao tive baixas. no meu caso o que fiz foi:

 

como aquilo tem corante aspirei deirectamente as zonas onde estava o corante e onde presumi estar a maior concentracao do alcool.

 

uma tpa.bem generosa uns 60% com agua tratada e de ph reduzido para nao existir grande choque de parametros com adicao lenta para minimizar o impacto.

 

1 semana de carvao activo

 

por fim comorar termometro novo e disfrutar :)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Bom dia.

Aconteceu.me ontem o mesmo.

Cheiro forte a alcool petróleo em casa.

No fundo do aquário ficou uma gota mole mas que não se. Separa se um líquido vermelho.

 

Tenho de retirar tudo do aquário e lavar e ferver e lavar o filtro ?

 

Já tirei os peixes para outro e na altura o aquário estava quase sem água e não liguei o filtro( possivelmente partiu na mudança de casa por esquecimento)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.