Tanque e Lago do Borboletário do Museu de História Natural a precisarem de ajuda


Recommended Posts

Pois é, aqui temos uma grande oportunidade de fazer a diferença num local visitado por muita gente :)

 

Primeiro caso: o lago, de aproximadamente 500 L (penso eu pois não tenho a certeza) tem uma enorme praga de lodo no fundo e a bomba (claramente subdimensionada) está constantemente a entupir. se se conseguisse aproveitar aquele amontoado de pedras junto ao lago para fazer uma pequena cascata era óptimo. É extremamente importante que este lago esteja saudável pois é ele que mantém o borboletário com a humidade e microfauna essenciais para que as

borboletas sobrevivam lindas como são :)

 

uma vista geral

 

teleleeee209.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

a bomba está aqui nas mãos da Sofia....e como vêem não é o ideal

 

teleleeee210.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

tentei fazer uma aproximação....a camada de lodo/algas é ENORME

teleleeee211.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

 

se se puder usar estas pedras para fazer uma cascata o morangueiro selvagem ia adorar :)

 

teleleeee212.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

 

e os pobres dos pimpões já mostram sinais de infecções dada a pobre qualidade da água.

teleleeee213.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

Segunda situação: o tanque - este está ao lado do borboletário e seria um óptimo incubador de plantas aquáticos não tivesse ele uma grande grande grande infestação de algas! se pudéssemos aqui encontrar alguma forma de ter o tanque em melhor estado e talvez manter algumas espécies predadoras de insectos (óptimas para ensinar, já que o tanque está fora do borboletário e não há borboletas possíveis de serem atacadas :P) tornava-se um óptimo pólo de ensino sobre a ecologia dos lagos.

 

teleleeee214.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

 

teleleeee215.jpg

By susanapaco at 2012-05-21

 

 

 

Bem, fico à espera das ideias desta maravilhosa comunidade :) não nos podemos exceder no dinheiro gasto malta, lembrem-se que é uma universidade e que o dinheiro não abunda.

 

 

Abraços,

su

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Susana,

 

Quanto custa uma bomba "decente" para o lago de 500L? Será que não conseguias fazer aqui no forum uma "vaquinha" para todos ajudarem um pouco? Talvez pedindo também ajuda a um dos patrocinadores do forum para fazer um desconto. :)

Seria uma ideia...

Editado por LethalDosage
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lagos... Não dou opinião porque não sei, mas ofereço 2braços e vontade de ajudar. Se valer a pena, basta dizerem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e nao podes por umas pedras no fundo para por a bomba em cima das pedras para nao se entupir

quanto ao tanque que tem algas podes por plantas mesmo com a agua verde algumas plantas ate te ajudam a limpar a agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso implica alguma manutenção bem como bombas e outras coisas do genero.

Esse lodo devia ser limpo uma vez por ano no fim do Outono por causa dos peixes não morrerem sufocados pelas plantas que apodrecem no fundo.

 

Mas ja tens o Gardenkoi a ler e ele ja te ajuda Susana, se fosse no porto eu teria todo o prazer em ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lago com lodo, faz um pré-flltro com lã de vidro dentro de um balde grande. O pré-filtro não resolve mas ajuda. Continua a ser preciso limpar uma vez por outra mas com menos frequência. Custo total 15 euros, 5 a 10 euros para o balde e 5 euros para a lã.

 

Lago 2, há umas plantas que aparecem nas barragens, tipo cabomba, que mantém a água superlimpa e são concorrentes das algas. Este ano não as tenho no meu lago.. e como não tenho ido às barragens ainda não as tenho em LX.

Quanto a peixes, a escolha é muita, mas depende sobretudo das temperaturas mínimas.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, e falta dizer para lá irem ao borboletário (eh eh :) ) para verem algumas das mais belas espécies de Borboletas de Portugal

Por exemplo a belíssima borboleta do medronheiro http://olhares.uol.com.br/borboleta-do-medronheiro-foto4081091.html

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegas num balde e furas o fundo, dentro do balde colocas a la de vidro, a bomba tem de estar dentro do lago e tem de conseguir elevar a agua até ao topo de balde.

Acho que é algo deste genero a que o Alfapa se refere

 

PS: tambem podes colocar o balde dentro do lago e colocar a bomba no meio da la a puxar a agua para fora de maneira a fazeres a cascata, no entanto vais necessitar de uma tampa para o balde e ocupa espaço precioso tendo em conta que serão 500 Litros de agua

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana.

Na minha opinião tens duas opções.

Se o local é na universidade e se vocês aprenderem a construir um filtro que funcione sem grande trabalho de manutenção e se o filtro tiver um bom aspeto no final. Então era boa ideia porque era algo criado por voçês.

A segunda opção é comprarem um filtro e instalarem no lago. Sabem que funciona, dá um aspecto proficional e é facil de instalar. Por poucos € encontras á vendas filtros com boa qualidade já com UV e bomba.

 

Mas de qualquer forma todas as opções têm de ser mantidas limpas. A manutenção prediodica de qualquer sistema é importante, porque se tivessem feito limpezas prediodicas o lago não tinha chegado ao ponto de entupir a bomba com o excesso de lodo.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

help gardenkoi ;) a litragem serão os aproximadamente 500 L....que tipo de DIY seria o ideal?

e à falta de DIY tens algum conselho relativamente a filtros/bombas ideais para este lago?

 

(é que je percebe muito de peixinhos e invertebradinhos e plantinhas mas no que dá para a bricolage :P sou um zero à esquerda)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Adorei o tópico e a causa é nobre o que despertou a minha atenção.

 

Essa bomba realmente... Meu deus... Minha powerhead é maior que isso e é de um Aquário de 60L.

 

Existem N sistema DIY de Filtros Tipo Canister (Copo) por aí na net, é só procurar no google. Mas, no entanto, neste caso iria pedir uma colaboração especial por um patrocinador do fórum para fazer uma boa atenção tendo em conta a situação para ter algo bom e final, caso contrário, uma bomba como deve ser de lago, pelo menos a 2500L/H (5x a Litragem) tipo isto (http://www.ornimundo-petshoponline.com/_boyu_bomba_fp58&ctd=1249&pini=0) e ligada a 3 caixas estilo (tuperware) com matérias filtrantes, etc... Tem que ser alguém muito bom em DIY :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Balde furado... muito... bomba no meio, lã de vidro à volta.

2. Balde e tubo de 10/15cm de diametro, muitos furos no tubo, bomba dentro do tubo, tubo tapado com lã e balde cheio com lã.

 

Balde dentro do lago... se o balde não tiver furos no fundo a água é aspirada só por cima evitando o lodo.

 

Sei lá, o resto são variações sobre o mesmo tema.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D obrigado a todos :) mais ideias minha gente? tirando os dois pimpões que estão no lago dentro do borboletário que acham que seria giro e educativo ter nestes dois locais? (as temperaturas do ar no jardim rondam os 20ºC na maior parte do ano)

 

Atenção que no lago interior não podem haver caçadores activos de insectos ou ups, lá se vão as borboletas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá se vão as Rãs que iria sugerir xD

 

Para além de Kois... A zona sofre vandalismo? Senão sofrer, tenho uma ideia girissima.

 

[media=]

[/media]

 

não sofre vandalismo felizmente pois é uma zona vedada e com acesso controlado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que brutal, muito à frente mesmo!

O meu aquário vai ter uma coisa dessas... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

help gardenkoi ;) a litragem serão os aproximadamente 500 L....que tipo de DIY seria o ideal?

e à falta de DIY tens algum conselho relativamente a filtros/bombas ideais para este lago?

 

(é que je percebe muito de peixinhos e invertebradinhos e plantinhas mas no que dá para a bricolage :P sou um zero à esquerda)

 

O sistema DIY como já te disseram tem muitas variantes e formas de ser feito, mas o mais importante é que funcione e que tenha bom aspeto.

Se queres saber o que pode custar um filtro, podes optar por um filtro de gravidade para 6000 (plantados) com UV, bomba e tubo de ligação por 150.00€.

Com o recurso a uma vaquinhas e a algum mecenato podes resolver a questão.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for realmente pretendido manter um verdadeiro lago então nada de bombas ou outros equipamentos eletricos - um lago não é um aquário mas sim um meio tendencialmente natural. De facto, alguns autores consideram os lago de jardim como parte integrante de um biótipo importante no nosso país: o dos charcos.

 

Ver o tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=163101

 

Essa tal "enorme praga de lodo no fundo" biologicamente até pode ser benéfica. Muitas plantas adaptadas a biótipos de charcos, em particular os nénufares, apreciam especialmente um fundo lodoso.

 

Em termos gerais, pelas fotos, o lago não me parece mal, discordo apenas do povoamento com pimpões. Provavelmente poderia ser mais útil e muito mais adequado ao Museu de História Natural um povoamento com espécies ameaçadas, contribuindo assim para manter essas populações. Um exemplo são os Aphanius.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, as aparências enganam neste caso, fiz a vistoria cuidada das raízes das plantAs do lago e há alguma eutrofização a iniciar-se. Os pimpões revelam doenças por exemplo (que estão a ser tratadas)

 

O tanque esta mau, nada lá cresce a nao serem algas :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois há aquele pormenor, o lago interior da estufa tem de ser apelativo visualmente :P nao te esqueças que queremos atrair visitantes para o borboletário. Mas o tanque aí o caso é outro. Podemos pensar em objectivos mais naturais pois a sua função é sobretudo educativa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais