Mais um aquario para ser montado


pdl

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Em primeiro lugar quero apresentar-me aqui fórum, sou dos Açores (S. Miguel) e, em tempos tive um aquário, mas não com muito sucesso.

 

Ao navegar pelo site, pulando de tópico em tópico e vendo também os resultados obtidos aquele bichinho voltou a

morder-me e dizer para montar o velho aquário.

 

Dito isto, lá fui eu desencantar o meu velho aquário... foi cá uma trabalheira...e ainda bem que o tinha forrado com caixas de papelão... :roflroll2: quanto ao móvel, este já não teve a mesma sorte, :unsure2: contudo não esta assim tão mau.

 

P.S. Que interessa o móvel? Ok, serve de base para o aquário e para pôr a ferramenta necessária lá para dentro!

Mas... no fundo nem vou olhar para ele!

Em relação ao restante material que tinha cá em casa, apenas vou aproveitar o aquecedor... ainda funciona... :tongue2: experimentei liga-lo e para minha surpresa a luz acendeu  class=:' /> vou aproveitar também as rochas...não são calcárias, as que faltar vou ver se arranjo por aí...na natureza

 

Ok, mangas arregaçada...ou melhor, t-shirt e calções vestidos, aquário para o quintal... hora da brincadeira...

mangueira a bombar e toca a esfregar!

“Água fria da ribeira, água fria que o sol aqueceu lá lá lá …” #musica

 

Resultados: Aquário como novo, nem um risco… acho eu… preciso verificar melhor...

 

De seguida, lá arrastei o aquário para um local seco, enxuguei-o bem enxuto por fora e lá enchi-o outra vez para ver se há fugas.

:eusathink:Enquanto o aquário fica a fazer o teste de fugas, fiquei com a olhar para ele e a pensar se hei-de ir arranjar o espaço para o colocar... já sei onde o quero ver, é uma questão de desviar umas coisinhas para o lado... ou...fazer com que elas desapareçam... a segunda hipótese é ir correr as lojas de aquariofilia que há por cá a ver se compro algo.

Nem precisei de pensar muito no assunto… é para as LOJAS!!!! :transport027:

 

Chegado a casa verifiquei o aquário, não há fugas, apenas vestígios de pelos de gato.... RAIOS!!!

 

Em relação às compras, comprei o filtro, uma raiz, a base para o aquário, o fundo preto para o vidro traseiro, areia de sílica e fitas de teste da SERA.

 

Querendo então dar continuidade ao meu projeto lá fui eu vestir outra vez os calções, a t-shirt e comecei então por arrastar coisa para aqui..coisa para acolá.... fazer desaparecer isto... desfazer-me daquilo... e… já está! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Já tenho sítio para colocar o aquário, agora é só despejar, secar e arrastar o aquário para dentro de casa!

 

Comecei então por arrastar o móvel, estando este no seu lugar coloquei a base em cima do mesmo, prendi-a com uns bocados de fita adesiva para esta não voltar a enrolar-se e… pronto perfeito!

 

Hora de arrastar o aquário para dentro de casa, com cuidadinho para não partir, acerta-se o aquário em cima do móvel e... pronto, perfeito, agora é colar o fundo preto e... :dance:LINDO!

 

Perdi uns minutinhos a acertar o móvel… ora uns centímetros para a direita, uns quantos milímetros para a esquerda, outros tantos para a frente ...e fiquei uns minutinhos parado em frente ao aquario a apreciar o meu trabalho  class=:' />

 

De seguida verifiquei o pH da minha torneira, deu como resultado 6,5. Coloquei então um pouco da areia de sílica num copo enchi-o com água e deixei ficar num canto sossegado... pretendo ver se há ou não alterações no pH.

Quanto à raiz esta é demasiado grande para o aquário, 85 cm, ainda bem... vai á serra... e assim fico com mais decoração.  class=:' />

Depois de cortar a raiz...que foi um osso duro de roer... :blink2: se não fosse a rebarbadora tinha raiz para o resto da semana... E assim foi... Não custou nada, pior foi a fumarada que aquilo fez, quase que nem via a porta da garagem para fugir dali... :scarerun:

Feito isto não resisti e vim ver como ficava no aquário... lá andei a fazer contas douradas...  class=:' /> acho eu... risquei com marcador de feltro e comecei a brincar com a raiz e as rochas...vira para a direita ...vira para a esquerda.... coloca no lado direito.... coloca no lado esquerdo... rochas para aqui... rochas para ali...apenas para ter uma ideia de como ia ficar antes de pôr tudo em banho maria.

 

Cansado da brincadeira aproveitei a encomendei o seguinte material:

1 calha T5 3x39

Sistema pressurizado CO2 (incluindo válvula solenoide)

Substrato fertil e inerte da JBL

1 mala de testes da sera

 

Quanto às plantas so depois de ter o material todo em casa.

 

Por enquanto tenho

aquário 100*30*40 (c*l*a) - 120 litros

Filtro Eheim eco pro 200.

aquecedor da tetra

algumas rochas

raiz

 

Aqui vão as fotos:

 

A raiz antes de ser cortada

 

abcd0001s.jpg

 

O aquário

movel1.png

 

Comentários e críticas são bem vindos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 54
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

É impressão minha ou o tronco foi colocado a 46,12cm do lado direito? :) :smile:

 

Muito bonito. Deixo aqui a minha aposta: Daqui a 6 meses vais ter ai um aquário espetacular. Não mudes NADA :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É impressão minha ou o tronco foi colocado a 46,12cm do lado direito? :) :smile:

 

Muito bonito. Deixo aqui a minha aposta: Daqui a 6 meses vais ter ai um aquário espetacular. Não mudes NADA :)

 

Abraços

 

Tony

Boas, obrigado pelo alogio.

Quanto à posição do tronco, julgo que estava era a 38,2 do lado esquerdo. mas como andei a brincar com ele dentro do aquário... :rolleyes:

Agora também já é tarde para ir ver... já tá tudo em banho maria...

 

Abraços

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PDL, muitos parabéns, toda essa dedicação, vontade de fazer bem e muita leitura. Nota-se que pesquisaste e estás a fazer tudo perfeito :)

 

Parabéns, continua porque vai no excelente caminho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo ao forum é sempre bom ver por aqui mais açoreanos, isto promete tens as coisas bem pensadas e num bom caminho não te esqueças como vais utilizar substrato fertil convem de incio investires na flora de modo a culmatar o excesso de nutrientes na coluna de agua, pois se não forem absorvidas rapidamente as algas aproveitam-se e proliferam rapidamente.

 

Vai mantendo isto actualizado e se necessitares de ajuda é só dizer.

Abraço

BP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bruno, obrigado pelo apoio, quanto à flora ando a perquisar mas, vai ter que levar algumas plantas de crescimento rápido...

 

vou fazer com que esteja sempre atualizado.

 

 

 

Eliezer

 

Julgo ser raiz de videira... não tenho bem a certeza

 

P.S. se adquirires alguma tem a certeza de que ao escolheres ela vai caber no teu aquário...

 

Cumpts

 

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde,

 

Venho deixar uma atualização do estado do meu aquário, ainda não está pronto falta ainda algumas plantas.

 

Por enquanto tenho apenas

- Rotala

- Musgo

- Planta do lado direito (fundo), no meio da confusão toda a etiqueta foi para o lixo ficando sem saber o nome da planta. :confused4:

Já encomendei mais algumas plantas, agora é só esperar... e ir ciclando.

 

Ainda não fiz os testes (excepto pH = 6,8) uma vez que só tem um dia de montagem julgo não ser necessário (p.f. corrinjam-me se estiver errado)

 

Quanto á luminária esta está suspensa do aquário a uns 25 cm uma vez que tinha encomendado uma T5 3*39W, no dia seguinte o meu fornecedor contatou-me dizendo que não tinha luminárias daquelas em stock e que não sabia quando ia voltar a ter, então, propos-me o modelo de 4*39W ficando o restante dinheiro em falta por conta dele, aceitei a proposta do sr. ficando com uma de 4*39.

 

 

A minha dúvida é:

Fiz bem ao colocar a calha a esta distância do aquário?

Ou devo desligar uma das lâmpadas

Agradeço desde já a ajuda.

 

abcd0005rh.jpg

 

 

 

1 Filtro Eheim eco pro 200 onde tenho ligado um reator CO2 da AquaGro

1 Filtro Eheim (oferecido) 2211 onde tenho ligado o esterilizador UV da Jebo (9w)

extintor CO2 2 Kg

Regulador de pressão com válvula solenoide da TMC

 

abcd0002uo.jpg

 

 

Críticas e comentários são bem vindos...

 

Cumpts

MS

Editado por pdl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei se já tinha deixado os meus parabéns pelo regresso, se não tinha, aqui ficam.lol

 

Penso que, de material e de informação estás bem servido.

 

Quanto à luz 160w é capaz de ser um bocado elevado, mas tudo depende do tempo que vão ficar ligadas e das plantas que queres ter.

 

Agora uma opinião pessoal:

 

Não desgosto do "rio", mas sinceramente o layout inicial, apenas com mais plantas ficava melhor, "minha opinião".

 

Tens que ter cuidado, se tiveres a pensar colocar corydoras, Ancistrus ou mesmo L's, não sei se vai durar muito essa delimitação tão perfeita.

 

Mas isto é a opinião de uma pessoa que anda nisto há pouco tempo, de resto adoro esse tronco e essas pedras negras.

 

Bem, o que agente quer agora é peixada lá para dentro e muitas fotos lol.

 

 

PS. Com um dia de montagem não precisas de mais nenhum teste, não vais ter nitritos nem amónia com certeza. Convém colocares um bocado pequeno de comida todos os dias de forma a teres uma fonte constante de amónia.

 

Ao fim de uns 15 dias faz os testes da amónia e nitritos, quando tiveres estes dois valores a zero, e nitratos diferentes de 0, o ciclo terminou e podes colocar os tubarões lá para dentro.

 

Abraços espero ter ajudado qualquer coisa.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado jplonga.

 

Quanto à luz sei que é muita por isso suspendi luminária a 25 cm do aquário, se calhar desligo uma lampada e o assunto fica resolvido.

 

Quanto ao rio vou esperar pelas plantas e ver como fica daqui a uns tempos...

 

Quanto á peixada ando a ver o que há por aqui... talvez uns L's e um Oscar :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o oscar eu acho que fica bem :D tb vou por um no meu de 20l 0.o

mas sou da opinião dada...o rio está porreiro...mas não acredito que dure muito com uma equipe de limpesa composta por corys...pelo menos as minhas destroiam-te isso numa noite :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não faças isso, lolol os L's são fantásticos, eu tenho 3 dos mais pequenos L'129 e são os meus preferidos lol,

 

Tens que pensar 1º nas plantas, não vais fazer tapete nenhum pois não?

 

O aquário está bastante iluminado, pela altura penso que não terás problemas, digo-te já que a calha é espectacular. Agora tens é que ver que tipo de plantas queres, se for para plantas que precisem de muita luz, penso que deve ser mais ou menos isso, se for para plantas de média luz, se calhar já tens luz a mais, mas de qualqeur forma aguarda por outras opiniões que sejam mais válidas e que tenham mais experiência.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenciono fazer um tapete de parvula e já encomendei as seguintes plantas e que algumas delas são exigentes no que respeita a iluminação, mas contudo acho que continua a ser muita iluminação, bom... vou ver como é que as coisas correm daqui para a frente

 

Cr yptocoryne Willisii

Bacopa Caroliniana

Micranthemun Umbrosum

Pogostemon Helferi

Rotala sp. green

Cryptocoryne Walkeri Lutea

Ludwigia Arcuata

Microsorum Mini

Heteranthera Zosterifolia

 

 

 

Obrigado

Cumpts

Editado por pdl
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se queres fazer tapete, qual o porque do rio? Não se vai ver e o problema não colocas-te fértil onde está a silica...

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O porquê do rio é que houve alguém que achou piada em fazê-lo... :sorry: é que ás vezes é preciso fazer certas vontades para que não chateiem...

E despois sempre posso dar como desculpa " é por causa do rio que quiseste fazer!"

Sim, coloquei substrato fertil por baixo da silica, excepto junto ao vidro frontal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que tens tanta luz, reduz o fotoperiodo. No inicio faz 5-6horas só e vai vigiando o aparecimento de algas. Eu só tenho 6h de luz há meses e, tirando a cuba (por outros factores) tudo cresce à força toda.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que tens tanta luz, reduz o fotoperiodo. No inicio faz 5-6horas só e vai vigiando o aparecimento de algas. Eu só tenho 6h de luz há meses e, tirando a cuba (por outros factores) tudo cresce à força toda.

 

Abraços

 

Tony

 

Obrigado.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde,

 

Apenas uma pequena atualização.

 

Uma vez que o rio a meio do aquário estava a deixar muito a desejar houve uma pequena alteração no layout.

 

Devido á iluminação o rio acabou por secar... :naughty:

 

Ontem ao fim da tarde fui dar mais um passeio e acabei por trazer:

 

1 anubia nana

1 Nymphaea Lotus

1 Echinodorus Tenellus

 

Deixo uma foto do estado atual:

 

Desculpem a qualidade mas foi tirada com o telemóvel.

 

 

abcd0001u.jpg

 

 

Cumpts

MS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.