O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acho que hoje o eliezer esticou-se demais e vai sentir o frio do Aço nas costas quando chegar a casa... Mas prognósticos so no final do jogo... Ou deveria dizer no final do matadouro?

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites pessoal!

 

Fiz agora uns testes (provavelmente estou a fazer muitos, mas a curiosidade fala mais alto lol), e parece-me estar tudo a andar relativamente bem. Fiz TPA no dia 2 e fiz fertilização com TPN+ (os resultados que estão na tabela, foram tirados antes da TPA). Como seria de esperar a amónia baixou, mas curiosamente os nitritos aumentaram, o que parece indicar que tenho o ciclo a arrancar a todo o gás! Os nitratos tiveram um aumento bastante considerável, mas duvido que seja o resultado da transformação de nitritos em nitratos, portanto deve ter sido do TPN+..

 

4jul.png

 

* testes não realizados

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fórum também serve para partilhar experiências, novidades, conhecimentos, fugir da mulher, falar de tudo e mais alguma coisa, etc...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim vou partilhando as minhas pequenas conquistas, e caso esteja a tirar alguma conclusão errada alguém de certeza que me corrige!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O fórum também serve para partilhar experiências, novidades, conhecimentos, fugir da mulher, falar de tudo e mais alguma coisa, etc...

 

Tem mesmo que ser aqui no fórum, porque nenhum dos meus amigos têm aquário, e já estão fartos de me ouvir falar do ciclo do azoto, plantas, fertilizações e afins lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o co2 devia desligar Às 23:30... não faz sentido injetares co2 com moonlight. Também não faz sentido injetares co2 até ao final do fotoperiodo porque o CO2 não vai ser aproveitado. Para isso 1 ou 2 horas antes.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem me parecia que não devia...Por ter lido que se devia ligar 1 ou 2 horas antes, e como já li isso faz algum tempo, fiz confusão e supus que só se devia desligar também 1 ou 2 horas depois! Claro que não faz sentido nenhum! Erro corrigido! Thanks! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar as 8h um exagero sobretudo no inicio e com pouca massa vegetal. Tens muita luz não tens?... reduz isso para 6-7h que mais só vai estimular é as algas. Quando o aquário estiver "viçoso" logo aumentas e brincas com isso para ver quais os resultados.

 

Eu estou a considerar seriamente em reduzir o meu fotoperiodo de 6 para 5 que não dou conta das plantas.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar as 8h um exagero sobretudo no inicio e com pouca massa vegetal. Tens muita luz não tens?... reduz isso para 6-7h que mais só vai estimular é as algas. Quando o aquário estiver "viçoso" logo aumentas e brincas com isso para ver quais os resultados.

 

 

Tony, não percebi ao que te referes quando disseste 8 horas...Estás a falar do Co2? Se for, com as alterações que disseste para fazer (parar o fornecimento de Co2 às 23h30), passa para 7 horas!

 

Em relação à luz, estou entre 0,6 e 0,7 watts por litro, e com a redução que me aconselharam, passei de 9 horas para 7 horas...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar das luzes mas sim... com essa relação de Watts, mantem isso em 7... no teu quadro é que tinhas outra vez 8, por isso o comentário.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tu é luz, co2 e fertelizante com fartura...xD

ja pensaste em começar a reduzir em todos???

 

Já reduzi no CO2 1 hora (2 horas desde da semana passada)... as luzes é que sou capaz de baixar para 70% em vez de 100% e manter as 6 horas... tenho que ver. O fertilizante só reduzo se começar a notar acumulação de nitratos mas neste momento estão a mamar-me 28ppm por semana...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves ter feito confusão...Nunca cheguei a ter 8h na linha 2x45 watts! Esteve sempre em 7h... Devo ter sido eu, quando disse Erro corrigido, e pensaste que tinha alterado o quadro!

 

MORTE ÀS ALGAS!!! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uffffa... 3 páginas é obra!! xD Bem...

 

Só queria voltar um pouco atrás em relação às pastilhas Co2 da Sera, estás a usar o reactor ou apenas atiras as pastilhas lá para dentro?

 

É que se estás a usar o reactor, tudo muito bem, mas certifica que está colocado perto da saída do tubo do filtro para ter agitação ao pé senão não se espalha.

 

Se estás a usar apenas a pastilha lá para dentro, estás a deitar dinheiro fora! xD

 

Conclusão de usar as pastilhas, que uso, estou relativamente satisfeito pelos resultados do mesmo, a grande vantagem é para quem tem mais que um aqua, tira-se o reactor e coloca-se no outro, pastilha lá para dentro e pronto. Não tenho queixas, se é a mesma coisa que pressurizado? Claro que não! É mais bonito do que ver bolinhas a sair de um diffusor todo pipi em vidro... Não bem... Mas resulta ;)

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mad&mor,

 

Sim, este tópico levou paqui uma revolução nos últimos dois dias lol

 

 

Só queria voltar um pouco atrás em relação às pastilhas Co2 da Sera, estás a usar o reactor ou apenas atiras as pastilhas lá para dentro?

 

É que se estás a usar o reactor, tudo muito bem, mas certifica que está colocado perto da saída do tubo do filtro para ter agitação ao pé senão não se espalha.

 

Se estás a usar apenas a pastilha lá para dentro, estás a deitar dinheiro fora! xD

 

 

 

Pus o reactor, mais ou menos a 2 cm da linha de água, exactamente por baixo da flauta!

 

Eu também fiquei relativamente satisfeito com o produto, mas é sempre aquela coisa, controlo não tens nenhum! Mas deu para as plantas que se estavam a ir abaixo, arrebitarem!

 

 

Abraços e obrigado por teres tido a paciência de ler isto tudo lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

2cm é muito... Tenta colocar mesmo os 0,5cm sensivelmente... Senão os tais X mg demora mtoooo mais tempo a dissipar-se...

 

Mesmo assim a mim demora às vezes umas 8 Horas quando a agua está "saturada" de co2

 

Esse areão? Tem levantado? Ou não levanta tão facilmente quanto isso? Qual é o teu feedback sobre o Sansibar? ;)

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okay, vou corrigir isso! De qualquer maneira vou ver se monto o pressurizado amanhã :naughty:

 

Em relação à areia, noto muito pouca movimentação (quase nada)...Só mesmo durante a aspiração é que se tem que ter mais cuidado, porque se puseres o sifão muito perto é capaz de levantar e aspirar um bocadinho, mas nada demais... A única desvantagem assim de caras, é mesmo o facto de ser bastante clara, e vê-se a porcaria toda, mas nada que não se resolva nas TPAS semanais, com mais um bocadinho de trabalho! Overall, estou bastante contente com a escolha!

Até agora, a única planta que tenho que é para enterrar no substrato é a blyxa, que já deves ter visto teve um período que não estava a ficar muito bem, mas duvido que tenha tido alguma coisa a ver com a areia, porque foi só começar com as fertilizações e acrescentar um bocado de Co2 que ela começou a arrebitar (ainda não está como quero, mas para lá caminha)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:huh: Tenho substrato fértil da Tropica por baixo do sansibar! O que queria dizer, quando falei da areia e das plantas, era que, na minha pouca experiência, a areia de granulometria muito fina (neste caso, a sansibar white), não parece influenciar negativamente as plantas. Muita informação que se encontra pela net, é que a areia de granulometria fina, sufoca as raízes, e pela minha experiência e principalmente pelo que li sobre a experiência de outros, isso não acontece!!! (este assunto foi debatido logo no inicio deste tópico) :smile2:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Hoje venho com actualizações divididas em duas partes:

 

Parte Negativa:

 

As algas parecem estar a ganhar terreno, como vão poder ver pelas fotos! A GSA alastrou um bocado pela areia e começa agora a aparecer no vidro frontal... Neste momento quase que parece que tenho um tapete lol eu sei que não devia fazer piadas sobre isto - as algas ainda ouvem e ainda podem atacar com mais força - mas chorar é que não me leva a lado nenhum, e o meu plano de ataque já foi posto em acção! Apareceram-me também uma espécie de algas tipo cabelo, nas blyxas...

 

Parte Positiva:

 

Acordei decidido a montar finalmente o sistema de Co2! Fui comprar o que me faltava e pus mãos à obra! Eu sei que prometi umas fotos para o "Sistema de Co2 para Totós", mas ao que parece, o meu sistema é demasiado diferente, e não dá para fazer a maioria dos passos. Por exemplo, a minha garrafa não tem torneira (rosca CGA, tipo paintball, ou seja, mal se enrosca o manometro os ponteiros saltam para as respectivas pressões), o meu sistema veio todo montado, logo não poderia fazer a montagem passo a passo, e o meu redutor não dá para ajustar a pressão, é fixa!

Enfim, voltando à montagem, os passos que fiz foram:

 

1- Fechar a válvula de agulha

2 - Enroscar o redutor na botija à mão (O 1º manómetro saltou para os 70 bar e o 2º saltou para perto dos 4 bar, mas agora já esta em 2,5 bar)

3 - Com a ajuda de uma chave inglesa, dei as voltas finais

4 - Fiz um teste com limpa vidros em todas as conexões, para ver se tinha alguma fuga.

5 - Desenrosquei a porca que vinha na válvula de agulha, introduzi a mangueira de Co2 e voltei a apertar a rosca.

6 - Cortei a mangueira e pus a válvula anti-retorno (entretanto parti a de vidro bang , a sorte foi que o redutor vinha com uma de plástico, mas mal possa compro outra)

7 - Cortei 10 cm de mangueira e pus o conta gotas.

8 - Enchi o conta gotas com uma seringa

9 - Cortei o comprimento que me faltava para chegar ao fundo do aquário, e pus o difusor no final.

10- Pus o difusor no aquário, o mais em baixo que consegui, no lado da flauta.

11 - Liguei a válvula solenoide.

12 - Muito devagar abri a válvula de agulha, e esperei que saísse no difusor (quase instantâneo)

13 - Fiz mais um teste com limpa vidros. Tudo okay.

14 - Fui para a praia lol

 

Neste momento, não consigo contar com precisão as bolhas que estou a injectar por segundo, mas deve andar à volta das 4/5! Tenho que comprar o drop checker para começar a controlar os níveis!

Apesar de neste momento não saber se estou a injectar quantidade suficiente, a verdade, é que quando cheguei a casa estavam as plantas todas, menos as anubias nana, a fazer pearling (é engraçado de se ver algumas bolhas a soltarem-se de vez em quando), o que não acontecia quando usava o sistema de pastilhas da Sera! Segundo o que sei, é bom sinal! Outra coisa boa, consigo ver duas folhas novas em cada anubia...

 

 

Chega de conversa, vamos às fotos:

 

Microsorum peteropus mini - Pearling:

 

img0821ix.jpg

 

Blyxa a fazer pearling e com algas:

 

img0825bw.jpg

 

Anubia com nova folha (Por baixo da folha mais acima):

 

img0834n.jpg

 

Conta-Bolhas:

 

img0831h.jpg

 

Redutor, Solenoide e Agulha:

 

img0844k.jpg

 

Algas, algas e mais algas:

 

img0837pp.jpg

 

Uma geral com GSA como actriz principal:

 

img0832cm.jpg

 

 

And that's all folks!!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.