O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu também não confio muito naquilo, mas sempre é melhor que nada :happy: Sim, até ao final desta semana, espero já ter o pressurizado montado!

 

A maioria das plantas usadas nos aquários, pelo que li, são originárias de zonas equatoriais, ou seja, têm em média um fotoperíodo de 12 horas! Nas minhas pesquisas, antes de me meter nesta brincadeira, a maioria do pessoal tinha entre 7 a 10 horas! E essa era uma das questões quando iniciei este tópico, e como nunca ninguém se pronunciou em relação ao numero de horas, supus que estivesse certo...Mas pode ser que seja demais...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim, as plantas no seu habitat tem esse fotoperiodo, mas lá no sítio ninguém se preocupa com algas lol.

 

Eu acho que o Tony apenas tem6 horas de luz, eu adoptei também essas 6 horas, mas quase não tenho plantas, nem fertilizo, nem tenho CO2. E as plantas que tenho não são exigentes.

 

Penso que tenhas que encontrar a relação certa entre fotoperiodo, CO2, fertilizantes e movimentação da água, para não aparecerem algas.

 

Como dizia o outro: ter peixes bonitos é difícil, ter plantas é difícil, ter peixes e plantas bonitos é um compromisso/ responsabilidade lol( acho que foi isto)

 

Welcome to aquariofilia,

 

Abraços espero que isso melhore

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as plantas tropicais têm fotoperíodos de 12 horas, mas não recebem sempre a mesma intensidade de luz. Se fores a ver, a quantidade de luz que elas realmente utilizam para a fotossintese rondará as 8/10 horas, por isso acho que o teu foto período não está mal.

 

Mas porque não experimentas? Baixa 1 horita ao teu foto período e vê o que acontece! ;)

 

Em aquaríofilia a maior parte dos processos são relativamente lentos, por isso dá sempre para ir experimentando hipóteses! Principalmente quando se fala de plantas e algas, não aconselho a fazer experiências quando se fala de peixes.

 

Não te esqueças que cada aquário é único, e uma das melhores maneira de ganhar conhecimentos é fazeres tu próprio as tuas experiências. O que não impede que se deve SEMPRE ler alguma coisa antes! ;)

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diminuí agora 1h30, portanto fico com 7h30, em via das dúvidas! Quando o CO2 estiver montado aumento outra vez, e logo se vê o que é que acontece (ainda me faz um bocado de confusão este método de tentativa e erro, uma questão de hábito lol)

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Isso é capaz de ser GSA sim mas não comeces logo a lutar contra isso com fosfatos ou isso. São coisas normais no início. O teu aquário ainda está longe de estabilizado e vais ter coisas dessas a aparecerem todos os dias. Se queres melhorar isso, mete mais Co2, cria um efeito circular no movimento da água e reduz o fotoperíodo. Pessoalmente acho 9h muito. As tais 12 horas de luz são compostas por talvez 3 de luz intensa, 4 de luz mediana e 2 horas de luz marginal.

 

Como já foi dito, eu só tenho 6 horas de luz e sinceramente, acho que podia reduzir sem problemas. Reduz o fotoperiodo. É o que a maioria faz para diminuir o risco de algas no inicio quando o aquário está numa bomba hormonal sem nexo :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aquaríofilia é como ter um laboratório em casa, por isso é que digo que aplicamos constantemente o método científico em casa (hipótese, teste, resultado, conclusão/nova hipótese, e o ciclo continua!)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente vem agora aí alguém diZer que as algas é falta de luz e manda-te aumentar para 12 horas lol.

 

E o engraçado é que pode ser luz a mais ou a menos.

 

Mas aguarda que o Tony dá-te já uma resolução cientifica. Gostava de saber quantos livros de aquariofilia ele já leu.

 

Já sabes que peixes vais meter aí? Isso é que eu gosto.

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jplonga: 26 este ano.

 

Lol e ainda consegues vir aqui eacrever? E o do steve jobs já leste?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Message recieved!! Já diminui o fotoperíodo...

 

 

Já sabes que peixes vais meter aí? Isso é que eu gosto.

 

 

Os que já decidi que vou ter de certeza são (ainda não sei ordem de entrada, só sei que os Ramz vão ser os últimos, ou pelo menos, só depois do aquário já ter uns quantos meses de maturação):

 

20 Cardinal

8/10 Cory Juli

2 Ramz

4/5 Oto Zebra

 

Depois, gostava de por um ou dos L's, ainda não me decidi quais...

 

A aquaríofilia é como ter um laboratório em casa, por isso é que digo que aplicamos constantemente o método científico em casa (hipótese, teste, resultado, conclusão/nova hipótese, e o ciclo continua!)

 

Nunca fui muito dado a ciência lol mas agora as coisas tornaram-se muito mais apelativas!

 

 

Update:

 

Acabei de receber o sistema de Co2!!!!! Tony, tinhas razão, o sistema (Manómetros, Válvula Solenoide e Válvula de agulha), já vêm montados!!

Agora, pela razão mais parva, ainda não posso montar: falta-me uma ficha para adicionar à extensão que já tenho (não contava com o tamanho dos temporizadores) e falta-me um temporizador lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa!!!!!

 

Agora sou eu que já ando a ver sistemas de CO2!!!! Mas eu nem quero/preciso/posso!!!

 

Que vício! Parem com essa conversa de CO2

 

Tudo isto por que tenho algumas alguitas (a sério nem são muitas) que desapareceriam se tivesse mais CO2 e como tenho valisnérias não posso pôr excell!

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh na parte da fauna, esqueci-me dos Puffer anões (Carinotetraodon travancoricus), em principio 3...

 

Paul, eu também não tinha a intenção de comprar, mas o pessoal por estes lados é bastante persuasivo lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá ajudar o Paul:

 

Desvantagens do CO2 pressurizado:

 

1. Custa dinheiro

 

2. Não é tão inofensivo como parece. Podes matar a fauna toda.

 

3. Não é a solução para todos os problemas e podes não conseguir fugir às algas e, em alguns casos, até estimular o crescimento delas.

 

4. Funciona como uma droga. Torna o dono e o aquário dependente do sistema. Um aquário que nunca teve CO2 pode não registar um crescimento tão vigoroso ou pode não ter determinadas plantas mas é estável e raramente tem ataques ferozes de algas. Um aquário que tem CO2 e que, por alguma razão, deixe de ter (nem que seja temporariamente) é logo flagelado por todos os tipos de algas e males. É como se acordassemos o bicho papão ao introduzir CO2 e depois o conseguíssemos manter à distancia apenas com CO2 constante e regular. Mal as coisas dêem para o torto, ele salta-nos em cima.

 

5. É mais uma engenhoca com a qual te tens que preocupar. Neste momento não sei se estou mais preocupado com a comida que vou ter que deixar aos peixes quando for de ferias ou na possibilidade de, num dia mais quente, sufocar a minha fauna sem estar por perto para vigiar.

 

6. Perigo de fuga em casa. Em principio não nos mata mas já aconteceu e os efeitos são curiosos no mínimo. o corpo não regista falta de ar por si mas despoleta, de acordo com a quantidade presente no ar (junto ao chão), ataques de angustia, medo, pânico... Imagina isto acontecer a uma pessoa que já tem problemas depressivos e, que, durante alguns minutos fica com uma sensação de angustia extrema...

 

Enfim... Ja tens aqui todos os contras que me consegui lembrar.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ufa!!

 

Obrigado Tony, já me passou a comichão do CO2!! :D

 

Por vezes tenho que me relembrar o porque de ter este aquário!

 

NIce biggrin.png' alt=':biggn:'> Tou a ver que daqui a uns tempos também vou chatear o Tony, para me fazer uma mistela dessas!

 

Pede lhe sim, e acho que deves vir a precisar, se vais injectar CO2 vais ter que fertilizar de certeza!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pede lhe sim, e acho que deves vir a precisar, se vais injectar CO2 vais ter que fertilizar de certeza!

 

Por enquanto ainda tenho uma garrafa cheia de TPN+...se vir que é claramente insuficiente, passo para os esteróides à la Tony lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá ajudar o Paul:

 

Desvantagens do CO2 pressurizado:

 

1. Custa dinheiro ...nem é preciso dizer nada

 

2. Não é tão inofensivo como parece. Podes matar a fauna toda.

 

3. Não é a solução para todos os problemas e podes não conseguir fugir às algas e, em alguns casos, até estimular o crescimento delas.

 

4. Funciona como uma droga. Torna o dono e o aquário dependente do sistema. Um aquário que nunca teve CO2 pode não registar um crescimento tão vigoroso ou pode não ter determinadas plantas mas é estável e raramente tem ataques ferozes de algas. Um aquário que tem CO2 e que, por alguma razão, deixe de ter (nem que seja temporariamente) é logo flagelado por todos os tipos de algas e males. É como se acordassemos o bicho papão ao introduzir CO2 e depois o conseguíssemos manter à distancia apenas com CO2 constante e regular. Mal as coisas dêem para o torto, ele salta-nos em cima.

 

5. É mais uma engenhoca com a qual te tens que preocupar. Neste momento não sei se estou mais preocupado com a comida que vou ter que deixar aos peixes quando for de ferias ou na possibilidade de, num dia mais quente, sufocar a minha fauna sem estar por perto para vigiar.

 

6. Perigo de fuga em casa. Em principio não nos mata mas já aconteceu e os efeitos são curiosos no mínimo. o corpo não regista falta de ar por si mas despoleta, de acordo com a quantidade presente no ar (junto ao chão), ataques de angustia, medo, pânico... Imagina isto acontecer a uma pessoa que já tem problemas depressivos e, que, durante alguns minutos fica com uma sensação de angustia extrema...

 

Enfim... Ja tens aqui todos os contras que me consegui lembrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hahahahaha

 

boa comparação e por acaso até não anda longe da verdade...

 

Eu por via das dúvidas vou reduzir uma hora de injeção de CO2

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.