O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

 

só tenho uma ojecção a fazer...

ninguem falou do sexo....opa acho mal :D

 

 

O "dono" da casa tem que se comportar...lol e se fizesse algum comentário ia-me estragar a pouca credibilidade que consegui com a explicação ahaha

 

Isso de não fertilizar logo de inicio é um tema para muita discussão...Há quem diga que não, que só vamos estar a alimentar algas, outros, argumentam que é na altura que as plantas estão em período de adaptação que se deve fertilizar para evitar um crescimento atrofiado ou com deficiências...

 

Enfim, a conclusão a que chego é que há duas coisas certas na vida de um aquariofilista: mortes e algas!!

 

Toutinho

 

Por acaso, quando me comecei a interessar por este hobby, as minhas ideias passavam por um aqua de água salgada, mas como é óbvio, depois de ver o que era preciso saber e o investimento que era preciso, rapidamente me decidi em começar por água doce, e deixar o salgado para quando já for crescido lol

E no meio desse meu estudo vi, exactamente esse fenómeno a que te referes! Portanto, acredito que seja o que se está a passar no meu caso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Até já experimentei comer um piaçaba, descobri que o plastico me provoca aerofagia!! Enfim, é um problema!

 

Comer um piaçaba e aerofagia... Tens noção do quao mal isso soa??? LOOOOOOOOOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toutinho... Como está esse nível de açucares? Hmmmm? ALTÍSSIMO! xD

 

Não meto açucar na água... Os peixes não gostam, fica peganhenta. Nunca te explicaram que para teres a água doce, não precisas de meter açucar? É só uma forma de expressão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou abandonar este topico...

da ultima vez que me meti com ronha por na ter algas apareceram-me pontos verdes no meu vidro...(e ainda não sairam...-.-'')

agora comecei a ver uns fios acastanhados a sair das folhas das valls...-.-'' o que vale é que para estas ultimas os meus RC adoram...e comem e comem e comem...

portanto não vou falar mais em algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que me interessa é receber o mesmo no final do mês xD

 

No teu trabalho é bom sinal teres pouco que fazer, nisso dou-te razão.

E até sei que de certeza que não te pagam o suficiente, para aquilo que arriscas o pescoço... Mas enfim, um homem tem que fazer pela vida, né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Sc4rely:

 

Muito boa a explicação mas falta te referir o fator X... A mosca não aparece porque o prato é levantado semanalmente. Ela não aparece porque as amigas que estão a comer estão a emitir qualquer coisa que faz com que a mosca pense que não é boa ideia ir comer ao prato das amigas.

 

O que sabemos é que onde há plantas felizes as algas não aparecem. Onde não ha plantas, raramente ha algas e quando as plantas não estão bem ou em vias de não estarem bem, as algas aproveitam a janela de oportunidade.

 

O fator X ainda está a ser estudado mas ainda ninguém conseguiu descobrir qual é. Há quem diga que diga que os esporos de algas detetam os açúcares que as plantas libertam quando estão a ficar danificadas mas isso não explica como em aquarios sem plantas não aparecem (ou pelo menos poucas vezes) algas. A corrente atual mais apelativa é que é uma combinação de agentes inibidores e activadores.

 

É um pouco como a história das mulheres que vivem juntas numa casa. Em questão de pouco tempo, todas elas acertam o relógio biológico interno e menstruam nas mesmas alturas. Isto já foi estudado n vezes e não ha uma explicação fisiológica precisa de como acontece o fenómeno mas que acontece, la isso acontece.

 

 

Helena: bem vinda ao nosso canto.

 

Em relação às tuas ideias... elas iriam funcionar mas não pelas razões que referes.

 

As algas precisam de apenas 1 nutriente em quantidades infimas para aparecerem. As plantas superiores precisam de 17 em quantidade proporcionais para trabalharem em pleno.

 

Imagina as plantas como fábricas ou centrais nucleares que crescem e produzem O2 quando têm todas as materias primas à disposição. Se um esgotar, elas encerram a produção ou, caso não seja um macronutriente, começam a aparentar deficiências graves.

 

A tua teoria ia funcionar porque ao diminuir a fertilização nesta fase, ias, pela lei dos mínimos, transferir a limitação de um nutriente para outro. Esse outro poderia não estimular aquelas algas verdes no subbstrato mas ia fazer que aparecessem outro tipo de algas.

 

Por exemplo... O sc4rely queixa-se de manchas nas anubias que não saem das folhas com o dedo... Aposto que isso é GSA que gosta de folhas de anubia. Porque que é que apareceu?

Falta de fosfatos claro... Como se resolve?

 

Teoria do método EI: adicionar fosfatos... Mais fosfatos na água começa logo por inibir a GSA a espalhar-se.

 

Teoria da Helena: diminuir a fertilização... Menos nutrientes na coluna de água, lei dos mínimos transfere a limitação de PO4 para, por exemplo, potássio e quando esse esgota, as plantas param de poduzir e logo não consomem os poucos fosfatos que ha... Resultado? GSA desaparece não pela falta de nutrientes mas sim porque ha mais fosfatos dentro de água visto ja não serem consumidos pelas plantas que lhes falta potássio.

 

Estão a ver a complexidade da coisa?

 

Espero ter ajudado

 

 

Cump

Tony

 

 

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.