O início de um vício!


sc4rely

Recommended Posts

inicio de um vicio

depois de entrares nunca mais sais :D

 

E pa, no meio de tanta mensagem não tinha reparado na tua, as minhas desculpas...É verdade, não há igual a isto biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Não desesperes, o ciclo está quase a terminar e logo pões uns peixes e isso compõe-se logo!

 

"Diz o gajo na esperança de não ficar sem o aquário que apostou!!" ;)

 

ahaha vamos esperar que não percas a aposta...

 

Daqui nada vem o Tony! "Não estás a fertilizar nada de jeito pahhh! Espeta 100ml por dia e coiso!!" LOOL! Kiddin' ;)

 

Lol Eu que não percebo nada disto, começo a chegar à conclusão que estou a fertilizar pouco...Sou capaz de, na próxima TPA, aumentar a dose de TPN+, e ver o que acontece...

 

se o tony vier é para dizer que a culpa é do filtro...devia ser mais potente...xD

 

Tu nem digas isso a brincar lol já comprei este para não ter que me preocupar muito! É claro que o Tony é um caso à parte xD (coitado do homem, que está de férias e não pode responder, vamos todos fazer um minuto de silêncio)

 

 

Poco yooooooo....

 

pocoyosunglasses.jpg

 

 

p.s As algas estão a gozar com a minha cara, já fazem pearling e tudo lol de vez em quando vejo uma bolha a soltar-se do substrato...

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 292
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

LooooooooooooooooL!

 

As algas tipo "Mann... Estás a aspirar-nos? Nem sabes com quem estás a meter!! Pessoal! Tudo a fazer pearling!! Emmmmmmmmmmm >__< !!"

 

haha!

 

Em relação às HZs, só para terem ideia do tamanho que ficam em menos de 3 semanas com uma fita led do tunning xD

 

A partir de 1min, a nossa porca da índia decidiu fazer umas 20 Laps (voltas) à gaiola xD

 

Editado por mad&mor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desculpem a intromissão... mas tenho acompanhado este tópico com muita atenção e curiosidade... só que não resisto a levantar uma questão...

 

Então lá vai: Para quê tanta fertilização?! o aquário quase não tem plantas para absorver quaisquer nutrientes que haja na água... e ainda estão a fertilizar... isso é mesmo necessário?

Quanto a mim, é o excesso de fertilização que está a fazer esse blooom de algas...

 

Este é um tópico maioritariamente masculino... agora por favor, não me crucifiquem... :scarerun:

Editado por Lágrima de Orvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helena,

 

É uma pergunta pertinente, no entanto, o excesso de fertilização não causa necessariamente blooms de algas. Muitas vezes as algas aparecem quando há um falta de um dos nutrientes (muito fosfato e poucos nitratos por exemplo).

 

Existe até um meio de fertilizar o aquário que tem como premissa a sobreadição de fertilizantes no aquário, e com resultados muito satisfatórios. Procura por Estimative Index (estou com um branca neste momento, mas acho que é isso, :P).

 

Quanto aos tópicos maioritariamente masculinos... Pede às tuas amigas para fazerem aquários, este forum bem que precisa de mais mulheres! :P

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na verdade não tenho amigas que gostem de aquários... :smile2: é um mundo muito mais masculino, nisso tem razão.. :)

 

Vou ler isso da sobre-adição de fertilizante, mas vou pouco convencida...

 

Já alguém aqui falou que tudo isso se resolve quando forem colocados os peixes e essa é também a minha opinião ;), e estou mesmo curiosa para ver como vai ficar... porque acho este aquário muito interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá

desculpem lá

sabem que eu ate sou um rapaz simpatico, e não me costumo exaltar muito

mas tudo tem um limite e eu cheguei ao meu...

como é que é possivel?

quer dizer eu atiro uma posta de pescada e ninguem pega no avacalho?

mas afinal que topico é este?...a que mundo vamos para...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Li que querem amigas dentro de aquários??? Olha agora...

Eu acho que o aquário está muito fixe e estás bem ajudado.

Quanto a algas, não desesperes, eu devo ter o cartel todo dentro do aquário e a solução é mesmo ir passo a passo. Por incrivel que pareça (ou não), no aquário tratado com tudo do melhor e high tech, tenho algas que dava para fazer um estudo biológico (Penso ter algumas que ainda nem foram descobertas pela ciência), noutro que... vá... vou tratando... Não tenho sequer uma...

Mad: Isso é um video de uma HZ a crescer? Também não exageremos... :lol:

 

Eu acho que o aqua está um pouco despido de peixes... Sei que há o ciclo e tal, mas fica com um ar triste :)

O importante é que vás resolvendo uma coisa de cada vez, sem mudanças bruscas de nada. Quando se mexe muito e de forma rápida, vai tudo ao ar.

 

O tópico está aberto a todo o tipo de sexo??? Mas vós sois... quase todos... gaijos.. tipo... eu não quero estar num tópico com qualquer tipo de sexo com vocês... quer dizer... há limites... ou estariam a referir-se a isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Desculpem a intromissão... mas tenho acompanhado este tópico com muita atenção e curiosidade... só que não resisto a levantar uma questão...

 

Então lá vai: Para quê tanta fertilização?! o aquário quase não tem plantas para absorver quaisquer nutrientes que haja na água... e ainda estão a fertilizar... isso é mesmo necessário?

Quanto a mim, é o excesso de fertilização que está a fazer esse blooom de algas...

 

Este é um tópico maioritariamente masculino... agora por favor, não me crucifiquem... :scarerun:

 

Antes demais, bem vinda! :smile2:

 

Colocas uma questão, se não A questão principal, em aquários plantados: Quanto fertilizar para ter uma flora saudável e sem algas??

 

O ideal, pelo que li, seria que a quantidade de nutrientes (Micros e Macros) que introduzíssemos no aquário fosse a mesma que a taxa máxima de absorção da flora! Imagina que te dão um prato com comida, com uma quantidade perfeita para ti...Tu comes tudo o que está no prato, sentes-te satisfeita, e não sobra nada para as moscas...Neste caso, tu sendo a planta, o prato de comida os nutrientes e as moscas as algas! Agora, imagina, que vais almoçar com uma amiga, e em vez de te trazerem pratos individuais com as quantidades perfeitas para cada uma, trazem-te uma travessa com uma dose para dois. Neste caso, o mais provável de acontecer é ficar comida na travessa, porque as vossas "necessidades" são diferentes. Ora, isto acontece com as plantas, nem todas as plantas têm a mesma taxa de absorção, e assim, é quase impossível de introduzir as quantidades certas para criar um equilíbrio perfeito.

 

Para ainda te baralhar um pouco mais, existe uma lei chamada "Lei dos mínimos", que, em grosso modo, diz que as plantas só consomem o que a quantidade disponível do nutriente em menor quantidade permitir, ou seja, se tu tiveres um nutriente (p.e Nitratos) em falta a planta só vai consumir os outros nutrientes até que os nitratos se esgotem totalmente, e depois disso, para de consumir qualquer nutriente. E aí as algas atacam, porque conseguem aproveitar estes desequilíbrios de nutrientes melhores que o resto da flora...

 

E aqui entra o método que o Paul estava a falar...Este método chama-se Método Estimativo de Fertilização (The Estimative Index of Dosing). Se forneceres por excesso os nutrientes, as plantas nunca vão estar limitadas pelos nutrientes. E voltas-me a perguntar: Mas se eu estou a dar nutrientes a mais, as algas não se vão aproveitar disso??

 

Voltamos a analogia. Volta a pensar na travessa de comida, para ti e para a tua amiga. Acabam de comer e sobrou comida. Agora, em vez de a travessa ficar na mesa e as moscas se aproveitarem, vem um empregado e tira-vos a travessa mal vocês acabem de comer.

 

O método de estimativa, utiliza uma maneira muito simples de evitar estes erros: TPA's semanais de 50%. Ao fazeres a TPA, estás a fazer um reset no teu aquário, não dando tempo às algas para se aproveitarem do excedente.

 

Mas lembra-te, a principal causa de algas, não é o excedente de nutrientes, mas sim os desequilibro entre eles...

 

Visto que ainda sou um iniciado neste mundo, sou capaz de ter mandado umas bacoradas, se assim tiver sido, corrijam-me!!!!

 

p.s Estás à vontade para vires cá quando quiseres, que isto realmente estava a pedir por uma perspectiva feminina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paul, deve ser influência do Tony lol

 

A única questão que fica é: Se consigo perceber as vantagens e como funciona, por que raio é que não utilizo o método ??

 

Resposta: Porque sou parvo... :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:smile2: Gostei da explicação e da analogia com as moscas... mas não sei se se aplica a este seu caso... para mim, continua a haver muito nutriente para pouca fome... por isso mesmo, que ao ler essa sua explicação acho que não se aplica ao seu aquário.

 

Se fosse eu, pararia com as fertilizações durante um tempo, colocaria mais plantas e continuava a colocar um ou dois flocos de comida por dia... teria feito como o Rafa fez, ao reduzir o tempo de luz... e já não me lembro há quanto tempo está o seu a ciclar, mas iria começando a pensar em colocar aí uns comedores de algas...

 

Depois disso, então começaria a pensar num plano de fertilização mas mais espaçado... mas isto sou eu, que sou mais pelos métodos simples... e que ponho em alvoroço todos os amigos viciados em aquários, porque quase nunca concordam comigo, mas a verdade é que os meus métodos arcaicos funcionam... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a confundir entre os diferentes métodos de fertilização e a maneira provada de como as plantas consomem nutrientes...

 

Apesar desta explicação toda que te dei, eu apenas fertilizo com TPN+, uma vez por semana, e se fores ver os testes que fiz, consegues perceber que até tenho falta de nutrientes (PO4 e Fe).

A causa das algas no meu aqua não está, na minha opinião. na fertilização, mas sim no facto de ainda estar a fazer a ciclagem (momento no qual existe um grande desequilibro de nutrientes, picos de amonia, picos de nitritos, etc).

 

Parar com a fertilização, iria ser pior a emenda que o soneto...Seguindo a mesma lógica, mais desequilíbrios!

 

Fez dia 9, duas semanas que tenho o aqua montado...E os testes de ontem (pág.10), indicam que o ciclo parece estar bem encaminhado! Em relação a meter fauna, não fossem os nitritos bastante elevados, provavelmente já o teria feito, para o aqua começar a ter um aspecto decente (acho que tenho algas para alimentar umas boas familias de Ottos lol)

 

A verdade é esta, se funciona no teu aquário e estás feliz com os resultados, NÃO MUDES NADA!

 

e por favor, trata-me por "tu"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Woooowwwwwwwww! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! Acho que o Tony se lesse esse teu Post Rafa, chorava de orgulho!! LOOL!

 

Muito bom essas analogias ;) 5 Estrelas!

 

Cumps.

 

Gratzie! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Se a prática ainda não funciona, ao menos consigo aprender a teoria lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora fiquei impressionado...

 

para quem na precebe nada de fertelizar ficou tudo resumido e explicado à infima duvida :D

 

só tenho uma ojecção a fazer...

ninguem falou do sexo....opa acho mal :D

 

se sabes a teorica sabes a pratica, mas como referiste não te esqueças que tens o aquario a ciclar ainda...é normal andar desregulado, eu não teria começado a fertelizar tão cedo...mas eu tambem comecei com uma especie de bosta de aquario xD...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também há dias que ando todo desregulado! Não sei se vá, se não vá! É uma chatice!!

 

Até ja experimentei bio activia! Mas não há volta a dar! Estou sempre cheio de algas!!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler tudo, fiquei com uma duvida....

As moscas comem algas???

Fui num instante ao meu aquário meter umas moscas, elas não comeram nada... Aliás, nem tiveram tempo... O pessoal do aquário adorou...

Agora a sério, vou falar nisto por experiência de água salgada. Sei que não é a mesma coisa, só quero apresentar um ponto que talvez seja comum.

Esquecendo a parte de algas introduzidas no aquário via plantas (Yes, eu tenho!!! Viva o musgo comprado nos classificados!!! Já encomendei +...), na água salgada existem periodos, ou seja, durante o ciclo há o periodo das algas castanhas, depois as verdes, depois por ai fora na paleta de cores. Porquê? Simplesmente porque num aquário novo há desiquilibrios especificos conforme o ciclo avança e por vezes é algo básico como a areia que comprámos que larga fosfatos. Até os largar todos... Algas em festa. O que fazer? Esperar, pois depois de tudo consumido, elas ficam sem alimento e morrem. Se num aquário de água salgada se lembrarem de meter bolhinhas de ar... Algas em festa 2 - a ressurreição. O que fazer? Comprar bicharada que coma algas.

No aquário de água doce é diferente no aspecto que há plantas e afins, mas não haverá também periodos? E nesses periodos podemos nós manipular, ou apenas ajudar? Eu vou mais pelo "ajudar", pois manipular a natureza... E um aquário é um pedaço de natureza que temos. Há que pensar em 2 coisas, se temos de fazer um "ecossistema" ou se queremos um "aquário". Na minha opinião é impossivel ter um aquário, vai tudo correr mal quando quisermos manipular. Há que permitir que o ecossistema se instale e depois a partir desse ponto, limar as arestas.

Uma pessoa com muitos anos de aquariofilia em água salgada disse-me recentemente que todos os métodos são bons, mas alguns é como criar um "drogado", quando falhamos um dia com a dose, tudo descamba.

Eu também fertilizo, o TonyCh ajudou-me bastante nisso para tentarmos extreminar aquela bendita alga, maravilhosa (que já encomendei +, não sei se referi...), mas há outras algas, que se vão estar todos os dias a tentar eliminar, dão em malucos.

 

PS: Durante este tópico, nenhuma mosca foi maltratada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também há dias que ando todo desregulado! Não sei se vá, se não vá! É uma chatice!!

 

Até ja experimentei bio activia! Mas não há volta a dar! Estou sempre cheio de algas!!

 

Bio Activia??? É o que eu digo, vocês... Sande de courato, não? O pêlo, sim o pêlo, coça o interior e arranca a me.... impurezas que existem acumuladas.

Bio Activia... qualquer dia falam de clisteres neste fórum... Daquelas cenas que se metem no... com água morna... e café de cereais... e rum... Vou comprar um pão com chouriço, isto de andar a fertilizar dá fome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.