um novato a precisar de muita ajuda :)


Recommended Posts

Boas! Tenho um aquario com carpas mas devido ao crecimento delas, tenho de construir um lago. Mas não tenho noção de qual o melhor tipo de material para a construcao de um bom lago, com as devidas condicoes para as carpas...estou a pensar num lago de 2x3 metros com cascata de metro e meio de altura, qual a melhor lona? qual a melhor bomba, filtro ? (ou como fazer um filtro)? e que plantas utilizar?

Agradeco desde já, todas as ajudas!

espero que me ajude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tenho um aquario com carpas mas devido ao crecimento delas, tenho de construir um lago. Mas não tenho noção de qual o melhor tipo de material para a construcao de um bom lago, com as devidas condicoes para as carpas...estou a pensar num lago de 2x3 metros com cascata de metro e meio de altura, qual a melhor lona? qual a melhor bomba, filtro ? (ou como fazer um filtro)? e que plantas utilizar?

Agradeco desde já, todas as ajudas!

espero que me ajude biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Boas!

 

parabens pela iniciativa

 

talvez agora o mais importante seja a definiçao da localização descreve o local que escolheste

 

este e um dos aspectos mais importantes a ter em conta da iocalizaçao vai depender a forma de construir e o sucesso futuro

 

coloca fotos ou descreve o local

 

entretanto vai lendo todos os topicos de construçao de de lagos aqui do forum

Editado por David Sr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Ja tenho lido os topicos de lagos, mas o que precisava mesmo de saber era qual a melhor bomba e filtro para o lago com estas dimensoes: dois de largura e tres m de comprimento. o local em si, apanha sol durante o dia todo. e situa-se num campo plano. obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes resolver o problema com plantas bastante mais económicas e não gastam electricidade

tens plantas de superfície o que reduz a luminosidade como por exemplo as lemna minor e os nenúfar

tens plantas que oxigenam a agua como egeria densa

tens inúmeras vantagens

uma delas é servir de alimento para os peixes

mas eu não sou a melhor pessoa para falar nisso vou agora começar com plantas e não tenho experiência nenhuma

mas posso-te indicar onde consegues bons preços

http://www.leiloes.net/6-variedades-de-plantas---naturais--SUPER-PRECO,name,196603425,auction_id,auction_details

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!! obrigado pela ajuda! tambem estou a pensar em por plantas mas acho que com filtro consigo fazer melhor a limpeza da agua e com a bomba puxo a agua para o filtro e ao mesmo tempo para a cascata mas nao sei que bomba utilizar, sera melhor construir o lago, depois calcular a quantidade de agua que leva para saber a melhor bomba a usar??!! AJUDEEEEM PESSOAL. PLEASE !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para construires um lago de forma facil e segura tens de optar por uma boa tela impermeabilizante. A tela de EPDM é a que eu considero ser a melhor independentemente da marca. A mais famosa é a da Firestone.

Para saberes os m2 necessarios tens de fazer o seguinte calculo: Comp. + 2 X Prof. X larg. + 2 X Prof.

 

Para o teu lago, se tivesse .50 cm de prof. então terias de usar uma tela de 3X4 m.

 

Um kit de filtragem para este pequeno lago não é caro e é facil de instalar. Se optares por usares apenas plantas deverias informar-te melhor sobre a melhor especie para a função pretendida.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por me estares a ajudar!

A tela que já comprei é de pvc, de 5mm de espessura. Pois, mas o meu lago tem uma zona com um metro e meio de profundidade e a outra com meio metro...depois de ter a tela posta e calculos feitos, precisava de saber concretamente que bomba usar e filtro ou como fazer um filtro! O local do lago, apanha com sol o dia todo, sera que tenho de comprar UV??? ou haverá outra forma que substituia o uv para o mesmo efeito??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa tua tela de PVC não certamente de 5mm mas sim de 0.5mm. Se o teu lago tem 1.5m de profundidade, tem atenção ao "puxo" que a tela vai fazer.

A tela é fina para essa profundidade, faz socalcos para aliviar o tal "puxo" que a tela vai sofrer.

 

Quanto a fazeres um filtro e o uso ou não do UV o que eu aconcelho é que investigues um pouco para excalreceres essas duvidas.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Acabei finalmente as obras no lago (7.830litros) :dance:bowdown

Com água e cascata ja a trabalhar e ja tambem com plantas :lol: Basicamente tudo pronto excepto os valores ideias da agua para poder por as carpas.

Sei que ha muito people aqui a perceber disso... Ajudem. please!!!!!!!!! :baned:

 

 

ABC Devesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força com isso - e já agora inclui também peixes INTERESSANTES, como ciclideos ou kilies :)

 

No caso dos ciclideos até podes brincar com eles, por exemplo:

 

 

Se repares, este pai está a guardar uma nuvem ENORME de alevins por baixo, por isso é que está com tanta vontade de "brincar" :) Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Para construires um lago de forma facil e segura tens de optar por uma boa tela impermeabilizante. A tela de EPDM é a que eu considero ser a melhor independentemente da marca. A mais famosa é a da Firestone.

Para saberes os m2 necessarios tens de fazer o seguinte calculo: Comp. + 2 X Prof. X larg. + 2 X Prof.

 

Para o teu lago, se tivesse .50 cm de prof. então terias de usar uma tela de 3X4 m.

 

Um kit de filtragem para este pequeno lago não é caro e é facil de instalar. Se optares por usares apenas plantas deverias informar-te melhor sobre a melhor especie para a função pretendida.

 

Alguem sabe onde se compra a tela EPDM??

 

Tenho procurado e não encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Força com isso - e já agora inclui também peixes INTERESSANTES, como ciclideos ou kilies :)

 

No caso dos ciclideos até podes brincar com eles, por exemplo:

 

 

ciclideos num lago?? sei que eles vem dum lago enorme mas da para manter ciclideos num lago em Portugal sem aquecedor???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais