60L Tanganyika


jpospr

Recommended Posts

Boas

 

Após ter estado bastante tempo desactivado decido requalificar o meu aqua de 60L. Nos seus tempos gloriosos foi um plantado Hight-Tech, com injecção de CO2 pressurizado, muito plantado com fertilizações constantes. Depois de algum tempo de saturação desse aquário decidi reaproveitar o equipamento e mudar de rumo para um campo que ainda me é desconhecido. Tentar fazer um biótopo Tanganyika com conchiculas Lamprologus multifasciatus por serem os conchiculas mais pequenos

 

Como estava em funcionamento, foi aproveitada a maior parte da água e matérias filtrantes do filtro, foi retirado o substrato que estava imundo e todo lavado por dentro aproveitando o ciclo que estava mais que feito

 

Setup

Aqua

60x30x30 =54L

 

Substrato

Areia muito fina branca

 

Iluminação

Calha com 3xT5 de 24w

 

Filtragem

Eheim 2211

 

Fauna

4 conchiculas Lamprologus multifasciatus 1 macho+3 fêmeas (ainda por colocar)

2 ancistrus

4 Neritinas (talvez a colocar)

 

Flora

Vaslisnéria (ainda por colocar)

 

Parametros da Água

Amónia = 0

Nitritos = 0

Nitratos = 10

Fosfatos = 0

Temperatura = 26ºC/27ºC

pH =8

KH=5

 

No que respeita ao aquário neste momento o meu maior receio será a nível de filtragem, tenho bem consciência de que quanto maior o pH mais tóxica é a amónia e que até agora tenho mantido sempre aquários com pH's abaixo de 7 onde a amónia pode existir, para além de que terem pH baixo são plantados fazendo que havendo um pico de amónia rapidamente seria absorvido pelas plantas. Nesta montagem não vai acontecer, isto tudo para esperar que o meu Eheim Classic 2211 faça devidamente o seu trabalho, tb conto que como a carga de fauna não vai ser muito grande e que com as TPA's semanais o sistema fique equilibrado

 

Vêm agora algumas fotos, ainda sem a fauna e a flora, as pedras foram recolhidas junto à praia do Malhão (entre Porto Côvo e Vila Nova de Mil Fontes), numa zona onde existe uma "colónia" de pedras deste género, foram devidamente fervidas com sal e lavadas

 

sam0592zg.jpg

sam0593x.jpg

sam0594p.jpg

 

Espero que gostem...opinem sff! Agradeço!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 99
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

Essas rochas parecem ovos de dinossauro! Que rocha mais esquisita :)

De resto não me parece mal mas tenho dúvidas se o filtro não te vai arrastar a areia. Há quanto tempo está ligado o filtro com essa areia?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens boa solução... não vais ficar com um 2180 disponível? :)

 

Abraços

 

Tony

 

LoL vou! Mas já têm destino ehehe :)

 

Boas!!!! Tb tenho umas pedrinhas dessas :drool3: mas acho que melhorava se tirasses uma delas, e colocasse algumas mais pequenas, para dar um contraste diferente :naughty:

Acho que tens alguma razão, mas não tenho agora outras e tb me parece que a nível de tamanho é uma questão de hábito, 1º estranha-se, depois entranha-se ehehe, mas tb concordo ctg sim!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jp

 

Isso está a ganhar contornos, quanto às minhas opiniões são de um mero iniciante, caso esteja errado em alguma coisa avisa.

 

As pedras realmente são diferentes, e a disposição delas é esquisita lol, não dá para as ajeitar de outra forma? Estão muito "arrumadas".

 

Outra questão , não vais ter pouca corrente por baixo da flauta, o fluxo tende ao bater no vidro tende a descer e depois as pedras cortam o caminho.

 

Mesmo a nivel de filtragem não irás ter problemas devido aos posicionamentos do in/out?

 

Mais uma vez, acredito plenamente que sabes o que fazes, as minhas questões são mais para eu aprender do que para te corrigir ou alertar, porque quem tem o fantástico aquário de 540l, já sabe quase tudo disto.

 

Abraços,

 

Ps. A escolha do Lago é interessante, numa breve pesquisa esse lago tem características muito próprias.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha a flauta do lado direito a apontar para a esquerda e a entrada do filtro também do lado direito no canto do fundo... mas isso sou eu :) Se calhar, como tens o filtro do lado esquerdo, seria mais fácil colocar a flauta (ou uma versão reduzida, há isso nas lojas) do lado esquerdo.

 

Quanto ao layout... desculpa lá mas aquela pedra do lado esquerdo está a pedir uma caneta de acetato para desenhar uns olhos, uma boca, nariz e bigode lol... Não sei porquê, a primeira coisa decente que me ocorreu quando olhei para elas foi que eram parecidas às figuras da ilha da páscoa.

 

Faz lá o seguinte teste: remove a pedra maior que tens ai (no meio) e move a pedra do lado esquerdo junto as outras duas. Desloca as 3 pedras juntas, uns cms mais para a esquerda de forma a que o centro mais alto das 3 rochas fique a 23cm do rebordo do lado direito. Levanta também mais a parte de trás uns 3 cms.e volta cá com uma foto. :)

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JPlonga

 

Depoi de dizeres isso concordei muito ctg ao ponto de ter ido ver outras posições, se bem que tenho de ter extremo cuidado pois cada pedra deve pesar uns 20 ou 30Kg e não as quero a fazer pressão nos vidros que são realmente estreitos e tb sem deixar cair as pedras e partir-me o fundo do aquário.

 

Já as mudei de disposição menos certinhas, acho que me pareceu melhor, não nos podemos esquecer que para compor o layout o fundo estará com várias conchas vazias do género de ampulárias grandes...o que deverá dar outro aspecto. Amanhã já conto ter aqui as conchas!

 

Amanhã tb tiro fotos para ver como ficou a disposição das pedras, hj com as trocas voltou a levantar uma poeira fina. A filtragem era a que tinha antes e nunca tive problemas, tal como a configuração do crivo e da régua. Vamos ver, entretanto já coloquei 2 ancistrus dos que sobraram da criação dos meus que estão no aqua de 540L...quero ter uma equipa de limpeza vamos ver se a diferença de pH não faz estragos

 

Obrigado pelas sugestões!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha a flauta do lado direito a apontar para a esquerda e a entrada do filtro também do lado direito no canto do fundo... mas isso sou eu :) Se calhar, como tens o filtro do lado esquerdo, seria mais fácil colocar a flauta (ou uma versão reduzida, há isso nas lojas) do lado esquerdo.

 

Quanto ao layout... desculpa lá mas aquela pedra do lado esquerdo está a pedir uma caneta de acetato para desenhar uns olhos, uma boca, nariz e bigode lol... Não sei porquê, a primeira coisa decente que me ocorreu quando olhei para elas foi que eram parecidas às figuras da ilha da páscoa.

 

Faz lá o seguinte teste: remove a pedra maior que tens ai (no meio) e move a pedra do lado esquerdo junto as outras duas. Desloca as 3 pedras juntas, uns cms mais para a esquerda de forma a que o centro mais alto das 3 rochas fique a 23cm do rebordo do lado direito. Levanta também mais a parte de trás uns 3 cms.e volta cá com uma foto. :)

 

 

Abraços

 

Tony

 

Só agora vi o teu post...já troquei a disposição de tudo, amanhã coloco a foto...e depois diz-me o que achas... :) Espero já ter as conchas cmg

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

okok.... bela desculpa para não fazeres o que digo :P :P

 

Mas pensando bem... também não sou eu que vou olhar para ele todos dias ;)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã depois das fotos colocadas se mesmo assim não gostares, faço como estás a dizer, não há nada como testar e ver como fica. Até agradeço que me dêm opiniões

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jp,

 

Ficamos à espera das fotos, 30kg? Isso são 120kg em pedras.

 

 

@Tony: LOLOL

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho demais... isso não é um aquário de 60L? Pelas minhas contas, cada pedra não deve pesar mais do que 8Kg... ou serão feitas de chumbo?

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

::D: GOSTO! Quando falaste nas pedras eu nunca pensei que fossem assim... pensei que eram uns seixos redondos e mais pequenos, essas pedras são espectaculares!

 

Vou acompanhar, evidentemente ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a pedido de algumas familias, alterei o layout aqui vai

 

Se continuarem a não gostar opinem...eu experimento

sam0595n.jpg

 

::D: GOSTO! Quando falaste nas pedras eu nunca pensei que fossem assim... pensei que eram uns seixos redondos e mais pequenos, essas pedras são espectaculares!

 

Gostar delas é um principio, agora resta gostar do layout, eu tb gosto delas...à cerca do peso....façam 3km até ao local onde elas estão pela praia...agarrem nelas...e façam mais 3km de regresso com elas nas mãos e vão ver se não pesam 30kg cada uma, LOL

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xD o gosto era para o layout, as pedras foi à parte. Mas ficou melhor assim ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito melhor. O ponto onde a rocha maior fica por cima da rocha mais pequena está exatamente onde deveria estar :)

 

Tenta só alinhar a parte da frente. Essa de se ver a lateral do substrato ondulada não me agrada particularmente. De resto, "do not touch" :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jp,

 

Sim, assim está muito melhor, pelo menos para mim. Falta só a peixada...

 

 

Ah, e eu só fazia mais uma alteração, penso que o Tony também concorda:

 

semttuloybe.png

 

Just Kidding.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou tratar desse levantamento de areia...que tb não gosto e vi mas não tratei dele, já tenho as conhas cmg, são mesmo como queria, já posto umas fotos...

 

Obrigado pelas dicas!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes o que quer dizer conho (coño) em espanhol não sabes? :P

 

@JPL

 

Ficou muito bem. Assim é que devia ser :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AHAHAHAHHAHAHAHAHHHAHAHHAHAHAHAHAH

 

 

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

:roflroll2: :roflroll2: :roflroll2: :roflroll2: :roflroll2: :roflroll2: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais