2 Escalares Adultos com as barbatanas a desaparecer!!!!!! Ajuda...


Recommended Posts

Olá a todos!

 

Queria ver se alguém me podia dar uma ajuda, no tratamento que devo fazer a estes dois (duas... são fêmeas) escalares...

Numa delas, na barbatana peitoral esquerda, começou por aparecer junto à base da barbatana, como que um inchado ou um relevo em redor da base da barbatana... eu tentei tratar com hexamita porque esta mesma à uns tempos teve um problema da doença dos buracos. Mas não resolvi o problema da barbatana, que continua com a base como que inchada e avermelhada e a barbatana só já tem um fio dela... :( Ela de resto parece-me bem porque até posturas tem feito... Mas aquilo deve ter solução não??!!

 

Uma outra, no mesmo aquario parece estar com a barbatana dorsal meio quebrada... será o mesmo?! as peitorais estão normais...

 

Alguem me pode ajudar??

 

Obrigado a todos!

 

Cumps

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana!

 

Aquario de 240L, temp neste momento está a cerca de 28ºC (aumentou devido ao calor) ph ronda os 6.6, Kh 4.

É um aquario densamente plantado, faço injecção de CO2. Tudo parece muito bem e bonito... Menos aquelas duas escalares! Apesar de fazerem posturas todos os meses... :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens corys no Aqua ou algum peixe sensível ao sal? Se nao tiveres coloca uma colher de chá de sal grosso por cada 10 l de agua. Travará para já o avanço do apodrecimento das barbatanas.

Algum irmão de aquario agressivo para com os escalares?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu macho que é um pai extremamente cuidadoso, quando está a cuidar dos filhos por vezes da um tratamento à femea que lhe faz buracos na pele e estraga barbatanas, tenho de andar lá sempre a refilar com ele, já pensei chamar a GNR mas não sei se eles aceitam o pedido...

 

A sério numa destas últimas posturas de-lhe uma bicada tal numa barbatana que eu achei que ela ia ficar mesmo mal, se tiveres um cubo extra experimenta coloca-la lá durante uma semanita...

 

Uma foto acho que podia ajudar a perceber se é alguma outra coisa...

 

Pedro

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho cerca de 20 corydoras no aquario, criação minha...

Não tenho peixes mais agressivos que os escalares, na disputa do território há por vezes algumas bicadas sim, mas vê-se perfeitamente que isto é uma doença qualquer, porque tal como descrevi, junto à base da barbatana lateral, está como que um inchado junto ao corpo, um vermelho claro e depois é k a barbatana começou a apodrecer. Neste momento já não tem barbatana, apenas o pequeno inchado vermelho claro na base da barbatana...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais