Montagem de pico reef - ajuda


andremc

Recommended Posts

Boas tardes,

 

chamo-me André Conceição e estou a começar a juntar info para montar um pico reef.

 

A alguns anos atrás tive aquários de água doce, mas devido à ocupação profissional condicionar muito a minha disponibilidade para a manutenção deles, desmontei-os e acabei por oferecer a maioria das coisas.

 

Já dizia a minha avó, "quem dá tudo o que tem, a pedir vem", e isso é exactamente o que sinto, pois as coisas evoluiram e agora existem leds, escumadores etc. Tudo coisas novas para mim.

 

Então como gostava de experimentar os salgados, resolvi experimentar um pico reef. O Aquário vou construi-lo com as medidas 50x30x30 e até não queria ter sump. Sei que tenho de ter filtragem (escumador),aquecimento, luz e bomba de circulação mas o adequar os fluxos e intensidades é que está a ser dificil para mim descobrir.

 

Como não tenho de momento grande orçamento, quero tentar poupar ao máximo, e após algumas consultas tenho visto que os valores por peça ronda os 30 a 40 euros.

 

Gostava se possivel que me orientassem qual o melhor compromisso em setup para me aventurar neste novo mundo aquarófilo.

 

Cumriments a todos e obrigado.

 

André Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

 

Fico contente por aparecer mais uma pessoa com ideias de montar um pico.

 

Essas medidas são suficientes, no meu caso tenho um sistema ainda mais pequeno, com cerca de 14 litros brutos e cerca de 10 reais.

Até agora o meu projecto tem cerca de um mês e já mantenho sem problema algumas peças engraçadas. Podes consultar a evolução aqui no forum, chama-se pico 10.

 

Relativamente ao teu caso eu apostaria numa sump lateral na parte de traz dividindo o aquário atravex de um acrílico ou de um vidro de maneira a conseguires esconder tudo lá, incluindo os materiais filtrantes como o carvão ou mais tarde possíveis resinas que venhas a usar (fosfatos, nitratos).

O escumador não será complicado, arranjas pico escumadores de bomba e tudo por 20 e poucos euros.

A circulação pode perfeitamente ser feita apenas pela bomba que te faz o retorno da camara de filtragem para o display.

 

Dá uma olhadela na minha montagem e se te interessar ou tiveres dúvidas tenho todo o gosto em tentar ajudar.

 

Miguel Pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Miguel.

A questão do sump, se calhar até é boa ideia pois não vou ter grande forma de esconder as coisas. Já agora os preços de que fala são muito melhores do que os que encontrei. São de alguma loja em especifico?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais