Recommended Posts

Precisava de por um bocadinho de arame no meu aqua. Claro que não sei ia ver mas é uma ideia minha. Eu sei que ele vai enferrujar mas será que isso é um problema?

 

Lembrome de ver redes presas com pregos de ço enferrugajos e não fazia mal nenhum pelo contrário até dava ferro á agua. (Acho eu) :oops:

Posso ou não?

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá, não existe uma regra qualquer em que fala de nunca colocar metais nos aquários por estes libertam toxinas na água?? Bem sei que as TPA's eliminam parte dela, mas sempre fica alguma toxina que poderá ser fatal... acho eu...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das concentrações, do pH, da dureza, etc. Não é linear que seja prejudicial ou deixe de ser. Pela parte que me toca, não punha, mas isso sou eu.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Nesta eu tinha que dizer qualquer coisa...

O ferro na forma oxidada (coisa facílima dentro de água) está no estado de oxidação 3+. O que acontece com a vulga ferrugem é que tem um produto de solubilidade (Kps) muito baixo (na ordem dos 10^(-56)). Além do mais o ferro para ser absorvido pelas plantas, tem de estar na forma de quelato. Basicamente um quelato, é um complexo metálico em que os ligandos são orgânicos e têm hapticidade superior a 1 (um único ligando liga-se ao metal covalentemente, por mais que um átomo).

Por isso estarem a dizer que ter pregos enferrujados dentro do aquário aumenta em muito a concentração de ferro na água, é treta. Ainda por cima, ele não pode ser absorvido pelas plantas.

 

O que podes usar à confiança, é arame tipo em aço inoxidável, ou outro qualquer tratado à superfície de forma que não se oxide.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.