Termostatos e qual o mais eficiente


Recommended Posts

Pessoal, sou novo membro aqui e completo 'rookie' nas questões de Aquariofilia, mas tenho um aquario com 500l, com ±20 Joias e outros ±20 peixes variados, e o termostato que tenho não me parece ser suficiente para aquecer a agua, já que se encontra sempre por volta dos 20°C. Alguem me poderia dar uma ajuda? Relativamente aos Joias, já tiveram 3 criações, mas acabam sempre por comer as crias depois de 1 ou 2 semanas. Será do stress? muitos peixes no aqua? temeperatura baixa? Obrigado Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!!

 

 

Quanto ao termostato já tive varios de varias marcas!

 

Actualmente tenho um JAGER e estou bastante satisfeito, bastante mesmo!

 

 

Se kiseres aki fica um link: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...5bV2cG1JCjxfVA9

 

Abraço!!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luis

 

Acho que a Jager é uma boa escolha (qualidade a um preço aceitável).

 

Para aqueceres a água convenientemente aqui vai uma pequena referência (embora em aquariofilia não existam números mágicos):

 

Aproximadamente 1 watt por cada litro do aqua por cada 5ºC de diferença da temperatura pretendida no aqua com o exterior (confuso???)

 

EX: Aqua 500 litros temperatura pretendida 25ºC

 

1) temperatura exterior 22ºC = 500 watts de termostato

 

2) temperatura exterior 18ºC = 1000 watts de termostato

 

3) temperatura exterior 15ºC = 1500 watts de termostato ...

 

Mais uma vez repito que são apenas estimativas (porque neste hobby 2 + 2 nunca são 4... só às vezes)

 

Um abraço e boa sorte

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo e Nuno,

 

Obrigado pela Vossa ajuda, vou estudar e seguir os vossos tópicos; estou a ficar viciado no aqua e respectivos habitantes, mas tenho mesmo muito que aprender; isto de começar novas actividades com 40, tem que se Lhe diga. Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá, amigos!

Sou novata neste meio e li muito sobre como montar um aquário, pensie que iria correr tudo bem...

No entanto, tenho um problema com o termostato que me está a dar cabo da cabeça... o aqua tem apenas 16 litros, portanto comprei um termostato de 25w. Não aquecia a água o sufiente, troquei por um igual, pensando ser avaria... mas também não resultou e acabei por trazer um de 50w, pensando ter o problema solucionado... o certo é que me enganei! Este também não dá conta do recado...

A que se pode dever isto? O aqua é um daqueles que são vendidos como tartarugueira, mas tem tampa... será o vidro que não permite manter a temperatura? O termostato é da marca italiana Project, se é que isso vos diz alguma coisa...

 

Alguém tem dicas sobre o que se pode estar a passar?

 

Obrigada desde já pela atenção...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, amigos!

Sou novata neste meio e li muito sobre como montar um aquário, pensie que iria correr tudo bem...

No entanto, tenho um problema com o termostato que me está a dar cabo da cabeça... o aqua tem apenas 16 litros, portanto comprei um termostato de 25w. Não aquecia a água o sufiente, troquei por um igual, pensando ser avaria... mas também não resultou e acabei por trazer um de 50w, pensando ter o problema solucionado... o certo é que me enganei! Este também não dá conta do recado...  

A que se pode dever isto? O aqua é um daqueles que são vendidos como tartarugueira, mas tem tampa... será o vidro que não permite manter a temperatura? O termostato é da marca italiana Project, se é que isso vos diz alguma coisa...

 

Alguém tem dicas sobre o que se pode estar a passar?

 

Obrigada desde já pela atenção...

 

Olá Elsa!

 

Antes de mais, bem-vinda ao fórum.

 

Acho aquilo que nos contas muito estranho... Um aquário de 16 litros é muito pequeno para ter esse problema! O facto de ter tampa, apenas contribui para ajudar a manter a temperatura, e não o contrário... não percebo...

 

Mas diz-me, que peixes tens no aquário e qual a temperatura para que estás a regular o termóstato?

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, João.

Em primeiro lugar obrigada pela resposta e pelas boas vindas!

 

Pois não sei o que se passa, e ninguém me sabe dizer também... :)

 

Ainda não tenho peixes, estava a montar primeiro o aquário direitinho para depois pôr um Betta, para começar e ver se me dou bem com estas andanças... queria pôr a 27º. Ainda não desanimei mas estou a ficar cada vez mais desiludida por causa deste problema...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Isso foi a minha primeira hipótese. Comprei um termómetro novo e é igual... e não são de colar, são dos normais, com ventosas, de colocar dentro de água.

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto acusa o termómetro?

 

Tens o aquário nalgum local de corrente de ar? A divisão onde está é muito fria?

 

Tens possibilidade de tirar uma foto ao aquário? Pode ser que ajude... é que isto é mesmo muito estranho... tudo indica que é problema do termoestato, mas estarem os dois avariados é mesmo muiiiiito azar...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho um aqua de 20lts. O termostato é de 25w e consigo uma temperatura de máxima de 32º. Se tiver a luz 24horas ligada consigo 33º.

O termostato não é nada de especial... nem me lembro agora da marca... custou pouco mais de 10€..

 

Pode ser como diz o João: ou está a apanhar corrente ou está numa divisão fria...

Se a água estiver parada inda pior. Neste caso a água aquece "apenas" na zona onde está o termostato. Será este também o problema??

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o problema da Elsa será mesmo o da regulação do termostato. Com um aqua tão pequeno qualquer termostato deveria resolver o problema. 25W são mais que suficientes, mesmo que o aqua esteja numa sala permanentemente a 15ºC, o que é muito frio! A própria luz também ajuda a aquecer.

 

Quanto aos melhores termostatos eu já tive um barato da Aquapor 50W sem problemas nenhuns durante 4 anos e quando passei para o aquário maior (200lts) comprei um Rena de 250W que me parece muito bom também e tem um design bonito (ajuda quem não o pode esconder no filtro de decantação). Os da Tetratec também são bons. Isto é um equipamento simples e já muito testado, não é preciso fazer muitos dramas. Só não convém importar directamente da Tailândia :) . Vejam os símbolos da caixa: para além do CE deve ter dois quadrados um dentro do outro e o organismo de certificação (TUV, etc.).

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu próximo passo vai ser esse, mudar o aqua de divisão... pode ser por isso sim, ele está neste momento na cozinha, que apesar de não ter correntes de ar é um pouco fria... a ideia sempre foi colocá-lo na sala, mas preciso de fazer umas pequenas "obras" para isso... vou apressar isso, pode ser a solução... não acredito que três termostatos possam estar errados, né...?

 

Obrigada a todos pela preocupação em arranjar respostas!

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não acredito que um aquecedor de 50w não consiga aquecer 16 litros de agua por muito fria que seja a divisão da casa. Mistério.... ;)

 

Eu tenho a certeza que consegue! Fiz umas contas e para um aqua de 16 litros com as dim. 40x20x20cm a área total (6 faces) é de 0,4m². Mesmo que consideremos que as paredes do aqua têm uma resist. térmica tão baixa que a temp da água é igual à temp dessas paredes (25ºC) e que a cozinha da Elsa esteja a 15ºC e com uma corrente de ar que permita um coeficiente de transmissão de calor por convecção de 10 (já é muito alto e só possível se houver corrente de ar), o calor perdido pelo aqua é de Q=10x0.4x(25-15)=40W, pelo que a temperatura subiria dentro do aquário, pelo menos até aos 25ºC. Todos os cálculos são conservativos por isso é mistério que nem termodinâmico resolve!

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beeeeeeeeemmmmmmmmmmmmm, estou impressionada! :D :wink:

Está tudo correctíssimo e ele chega aos 25º graus sim... já o levei para a sala e há bocado estava a 26 graus... tudo bem, mas só atinge isto regulado para o máximo (32 graus) e não deveria ter esta dificuldade... amanhã vou à loja e exijo outra marca, não sei mais o que fazer...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elsa,

 

Antes de reclamares na loja tem atenção que a escala que os termostatos apresentam nunca é fiável. Os bons fabricantes apresentam-na apenas como indicativa (vê nas instruções). Eu, por exemplo, no meu tenho o problema ao contrário (penso q é tb um problema de aquecimento da iluminação) e é por isso que devemos controlar a temperatura diariamente olhando para o termómetro (eu faço de manhã e à noite).

Nunca confies na escala do termostato, ela apenas dá um valor aproximado.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso eu já reparei... a temperatura que eu digo que ele atinge é a que o termómetro acusa... sim, porque o termómetro acusava 25 graus e a escala do termostasto 32... agora já melhorou, parece que era só manha dele...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o tamanho dos peixes que tens.O número por si só não diz tudo.Qual é a capacidade do ou dos aquecedores. Em relação aos especimenes que falaste o que são outros 20 variados?Em relação ás reproduções é naturalissimo que devido ao espaço aconteca o que descreveste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Elsa

Há uma regra dourada nestas coisas da aquariofilia, que nos diz.

-Não devemos manter espécies aquáticas em volumes inferiores a 40 litros.

A temperatura é dos parâmetros físicos mais importantes num aquário, pois é através dele que os nossos amiguinhos regulam a temperatura do seu corpo.Se tiveres volumes pequenos tens grandes variações de temperatura. Deverias de ter sido ajudada aquando da aquisição do teu aquário. Não desistas pois isto é um hoby lindíssimo e um aquário pequeno faz sempre falta para hospital já que os nossos amiguinhos também adoecem. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Manuel!

Pois de facto tudo isto começou porque eu tinha cá em casa este aquário... como comprei casa minha e saí da dos meus pais, decidi levar o aquário e começar a estudar como se monta um "a sério". Mas realmente agora que me meti nisto só me apetece meter aquele no armário e comprar um bem maior... :oops: aguarda-se o fim do mês para novos desenvolvimentos! Para já estou em prospecção! :oops:

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.