Primeiro Aquário - uma ajudinha pf! :)


Recommended Posts

Boas novamente!! :D

 

Amanhã já deverei ter o meu Eheim ecco pro 130. :)

 

Como referi anteriormente gostava de me desfazer dos guppies (que agora já são mesmo muitoooooosss!) e começar a investir noutros peixes. Estava a pensar nos seguintes:

 

» Cardinal Tetra / Green Neon Tetra;

» Casal de Ramirezi

» Casal de Apistogramma (adoro alguns deles mas também já reparei que parte desses são incompatíveis com os restantes espécimes que quero).

 

Assim sendo tenho duas questões:

 

1) Que apistogrammas acham que posso conjugar com os peixes que gostaria de ter? Vi algumas coisas sobre o cacatuoides.

 

2) Tendo em conta as espécies em que estou interessado, será que posso considerar plantar cuba ou outro tipo de tapete?

 

 

Cumps :)

 

DiogoCosta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes...

quanto aos ramirezi e apistogramas... nao faço ideia se nao irão pegar, mas alguém por aqui os conhecerá melhor :)

 

"Plantas tapete"....

Nesse aquário nao vai resultar muito bem, pois normalmente são bastante exigentes em luz para ser possível fazer um bom relvado.

Pelo que vi, tens apenas 15W para cerca de 50L, e mesmo sendo um aquário baixo, parece ser muito pouco!

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta! :)

 

Pois eu tenho noção disso. Por outro lado tenho um substrato que, pelo que já vi, é bastante rico e poderá contribuir para um correcto e bom funcionamento das minhas plantas!

 

Estive a pesquisar e penso que a Eleocharis parvula será uma opção a considerar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Em relação ao filtro, ótima escolha. Estás à vontade até aos 90-100L de aquário. Eu próprio tive esse filtro durante um ano no meu aquário de 60L e funcionou sempre na perfeição. Claro que quanto maior melhor e ultimamente, quando me apresento digo "Olá, chamo-me Tony e tenho um filtro de 1000l/h num aquário de 60L"... apesar de muitos aqui no fórum brincarem comigo por causa do excesso de filtragem, até agora não me posso queixar e a minha fauna e flora agradece (pelo menos aquela que consegue agarrar-se a alguma coisa LOL). Voltando outra vez ao sério, em relação às plantas de tapete, tenho certas reservas por causa da tua iluminação. Sei que, hoje em dia, a quantidade de luz está "overated" ou seja, muitas pessoas julgam que precisam muito mais do que na realidade. A questão é que a maioria das plantas preocupa-se mais com o CO2 do que com a luz. Já li imensos relatos em que pessoas tiveram grande sucesso com plantas complicadas como a HC Cuba em aquários com apenas 0.5W/l mas quantidades tóxicas de CO2. Também li imensos relatos em que pessoas com 2W/l não conseguiam fazer crescer determinada planta... é tudo uma questão de dar à planta o que ela precisa e, pelos vistos, há casos em que o CO2 está "underated".

A minha experiência pessoal com parvula foi muito limitada mas posso dizer-te que, num aquário com 48W (para 60L), sem CO2 e sem fertilização, a planta manteve-se viva e com um crescimento MUITO lento. Não morreu até que me fartei dela e a atirei fora. Ela é capaz de sobreviver com a tua iluminação mas não esperes formar um carpete denso num curto espaço de tempo.

 

Quanto à tua fauna, só tenho experiência com ramirezis e, no meu aquário, eles para se divertirem, arrancam pedaços de cuba só para me chatear. Até consigo ver um sorriso de barbatana a barbatana e se tivessem dentes, tenho a certeza que conseguiria contá-los todos quando olham para mim depois de arrancar um belo tufo de cuba com raízes e tudo. Depois do tapete formado, acredito que se aguente (eles no meu não atacam o centro da cuba, apenas os rebordos) e corydoras assim como ancistrus são bem piores para a cuba do que os ramirezi.

 

Boa Sorte

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pela minha curta experiência, ela aguenta-se com alguma luz mesmo sem substrato fértil e com pouca fertilização líquida e sem CO2 mas... crescimento é diminuto.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal!!

 

Trago novidades!

 

Tal como na altura tinha referido optei pela compra do Eheim Ecco Pro 130 e mantive-o a ciclar (funcionando ao mesmo tempo que a bio-box) durante cerca de 1 mês. Terminado esse mês (e a época de exames da faculdade), decidi pôr mãos à hora durante o dia de ontem TODOOO!

 

Entretanto pelo caminho comprei mais duas corys, 2 apistos e umas novas plantas, livrando-me praticamente de todos os guppies (que já eram muitoooosss!).

 

Ontem decidi então retirar a bio-box e mudar todo o layout do aquário: tirei á agua, os peixes e as plantas para um recipiente com cerca de 70 L e mantive-os lá durante todo este processo. Depois lavei o aquário, retirei a caixa da bio-box, coloquei o painel preto por trás e lavei o meu substracto (Malaya da ADA) que tinha no aquário anteriormente. Posto isso, coloquei as plantas, o tronco e o coco e comecei a encher o aquário com a água que tinha anteriormente. Depois aproveitei para fazer uma mudança de água de cerca de 30%.

 

Antes de meter a bicharada percebi que a água do meu aquário estava muito turva e aguardei umas horitas... quando reparei que aquilo já estava mais acessível (e visto que os peixes já estavam naquela caixa há um tempinho), decidi mete-los lá. Hoje de manhã como seria expectável, a água encontrava-se praticamente limpida, contudo o tronco e as plantas pareciam um pouco "pálidos" (carregas de pó)!! Os bichos tão 5* mas gostaria de limpar um pouco as tais plantas e o tronco.

O que acham que devo fazer? Dar uma limpadela ao filtro e ver como correm as coisas?

 

 

Mais logo colocarei algumas fotos. :)

 

 

------

 

Fica para já o meu setup:

 

Aquário: Aqualight 60 - 60*30*27

Filtro: Eheim Ecco Pro 130

Termóstato: Resun 75W

Iluminação: Aqua light 15W

Outros: coco e tronco

 

Substrato: ADA Malaya

 

Flora:

Anubia nana

Hygrophila polysperma

Feto de java

Eleocharis acicularis

Outra...

 

Fauna:

1 Guppy,

6 Corydora Julli

1 L-204

2 Apistogramma Agassizii "Super Red"

 

 

Temperatura: 26 ºC

pH: ~7

NH3 e NH4: 0,05 mg/ml

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm,...essa luz ta a precisar de ser trocada! E ja agora....um co2 caseiro ficava a matar, para veres a eleocharis a crescer....

Essa eleocharis tem um problema, alem de ganhar lixo, é o spot preferido das algas.... Deixa as plantas ganharem raizes fortes e comeca a pentea-las todas as semanas..assi, retiras o lixo e as algas.

Quanto a mim, acho que, mesmo para melhorar a apresentaçao do aqua...e para o poderes observar melhor, devias aumentar a luz.

 

Cumps..e forca aí

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta resposta!! O que acham desta lâmpada: http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=2081&productid=26909&sid=0? O meu aquário apenas permite a aplicação de lâmpadas de casquilho grosso (penso eu).

 

E quanto ao pó? Será que deverei meter areia por cima do meu substrato? A ideia seria colocar uma pequena camada apenas. Mas terei que retirar os peixes?

 

Cumps,

Diogo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal era mesmo uma luminária nova, com lampadas t5 ou t8 (tubo), ou até leds.....

Informa-te aqui no fórum que há muita informação acerca de luminárias....

 

A eleocharis dá-se bem em ambientes de pouca luz....mas não cresce! se queres essa planta a crescer a olhos vistos, adquire uma luminaria nova com entre 0.5 a 1 watt por litro e co2 diy...procura no fórum.

Pensa bem na fertilização....Eu uso fertilização caseira fornecida por um membro do fórum.....

 

o substracto da ADA é fértil? Se for, tens de colocar substracto inerte por cima, uma boa camada, para que o substracto ADA não se misture na coluna de água.....ISSO É URGENTE! Se for assim, os peixes não vão durar muito e dauqi a nada vais ter um boom de algas.

Espero que não seja fertil....

 

 

Os entendidos que se cheguem à frente para comentar isto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é... é bastante bom para as plantas e acaba por funcionar mesmo como "areão". Mas já sei o que vou fazer. No próximo fim-de-semana vou arrancar com mais umas mudanças e colocar o tal inerte por cima deste, dar uma boa limpadela às plantas e ao aquário em si e arrancar com isto.

 

Quanto às luminárias... digámos que o meu orçamento já esta muito diminuto e penso que a ideia inicial passará pela aquisição das tais lâmpadas que referi anteriormente uma vez que se adaptam à tampa do meu aquário e têm as características referidas em vários tópicos deste fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente pessoal!

 

É normal as corys ficarem todas juntas e muito paradas, sem andarem a "fazer o trabalho delas"? Penso que quando as adquiri elas eram mais activas. Neste momento caso vejam algo a passar à frente do aquário, fogem todas e escondem-se no meio das plantas/tronco.

 

O que poderá ser?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya, é normal. As corydoras no início são sempre mais activas que andam a explorar terreno desconhecido. Passado uns tempos, quando já se habituaram à casa, costumam ser assim pois sabem onde esconder-se quando alguém passa. As minhas só vejo a partir do "por do sol".

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que dar mais umas informações, senão é dificil!

 

Como estão os parametros da água?

 

Inseriste alguma coisa de novo?

 

Que mais informações seriam necessárias? Os parâmetros medidos são os já referidos anteriormente:

pH: ~7

NH3 e NH4: 0,05 mg/ml

A última intervenção que fiz foi mesmo a colocação do areão. Para além disso não houve mais mudanças.

 

ya, é normal. As corydoras no início são sempre mais activas que andam a explorar terreno desconhecido. Passado uns tempos, quando já se habituaram à casa, costumam ser assim pois sabem onde esconder-se quando alguém passa. As minhas só vejo a partir do "por do sol".

 

Abraços

 

Tony

 

Pois... algumas lá não fogem de mim... Poderá ser por causa do L-204 ou dos apistos? Antes de os comprar pesquisei um pouco sobre eles, nomeadamente sobre certas incompatibilidades e pareciam-me tudo "ok".

 

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

É normal elas andarem escondidas durante o dia ou quando a luz está ligada, porque são mais activa durante a noite. Se é se todas estão a comer e se os bigodes estão todos bem

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.