Projecto - Primeiro Aquário - Mudanças pag.13


ReDsOuL

Recommended Posts

Posso te dizer que eu tenho um aquário idêntico, da aquatlantis e com essa biobox, apesar de não ser a melhor das opções eu estou satisfeito com o filtro, é de fácil limpeza, e não tenho tido problemas nenhuns, tem a desvantagem de ocupar espaço dentro do aquário e esteticamente não ser das melhores coisas que se podem arranjar, mas por outro lado é muito silencioso...eu gosto.

 

Este foi o tal que me custou 100 €...sem móvel.

 

Esquece é a iluminação que vem com ele, eu tive de tirar a tampa e colocar uma iluminação mais forte, neste momento não tenho tampa e coloquei 2 x T5 com 24W.

 

Mais uma vez...esta é a minha opinião.

 

Qual o tamanho do teu?

 

EDIT: Já vi que é 100x35x40.

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 341
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Em relação aos filtros de Cascata, tenho um num pequeno aquário de camarões (15 Litros/Reais), tem funcionado bem, mas o meu tem muito pouco espaço para matérias filtrantes, tenho a biobox que apesar de esteticamente não ser a "ultima coca-cola do deserto" funciona bem e é de fácil limpeza, por falar em limpeza tem sempre o cuidado de limpar o filtro com a água das TPA, nunca utilizes água directamente da torneira que o cloro mata as bactérias, de qualquer forma o importante é mesmo que tenha o fluxo ideal, o resto vai depender de um gosto pessoal, posso te dizer que para o teu aquário eu optaria por um de cascata, a capacidade é de 54 Litros mas na realidade só deverá levar uns 45/48 Litros.

 

Em relação às plantas, tens vários tópicos onde falam de plantas pouco exigentes (Low tech), anubias, valisnérias, musgo de java....etc, se assim for, acho que não precisas de Co2, eu também comecei assim, depois fui aventurando um pouco no co2 caseiro, comprei uma garrafa da jbl por 12 euros e vou usando aquela mistela da gelatina, quando recuperar do inve$timento inicial irei colocar um sistema pressurizado, o caseiro pode ser perigoso para quem não tem muita experiência, no meu caso todos os dias verifico a concentração de Co2 no aquário e se tiver muito alto tiro durante a noite, no teu lugar e para já, não colocaria, com o tempo vais vendo as necessidades das plantas.

 

Em relação aos testes, comprei uma mala/kit da JBL, não tem todos, tive de comprar uns em separado, mas tens kits para vários tamanhos e preços, no meu caso considero essenciais, Amonia, Nitritos, Nitratos, pH, GH, KH, Fe e Fosfatos, acho que são todos, todas as semanas às 6ªs testo a água dos dois aquários (Comunitário e Camarões), aos Sábados faço as TPA's, em tempos tive um Kit muito bom da Sera, tinha tudo e mais alguma coisa, no meu entender é também uma boa alternativa, mas mais caro.

Onde comprar a bom preço? Pois...essa é a parte que não te sei responder, eu prefiro comprar numa loja em que seja bem atendido e que me ajudem na medida das minhas necessidades, do que comprar mesmo que mais barato, numa loja em que me vejam só como mais um cliente, mas pela minha experiência não há lojas com preços muito baratos para este hobby, pelo menos eu não conheço.

 

O aquário comprei numa loja de esquina em Sintra, o homem da loja queria se desfazer do aquário e baixou o preço uns 50€ ao preço inicial, de qualquer forma preferia ter comprado tudo em separado, no teu caso e excepto se tiveres uma boa oportunidade de negócio ou um orçamento mais limitado, compraria em separado.

 

Em relação ao substrato, eu optaria por um substrato fértil e por cima desse um inerte, acho que é o indicado em todas as situações, não te consigo dar grande ajuda quanto a este ponto, no aquário comunitário e por ignorância só coloquei substrato inerte (areão), já no de camarões, que por acaso é o menos exigente pois praticamente só tenho musgo e estou a tentar fazer um tapete de parvula, coloquei dos dois, o fértil foi um da JBL, mas de certeza que há por aqui pessoal mais experiente que te poderá ajudar melhor que eu em relação a este ponto.

 

Agora em relação aos peixes, o que eu te aconselharia era primeiro montar o aquário/plantas, deixar estabilizar os valores, ciclo do azoto concluído e depois medir os parâmetros todos, pH, Gh...etc, e só depois disso então escolhias os peixes mediante o resultado que tivesses, se quiseres mesmo um peixe especifico, aí convém arranjar soluções (nunca químicas) para que a água fique com os parâmetros ideais para ele, no meu caso, montei o aquário todo e só depois dos parâmetros estabilizados é que escolhi os peixes a colocar no aquário, assim faço as tpa's mais descansado pois sei que não vai haver grandes variações de pH.

 

Em relação às TPA's e para evitar colocar muitos químicos eu tenho 8 garrafões de 5 litros que encho à 4ª feira com água da torneira, ao Sábado quando fizer a mudança da água, já não será necessário usar anti-cloro pois o cloro já se evaporou, de qualquer forma eu continuo a usar um pouco do aquatan.

Tem cuidado em ter a água temperada para evitar choques térmicos nos peixes.

 

Espero não ter dito nenhum disparate, se alguém mais experiente verificar que disse algo que não devia, puxem-me as orelhas sff.

compras uma calha ou fazes uma, tens projetos baratíssimos na net. Depois quando mandares fazer o aquário dizes ao vidraceiro para fazer tambem uma tampa em vidro que tape a maior parte do aquário e que deixe apenas uns centímetros na parte de trás do aquário por onde passam as tubagens e os fios. se quiseres eu tiro uma fotografia ao meu para veres mais ou menos o que estou a falar

Ora vivas

Vamos com calma e por partes:

 

1 - Não aconselho os kits, os filtro de cascata são bastante aceitáveis (dependendo do filtro, evidentemente) e agora já têm bastante espaço para materias filtrante (siporax mini, etc).

 

2 - Para plantas low-tech essa luz deve chegar, no entanto é importante saber que tipo de luz é (T8? T5? PL?) e quantos watt e kelvin têm. Não vais precisar de substrato fertil nem CO2 com esse tipo de flora.

 

3 - A Tampa não e precuisa para nada, a única desvantagem é repores a evaporação da água que é maior do que pensas.

 

4 - Não precisas de nitrivec para nada. Deixa o ciclo realizar-se com calma, coloca poucos peixes de cada vez e não vais ter problema. Mais importante do que ter nitrivec é teres uma boa filtração biológica.

 

5 - Aquatan, etc - Em teoria não é preciso. Se puderes ter água dentro de um garrafão aberto durante 3 dias (não esquecer de a aquecer antes de meter no aqua - com um termostato regulado com a mesma temperatura que o aqua é o ideal) não precisas. No meu caso, num apartamento tenho 3 aquas, é impossível tanto garrafão e às vezes recorro ao aquatan.

 

6 - Peixada! Dizes que queres ter peixes de cardume, ok, que peixes?

 

Tens que ter em atenção 2 coisas:

a) há peixes de cardume que precisas de aguas com caracteristicas diferentes (por exemplo neons e guppy).

b) há peixes de cardume que se reproduzem muito rapidamente, o que pode ser mau se o aqua for pequeno.

 

Qualquer duvida apita.

 

Abraço

 

Muito obrigado pelas vossas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meu é de 80x30x45 (aquadream 80)

 

Mais uma vez te digo que não é a melhor opção, mas para mim foi até onde deu para ir, todas as outras opções ficariam bem mais dispendiosas, apesar disso posso dizer que estou satisfeito, toma atenção na bomba que vem dentro da biobox, a minha é uma 600 que tem um fluxo de 600 e picos, mas já li quem tenha comprado com bombas mais fracas, menos que 600 não te aconselho. Muito cuidado com esse pormenor.

 

Tira o carvão das matérias filtrantes, usa antes cerâmica, podes aproveitar a caixinha com carvão (não abras) para um dia que tenhas de utilizar medicamento e precises de utilizar carvão no aquário para o limpar.

 

Claro que o objectivo das biobox seria que continuasses a comprar caixas com as matérias filtrantes, mas há formas de contornar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meu é de 80x30x45 (aquadream 80)

 

Mais uma vez te digo que não é a melhor opção, mas para mim foi até onde deu para ir, todas as outras opções ficariam bem mais dispendiosas, apesar disso posso dizer que estou satisfeito, toma atenção na bomba que vem dentro da biobox, a minha é uma 600 que tem um fluxo de 600 e picos, mas já li quem tenha comprado com bombas mais fracas, menos que 600 não te aconselho. Muito cuidado com esse pormenor.

 

Tira o carvão das matérias filtrantes, usa antes cerâmica, podes aproveitar a caixinha com carvão (não abras) para um dia que tenhas de utilizar medicamento e precises de utilizar carvão no aquário para o limpar.

 

Claro que o objectivo das biobox seria que continuasses a comprar caixas com as matérias filtrantes, mas há formas de contornar isso.

 

Ontem não tive tempo de verificar isso, mas é uma coisa que vou fazer hoje. Ver a potência do que vem dentro daquela biobox.

 

Neste momento parece-me uma boa opção, tendo em conta que trás móvel. Com certeza que há melhores...mas também mais caras.

190€ aquário+biobox completa+móvel+ofertas (a senhora disse que me dava uns peixes, e pelo que vi ainda consigo juntar o areão ao conjunto), ou seja, no final tudo fica-me talvez em 160/170€...

 

 

Não queria mandar fazer um aquário porque depois tenho medo que não fique a meu gosto, e quero um aquário tapado e sem ter de me chatear a inventar suportes para luzes e afins...que é a parte mais chata e mandar fazer um...

 

Do que tenho visto aquários a rondar os 100 litros, custam ~150€, e não trazem Biobox, trazem filtros e termostatos normais separados, que dentro dos filtros internos me parece ser do melhor que há. Ou estou enganado?

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha experiência posso dizer que estou satisfeito com a minha biobox, resulta bem e não faz barulhos, para além de que o termostato também fica escondido.

 

A senhora que te dê os peixinhos mas só depois de teres o ciclo concluído...muita atenção a esse pormenor, reparei que pretendes adquirir o Nitrivec, atenção que não é nenhuma mezinha milagreira ;), isto apesar de lá dizer que se podem colocar peixes 24 h depois de introduzir o produto na água, eu só tenho no caso de aparecer alguma urgência em que por algum motivo tenha de repor bactérias, tens de deixar que o ciclo de faça naturalmente e sem ajudas externas, só assim consegues um aquário estável, quanto menos químicos puseres, melhor.

 

Em relação a quereres o aquário tapado...eu também queria, mas agora depois de tirar a tampa e colocar a nova iluminação já não imagino com tampa novamente, na minha opinião dá um ar mais leve ao aquário. Acho que só vou voltar a tapar quando for de férias para evitar a evaporação, mas cá está...são gostos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui verificar e a bomba é de 630L/h. Portanto parece-me suficiente para um aquário de 100L.

A lâmpada é que é apenas de 18W. E sem inventar não há muito a fazer porque a potência está relacionada com o comprimento da lâmpada.O termostato é de 100W, logo também me parece suficiente.

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O concelho que te dou e, fazeres as coisas com muita calma.

Comprar um aquário com as medidas que queres.

Filtro Externo.

E uma calha.

Nem que demores mais algum tempo a montar o aquário. Mas penso que ficas melhor servido.

 

Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário é muito semelhante ao meu (a diferença é que o meu faz um octagono completo e não apenas metade).

Em relação ao filtro, devido ao que na altura li, optei por retirar a biobox. Sei que tive que gastar mais algum no filtro externo mas pelo menos a água tem estado sempre bastante cristalina. Aconselho-te é a decidir se a retiras ou não, antes de encher o aquário porque se vazio já deu algum trabalho, então cheio nem quero imaginar. Caso optes pelo filtro externo, supondo que o móvel também seja semalhante ao meu, irás ter que colocar a prateleira do meio uns cm mais abaixo para o filtro caber.

Quanto à lâmpada o meu trazia 2x18W T8 numa calha que roda sobre um pino. Pelo que entendi esse só traz 1X18W T8. Andei bastante tempo a queimar neurónios, a pensar como podia melhorar a iluminação e no final optei por adicionar à calha existente uma calha estanque T5 2x24W. Também cheguei a pensar em alterar a calha de T8 para T5 L8, que são lâmpadas T5 com o mesmo comprimento das T8, e em vez dos 18W têm 28W (implica mudança de balastros).

 

Desejo-te boa sorte

Cumps

Editado por cfnovais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba é igual à minha, para essa litragem e no meu entender chega.

 

A iluminação é muito "curta", de certeza que terás necessidade de mais, mas cada caso é um caso e cada aquário diferente do outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O concelho que te dou e, fazeres as coisas com muita calma.

Comprar um aquário com as medidas que queres.

Filtro Externo.

E uma calha.

Nem que demores mais algum tempo a montar o aquário. Mas penso que ficas melhor servido.

 

Cumps

Não digo que um dia não venha a mudar...mas não quero um filtro externo por questões de espaço.

Podem ser melhores mas parece-me que o que vem com o Aquário é suficiente para a litragem, uma vez que é mais de 6x superior à litragem do aquário.

 

 

Esse aquário é muito semelhante ao meu (a diferença é que o meu faz um octagono completo e não apenas metade).

Em relação ao filtro, devido ao que na altura li, optei por retirar a biobox. Sei que tive que gastar mais algum no filtro externo mas pelo menos a água tem estado sempre bastante cristalina. Aconselho-te é a decidir se a retiras ou não, antes de encher o aquário porque se vazio já deu algum trabalho, então cheio nem quero imaginar. Caso optes pelo filtro externo, supondo que o móvel também seja semalhante ao meu, irás ter que colocar a prateleira do meio uns cm mais abaixo para o filtro caber.

Quanto à lâmpada o meu trazia 2x18W T8 numa calha que roda sobre um pino. Pelo que entendi esse só traz 1X18W T8. Andei bastante tempo a queimar neurónios, a pensar como podia melhorar a iluminação e no final optei por adicionar à calha existente uma calha estanque T5 2x24W. Também cheguei a pensar em alterar a calha de T8 para T5 L8, que são lâmpadas T5 com o mesmo comprimento das T8, e em vez dos 18W têm 28W (implica mudança de balastros).

 

Desejo-te boa sorte

Cumps

A biobox vou deixar.

A iluminação é uma coisa que tenho de ver me futuro o que posso fazer para melhorar, e como.

 

A bomba é igual à minha, para essa litragem e no meu entender chega.

 

A iluminação é muito "curta", de certeza que terás necessidade de mais, mas cada caso é um caso e cada aquário diferente do outro.

Pois também me parece que chega e sobra.

A iluminação tenho de estudar a coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação é uma coisa que tenho de ver me futuro o que posso fazer para melhorar, e como.

 

Ainda não percebi se já compras-te ou não esse aquário. Mas se já o tens na tua mão tira uma foto à parte superior para mostrar a calha existente e o espaço que tem disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ainda não percebi se já compras-te ou não esse aquário. Mas se já o tens na tua mão tira uma foto à parte superior para mostrar a calha existente e o espaço que tem disponível.

Ainda não o comprei. Talvez o vá buscar à tarde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém colocares qualquer coisa entre o aquario e o móvel. Eu comprei uma tábua/prateleira no Leroy, tinham com as medidas exactas do aquario pelo que nao foi necessário nenhum corte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parabéns pela aquisição :)

 

Só queria deixar aqui um pequeno reparo:

 

Não digo que um dia não venha a mudar...mas não quero um filtro externo por questões de espaço.

Podem ser melhores mas parece-me que o que vem com o Aquário é suficiente para a litragem, uma vez que é mais de 6x superior à litragem do aquário.

 

A litragem de um filtro interno não tem nada a ver com a litragem de um filtro de mochila ou de um filtro externo. Resumindo ainda mais: 500l/h num interno é inferior a um de mochila de 500l/h e esse é, por sua vez, inferior aos 500l/h de um externo. Porquê? Porque não interessa só a litragem mas sim a filtração biológica. Num interno leva muito pouco comparado com um de mochila (depende dos de mochilas mas estou a falar por exemplo dos liberty) e os filtros de mochila levam muito menos do que os filtros externos.

 

É tal e qual como no mundo automóvel... um F1 pode ter 900CV mas se lhe atrelasses uma carga, não saia do sítio.... uma pickup pode ter 200CV mas não passa dos 140... Cv vs binário... usa a litragem como Cv e a capacidade de filtragem biológica como binário.

 

Abraços e boa sorte para o projeto :)

 

 

E COM CALMA!!! :)

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Parabéns pela aquisição

 

Só queria deixar aqui um pequeno reparo:

 

 

 

A litragem de um filtro interno não tem nada a ver com a litragem de um filtro de mochila ou de um filtro externo. Resumindo ainda mais: 500l/h num interno é inferior a um de mochila de 500l/h e esse é, por sua vez, inferior aos 500l/h de um externo. Porquê? Porque não interessa só a litragem mas sim a filtração biológica. Num interno leva muito pouco comparado com um de mochila (depende dos de mochilas mas estou a falar por exemplo dos liberty) e os filtros de mochila levam muito menos do que os filtros externos.

 

É tal e qual como no mundo automóvel... um F1 pode ter 900CV mas se lhe atrelasses uma carga, não saia do sítio.... uma pickup pode ter 200CV mas não passa dos 140... Cv vs binário... usa a litragem como Cv e a capacidade de filtragem biológica como binário.

 

Abraços e boa sorte para o projeto

 

 

E COM CALMA!!!

 

 

Abraços

 

Tony

A nível de matéria para filtrar a biobox até trás bastante. Fiquei admirado.

 

Porque dizem para tirar o carvão activo da biobox?

Pelo que li dura apenas um mês e tem que se retirar...é isso?

 

Logo já coloco umas fotos. Hoje já o coloco em funcionamento.

 

Que acham da Nutrafin? Comprei o Cycle! Até porque só havia daquela marca na loja e ficou-me em 5 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão só serve para retirar substâncias/nutrientes/quimicos da água. Utiliza-se normalmente apenas depois de um tratamento com medicação. De resto é desperdício que não serve para nada. Pior é se deixares demasiado tempo pois uma vez que satura, começa a largar outra vez tudo o que apanhou...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas parabéns pelo novo aquário.

 

Conselhos para a biobox, separa ela do aquário e prende com ventosas, quando quiseres mudar ou limpar é mais fácil. No local do carvão mete cerâmicas. Tenta arranjar os refils da biobox em sacos e abre as caixas com calma para poderes trocar as matérias filtrantes. Se andares a comprar as caixinhas tens ai uma renda:(

 

Relativamente ao carvão activo o tony já explicou :)

 

Antes de montares o aquario tenta verificar se consegues alterar a iluminação, 18w em 100l, vai ficar-te caro em plantas, até descobrires plantas que se mantenham. E por experiência própria ao fim e 3 meses vais ter de refazer tudo por problemas com algas. Por 2 vezes passei por isso, até descobrir que o problema era 18W para 110l, troquei por 2X20W acabou-se os problemas. Acho que gastei mais em plantas em 6 meses do que na iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão só serve para retirar substâncias/nutrientes/quimicos da água. Utiliza-se normalmente apenas depois de um tratamento com medicação. De resto é desperdício que não serve para nada. Pior é se deixares demasiado tempo pois uma vez que satura, começa a largar outra vez tudo o que apanhou...

 

Abraços

 

Tony

 

Ok obrigado

 

Boas parabéns pelo novo aquário.

 

Conselhos para a biobox, separa ela do aquário e prende com ventosas, quando quiseres mudar ou limpar é mais fácil. No local do carvão mete cerâmicas. Tenta arranjar os refils da biobox em sacos e abre as caixas com calma para poderes trocar as matérias filtrantes. Se andares a comprar as caixinhas tens ai uma renda:(

 

Relativamente ao carvão activo o tony já explicou

 

Antes de montares o aquario tenta verificar se consegues alterar a iluminação, 18w em 100l, vai ficar-te caro em plantas, até descobrires plantas que se mantenham. E por experiência própria ao fim e 3 meses vais ter de refazer tudo por problemas com algas. Por 2 vezes passei por isso, até descobrir que o problema era 18W para 110l, troquei por 2X20W acabou-se os problemas. Acho que gastei mais em plantas em 6 meses do que na iluminação.

 

Pois em relação às matérias filtrantes já estava a pensar fazer isso. Onde as posso encontrar?

 

A iluminação em princípio vou alterar...tenho é de ver como.

 

Outra alteração que quero fazer é subir a tampa do aqua uns centímetros...para não me tapar tanto vidro.

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam algumas fotos da montagem e preparação do aquário :)

 

2012_05_17_11_24_51.jpg

 

2012_05_17_11_25_39.jpg

 

2012_05_17_11_25_55.jpg

 

2012_05_17_11_27_16.jpg

 

2012_05_17_11_30_15.jpg

 

2012_05_17_11_49_15.jpg

 

2012_05_17_12_02_08.jpg

 

2012_05_17_12_08_24.jpg

 

2012_05_17_12_22_36.jpg

 

2012_05_17_12_23_03.jpg

 

2012_05_17_12_23_20.jpg

 

2012_05_17_12_23_33.jpg

 

2012_05_17_12_33_29.jpg

 

2012_05_17_12_35_04.jpg

 

2012_05_17_12_35_13.jpg

 

2012_05_17_12_35_21.jpg

 

2012_05_17_13_17_40.jpg

 

2012_05_17_13_17_51.jpg

 

2012_05_17_13_17_58.jpg

 

2012_05_17_14_04_46.jpg

 

2012_05_17_14_04_59.jpg

 

Agora falta arranjar umas plantas, ou pelo menos uma, para daqui a uma semana colocar uns peixes. Ainda não sei bem quais, mas gostava de colocar peixes de cardume. Tenho de estudar bem a coisa, tenho tempo! Também falta decoração...com o tempo virá!!

 

Em relação aos produtos da Biobox, só coloquei o branco e o azul!

Que composto é aquele ultimo acastanhado?

 

Como já foi falado no futuro terei de alterar a iluminação, e também quero subir um pouco a tampa do aquário porque aquela faixa grande preta da tampa tapa muito vidro :)

Editado por ReDsOuL
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o "acastanhado" é o mais importante de todos... é onde as bactérias nitrificantes se vão instalar.

 

Peixes daqui a uma semana? Não me parece... só se os meteres lá sem teres o ciclo feito. Um bom filtro externo com toneladas de massas filtrantes, muita circulação e com 4ppm de amónia presente, leva 11 a 13 dias para criar bactérias suficientes para transformar isso em nitratos, Mesmo que consigas o mesmo (o que duvido) ainda precisas que te apareça amónia na água para iniciar o ciclo e só isso leva logo 3 a 5 dias... resumindo... 3 semanas a 1 mês para o ciclo estar completo.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O composto castanho chama-se aquaclay e é um tipo de substracto que tem uma função parecida com as cerâmicas (zona de concentração de bacterias), mas não é tão eficaz e a zona é reduzida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.