Problema com calha de iluminação / tomada temporizadora


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Precisava da vossa opinião sobre este problema, tenho uma calha de iluminação com uma lâmpada florescente de 75w, a calha está ligada a uma tomada temporizadora, quando chega a hora de ligar funciona bem o problema é quando chega a hora de desligar, efectivamente a lâmpada desliga mas fica a fazer pequenos flashes tipo como se quisesse ligar… mas muito fracos mal se vêm.

 

Pensei que fosse a tomada temporizadora que estivesse a ir para o galheiro e resolvi compra uma nova de outra marca, acabei por comprar no Ikea, continuo com o mesmo problema, o mais estranho é que se desligar a calha no botão on/off os flashes continuam, mas se ligar a calha directamente na tomada, e desligar o botão deixa de fazer flashes, umas vez que não posso estar sempre eu pessoalmente a ligar e desligar a lâmpada, que me aconselham a fazer comprar uma calha nova?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isso é eletricidade que fica a circular de forma residual e/ou uma pequena corrente que fica a passar. Ou seja, não fica 100% off. Eu tive uma questão dessas com um interruptor que resolvi trocando exactamente o interruptor, pois este deixava passar passar corrente mesmo em off.

Também já me falaram quando há transformadores que se são circuitos velhos, fazem isso.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias,

 

 

exprimentem ligar a ficha ao contrario.

 

 

trocar a posiçao das polaridades.

 

 

é uma ideia apenas.

 

 

 

cumprimentos

 

Boas por acaso falei com um electricista á pouco que me disse isso mesmo, tem a ver com retornos e terra (para mim é chinês isto)

O certo é que nem sempre faz e quando faço manutenção tenho o habito de desligar a calha, tenho q testar para ver se rodando a tomada resolve o problema.

De qualquer maneira obrigado pelas dicas.

Vou testar e daqui a uns dias digo o resultado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para quem quiser uma melhor definição do que é o retorno, fase e terra :)

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_03.asp

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas malta.

 

eu resolvi isso muito bem pelo menos ate agora. tinha o mesmo problema e toda a gente me dizia que o temporizador deixava passar corrente. eskeçam esses temporizadores do aki, bricomarche, e por ai fora que nao valem nada.

fui a uma loja da area e deram-me um que nunca mais fez isso mas é obvio que sao mais caros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas malta.

 

eu resolvi isso muito bem pelo menos ate agora. tinha o mesmo problema e toda a gente me dizia que o temporizador deixava passar corrente. eskeçam esses temporizadores do aki, bricomarche, e por ai fora que nao valem nada.

fui a uma loja da area e deram-me um que nunca mais fez isso mas é obvio que sao mais caros...

 

boas

o problema é mesmo dos temporizadores

ate porque façam o teste de retirar os temporizadores e ligar na tomada directamente e vai deixar de acontecer.

esses relogios baratos têm dessas coisas fazem o corte mas quando passam de uma patilha para a outra (as que regulamos para ligar e desligar)dao um salto e da um pico de luz ,fraquinho mas dá. A solucao passava por uniformizar a zona das patilhas para nao existirem ressaltos.

 

abraços

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

We are not alone... uuuuu... :scarerun:

Também tive esse problema mas depois passou :rolleyes:

 

Eu passei a beber menos e também me passou...

Sorry, não resisti bowdown:tongue:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol, bem eu não sei o que aí tens, mas a mim, permitem-me uma pequena historia, quando andava num curso de electronica aconteceu-me tocar no escuro na lãmpada do candeeiro do quarto e não é que se fez luz, fraquinha mas fez! Entretanto perguntei ao meu formador sobre o fenomeno, mas este não me respondeu. Mas como isto nunca mais me passou e andou sempre na minha mente, cheguei um dia a casa e alterei a ligação da ficha (normal sem terra - ver aqui topico) na tomada e já não o fez, invertia e acontecia o mesmo. Conclusão ao tocar no vidro o gaz na lãmpada fluorescente ionizava ou seja uma ligeira corrente electrica passava entre o gaz e o meu corpo. Ao contrario essa corrente residual passava-me directamente para o corpo sem passar pelo gáz.

 

Depois de ter virado a ficha / mudar is polos, nunca mais verificquei qualquer problema com as lâmpadas

 

Provavelmente a tua ficha poderá ser uma ficha simples sem terra ou então o fio terra, verde e amarelo, poderá não estar ligado não querendo dizer que esse problema advenha directamente destas condições. Os interruptores normalmente interrompem a fase, mas se inverteres a ficha estas a interromper o Neutro, fio azul. Se desmontares a calha na ultima condição com o botão desligado se mexeres no neutro, onde se encontra agora a fase, levas uma "injecção" de electrões :shocked028: :shocked028: ... embora o circuito esteja interrompido. Pode-se dar o caso, e dizes que desligas o botão e faz o mesmo, é porque não estavas a interromper o circuita na fase, mas no neutro. A fase esta toda lá dentro da calha, o mesmo pode acontecer no temporizador que é o mais provavel. Anda aí uma fuga de electrões... :scarerun:

 

Algo se passa com a tua calha e isso não é normal, até porque tenho aqui duas calhas, uma que era antiga e mudei para balastro electronico, e outra mais actual onde lhe fiz um upgrade de potencia e nunca tive problemas do genero.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já agora uma questão em termos de temporizador quais são as boas marcas e andam por que valores?

 

Cumprimentos,

Pedro

Também estou interessado em saber porque breve também preciso de comprar.

 

Uma das mais simples serve ou tem de ser algo mais xpto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprem um diario. Nao e necessário nada xpto. Custam entre 5 a 10€. Encontram-se em qualquer hipermercado, Aki, Maxmat,etc...

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Já à algum tempo que não vinha cá.

 

Tive este problema também. Especialmente chato numa altura em que tava com casa toda em obras e estavamos a dormir no chão da sala perto do aqua.

 

Nessa altura usava desses temporizadores baratos.

 

Mudei para uma calha com temporizadores regulaveis via USB toda xpto.

 

Esta aqui:

 

http://fish.aquaristic.net/gembird-silver-shield-sis-pm-usb.html

 

Nunca mais tive esse problema.

 

Espero que ajude.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas companheiros estive a ler os vossos topicos e por acaso sou electricista e passo a espelicar o fenomeno: o que socede e que derivado aos varios aparelhos electricos (EX:bomba de circulação,termoestato,bomba de filtragem,EXT) o aquario vai acumulando electricidade estatica,isso associado a uma terra de protecção fraca vai provocando a inflamação do gaz dentro do tubo florescente.A unica maneira de resolver isso e isolarem a calha do aquario o reforçarem a terra.

Em questão aos temporizadores a uns muito porreiros no liroymerlim a 4.5€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual o horário que têm na luz do vosso aqua?

 

Não se aconselha mais de 10 horas, mais que isso só vai benificiar as algas. No inicio da montagem 6 horas são suficientes. Dps passadas duas semanas quando as plantas já estiverem adaptadas vai aumentando uma hora por semana atá as 8 ou 10 horas.

Nos tropicos as plantas têm 12 horas ou mais de luz, mas de pico são umas 6 horas.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.