iluminação em aquario de 240 litros


Recommended Posts

Tenho um aquario em casa que pretendo ativar com as seguintes medidas (120comprimento 40 largura e 55 altura). (240 litros)

Tem uma calha de 2*30W.

eu vou comprar mais uma calha mas estou em dúvida qual.

Queria uma calha com lampadas de tamanho standard poi as lampadas são mais baratas e faceis de arranjar para todas as temperaturas de cor.

Assim a duvida é:

 

- 2x54W ficaria no total com 168W

 

- 2x39W ficaria no total com 138W

 

Quero por plantas de facil manutenção mas gostaria de manter um tapete de eleocharis parvula. a primeira opção parece-me exagerada, mas poderia ligar por exemplo uma das calhas apenas 3 ou 4 horas. a segunda parece-me um pouco de nada aquem (não quero ter que no futuro fazer modificações)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas de baixa manutenção é uma força de expressão. Tambem quero plantas de crescimento rápido como egéria densa ou cabomba mas julgo que o que vai mais exigir da iluminação é mesmo o tapete de parvula. Nos aquarios que já tive montados sempre tive plantas desse genero até com pouca iluminação mas nunca tive plantas de tapete e por isso não sei se 138w serão suficientes.

 

O preço das calhas 2x54w e 2x39w é semelhante, a minha unica duvida é o consumo elétrico que é maior e se não justificar optaria antes pelas de 39, além disso a calha de 54 normal cabe mesmo á justinha dentro do aquario(se calhar até nem cabe) e por isso terei de comprar daquelas mais curtas (105 cm) que tem lampadas muito mais caras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se posso, sendo o balastro duplo ter apenas uma lâmpada ligada? ou seja se eu tirar por exemplo uma lâmpada de 30W a outra continua a funcionar?

Sendo assim não teria grandes dúvidas?

Em relação a Pll como as lâmpadas ficam lado a lado se eu desligar uma delas o aquario não fica com luz uniforme?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as PPL se as tiveres lado a lado não se estiverem frente a frente sim isso irá acontecer, ficando um lado do aquário com mais luz que o outro. Em relação ao funcionamento do balastro duplo não sei

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.