finalmente está o aquário pronto


ruibaron

Recommended Posts

ola a todos,não sei se se lembram do tópico dos 2 peixes dourados com os guppys que levantaram muita fervura por aqui. Pois aqui estão eles no novo aquário que construí de raiz. Estão por pouco tempo,apenas para por uns excrementos na agua para iniciar o ciclo do azoto. Amanhã vão regressar ao aquário mais pequeno por uns tempos e depois vão passear até ao tanque do meu sogro.

O objectivo deste aquário será o de colocar peixes de agua quente, mas como os € não abundam,irei comprando o material conforme as minhas possibilidades.

De momento estão no aquário de 80x35x30:

65 litros de agua

10 kg de areão

4 troncos

1 filtro interno duetto 100 que (supostamente) debita 340l/h

uns leds que adquiri no chinês que deverão dar para umas anubias.

Aqui ficam 2 fotos que tirei com a luz apagada claro.

Ainda haverá muito por fazer, por isso aceitam-se sugestões e opiniões,obrigado

e até breve

http://img848.imageshack.us/img848/4932/img2425z.jpg

http://img204.imageshack.us/img204/212/img2426m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da montagem.

O filtro acho fraco e penso que um aquário desses merece um externo Na pior das hipóteses, um de cascata, mas apostava num externo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro externo sera um dos proximos passos.primeiro tenho que ir comprar o termostato e os testes basicos.so para isso deve ser uns 50euros ou mais.onde poderei comprar isso a bom preco,alguma loja online?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com muita pena que vejo que quase ninguém me está a dar opiniões sobre o aquário. Paciência!!

Agora venho perguntar-vos se alguém conhece um kit de testes Aquili teste 5 em 1(PH,GH,KH,NO2,NO3) e se poderá ser uma boa compra, pois vi a um bom preço numa loja online.

Será o teste de amonia necessário na mesma se eu adquirir o tal kit da Aquili?

Em relação ao termostato será 1 Eheim jagger 100W,pelo que li no forum é bom material.

Sem querer abusar,estou pensando em mandar vir umas plantas também pela net,será que chegam a casa vivas com o calor que está?

Obrigado desde já aqueles que me vão responder!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

Gosto da montagem, mas concordo com o Jorge, esse aquário já merece um filtro externo! Arranjas baratos aqui pelo fórum.

Entretanto o termostato parece-me estar bem, a marca é muito boa, sim. O Kit é fundamental, há testes mesmo necessários. Eu confesso que nunca usei esses kits que levam os testes todos, compro os testes avulso, mas acredito ser boa opção.

Esse aquário estava engraçado para uns ciclideos africanos de pequeno porte ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Parabéns pelo aqua :)

 

Sugestões:

 

- Como já referido, um upgrade de filtro o quanto antes;

 

- Testes que utilizo são os da API mas qualquer marca serve. Sugiro é que sejam líquidos em vez de tiras que são mais precisos. Amónia e nitritos seriam para mim mesmo o básico pois daí já conseguimos ver se o ciclo já terminou e podemos, no futuro, detetar problemas. A minha ordem de prioridades é:

1. Amónia e Nitritos

2. PH

3. Nitratos

4. GH/KH

5. Fostatos (para quem tem plantas)

6. Outros

 

Coloco o PH em segundo apenas para teres uma ideia de qual é a água que tens afinal para poderes ajustar a aquisição de fauna. De resto, pouco é necessário a não ser que tenhas muitas plantas, injeção de CO2 e utilizes drop checkers (aí gastas muito da solução). Os nitratos em 3º porque fazendo TPA's semanais de 50% não há hipótese de acumulação mesmo que não saibas a quantidade. Dá jeito para teres noção da carga biológica produzida e também do consumo das plantas. A partir daqui são luxos... Não são importantes para o dia a dia mas gosto de tê-los. O teste GH/KH usei duas vezes no espaço de um ano e tal.

 

- Areão... será que arranjas mais disso? Eu apostava em levantar mais a parte de trás numa relação de 2:1 ou 2.5:1 para dar mais o efeito de profundidade. Os troncos parecem muito giros. Talvez devesses brincar um pouco com a disposição de maneira a criar um foco central no aquário (ligeiramente desviado para a direita ou esquerda).

 

- Termostato... os da eheim/Jager têm boa fama. Eu estive quase para comprar um há algumas semanas atrás (o meu da Sera avariou) mas depois de ter o de 100W/125W na mão, desisti. Aquilo parecem uns vibr**** XXL. Se bem me recordo, o de 100W e o de 125W têm 30cm de comprimento. Ora o meu aquário tem 35cm de altura mas retirando 7cm de substrato na parte de trás, já não cabe a não ser que o ponha na diagonal (inestético). Acabei por comprar outro da Sera de 100W que tem 23cm de comprimento. Suponho que devas ter isso em atenção não vás depois ter problemas para colocar o termostato.

 

De resto... continua assim que já vais bem :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, obrigado pelas respostas.Respondendo aos comentários que foram feitos:

A fauna ainda não foi escolhida, só sei que terá sempre que haver uns guppies, pois acho-os super engraçados.

O filtro,quem me dera poder comprá-lo já, mas se digo a minha mulher que vou gastar mais uns 80€ por um filtro (pois quero comprar 1 Eheim),ela põe-me as malas à porta ou manda-me dormir no aquário,por isso teremos que aguardar mais um ou dois meses.

Em relação ao termostato Jager,já tinha visto as medidas na net e antes de comprar tinha que medir o aqua, pois medi-o a pouco e vou ter que ir para outra marca,talvez Sera?

Em relação ao areão tem cerca de 3cm à frente e 6cm a trás.Na foto é que não se nota bem.

Os troncos ando a muda-los de posição todos os dias para ver se alguma me convence completamente.

As plantas virão daqui a mais uns dias.

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Até te ajudo antes de postares a dúvida! xD

 

Isso da agua verde tem muito que se diga, altos valores de fosfato duram algum tempo até estabilizar num aquário novo, nós tivemos vários problemas até conseguir ter a agua clarinha... E claro... Purigen :3

 

Acredito que com TPA's 50% 2 em 2 dias, vais lá. A agua é condicionada? Aquatan, Prime... Whatever...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o Aquário está a fazer o ciclo, não convem fazer muitas TPA's, e no máximo de 20%, penso que não te deves chatear com isso para já. Espera at´ao ciclo estar terminado. E depois purigen lá para dentro.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui vão as fotos

http://img542.imageshack.us/img542/1628/img2434u.jpg (com flash)

http://img853.imageshack.us/img853/7642/img2435to.jpg (com flash)

http://img692.imageshack.us/img692/5702/img2436yu.jpg (com flash)

http://img207.imageshack.us/img207/5779/img2437l.jpg sem flash com luz do aqua

http://img818.imageshack.us/img818/3811/img2438i.jpg sem flash com luz do aqua

 

se repararem o estranho é que apenas se vê nas fotos de lado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está giro... essa do verde... nem se nota nada e mesmo que esteja mesmo... nesta fase, vale tudo... se te puseres a fazer TPA's e adicionar químicos só vai desestabilizar1 ainda mais.... como disse o JPL, 20% de vez em quando e vai esperando... depois do ciclo logo se vê.

 

Abraços

 

Tony

 

Edit: Foram corrigidos erros ortográficos

 

 

1 desestabilizar ou destabilizar, ambas as formas são aceites na língua portuguesa (fonte:priberam)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

asneira não... não contribui é para o ciclo... na pior das hipóteses ainda atrasa um pouco.

 

Asneira seria fazer xixi para dentro do aqua e ficar à espera de milagres. :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui relaxa e deixa isso andar....

 

 

 

 

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atrasar,espero que nao,tenho o puto a chatear-me todos os dias a perguntar quando pomos os peixes.este sabado faz 2 semanas que tem agua dentro.quando receber os testes tenho que ver logo isto.ate' eu estou impaciente,pior que o puto!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com duas semanas de uma montagem nova, nestas circunstancias, ja la parava 1 a 3 peixes, dependendo do tamanho e resistencia.

Certamente nao gastaria um centimo em testes.

Falta ali pelo menos um par de plantas basicas, tipo fetos ou anubias. Dinheiro melhor gasto e que em testes de amonia (que na verdade dao o valor total de amonia + amoniaco).

 

O areao e como eu gosto, pode ser sifonado e limpo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo...se fosse verdete, verdete... nem vias o tronco... e aí só um esterilizador UV é que te safava.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente temos testes!!!

Mas acho que estou a ficar daltónico,estas cores são muito parecidas.

PH: entre 7,5 e 8

Amónia: 0

Nitritos(NO2):+-0,02

Nitratos(NO3): inferior a 5mg/l

amanhã vou pôr os 2 primeiros habitantes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.