finalmente está o aquário pronto


ruibaron

Recommended Posts

Tony, já que falaste em purigen...

 

Tenho umas questões se me puderes responder:

 

1- Regeneração com prime? Como fazes e quais as vantagens em relação ao método que a seachem aconselha (racio 1:1, água e lixivia)?

 

2 - Como é que acondicionas o purigen (ex: saco, meias de senhora, etc)? E qual é o lugar mais eficiente dentro do filtro?

 

Se quiseres responde no meu tópico! biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

p.s ruibaron, desculpa pelo off topic!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respondo aqui que fica logo a dica para o Rui se ele um dia quiser usar isso.

 

1. No mundo ocidental desenvolvido, lixívia é como uma arma biológica. usam luvas, máscaras e vendem frascos de 250ml na secção especial do supermercado. Aqui em Portugal usamos como água. Quando vi, pela primeira vez, um garrafão de 5L de lixívia ia-me dando uma coisa má. Agora já estou acostumado. Claro que podes diluir a lixívia com água mas para quê? Com lixívia pura, a coisa resolve-se em 24 horas.

 

O que faço é o seguinte:

 

Arranjo um tupperware um pouco maior do que o saco de purigen, deito lá dentro a lixívia até cobrir por completo o purigen. Deixo atuar durante 12 horas, viro o purigen e mais 12 horas. Ao fim de 24 horas todo o purigen deveria estar dourado/branco. Depois é só lavar muito bem por baixo de água corrente, depois mergulho num tupperware com 5 colheres de sopa de Seachem prime e 250ml de água. Chega para cobrir o saco. Deixo durante 3 dias e vou mexendo o saco quando posso. Depois passo outra vez por água corrente. Se for para utilizar logo, atiro para dentro do filtro. Se é para guardar, embrulho, ainda molhado, dentro de uma platina de alumínio e guardo num local escuro.

 

Pronto... já está.

 

O lugar mais eficiente dentro do filtro é mesmo à saida, depois de todas as matérias filtrantes, inclusive depois da lã de vidro. Eu utilizo purigen de 100ml/50gr que já vem pré-embalado num saco de 180 microns. Se comprares em frasco, utiliza pelo menos duas meias de senhora ou então arranja um saco com malha inferior a 180 microns.

 

ABraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado, living and learning!

 

Só ainda não percebi o uso do prime, visto que logo a seguir à lixívia e a passagem por água o purigen já está regenerado!

 

Pergunta parva de quem ainda não tem o filtro (no meu caso o eheim 2073), quando dizes que deverá estar à saída do filtro e depois das matérias filtrantes, estás a dizer que o purigen deve estar no topo de todas as outras matérias, certo? bang

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda!

Editado por sc4rely
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O purigen estará regenerado logo após o tratamento da lixívia mas os restos do cloro que não consegues tirar com água corrrente têm que ser neutralizados com o prime senão arriscas-te a matar a fauna toda pois a concentração de cloro na água é um milhão de vezes menor do que na lixívia...

 

O prime neutraliza o cloridio e cloro da lixívia.

 

Quanto à colocação, no caso do teu filtro, é entre a grelha e a lã de vidro, naquele desenho oval que tens na grelha. No meu tópico tenho uma foto disso que o meu é o 2071 que é igual ao teu mas mais curto.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o prejudicial não é o cloro da água, que isso não mata peixes, pode eventualmente matar a clónia de bactérias. O Prime vai eliminar os restos de cloro da lixívia que ficaram no purigen, resumindo neutraliza o efeito da lixívia. Que um bocado de lixivia no aquário era um massacre.

 

Abraços

Editado por jplonga

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bolas,cada vez que leio alguma coisa seja no meu tópico,seja no de outra pessoa, fico a saber que nada sei.Este hobby é mesmo para mim que quero sempre aprender mais.Ainda não tinha ouvido falar de purigem ou lá o que é isso,vou agora investigar isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Micro Granulado de resinas milagrosas... Até tenho uma frase que "todos" conhecem! E vou escrevê-la novamente...

 

"Se consigo viver sem o Purigen?.. Consigo... Mas não era a mesma coisa"

 

:D

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguém aqui no forum da zona de Loulé que tenha musgo de java,fetos de java ou anubias para vender?

São as plantas que vou pôr no aquário. Infelizmente o que tenho visto aqui no forum à venda é tudo de pessoas do Centro ou Norte e pagar portes penso que acaba por não compensar muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada disso, sorry.

 

Quanto ao purigen... serve apenas para dar o toque final no brilho/clareza da água do aquário. Não é um item necessário. É apenas uma preciosidade para os obsessivos-compulsivos como eu e alguns que por aqui andam. A maioria do pessoal nem sonha o que é e também não precisam disso a não ser que queiram ter a água como água do luso. Tira aquele ar baço da água.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho nada disso, sorry.

 

Quanto ao purigen... serve apenas para dar o toque final no brilho/clareza da água do aquário. Não é um item necessário. É apenas uma preciosidade para os obsessivos-compulsivos como eu e alguns que por aqui andam. A maioria do pessoal nem sonha o que é e também não precisam disso a não ser que queiram ter a água como água do luso. Tira aquele ar baço da água.

 

Abraços

 

Tony

Acho isso todos querem. Mas muitos não conhecem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol... googlar? Essa expressão é tão conhecida como "errare humanum est", "ceteris paribus" ou até "veni, vedi, vinci"... quem é que não sabe essas?!?

 

Se fosse qualquer coisa mais do género da minha assinatura... ainda vá que não vá agora as outras são utilizadas todos os dias :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A da tua assinatura também já tinha ido ver o que era, mas a mais conhecida expressão em latim é :

 

 

E pluribus unum

  • Votar + 1

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bolas, no lugar de estar cada vez mais seguro da fauna que quero por no aquario,cada vez estou mais inseguro.Cada vez que vou pesquisar sobre espécies descubro uma que gosto. Não podemos é por tudo dentro do aquário.Isto está difícil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o Seneca há 2000 anos dizia o mesmo :)

 

Faz uma folha em excel. Mete colunas para:

 

Nome, tamanho em adulto, intervalo de temperatura, comportamento, ph, tipo de água, estrato da coluna de água que ocupa, Facilidade de manutenção, quantidade e preço

 

Vai colocando os peixes que gostas e vai preenchendo os campos. Depois, no final, escolhes aqueles em que as colunas 3,4,5 e 6 correspondam mais ou menos. No caso da coluna 7, tenta distribuir de forma a que tenhas espécies de fundo, de meias águas e de topo. (Usa o código F,M,T para designar cada estrato)

 

Não vais comprar um peixe que gosta de 22 a 24C e um ramirezi que gosta de 28-30C mas se encontrares espécies que andem nos 26-28 podes misturar com ramirezi. Claro que isto é só considerando a temperatura. Depois tens que cruzar os dados com PH, tipo de água e comportamento.

 

No caso do comportamento podes usar os Códigos: C (Cardume) S (Sociável com outras espécies) R (rivalidade dentro da própria especie) A (agressivo para outras espécies) X (Forma Casal) e Z (Solitário).

 

Eu fiz uma tabela dessas na altura para escolher os meus peixes. Não fiquei assim tão errado. A coluna 8 é importante pois deves, neste momento, escolher espécies mais robustas e fáceis de criar senão depois é uma desilusão. Começa por espécies do tipo "F" (Fácil) e "M" (Médio) e deixa as "D" (Difícil) e as X (Extremamente difícil) para mais tarde.

 

É só uma questão de metodologia. :)

 

Abraços

 

Tony

 

PS: também podes utilizar esta tabela de compatibilidades para ajudar: http://www.ratemyfishtank.com/freshwater_compatibility_chart.php

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh como eu gosto dessa frase... já nem me lembrava...

 

Houve uma altura em que usava muito "Alea jacta est" quando lançava um programa ou serviço e depois era esperar o que saia daí...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.