o meu primeiro lago


Recommended Posts

Boas

Sou novo nesta parte dos lagos, apesar de ja ser aquariofilista a uns anos e precisava de uma ajudinha se poderem. Tenho um lago com cerca de 3000 l feito em alvenaria. O lago é em forma de 8 e tem cerca de 65cm de profundidade. Não tenho plantas dentro dele, já tive umas flutuantes mas morreram. Tenho um filtro DIY com uma bomba submersivel de 750W com 3 saidas de água, uma para a cascata, outra para o repucho e a outra para o filtro que tem no seu interior leca e lã( já sei que estou a fazer uma coisa mal que e a de a água não ir toda ao filtro primeiro). Tenho como fauna uns 6 peixes daqueles vermelhos e brancos que se vendes nas lojas com pouco mais de 12 cm cada, 2 barbos com 30 cm e um pimpão com 25cm.

 

Vamos então ao problema propriamente dito. Estava tudo bem ate que a 4 dias atrás chuveu bastante e a agua do lago ficou toda verde/turva de um momento para o outro. No dia seguinte fiz uma TPA de cerca de 30% e entretanto morreram-me 2 peixes grandes. Fui entao ver por curiosidade o PH da água e para meu espanto está a 7.6, 7.8. Que devo fazer? Não queria que me morressem mais peixes.

 

Aguardo por alguma ajuda.

 

Cumprimentos

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aparentemente pelo que contas o teu lago nao tem nada de mal! excepto nao ter plantas

 

7.6 de ph é aceitável para para os peixes que possuis

 

Confere se a agua da chuva nao entrou no lago, pode ter levado pesticidas ou outro material contaminante para o lago.

 

o lago e novo? tens controlado os parametros da agua? nitritos, nitratos, amonia etc?

 

como morreram os peixes? (reaçoes e comportamento antes de morrerem)

 

sao novos ou estao no lago ha muito tempo?

 

reparaste se nao provocaste nenhum choque com a TPA?

 

os peixes sao senciveis a mudanças bruscas nos parametros da agua desde a temperatiura a todos os outros níveis

todas estas perguntas podem implicar um factor que provocase a morte dos peixes!

 

tens uma bomba de 750 W num lago de 3000 litros???!! :shock4:

Isso e muita potencia!!!! quantos litros debita por hora?

Editado por David Sr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sim a agua da chuva entrou no lago, aumentando o nivel cerca de 5a 10 cms.

o lago deve ter cerca de 6 meses, tem tado tudo bem coma agua e com os peixes que por acaso nao tenho visto os nitritos , nitratos e aminia, mas hoje ja devo fazer isso se tiver um bocado de tempo. os peixes morreram antes da TPA e os sinais que notei neles foi andarem quase parados e a tona da agua sem fugirem quando me chegava perto deles e lhes tocava. quanto a bomba foi uma promoçao que apanhei.

a bomba não sei bem quanto debita mas deve ser a volta de 8000 a 10000 l/h.

 

afinal a bomba debita 13000 l/h. agora atarde ja tinha mais um pimpao morto. quanto aos testes já os fiz e tava tudo dentro dos parametros, mas para tirar duvidas amanha vou comprar de outra marca.

Editado por coxixo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso parecem sintomas de envenenamento!!

A agua da chuva pode ter arrastado consigo algum tipo de contaminante!

Tens campos agricolas ai por perto ou sabes se alguem utilizou pesticidas ou herbicidas ai perto?

 

. Ou entao alguma doença que só se revelou agora com o aumento da temperatura da agua tipo virose primaveril que é altamente contagiosa e mortal.

Os peixes estavam inchados ou com as escamas levantadas?

tinham alguma epecie de ferida?

 

Acho que só uma operaçao radical te podera salvar o resto dos peixes

Retira todos os peixes do lago, tira toda a agua lava isso muito bem e depois coloca os peixes em agua limpa com um condicionador do tipo "Sera koi protect" para fazerem um tratamento, é um pouco caro, mas torna a agua ideal para eles e depois faz o tratamento com "baktopour direct" em pastilhas

 

fala na loja onde costumas comprar o material para os peixes,

 

se foi envenenamento nao consegues detetar nada nos testes, e infelizmente os peixes dificilmente sobreviverão

Editado por David Sr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

campos agricolas e o que há aqui mais e arrozais tambem. hoje vou expimentar a fazer nova TPA de 30% pçara ver se melhora ou nao, pelo menos a agua ja clareou um bocado. caso mkorra mais algum faço entao o tratamento radical em mudar tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Precisas de uma boa camada de plantas aquáticas para te protegeres de problemas como a contaminação com fertilizantes ou os estoiros de algas.

 

Recomento-te forrares completamente o fundo com uma planta como a vallisneria ou a sagitaria.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais